sábado, 20 de março de 2021

Morre o vereador Irmão Lázaro, por complicações da Covid-19

 Vereador estava na UTI de um hospital particular de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, desde 25 de fevereiro.

Por G1 BA

 


Irmão Lázaro — Foto: Reprodução/Redes sociais
Irmão Lázaro — Foto: Reprodução/Redes sociais

Morreu, na noite de sexta-feira (19), o vereador, cantor gospel e ex-integrante do Olodum, Irmão Lázaro (PL), de 54 anos, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês na UTI de um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do vereador.

De acordo com o último boletim médico divulgado na noite de sexta-feira, Irmão Lázaro apresentava um quadro clínico muito delicado.

No dia em que foi internado, em fevereiro, ele seria transferido para outra unidade particular, só que em Salvador, mas teve agravamento do quadro de saúde e os médicos, por precaução, preferiram suspender a transferência. Já no dia 27 de fevereiro, Irmão Lázaro chegou a melhorar o nível de oxigenação.

De acordo com familiares, Irmão Lázaro tinha sido diagnosticado com a Covid-19 no dia 15 de fevereiro e desde então fazia o tratamento em casa. No entanto, no dia 22 de fevereiro, ele sentiu desconforto, febre e procurou o médico. Ao chegar no hospital, foi comprovado que ele estava com metade dos pulmões comprometidos e ficou internado em um leito clínico. Três dias depois, o vereador e cantor gospel precisou ser transferido para a UTI.

Nas redes sociais, a filha do vereador, Marta Silva, fez uma postagem de despedida.

"Hoje a pessoa mais importante da minha vida se foi, o homem que eu mais amei e continuarei amando o resto da vida!! O cara mais honesto e bondoso que já conheci, que me ensinou a amar a Deus acima de todas as coisas e que me amou como ninguém nunca amou!! O meu maior alívio é saber que ele tá ao lado de Deus e que o céu está em festa nesse momento. Ele foi o meu maior exemplo de fé, meu melhor amigo, meu pastor, meu confidente, meu cantor favorito kkk ELE ERA MEU TUDO e agr meu tudo se foi! PAI, fica juntinho de Deus ai que já já estaremos juntos, eu te amo mais do posso expressar e imaginar!"

sexta-feira, 19 de março de 2021

Flávio Dino prorroga decreto até 28 de março e antecipa feriado

Por Camilo Durans

Flávio Dino prorroga decreto até 28 de março e antecipa feriado

O governador Flávio Dino anunciou nesta sexta-feira (19) novas medidas para o combate a covid-19 no Maranhão. Entre as medidas, está a prorrogação do decreto, que passa a ficar vigente até o dia 28 de março. Além disso, o governador antecipou o feriado do dia 28 de julho para o dia 26 de março e decretou a suspensão das atividades não essenciais nos dias 26, 27 e 28 de março.

Flávio Dino suspendeu, por uma semana, as cirurgias eletivas da rede privada a partir do dia 22 de março e modificou o horário de funcionamento da construção civil, que passa a funcionar de 7h as 16h, como forma de desaglomerar o transporte coletivo.

Outras medidas adotadas pelo governador do estado é o limite de ocupação de 50% nas academias e supermercados. Os supermercados permitirão a entrada de apenas uma pessoa por família.

Ocupação Leitos

No momento, 1.612 pessoas estão internadas e a ocupação de leitos na rede estadual na capital chegou a marca de 95,26%, correspondente aos 232 leitos destinados a Covid-19. Já a Prefeitura de São Luís, 70% de ocupação nos 30 leitos disponíveis para a Covid-19. Na rede privada, os hospitais UDI e São Domingos apresentam 100% de ocupação.

Em Imperatriz, a rede estadual chegou a 100% de ocupação, dos 72 leitos disponíveis. A Prefeitura de Imperatriz tem 16 leitos disponíveis, com ocupação em 68%. A rede particular alcançou os 100% de ocupação nos leitos.

Nas demais regiões do estado, dos 216 leitos estão disponíveis nos hospitais regionais, com ocupação de 83,33% nos leitos da rede pública.

“Esses são passos para melhorar o combate a pandemia, frisando que o mais importante é a união da sociedade. O uso de máscara se ampliou e isso é decisivo”, destacou Flávio Dino.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Flávio Dino compra 4,5 milhões de doses da vacina Sputnik; doses começam a chegar em abril

 John Cutrim



O governador Flávio Dino assinou contrato para a compra da vacina russa Sputnik.
O Maranhão pretende adquirir 4.582.861 doses de vacina. “Estamos enviando contrato hoje para a empresa russa. Expectativa é conclusão da compra e início das entregas em abril”, disse Dino.

O governador reiterou o compromisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI), nos termos da lei.

“Assim, caso o Ministério da Saúde opte por assumir o contrato, não vamos nos opor. Caso não queira, vamos manter a compra”, assinalou Flávio Dino.