sábado, 7 de novembro de 2020

Força popular de Beto das Vilas

 

Em São José de Ribamar (MA) o candidato republicano à Prefeito, Beto das Vilas, fará visita ao Parque Jair, às 15h, neste sábado, 07, seguindo de lá diretamente para a caminhada com o candidato a vereador Paulo Alencar, às 17h30, conhecido como o

“vereador da juventude”, um forte nome na coligação “A Vitória do Povo”.

À noite, 20h, Beto das Vilas reúne-se com o também candidato à reeleição para vereador Jô Viana. 

Beto das Vilas vem tendo  uma excelente receptividade a cada visita;  o povo o recebe calorosamente de forma espontânea o que gera mais confiança e desejo de renovação na gestão municipal.

Na noite de ontem, 06, inclusive mais de duas mil pessoas compareceram ao Comício do Viva Vilas na Vila Flamengo. 

Todos os presentes ouviram  atentos as propostas do plano de governo de Beto das Vilas, e firmaram compromisso através do voto 10 no próximo dia 15 de novembro. 

O comício foi marcado também pelos “parabéns a você” ao candidato a vereador Serra Alta, aniversariante do dia. E também pela emocionante oração realizada pelo Pastor Augusto de Jesus. 

Toda a agenda do candidato Beto das Vilas vem sendo cumprida também pela candidata a vice-prefeita Laís Alencar. Ela está sempre ao lado dele, e mostra-se bem dedicada e com muita vontade de vencer para fazer a diferença, colocando em prática políticas públicas voltadas, principalmente, para os jovens e mulheres.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO ENTREGA SÉRIE DE OBRAS INFRAESTRUTURAIS PARA SANTA INÊS


Governador durante solenidade virtual de entrega das obras de Santa Inês (Foto: Divulgação)

O município de Santa Inês foi beneficiado na área de infraestrutura, com a entrega de três importantes obras para a população pelo Governo do Estado. Em solenidade virtual, na manhã deste sábado (7), o governador Flávio Dino entregou uma unidade da Policlínica, a nova Praça do Santo Antônio e um escritório da Junta Comercial do Maranhão (Jucema). As obras vão somar no desenvolvimento econômico, social e na melhoria dos serviços públicos de saúde na região. 

As inaugurações estão inseridas em um conjunto de ações, com fins a sempre melhorar os serviços na cidade de Santa Inês, pontuou o governador Flávio Dino. “Tivemos a conquista do Hospital Macrorregional, que já salvou milhares de vidas, do Hospital de Campanha no atendimento ao casos de coronavírus e, agora, alcançando mais essa meta, com a Policlínica. Bastante significativa, a Praça Santo Antônio foi reconstruída e reformada à altura do que a cidade merece e será espaço de lazer, esporte, entretenimento e geração de empregos”, destacou.

Nova Policlínica de Santa Inês (Foto: Nael Reis)

O governador lembrou o potencial de negócios da cidade, pontuando a importância de uma unidade da Jucema. “Sabendo que Santa Inês é um importante polo comercial, a implantação do escritório regional da Jucema vem desburocratizar a abertura dos negócios e estimular o setor. Fica registrado para a história de Santa Inês e Vale do Pindaré, essas importantes entregas em benefício dos cidadãos”, enfatizou Flávio Dino.  

A Policlínica vai atender Santa Inês e mais 17 cidades da região do Vale do Pindaré e vai oferecer cardiologia, dermatologia, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, realização de exames laboratoriais, gastroenterologia, ortopedia, reumatologia, ultrassom, endoscopia, radiologia, mastologista, ambulatório para tratamento da Covid-19, entre outros. A unidade vai integrar os serviços do Hospital Macrorregional Tomás Martins da cidade e está localizada no mesmo prédio onde funcionou o Hospital de Campanha. Os atendimentos serão de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12 horas. 

45 mil seções estarão adaptadas para receber mais de 1 milhão de eleitores com deficiência

 

45 mil seções estarão adaptadas para receber mais de 1 milhão de eleitores com deficiência

Eles representam apenas 0,64% do eleitorado nacional, mas recebem da Justiça Eleitoral atenção redobrada. São os eleitores com deficiência. Esse grupo do eleitorado soma 1.158.405 cidadãos, que, nas Eleições Municipais de 2020, estão aptos a votar.

Em 2016 os eleitores com deficiência eram 598.314. Houve, portanto, uma evolução de mais de 93% no número de eleitores com deficiência. É importante destacar que os dados consideram a declaração do cidadão no momento em que se registrou como eleitor, ou seja, não significa que houve um aumento na quantidade de pessoas com deficiência no Brasil.

Em todo o país, seções eleitorais foram especialmente adaptadas para recebê-los. A cada pleito, a Justiça Eleitoral concentra seus esforços para propiciar condições de acessibilidade aos eleitores que necessitam de atenção especial. Serão mais de 45,6 mil seções com acessibilidade.

Preferência

Em ano eleitoral, as pessoas com deficiência devem informar à Justiça Eleitoral impedimentos que dificultem o exercício do voto, tais como as relacionadas à locomoção e à visão, para que o local de votação possa ser preparado para atender às necessidades específicas do eleitor, com o oferecimento de urna com fones de ouvido e rampa de acesso, entre outros.

O eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida também tem preferência para votar, mas é observada a seguinte ordem: candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida e mulheres grávidas e lactantes.

Além disso, o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida pode ser auxiliado na hora de votar quando o presidente da mesa receptora de votos verificar que essa ajuda é imprescindível. Nesse caso, o eleitor é auxiliado por pessoa de sua confiança, que poderá ingressar com ele na cabine de votação.

Sistema Braille e sintetização de voz

Todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender as pessoas com deficiência visual. Além do sistema Braille e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções eleitorais especiais e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual receba sinais sonoros com indicação do número escolhido.

Nas Eleições 2020, pela primeira vez, os eleitores com deficiência visual ainda poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica. Trata-se do recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

O eleitor com deficiência poderá, no dia das eleições, preencher o Formulário de Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida para autorizar o juiz eleitoral a anotar a circunstância (deficiência) em seu cadastro eleitoral.

Nos casos em que a limitação física ou mental impossibilite a pessoa de votar ou torne extremamente onerosa essa tarefa, ela mesma ou um familiar mais próximo pode requerer uma quitação eleitoral permanente ao cartório eleitoral, apresentando documentação que comprove a dificuldade, como laudos médicos, por exemplo. O juiz avaliará se a situação informada realmente impede o eleitor de votar ou dificulta o exercício do voto, podendo fornecer documento que o isentará da obrigação permanentemente.

“Esperamos fazer um bom jogo para nos mantermos no bloco de cima”, destaca Léo Condé

 

“Esperamos fazer um bom jogo para nos mantermos no bloco de cima”, destaca Léo Condé

Com o foco em chegar ao grupo de acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro, o Sampaio Corrêa enfrenta amanhã (08) o Vitória (BA), tradicional equipe do país, no Estádio Castelão, às 16h. O jogo é válido pela 20ª rodada da competição.

A equipe boliviana realiza hoje (07) o treino apronto, às 16h, no CT Carlos Macieira, para definir o time que entrará jogando na partida contra o rubro negro. Na sexta-feira (06), o técnico Léo Condé aproveitou a oportunidade e treinou no local do jogo, com o objetivo de traçar estratégias para buscar mais um resultado positivo no campeonato.

“Vamos enfrentar uma equipe de camisa forte, que tem um alto investimento, mas, no Castelão, esperamos fazer um bom jogo para nos mantermos no bloco de cima da competição”, destacou o comandante Tricolor.

Com o meia Marcinho de volta, após cumprir suspensão, Condé trabalhou algumas jogadas ensaiadas, posicionou a equipe em campo e simulou situações de jogo. Todos os detalhes trabalhados à exaustão para que a equipe possa buscar os três pontos no domingo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Laís Alencar comanda Encontro da Juventude em São José de Ribamar

A jovem engenheira civil e ambiental, candidata à vice-prefeita, Laís Alencar, convoca a juventude ribamarense para um Encontro nesta quinta-feira, 05, às 17h, no Felicitá Eventos (rua da Alegria – São Benedito). Ela vai reunir lideranças, candidatos a vereadores e presidentes de partidos da coligação “A vitória do povo” para firmar compromisso com as políticas públicas voltadas à juventude que constam no plano de governo do candidato a prefeito Beto das Vilas - 10.

Laís Alencar considera que o Encontro da Juventude Ribamarense é uma oportunidade valiosa para que o jovem tenha voz de forma ativa da política da cidade. “Eu sou uma jovem ribamarense que decidi lutar por melhores condições de vida para todos; cresci aqui e hoje assumo esse grande desafio porque me sinto pronta; vou além da indignação, quero ação! Tenho sonhos coletivos”, considera. 

O tema do encontro é “Juventude comprometida é 10”. As presenças do coordenador estadual da Juventude Republicana, Cléber Verde Filho, e do candidato a Prefeito Beto das Vilas estão confirmadas. Na ocasião, todos poderão esclarecer dúvidas e trazer informações relevantes que impactam diretamente na qualidade de vida dos jovens de São José de Ribamar (MA). 

A programação será mediada por Carol Baima. Ela, ao lado das lideranças Mário Freitas e Eduardo Matias Neto, compõe a coordenação da juventude da Coligação “A Vitória do Povo”. Espera-se a participação de mais de trezentos jovens; em amplo espaço adequado e preparado para a ocasião. “É hora da gente estar junto e concentrar as forças, faltam apenas 10 dias para as eleições”, disse Carol. A iniciativa é aberta ao público.

FOTO 01: 

Candidata à vice-prefeita, Laís Alencar.

FOTO 02: 

Carol Baima será mediadora do Encontro da Juventude em Ribamar.

FOTO 03: 

Mário Freitas é um dos coordenadores da juventude da Coligação “A Vitória do Povo”.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

DataIlha/Band confirma Rubens na disputa por vaga no 2º turno


A TV Band divulgou nesta quarta-feira (04) pesquisa do instituto DataIlha de intenção de voto para prefeito de São Luís, que mostra Rubens tecnicamente empatado, dentro da margem de erro com os outros postulantes a uma vaga no 2° turno. 

Eduardo Braide (Podemos) tem 39,2%, com Duarte Junior (PRB) aparecendo com 17,1%, Neto Evangelista (DEM) com 13,4% e Rubens Júnior (PCdoB) com 11,3%. Mais atrás estão Bira do Pindaré (PSB) com 3,2%, Jeisael Marx (Rede) com 2,8%, Yglésio Moisés (PROS) com 1,9% e Silvio Antonio tem 0,8%. Brancos e nulos somam 3,9% e não sabem/não responderam são 6,4%. Franklin Douglas e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram.

Em comparação com a semana passada, todos os candidatos variaram dentro da margem de erro, mantendo suas posições. Com esses números, a eleição de São Luís mantém um empate técnico, no limite da margem de erro, entre três candidatos para irem ao segundo turno com Braide: Duarte Júnior, Neto Evangelista e Rubens Júnior.

O levantamento também mediu a rejeição aos candidatos neste pleito. Eduardo Braide (Podemos) também lidera neste quesito com 29,9%, quando há o agrupamento das opiniões, ou seja, quando as pessoas o citam sozinho ou em conjunto com outro candidato igualmente reprovável na visão do eleitor. Em segundo, aparece Rubens Júnior (PCdoB) com 16,6%, Bira do Pindaré (PSB) tem 16,4%, Duarte Júnior (Republicanos) tem 10,8%, Neto Evangelista (DEM) tem 7,6%, Jeisael (Rede) tem 6,1%, Yglésio Moisés (PROS) tem 4,1%, Professor Franklin (PSOL) tem 3,3% e Hertz Dias (PSTU) e Silvio Antonio (PRTB) empatam com 2,5%.

O levantamento foi feito com 1080 entrevistados, entre os dias 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral está sob o número MA-00370/2020.

Juventude comprometida fará encontro em São José de Ribamar

Em São José de Ribamar (MA), nesta quinta-feira, 05, às 17h, no Felicitá Eventos (rua da Alegria – São Benedito), vai acontecer o Encontro de Jovens Ribamarenses com o objetivo de reforçar a importância de participação de jovens na construção de políticas públicas no município e apresentar as ações voltadas para a juventude que constam no plano de governo da coligação “A vitória do povo”.

O tema do encontro é “Juventude comprometida é 10”. Será um momento oportuno para troca de experiências e vivências entre os convidados. E, também de comprometimento, pois, as presenças do candidato a Prefeito Beto das Vilas e da candidata à vice-prefeita Laís Alencar estão confirmadas, assim como a presença do coordenador estadual da Juventude Republicana, Cléber Verde Filho. 

Na ocasião, todos poderão esclarecer dúvidas e trazer informações relevantes que impactam diretamente na qualidade de vida dos jovens de São José de Ribamar (MA). A iniciativa é aberta ao público.

"Será um espaço democrático, aonde todo e qualquer jovem tem direito de participar, e construir junto um projeto de renovação na política para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, pontua o coordenador da Juventude Republicana, Eduardo Matias Neto.

A jovem engenheira civil e ambiental, candidata à vice-prefeita, Laís Alencar, considera que o Encontro da Juventude Ribamarense é uma oportunidade valiosa para que o jovem tenha voz de forma ativa da política da cidade. “Eu sou uma jovem ribamarense que decidi lutar por melhores condições de vida para todos; cresci aqui e hoje assumo esse grande desafio porque me sinto pronta; vou além da indignação, quero ação! Tenho sonhos coletivos”, considera. 

Na programação consta também que os jovens ribamarenses Carol Baima e Mário Freitas serão convidados especiais. Todo o protocolo de proteção e cuidados com a saúde por conta da pandemia serão obedecidos. Espera-se a participação de mais de trezentos jovens; em amplo espaço adequado e preparado para a ocasião.

SERVIÇO PARA AGENDA:

ENCONTRO DE JOVENS RIBAMARENSES.

QUINTA-FEIRA, 05, ÀS 17H.

FELICITÁ EVENTOS (RUA DA ALEGRIA – SÃO BENEDITO), SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA.

ABERTO AO PÚBLICO.

MAIS INFORMAÇÕES: 98 99184 6796.

MARANHÃO JÁ SUPERA MARCA DE 2019 E VIVE 4º ANO SEGUIDO DE NOVOS EMPREGOS

 

Porto do Itaqui tem ajudado a gerar empregos ano a ano

Nos primeiros nove meses de 2020, o Maranhão já criou mais empregos com carteira assinada do que em todo o ano de 2019. Entre janeiro e setembro de 2020, foram 13.033 novos postos formais. Em 2019 inteiro, foram 10.707 vagas. 

Este é o quarto ano seguido em que o Maranhão gera novos empregos com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. 

Não é só isso: a curva tem subido sem parar desde 2017. Naquele ano, tinham sido 1.221 postos formais (com carteira assinada). Em 2018, subiu para 9.649. Em 2019, foram geradas 10.707 vagas. E, agora, antes de terminar o ano, 13.003. 

Ou seja, o Maranhão pode ter saldo final ainda mais positivo até dezembro.

Quarto melhor resultado

No acumulado do ano de 2020, entre janeiro e setembro, o Maranhão é o quarto estado em todo o Brasil que mais criou empregos novos.  

Apenas Pará, Mato Grosso e Goiás conseguiram desempenho melhor que o do Maranhão no mesmo período.

Além disso, o Maranhão é o único estado do Nordeste que conseguiu gerar novas vagas no acumulado de 2020. 

O cenário maranhense também é bem diferente da média nacional. De janeiro a setembro de 2020, o Brasil perdeu 558 mil empregos com carteira assinada.

UNIDADE DE ACOLHIMENTO DA REDE ESTADUAL DE SAÚDE CONTRIBUI PARA REINSERÇÃO SOCIAL DE PACIENTE

 


Maria de Fátima e a esperança de um recomeço (Reprodução)

“Eu agradeço a todos, principalmente à equipe da UA pelo apoio, pois nesse tempo todo eu cresci muito e devo isso porque cuidaram de mim”. Foi o que disse Maria de Fátima dos Santos, de 29 anos, paciente assistida pela Unidade de Acolhimento Adulto (UA), equipamento que integra a rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Maria foi acolhida após ter sido resgatada das ruas e o serviço contribuiu para fazer brotar o sentimento de esperança em um recomeço. 

Tudo começou em setembro do ano passado, quando Maria de Fátima se encontrava em situação de rua juntamente com seus dois filhos, de um ano e três meses e outro de quatro anos. Ao ser abordada por uma pastora e voluntária de serviços sociais, ela recebeu os primeiros cuidados e aceitou o convite para iniciar a caminhada de reabilitação. 

Devido à vulnerabilidade social e exposição à dependência química, Maria de Fátima precisou ser encaminhada para Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), que também faz parte da rede SES. 

Depois da avaliação médica e psicológica, verificou-se a necessidade de a mesma ser direcionada para a UA, onde ficou durante pouco mais de um ano. “O fato de ela ter pedido ajuda foi crucial para a entrada dela no atendimento oferecido pela Unidade de Acolhimento Adulto. Tudo o que foi feito ajudou a transformá-la em outra mulher, agora com um olhar voltado apenas para a sobriedade com o objetivo de dar um futuro digno aos seus filhos e para si mesma”, disse Daiane de Oliveira, coordenadora da UA. 

O momento mais difícil foi quando ela teve que abrir mão temporariamente da guarda dos filhos para poder dar prosseguimento ao seu tratamento. As crianças ficaram sob a tutela do Tribunal de Justiça, mediante acolhimento do Abrigo Institucional Casa da Criança Menino Jesus, isso até que a paciente pudesse receber alta e não mais estar em suspensão do poder familiar. 

Em outubro deste ano, a paciente foi transferida para a Casa de Acolhimento Temporário (CAT), gerido pela Prefeitura de São Luís. “Nosso plano é ajudá-la com a compra de alguns dos eletrodomésticos, colocação de grades nas janelas do seu apartamento, uma vez que ela tem duas crianças e precisa ter garantida a segurança do seu imóvel. Outra coisa é conseguirmos matrícula para os seus filhos para que assim ela consiga tempo para trabalhar e aumentar a renda”, declarou Leandra Ramos, coordenadora do equipamento municipal.