sexta-feira, 9 de abril de 2021

Governador Flávio Dino busca parcerias com organizações filantrópicas para financiar projetos na Amazônia Legal


Governador participou de reunião virtual com organizações filantrópicas (Foto: Divulgação)

Governador participou de reunião virtual com organizações filantrópicas (Foto: Divulgação)

 

Na condição de presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador Flávio Dino participou, na manhã desta segunda-feira (5), de reunião virtual com organizações filantrópicas nacionais e internacionais interessadas em promover ações de proteção da Amazônia brasileira.

O intuito do encontro é fortalecer políticas públicas de controle do desmatamento ilegal e desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis nos nove estados que compõe a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

O governador Flávio Dino apresentou o Plano de Recuperação Verde (PRV), um planejamento do Consórcio que reúne medidas para alavancagem do desenvolvimento econômico sustentável na região amazônica. Cada estado apontou suas prioridades e o Consórcio busca agora possibilidades de financiamento, em parceria com fundos e organismos nacionais e internacionais.

“Estamos em um momento decisivo e os desafios são gigantescos. Temos uma conjuntura internacional mais amigável a esse trabalho. O mecanismo financeiro do Consórcio está instituído definitivamente. O PRV é formulação, captação e ao mesmo tempo execução, dentro do que já está sedimentado. Há uma expectativa muito forte na Amazônia de que a gente vá para além de planos e planejamentos”, apontou o governador Flávio Dino.

“Precisamos buscar formas de aproximar os agentes externos que estão preocupados com a Amazônia. Esse conjunto de atores, como outros países, fundos, entidades, instituições e empresas se aproximem ainda mais desse planejamento que estamos delineando”, defendeu o governador Flávio Dino.

Durante a reunião, foi sugerido o estabelecimento de uma carteira de projetos, para que as organizações pudessem analisar e, futuramente, vir a financiar alguma ação em defesa da Amazônia e das comunidades.

“A ideia do escritório de projetos é muito bem-vinda. Daria uma organicidade mais adequada para o Consórcio e desoneraria as estruturas estaduais. Vamos detalhar alguns projetos envolvendo bioeconomia, infraestrutura, de recuperação e regeneração, contenção do desmatamento, para termos um desenho e o conjunto das entidades interessadas possam nos ajudar”, concordou o governador Flávio Dino.

Participaram da reunião representantes das entidades Instituto Arapyaú, Instituto Humanize, Instituto Clima e Sociedade e Open Society Foundation.

Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta sexta-feira


Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 terminam, às 23h59, desta sexta-feira (9). Para a inscrição, não há qualquer cobrança de taxa. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

De acordo com o Ministério da Educação, o primeiro processo seletivo de 2021 ultrapassou a marca de 2 milhões de inscrições, nessa quinta-feira. Até as 18h de ontem  (98) foram registradas 2,031 milhões de inscrições. Já o total de estudantes inscritos estava em 1,057 milhão. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Inscrição

Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

As mais de 209 mil vagas ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais, estão disponíveis para consulta desde o dia 5 de março, na página do Sisu, na aba “vagas”.

Cronograma

Inscrições: de 6 a 9 de abril;

Resultado da chamada única: 13 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Secid faz novas intervenções de melhoramento no Residencial Ribeira a pedido de Astro de Ogum com apoio de Marcio Jerry


Desde que assumiu o comando da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Humano – Secid, ainda no início de 2021, o deputado federal licenciado Marcio Jerry(PCdoB) tem ampliado, de forma significativa, o trabalho de atuação da pasta. Em São Luís, por exemplo, além da revitalização de praças e quadras esportivas, a secretaria tem intensificado obras de recapeamento asfáltico nas vias de acesso aos bairros.

“Nossa área de atuação é vasta, por isso estamos diuturnamente trabalhando no planejamento e execução de políticas públicas que melhorem o desenvolvimento econômico e reestruturação urbana em todo o Estado, atuando conjuntamente tanto com a sociedade civil organizada, bem como com os agentes políticos que possuem forte penetração nas comunidades”, disse Jerry.

*AÇÕES NA RIBEIRA*

O Residencial Ribeira, na zona rural da Grande São Luís, tem sido um dos núcleos habitacionais agraciados pelo Governo do Estado, através da Secid. Por lá, as demandas da comunidade são apresentadas pelo padre Luís Carlos Tinoco, presidente da Associação de Moradores ao vereador Astro de Ogum(PCdoB) que, de pronto, encaminha os pleitos aos órgãos competentes a fim de melhorar a qualidade de vida dos associados.

O vereador Astro de Ogum(PCdoB), decano no parlamento municipal, além do recapeamento asfáltico, apresentou a SECID outros pleitos, os quais já foram atendidos, entre eles,  o serviço de concretagem de canaletas nas vias por onde a passagem de água é mais intensa, e que o volume acaba por prejudicar a camada asfáltica.

“Não é de hoje que o vereador Astro com o apoio de Márcio Jerry tem dispensado um olhar humano e caridoso à nossa comunidade. A melhoria nas vias ira permitir, além da diminuição no prejuízo material dos proprietários de veículos grande e pequeno, que os usuários do transporte coletivo, que é a grade maioria, possa ser atendida por uma frota com condições bem mais dignas”, finalizou o padre.

Governo inicia distribuição de mais de 229 mil doses de vacinas nesta segunda-feira

Governo inicia distribuição de mais de 229 mil doses de vacinas nesta segunda-feira

O Governo do Maranhão inicia, nesta segunda-feira (5), a distribuição de 229.350 doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca aos municípios maranhenses. A nova remessa é destinada à vacinação dos profissionais de segurança e salvamento, que pela primeira vez entram no grupo de vacinação; idosos de 65 a 79 anos e trabalhadores da saúde em todo o Maranhão. Das novas doses, 18.750 são vacinas da AstraZeneca e 210.600 do Butantan.

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-9, o Maranhão já recebeu 1.234.290 doses em 11 lotes distintos. Na sexta-feira (2), foram recebidas 229.350 doses da AstraZeneca e Coronavac.

domingo, 4 de abril de 2021

Qual o verdadeiro sentido da Páscoa? Entenda a origem e o significado atual

 

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Matheus Adami

Colaboração para UOL

02/04/2021 04h00Atualizada em 02/04/2021 15h38

A Páscoa pode ser considerada a grande festa cristã. Nessa data, é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, a Páscoa já existia desde a Antiguidade, embora com outro significado. Até hoje, a Páscoa simboliza coisas diferentes para judeus e cristãos.

O feriado religioso acontece sempre em um domingo e vai muito além dos ovos de chocolate. Confira a origem da data e seus significados.