quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

redes sociais globonews time globonews história grupo globo princípios editoriais blogs e colunas podcasts menu g1 podcasts todos o assunto bem estar desenrola, rio educação financeira funciona assim g1 ouviu isso é fantástico papo de política resumão serviços menu g1 serviços agenda do dia app g1 calculadoras concursos e emprego fato ou fake loterias newsletter previsão do tempo resumo do dia tabela fipe teste vocacional vídeos menu g1 vídeos mais recentes mais vistos carros ciência economia mundo política pop & arte tecnologia rio de janeiro são paulo newsletter especial publicitário menu g1 especial publicitário a vida é pra já com emoção! o natal mais natal de todos vae princípios editoriais equipe grupo globo Saiba qual unidade de saúde procurar em São Luís de acordo com os sintomas da Covid-19

 

Por G1 MA — São Luís

 


Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Em alta desde novembro, o número de casos ativos de Covid-19 subiu para 6843 no Maranhão, nessa terça-feira (26). Na capital maranhense, as Upas do Parque Vitória e Vinhais passam a atender, exclusivamente, pacientes com suspeita de Covid-19, enquanto as UPAs Cidade Operária e Paço do Lumiar vão funcionar de forma mista, ou seja, receberão os dois grupos de pacientes, Covid e não-Covid.

Os pacientes não-Covid poderão ser atendidos nas UPAs Itaqui-Bacanga, Araçagi e também no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Policlínica Cohatrac. Com isso, os pacientes que não são suspeitos da doença não ficam expostos, além disso fica mantida a assistência especializada para as demais demandas da população.

Aqueles que apresentarem sintomas leves da Covid-19 podem ser atendidos na rede municipal de saúde nas unidades básicas e unidades mistas. Quem apresentar sintomas moderados e graves, como febre, dor de cabeça persistente, perda do olfato e paladar, além da falta de ar, devem se dirigir a uma das UPAs (Vinhais, Parque Vitória, Cidade Operária ou Paço do Lumiar) e, se necessário, o paciente será encaminhado para assistência em um dos hospitais de referência.

As unidades referência da rede estadual que oferecem a assistência a pacientes clínicos e de UTI são: Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos.

O Hospital Universitário Presidente Dutra, que é de gestão federal, também irá fazer o acolhimento dos pacientes graves oriundos dos municípios da Grande São Luís. O novo fluxo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Grande Ilha foi anunciado pelo governo do Estado e visa conter o avanço dos novos casos de coronavírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário