quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ASTRO DEBATE COM MORADORES DA VILA CRISTALINA E MADRE DEUS, DEMOCRATICAMENTE. "Não acharam um que promete. O Astro faz". Disse o vereador


Astro de Ogum (PCdoB) foi bem recepcionado na Vila Cristalina (21/10), e como sempre, deixou a população se manifestar, de uma forma muito democrática. Um morador relatou que o vereador era diferente dos outros, pois tinha observado o trabalho do parlamentar nas diversas localidades da ilha.  

"Uma pessoa que tem 5 mandatos de vereador. O único que nunca perdeu, porque Deus e o povo nunca deixou, não pode também ser mais um". Disse Astro. O decano da Câmara foi ver de perto a situação da localidade, e destacou que a comunidade agora tem um amigo em quem pode confiar.

Madre Deus

Na Madre Deus, Astro relatou que fez uma fala diferente de todos os lugares pelos quais está passando, isso pela história da comunidade. "É do fundo do coração que estou falando, esse lugar aqui é altamente abeçoado. Tá tanta coisa bonita aqui. Tanto santo né?". A população ouviu atentamente o vereador e teve espaço para debater as problemáticas pelas quais estão passando.

Autorizada reabertura de parques de diversão, brinquedotecas e espaços de lazer; veja novas regras

 

Autorizada reabertura de parques de diversão, brinquedotecas e espaços de lazer; veja novas regras

A portaria com as regras regras específicas para o funcionamento de brinquedotecas, parques de diversões, parques aquáticos, espaços kids, piscinas e áreas de lazer, foi divulgada pela Casa Civil. As normas para a reabertura desses locais foram feitas para evitar a disseminação do coronavírus. 

As regras são válidas para todo o Maranhão, mas os prefeitos de cada cidade podem editar regras mais rígidas a fim de seguir as medidas sanitárias. 

Leia também: Conheça as novas regras de funcionamento de cinemas e teatros no Maranhão

Esses espaços podem funcionar desde que sigam essas novas regras e as anteriores, de validade geral. Entre elas, estão o uso de máscara, a limpeza das mãos e o distanciamento social. 

Mas atenção: a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de dois anos não usem máscara, devido ao risco de sufocação.

Regras específicas

  • O espaço não pode funcionar com mais da metade da capacidade física habitual. Não pode haver aglomerações e deve existir distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. 
  • O horário deve ser adequado para reduzir aglomerações e garantir a rotatividade dos visitantes. 
  • Se houver elevadores no estabelecimento, só pode ser utilizado um terço da capacidade oficial em cada um. 
  • Nos brinquedos onde é necessária a ajuda de um adulto para a criança entrar ou sair, quem deve fazer isso são seus familiares ou acompanhantes, e não os funcionários. 
  • É preciso limpar e desinfetar diariamente todas as áreas comuns, banheiros, vestiários e outros locais. A repetição do procedimento deve se dar a cada ciclo e a cada 3 horas nas áreas comuns.
  • Todos os funcionários que lidam com o público devem usar, além da máscara, protetor facial.
  • Não podem ser oferecidos alimentos e bebidas para degustação. 

Shopping da Criança

As regras acima também valem para o Shopping da Criança. Para agendar atividades criativas e educativas, é necessário acessar o site www.shoppingdacrianca.ma.gov.br.

PENALVA E VIANA GANHAM PRAÇAS DA FAMÍLIA COM ESPAÇOS DE LAZER REVITALIZADOS

 15H 41

Investimento integra um conjunto de ações do Governo


Promover o direito à cidade e revitalizar espaços públicos foi mais uma vez pauta na agenda do Governo do Estado, com a entrega de duas Praças da Família nesta semana. Agora foi a vez dos municípios de Penalva e Viana receberem espaços de lazer totalmente recuperados.

O investimento integra um conjunto de ações do Governo do Maranhão para revitalização de Praças e Parques em todo o estado. A ideia é valorizar a vida nas cidades e nos bairros, promover a sociabilidade, criar valores como respeito à natureza e às relações de vizinhança.

Alcântara, Pinheiro e Bom Jardim são outras cidades contempladas este ano com Praças da Família. A meta é que até novembro mais quatro sejam entregues em outros municípios.

Em Penalva, a praça dispõe de playground, academia ao ar livre, labirinto, jogos de tabuleiro, mesas de dama, quadra de esportes para atender a escola municipal, piso novo e reparos no quiosque existente.

Já em Viana, o espaço conta com playground, academia ao ar livre, labirinto, jogos de tabuleiro, mesas de dama, pátio livre com palco e piso novo.

“Opção de lazer, esporte e cultura, a Praça da Família é um espaço multifuncional, pronto para ser usado com atividades recreativas e culturais, e voltado para todas as idades, lugar de encontro de crianças e famílias”, disse o Secretário de Governo, Diego Galdino.

Inteligência Artificial é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no MA

 19 de outubro de 2020 às 22:25

Abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Foto: Divulgação)

Abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Foto: Divulgação)

“Nada mais oportuno do que em um ano tão difícil e sofrido encontrar esse ponto de equilíbrio entre a defesa da ciência, da tecnologia, da inovação ao mesmo tempo em que buscamos a defesa da ética, do humanismo, da solidariedade para que seja exitosa essa aventura que participamos em busca da felicidade humana”, disse o governador Flávio Dino na solenidade de abertura da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, nesta segunda-feira (19).

“Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” é o tema desta edição, que acontece de 19 a 23 de outubro, pela primeira vez, de forma totalmente virtual. Todas as palestras, minicursos e apresentações de trabalhos serão realizadas online no canal no Youtube da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão estadual responsável pela realização do evento no Maranhão.

Na abertura da semana, foi proferida a palestra: “Ciência como agente de transformação social do Brasil”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Nicolelis, médico, neurocientista, professor catedrático da Duke University Medical School e ainda membro das Academias de Ciências da França, do Brasil e do Vaticano. O professor doutor é também presidente do Conselho do Instituto Santos Dumont, no Rio Grande do Norte.

A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia está disponível no site: semana.secti.ma.gov.br

RUBENS É O QUE MAIS CRESCE EM PESQUISA DATAILHA/BAND E CHEGA A 9%

 


O Instituto DataIlha/Band divulgou, nesta quarta-feira (21), pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luís. O candidato Rubens Jr (PCdoB) foi o que mais cresceu e aparece consolidado na 4ª posição, com 9% das intenções de voto. No levantamento de julho, o candidato do partido do governador Flávio Dino possuía apenas 3,5%, ou seja, o crescimento foi de 5,5%, na pesquisa estimulada.

Na pesquisa espontânea, Eduardo Braide (Podemos) aparece com 31,2%, seguido pelos deputados estaduais Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM), com 10,1% e 9,4%, respectivamente. O deputado federal Rubens Jr (PCdoB) aparece com 8%, seguido por Yglésio Moyses (PROS) com 2,0% , Jeisael Marx (Rede) com 1,9% e Bira do Pindaré (PSB) com 1,8%. Sílvio Antônio (PRTB) e Franklin Douglas (PSOL) aparecem com 0,3%, enquanto Hertz Dias (PSTU) e Edivaldo Holanda Júnior (PDT)- que não vai participar do pleito- empatam com 0,2%.

Branco e Nulo têm 0,2% e não sabe/não responderam foram 33,7%.

No cenário estimulado, Eduardo Braide (Podemos) mantém a liderança com 39%. Ele é seguido por Duarte Jr (PRB) com 13,1%, Neto Evangelista (DEM) com 12% e Rubens Jr (PCdoB) com 9%. Jeisael Marx (Rede) tem 2,8%, Bira do Pindaré (PSB) tem 2,5%, Yglésio Moysés (PROS) tem 2,2%, Sílvio Antônio (PRTB) tem 0,6%, Franklin Douglas (PSOL) tem 0,5%, Hertz Dias (PSTU) aparece com 0,2%, brancos e nulos somam 6,8% e não sabem/não responderam são 11,4%.

Os entrevistados também foram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum. 15,9% citou Eduardo Braide (Podemos), 10,5% disse Bira do Pindaré (PSB), Duarte Jr (PRB) é rejeitado por 9,2%, Rubens Jr (PCdoB) foi lembrando por 6,2%, Neto Evangelista (DEM) por 5%, Jeisael Marx (Rede) por 4,2%, Silvio Antônio (PRTB) por 1,8%, Franklin Douglas (PSOL) por 1,7% e Hertz Dias (PSTU) 1,3%. 3,1% disse que votaria em todos exceto Eduardo Braide, 0,9% disse que votaria em todos exceto Duarte Jr, 0,7% votariam em todos exceto Jeisael Marx e 0,6% votariam em todos exceto Rubens Jr.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro e ouviu 1080 eleitores em mais de 40 bairros da capital e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-04987/2020.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Astro conversa de perto com os moradores do entorno de Pedrinhas, Zona Rural de São Luís


Texto: Itamargarethe

Os moradores de várias localidades no entorno de Pedrinhas, na zona rural da Grande São Luís, entre elas, Laranjeiras, Nova Laranjeiras, Campina de Pedrinhas, reuniram-se na noite desta terça-feira(20), a fim de buscar melhorias para a área. Além das vias de acesso, água e o acesso à internet foram as principais demandas apresentadas ao vereador Astro de Ogum (PCdoB), vice presidente da Câmara Municipal, que ouviu atentamente os reclames dos moradores.

"BOLSONARO AJUDA E TIRA"

O vereador Astro de Ogum (PCdoB), voltou a criticar o presidente Bolsonaro, durante reunião na Campina de Pedrinhas, nesta terça-feira(20). Em sua fala, o parlamentar alegou que Bolsonaro 'dá com uma mão e tira com outra', expressão que ele costuma usar para comparar o auxílio emergencial com a alta carga tributária nos produtos que integra a cesta de gêneros alimentícios.

Presos dois suspeitos de participar de assalto em Grajaú

 

Presos dois suspeitos de participar de assalto em Grajaú

Dois homens foram presos por participar de assalto a uma loja no bairro Canoeiro em Grajaú, a 580 quilômetros da capital maranhense.

De acordo com informações do delegado Alexandre, foi a segunda vez que a loja foi assaltada em menos de 20 dias. Com os suspeitos foram encontrados celulares e o valor aproximado de 8 mil reais. Eles seriam os mandantes do crime.  

Os dois suspeitos de participarem do assalto ainda não foram identificados, mas possuem vídeos dos homens que estão com os rostos a mostra. Continua em curso as investigações para a identificação dos mesmos.

Suspeito de tentar abusar de crianças em Caxias é preso

 

Suspeito de tentar abusar de crianças em Caxias é preso

Um homem foi preso no fim da tarde desta terça-feira (20) após tentativa de abuso sexual contra duas crianças, de 09 e 11 anos. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar o suspeito, de 54 anos, tentou abusar de duas crianças que estavam tomando banho num açude próximo a um shopping da cidade de Caxias.

A polícia foi acionada durante uma ronda no bairro Vila Paraiso e seguiu à procura do suspeito que logo foi capturado e reconhecido pelos menores. o suspeito foi conduzido a delegacia da cidade de Caxias para prestar esclarecimentos.