quarta-feira, 3 de março de 2021

Eventos e aulas presenciais são suspensos e comércio tem horário reduzido em novo decreto


Eventos e aulas presenciais são suspensos e comércio tem horário reduzido em novo decreto

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou novas medidas de restrição para o combate ao covid-19 em todo o estado. Durante o período de 5 a 14 de março, eventos e aulas presenciais são suspensos e estabelecimentos comerciais em São Luís terão horário reduzido.

Na capital, os estabelecimentos poderão funcionar de 9h às 21h. Essa medida tem como objetivo diminuir a quantidade de pessoas nos ônibus. Os segmentos poderão fazer requerimento para funcionar em outros horários e os prefeitos podem editar medidas nos demais municípios. Além disso, não poderá haver shows e apresentações artísticas em bares e restaurantes neste período. A pedido da entidades do comércio, também haverá fiscalização mais rigorosa aos estabelecimentos.

As escolas e universidades terão as aulas presenciais suspensas neste período, assim como o trabalho presencial nos serviços públicos estaduais. O governo também irá lançar um edital de auxílio para artistas, com inscrições a partir do dia 10 de março.

Além disso, o governador também anunciou novos leitos e também que as novas doses de vacina contra a covid-19, que chegaram nesta terça-feira, não serão entregues a municípios não utilizaram 60% das doses anteriores e inseriram os dados no sistema do Ministério da Saúde.

terça-feira, 2 de março de 2021

Vídeos: Astro de Ogum e lideranças da Morada do Sol conseguem resolver problemas da falta d’água

Após 20 dias sem água, a comunidade do Residencial Morada do Sol, na zona rural da Grande São Luís, pode comemorar.

Os técnicos estão no local realizando a limpeza para que milhares de famílias possam ter acesso ao líquido mais precioso para toda humanidade: água potável.

Para conseguir resolver o problema, além da interferência do vereador Astro de Ogum (PCdoB), foi necessário a participação efetiva dos líderes comunitários, ligados ao parlamentar, junto ao poder público.

Projeto E+Reciclagem troca materiais recicláveis por desconto na fatura de energia


Projeto E+Reciclagem troca materiais recicláveis por desconto na fatura de energia

O E+Reciclagem é um projeto que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia. Além de promover ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva e conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Por meio dele, muitos benefícios já foram alcançados desde o seu lançamento em 2011, quando se chamava Ecocemar. O projeto compõe a plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e passou a ser chamado de E+ Reciclagem desde o final de 2019.

Além de dar destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que sejam descartados no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na fatura de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta contrato do cliente ou pode ser doado a uma instituição social.

Público-Alvo

O desconto na conta de energia destina-se aos Clientes de baixa tensão, residenciais, de toda a área de concessão da Equatorial Maranhão, que entregarem seus resíduos nos postos de coleta do projeto.

Estes clientes tem também a opção de doar o valor do bônus gerado para instituições sociais.

Como Funciona

  • O cliente com a sua fatura de energia em mãos deverá ir ao posto de coleta mais próximo com os resíduos limpos e separados para realizar a troca por bônus na conta de energia;
  • No posto de coleta o atendente irá pesar separadamente cada resíduo, por tipo e classe, gerando um bônus a ser creditado na fatura de energia;
  • Ao final cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus, a ser conferido junto a sua fatura de energia no mês seguinte;
  • No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos, assim o cliente que desejar doar seus bônus pode direcionar a umas destas entidades ou mesmo indicar uma entidade de sua preferência. Para isso deve ser indicado o número da Conta Contrato da entidade

Assembleia suspenderá atividades presenciais por uma semana


Assembleia suspenderá atividades presenciais por uma semana

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão suspenderá as atividades presenciais, a partir da próxima segunda-feira, 8 de março, até o dia 15, passando a atuar de forma remota neste período.

A deliberação foi tomada na tarde desta segunda-feira (01) pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PC do B), após a reunião do governador Flávio Dino (PC do B) com representantes dos poderes constituídos e prefeitos da Grande Ilha.

Em nota, o deputado explica que a “suspensão dos trabalhos presenciais por uma semana tem por objetivo preservar a saúde de deputados e servidores da Assembleia, diante da curva de crescimento do novo coronavírus no Maranhão e em função da sobrecarga na rede de saúde”.