quinta-feira, 15 de outubro de 2020

ASTRO SE EMOCIONOU NO BARRETO - "Aqui está um vereador que luta pela sua comunidade. São incomparáveis as ações de Astro". Disse uma liderança do Barreto

Dona Juju, presidente do Clube de Mães do Barreto, que mora há mais de 30 anos na comunidade foi uma das que relatou confiar e ser conhecedora do trabalho incansável do vereador Astro. "Ele sempre diz que só sai do Barreto quando Deus desejar". 

Um dos grandes problemas existentes no Barreto é a vala a céu aberto que incomoda muito os moradores. O vereador Honorato Fernandes, candidato a vice, pela chapa de Rubens Jr, falou que vai lutar pela resolução dessa problemática. "Confesso a vocês que estou meio emocionado. O tempo vai passando e vou lembrando de tudo o que conquistamos. Do Barreto saiu o decano da Câmara de São Luís". Disse o parlamentar. 


Astro em seu discurso destacou que o Barreto saiu das páginas policiais, e hoje é uma referência pela  mudança ocorrida. "Essa praça foi construída com o meu suor. Com o meu esforço". Disse o parlamentar sobre a praça que é a alegria da criançada.

Maranhão bate recorde em produção de grãos em 2020, de acordo com publicação do IMESC

 Por Lorena Rodrigues

Maranhão bate recorde em produção de grãos em 2020, de acordo com publicação do IMESC

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) apontam 2020 como o quarto ano seguido de recorde na safra maranhense, estimada em 5,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,2% se comparada à safra de 2019. Este resultado positivo é destaque na Nota de Produção Agrícola, referente ao 4º bimestre de 2020, publicada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

O levantamento apresenta dados sobre a produção da soja, arroz e milho, os principais grãos que compõem a safra maranhense. A soja, principal grão produzido no estado, deverá atingir 3,1 milhões de toneladas este ano, de acordo com o levantamento, um crescimento de 7,6% em relação à safra anterior. De acordo com a publicação, isso se deve, entre outros fatores, ao expressivo aumento do rendimento médio da lavoura, que deverá crescer em 3,2 mil kg por hectare. 

Petrobras reduz preço do litro da gasolina em 4% nas refinarias

 Por Lorena Rodrigues

Petrobras reduz preço do litro da gasolina em 4% nas refinarias

A Petrobras reduziu em 4% o preço da gasolina em suas refinarias. A revisão foi anunciada aos clientes e valerá a partir de amanhã. Após este reajuste, o preço médio da gasolina vendida às distribuidoras está em R$ 1,74. No ano, o litro do combustível ficou 9,1% mais barato.

A empresa não revisou o valor do litro do óleo diesel nesta quinta-feira. Mas, segundo sua assessoria de imprensa, informou que desde janeiro o produto acumula queda de 24,3%.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Governo do Maranhão inicia regularização fundiária do Cajueiro com a entrega de 58 títulos de terra


Com a entrega de 58 títulos de terra em Cajueiro, na comunidade de Andirobal, o Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira (14) o processo de regularização fundiária daquela região que conta com o trabalho da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Sistema SAF.

De acordo com o presidente do Iterma, Júnior Verde, estão previstas, ainda, a entrega de mais 450 títulos, que irão contemplar os moradores do Cajueiro Sede, Guarimanduba e Andirobal. O presidente afirmou que as entregas são o resultado de um legado do Governo do Maranhão, que através da união de esforços tem garantido o acesso à terra a centenas de famílias maranhenses, o que possibilita a articulação de outras políticas de geração de renda no futuro, que envolvam capacitação, criação de tanques de peixe e aprimoramento da agricultura.

Na ocasião, a beneficiária Maria Costa, de 52 anos, emocionou-se ao relembrar a trajetória de sua família há mais de 40 anos na casa em que mora há pelo menos 20 anos. Ela, que até então não tinha conseguido comprovar que a casa era sua de fato e de direito, enumerou todas as tentativas frustradas de regularizar o imóvel ao longo dos anos e comemorou: “agora que eu vou receber o papel, eu tenho mais autoridade para dizer que ela é minha!”.

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), que atuou no Cajueiro realizando o Cadastro Ambiental Rural e faz acompanhamento da Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater), também participou da cerimônia de entrega dos títulos e agora está à disposição para a implantação de sistemas produtivos na comunidade.

Regularização Fundiária do Cajueiro

Desde 2015, com a criação da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (COECV), coordenada pela Sedihpop, o Governo do Maranhão tem escrito outra história na prevenção e enfrentamento aos conflitos fundiários no estado. De forma pioneira no país, a Comissão atua na mediação de conflitos como método de promoção de direitos. A regularização fundiária do Cajueiro, que apresenta, nesta quarta-feira, os seus primeiros resultados com a entrega de 58 títulos de terra, é parte desta história.

História que é construída a muitas mãos e que iniciou com um processo de escuta às comunidades que compõem o Cajueiro. A escuta foi promovida pela Sedihpop, com o objetivo de conhecer as demandas e planejar as ações estatais que garantissem os direitos e a dignidade dos moradores da região. Por meio do diálogo, a regularização fundiária foi apontada como uma prioridade para a população local, como um modo de conquistar a segurança jurídica dos seus imóveis.

HOSPITAL DE LAGO DA PEDRA AMPLIA LEITOS E FAZ MUTIRÃO DE CIRURGIAS


Hospital de Lago da Pedra

Entregue há quatro meses pelo Governo do Maranhão, o Hospital Regional de Lago da Pedra está recebendo novos leitos. Isso vai ajudar a começar um mutirão de cirurgias para moradores da cidade e da região. 

“Inicialmente o hospital teria 40 leitos, ampliei para 50 e, agora, para 64. Estamos com dez leitos para o combate ao coronavírus, dez leitos de UTI, 22 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica”, afirma o governador Flávio Dino. 

De acordo com o governador, a ampliação será consolidada nesta sexta-feira (16). E então começa na cidade mais uma etapa do programa Mais Cirurgias. 

“Vamos começar mutirões de cirurgias que vão beneficiar cidadãs e cidadãos de Lago da Pedra e municípios vizinhos”, acrescenta Flávio Dino. 

Ele afirma ainda que “é mais um grande passo na conquista de uma saúde mantida pelo Governo do Estado que apoie o sistema de saúde dos municípios e garanta acesso à população”.

GOVERNADOR FLÁVIO DINO INAUGURA OBRAS NA EDUCAÇÃO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS


Alunos do IEMA comemoram novo espaço (Foto: Gilson Teixeira)

Em solenidade virtual, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino entregou obras na educação e anunciou novos investimento na área, contemplando diversos municípios do Maranhão. Foram três novas unidades entregues, beneficiando estudantes da Raposa, Santa Inês e São Vicente Férrer. E ainda, convênio para construção de um centro de aquicultura e andamento das obras de escola em Porto Rico. Parte do pacote integra as ações do programa estadual Escola Digna. A solenidade marcou o Dia dos Professores – 15 de Outubro. 

“Uma data especial, como o Dia dos Professores, exige momentos especiais para sublinhar nossa alegria e senso de responsabilidade do nosso compromisso com a causa da educação, da qual depende o desenvolvimento de uma nação. A estruturação de uma sociedade justa transita por muitos planos, mas nenhuma nação se desenvolveu sem maciço processo de investimentos educacionais. Deus nos permitiu que, num período de intempéries e dificuldades, pudéssemos investir no programa Escola Digna e regularmente inaugurado obras em nosso Estado”, pontuou o governador Flávio Dino. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Movimento Rebaixados da Grande Ilha reúnem-se com o vereador Astro no Cohatrac


O vereador Astro de Ogum (PCdoB) foi convidado para debater junto com a classe de motociclistas e carros rebaixados, no bairro do Cohatrac os temas relacionados às demandas desses grupos. "Quando eu abracei essa causa, eu sabia que seria um grande desafio. É uma honra estar com vocês e espero que seja recíproco". Disse o parlamentar.

A classe destacou que esta é uma oportunidade única, e que deve ser aproveitada, pois nunca um parlamentar demonstrou tanta atenção, assim como Astro está se dedicando pela causa.


"Não há vitória sem luta. O pessimista só vê o lado negativo sempre. Já o otimista consegue conquistar porque acredita. Peço para que a gente abrace essa oportunidade, que nunca foi nos dada". Disse Moraes Jr. 

O vereador Astro de Ogum é um grande defensor das comunidades e de suas diversas formas de expressão. "Sou a favor das minorias, sou a favor dos menos favorecidos, e vou fazer esse papel até quando Deus me possibilitar". Finalizou o representante do povo.

Em entrevista à TV de Açailândia, Flávio Dino anuncia novas ações para a região

 14 de outubro de 2020 às 18:36

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (14), em entrevista à TV Difusora de Açailândia, o governador Flávio Dino anunciou novas ações na área da Educação, Saúde e Infraestrutura para a região.  A UTI que estava sendo utilizada no Hospital de Campanha será um equipamento de saúde definitivo instalado no Hospital Municipal de Açailândia. Além disso, a Policlínica terá atendimentos nas áreas de urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia, dentre outras especialidades médicas.

“Além da UTI definitiva no Hospital Municipal e da policlínica, teremos o Hospital Regional de Açailândia. As obras do hospital regional seriam iniciadas este ano, mas por conta da pandemia do coronavírus tivemos que adiá-las”, disse o governador. Na entrevista, Flávio Dino relembrou importantes ações já implementadas pelo Governo do Estado no município, como o quartel da polícia, o novo frigorífico da cidade, a pavimentação de ruas, implantação de escola em tempo integral, o IEMA vocacional, os novos cursos na UemaSul, o batalhão dos bombeiros, dentre outras.

Infraestrutura

Durante o programa de TV, o governador divulgou que já foram investidos em Infraestrutura mais de R$ 14 milhões em pavimentação de ruas em Açailândia. Ao ser questionado sobre o Distrito do Pequiá, o governador falou sobre o investimento feito pelo Governo do Estado de R$ 3,5 milhões em obras de drenagem, pavimentação e explicou que o projeto habitacional é uma questão do Governo Federal, com a Caixa Econômica e a associação local.

“Mais uma vez estamos oferecendo ajuda ao Governo Federal para resolver essa questão. Não podemos entrar no contrato federal, o que não puder ser feito com o recurso federal, o Governo do Estado se propõe a fazer. Estamos unindo esforços para resolver a questão habitacional dos moradores do Piquiá”, disse Dino. O governador anunciou ainda a construção de um parque ambiental na cidade de Açailândia. A previsão é a de que o parque seja inaugurado e entregue à população em 2021.

Educação

Além da implantação do IEMA vocacional, da escola em tempo integral, da expansão dos cursos de graduação da UemaSul, manutenção e reformas de prédios escolares, o governador anunciou que, em 2021, deverão iniciar as aulas no Colégio da Polícia Militar. “Agora chegou a vez da implantação escola da Polícia Militar. As obras estão andamento no Centro de Ensino Mary Dalva Castro Rocha que será a sede da nova escola militar. Esse será mais um benefício para a cidade de Açailândia”, pontuou o governador do Maranhão.

NOVA proposta: Autoescola deixará de ser obrigatória para CNH

 A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.