sábado, 19 de setembro de 2020

"Se não fosse a aprovação dos vereadores, não seria possível essas obras acontecerem em São Luís". Disse Astro na Zona Rural, ao lado de Rubens Jr.


O vereador Astro de Ogum (PCdoB) participou de um encontro (19/09) com o candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr, na Estiva, Zona Rural de São Luís. Na ocasião o vereador destacou o empenho de Rubens enquanto deputado federal e secretário do Governo do Maranhão. 

Astro também falou sobre o empenho do governador Flávio Dino no combate ao coronavírus, e lamentou a perda irreparável do seu pai, Sálvio Dino, vítima da Covid-19. "O governador lutou muito pela saúde do povo, mas infelizmente perdeu o seu pai. 


Peço uma salva de palmas pelo excelente trabalho que Flávio Dino vem realizando pelo Maranhão, principalmente com foco nos mais humildes". Destacou Astro.

Vereador Astro ouve as demandas dos idosos na Vila Palmeira

Silene Silva, Pres. do Centro de Idosos da Vila Palmeira 

agradeceu a presença do vereador Astro de Ogum (PCdoB) com muita atenção. Os idosos se sentiram muito valorizados e puderam ter diversas informações para terem uma vida saudável na terceira idade. "Ainda terão muitos encontros para que os idosos participem de diversas atividades". Disse Silene

EGMA MOBILIZA SERVIDORES PÚBLICOS PARA VOTAÇÃO DE PROPOSTAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (OP)

 

O Governo do Maranhão realiza anualmente o Orçamento Participativo (OP), ação coordenada pela SEDIHPOP, SEPLAN e SECAP que consiste na participação da população na escolha de quais obras e serviços o Estado vai executar na sua região. Pensando nisso, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) mobiliza, de 21 a 25 de setembro, servidores públicos estaduais à votação do Orçamento Participativo (OP).

O Orçamento Participativo (OP) é um importante instrumento, onde a população é ouvida e pode escolher entre as propostas construídas durante as audiências públicas do Plano Plurianual (PPA), que comporão o orçamento público do ano subsequente.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todo o processo de escolha das propostas acontecerá de forma online, por meio da plataforma Participa MA, no site participa.ma.gov.br.

O diretor da EGMA, Prof. Odair José destaca a importância da participação dos servidores públicos nesse processo. “Os servidores também são os responsáveis pela chegada das políticas públicas à população., por isso agora precisamos decidir quais e onde essas políticas devem chegar”, afirmou.

Como votar

A votação para o Orçamento Participativo 2020 continua aberta até o dia 25 deste mês. É uma ferramenta para que a população participe diretamente das escolhas de obras e serviços.

Para participar, acesse o endereço participa.ma.gov.br. Em seguida, faça o cadastro na página. Depois você vai ser direcionado para a votação de sua região. Lá, você terá um rápido resumo sobre o Orçamento Participativo. Na parte inferior da página, você clica para iniciar o processo de votação.

Você terá acesso, então, a quatro vídeos mostrando como o sistema funciona e informações específicas sobre a sua região. Depois, é só votar numa das opções listadas.
As propostas de obras e serviços que forem mais votadas serão priorizadas na Lei Orçamentária Anual de 2021.

Investimentos

“Desde 2015, o governador Flávio Dino vem dando total apoio e garantindo todas as condições para que o Orçamento Participativo se consolide como um dos casos de sucesso do governo”, afirma o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Por meio do processo, já foram investidos quase R$ 700 milhões. “Orçamento Participativo é uma das políticas de governo de maior impacto junto à população maranhense”, acrescenta o secretário.

REUNIÕES VIRTUAIS DEBATEM A CONSTRUÇÃO INTERINSTITUCIONAL DO MARCO ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


No mês de setembro a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), junto ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), vem promovendo reuniões virtuais com a comunidade científica maranhense para apresentar e discutir a construção interinstitucional do Marco Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A primeira reunião virtual aconteceu no dia 04 de setembro, contando com a presença de Reitores e das administrações dos Institutos de Ensino Superior do Maranhão, onde houve uma primeira exposição das propostas elaboradas para o Marco Estadual. Nesta sexta-feira (18) ocorreu a segunda reunião, agora com professores e pesquisadores do Maranhão. Em pouco mais de duas horas de conversa, foi apresentado para eles as políticas federais de desenvolvimento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e aos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e sobre as principais propostas para o Marco Estadual.

O Marco Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, conduziu a reunião e apresentou em sua fala algumas das principais conquistas dentro da área das CTI no estado do Maranhão, como o decreto 34.648 de 2 de janeiro de 2019 que regulamentou os procedimentos à gestão, apoio e fomento a projetos com soluções de base tecnológica e inovadoras.

Ele ainda destacou a importância do desenvolvimento de um Marco Estadual no ano de 2020. “Vivemos um momento em que a ciência se afirma e se reafirma. Que nós possamos então promulgar esse disciplinamento, essas normas que comporão o nosso Marco Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressaltou Davi Telles.

Com mais de 60 pessoas online, a reunião contou com uma breve exposição do professor Gesil Amarante, coordenador do GT de redação final do Marco Legal Nacional. Na ocasião, ele apresentou as principais conquistas dentro das leis federais para o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliam os ICT’s e o que tem sido atualizado e melhorado nas últimas décadas. Gesil finalizou sua fala destacando a importância de defender a ciência. “Defender a Ciência é defender a capacidade e autonomia do país”, finalizou o professor.

Já o chefe da Assessoria Jurídica da Secti, Lívio Estrela, foi responsável por apresentar as propostas para o Marco Estadual, Minuta de Proposta de Emenda Constitucional e Minuta de Projeto de Lei. Entre as principais mudanças sugeridas está a maior mobilidade de recursos orçamentários com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos de CTI.

Já a Minuta de PL, conta com uma estrutura de 9 capítulos e 51. O estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação e também o estímulo à participação das instituições científicas e tecnológicas no processo de inovação, são alguns dos capítulos apresentados na Minuta. 

Contribuições no Marco Estadual

Ao final das exposições, foi aberto um momento para que os professores e pesquisadores pudessem tirar suas dúvidas e deixar suas principais considerações.

A partir de agora fica aberto pelos próximos 10 dias um formulário para a contribuição da comunidade científica para aprimoramento do Marco Legal Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Você pode acessar o formulário pelo link http://bit.ly/marcocti para deixar sua ideia de melhoria para o documento. Nele, você também tem acesso aos documentos de Minuta de PEC e Minuta de PL.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Na União dos Moradores da Vila dos Frades no Coroadinho, Astro é recebido calorosamente pelo povo


Na ocasião (16/09) o vereador Astro de Ogum pediu uma salva de palmas pelo esforço do governo do estado no combate à Covid-19. "O governador lutou tanto para salvar tantas vidas, e acabou perdendo o seu pai para essa doença, lamentável". Astro destacou que o estado do Maranhão vem demonstrando empenho no combate ao coronavirus.

Os líderes comunitários locais fizeram uso da palavra e destacaram que conhecem o trabalho do vereador Astro e confiam que sua comunidade estará em boas mãos, sendo vista e cuidada com atenção pelo vereador.

Governo abre inscrições para o Encontro Virtual de Jovens Maranhenses pela Ciência

Pesquisa e extensão no ensino médio é também realidade no Maranhão. Através dos editais Juventude com Ciência e Geração Ciência, o Governo do Maranhão, já apoiou diversos projetos de pesquisa e extensão na rede pública estadual e federal.

E, com o objetivo de divulgar o desenvolvimento da ciência pela juventude maranhense e promover a integração dos jovens participantes dos editais citados, a Seejuv realizará o Encontro de Jovens Maranhenses pela Ciência.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Vini Jansen realiza ação social no Polo Coroadinho

   0 comentários

Na noite de domingo (13) , o jovem Vini Jansen esteve na comunidade do coroadinho fazendo uma doação de 300 Kits de Cestas básicas. Onde muitas famílias foram beneficiadas e terão uma alimentação de boa qualidade.

ELEIÇÕES 2020: Beto das Vilas terá candidatura confirmada nesta quarta-feira (16)

 Publicado em 15 de setembro de 2020 por 


Está marcada para esta quarta-feira (15), a partir das 16h, a convenção do Republicanos que homologará o nome de Beto das Vilas como candidato a prefeito de São José de Ribamar.

De origem simples, ex-borracheiro e ex-tirador de sururu, Beto das Vilas escolheu a sede da Associação dos Metalúrgicos, localizado no bairro Laranjal, onde passou parte da sua vida, para escrever mais essa página na história da política ribamarense.

Bem posicionado nas pesquisas eleitorais registrada e divulgadas até o momento, essa será primeira vez que um ex-borracheiro poderá chegar a governar o município.

Detendo a maior aliança de partidos até agora, o nome escolhido para ser o vice-prefeito ainda é um mistério e deve ser revelado apenas durante a convenção, que também homologará os nomes dos candidatos aos cargos de vereadores.

Rubens: “Temos a maior coligação desta eleição, é a coligação do lado do povo”


O candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr (PCdoB), realizou sua convenção no último domingo (13), com grande adesão popular, líderes políticos e militantes, no ginásio Costa Rodrigues.

Na ocasião, Rubens exaltou os apoios que recebeu durante a pré-campanha, não apenas da população ludovicense, como também dos 6 partidos- PCdoB, PT, Cidadania, PP, DC e PMB, que integram sua coligação, a maior do pleito “Quero agradecer aos 6 partidos que formam a maior coligação desta eleição, é a coligação do lado do povo”, frisou.

A união de forças em prol de sua candidatura faz com que Rubens Jr tenha o segundo maior tempo de TV, além de mais de 200 pré-candidatos a vereador ao seu lado, dando uma clara mostra da força do projeto político a ser iniciado a partir de 2021, inspirado no governador Flávio Dino e no ex-presidente Lula, como sempre gosta de frisar o candidato do PC do B.