sábado, 22 de agosto de 2020

Astro de Ogum apresentou Rubens Jr. para a comunidade Ivaldo Rodrigues na presença de Márcio Jerry

Aconteceu na comunidade Ivaldo Rodrigues em São Luís (22), o Jantar da Comunidade. A população se reúne constantemente para discutir os problemas sociais e sempre convida representantes para reivindicar suas pautas. "Agradeço a presença do deputado federal Márcio Jerry, do pré-candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr, e de todas as lideranças da Comunidade. O verdadeiro representante do povo é o que está sempre perto dos mais humildes. Vocês me conhecem, e sabem que eu tenho palavra e honro cada compromisso que firmo". Disse Astro de Ogum.


O vereador ainda pediu para que os moradores conhececem de perto o histórico de Rubens Jr. "É um homem íntegro que por onde passou realizou grandes projetos. Acredito muito que ele seja a melhor opção para São Luís". Finalizou o parlamentar.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Pelo segundo ano, Márcio Jerry é eleito o melhor deputado do MA no Prêmio Congresso em Foco

Pelo segundo ano consecutivo, Márcio Jerry (PCdoB) foi eleito o deputado federal mais votado da Bancada Maranhense no Prêmio Congresso em Foco. Com votação recorde, a edição 2020 da premiação contou com mais de 2 milhões de votos de internautas, que elegeram os congressistas ‘fichas limpa’ mais atuantes do Brasil.

Os nomes dos vencedores foram anunciados na noite desta quinta-feira (20), em um evento online. A votação foi realizada entre os dias 17 e 31 de julho deste ano, pela internet. Concorreram congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

Cada participante teve a chance de escolher até cinco senadores e até dez deputados federais que mais se destacaram ao longo do ano na defesa da população.

"A juventude se reuniu para falar sobre as suas necessidades". Disse Vinni Jansen na plenária com Rubens Jr. e Astro

Os jovens se reuniram no Centro de São Luís para conversar de perto com o pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Rubens Jr. e com o vereador Astro de Ogum (PCdoB). Na ocasião foram discutidas pautas voltadas para as necessidade dos jovens.

Rubens destacou sua atuação como deputado federal, e como secretário do governo Flávio Dino e ouviu atentamente o que os jovens de diversos bairros de São Luís tem como demanda. " Vim até aqui para ouvir vocês. Em toda a minha vida política, eu sempre gostei de tratar tudo com muita responsabilidade, até pelo fato de começar bem novo, eu sempre mostrei trabalho através do meu comprometimento com o que eu estava fazendo". Disse Rubens Jr. 

O vereador Astro (PCdoB) destacou sua atuação na cidade de São Luís. Falou sobre os seus projetos ao longo dos seus mais de 20 anos como representante do povo, caminhando para o seu sexto mandato de vereador, passando por diversas vezes como presidente da Câmara de Vereadores de São Luís. " Eu tenho compromisso com o povo, pois é de vocês que emana o poder. Todo representante do povo, tem de respeitar e ouvir sempre a população. Vocês jovens são o futuro do nosso país". Disse o decano 

"Foi muito importante a presença desses representantes, ouvindo de perto o que nós jovens, temos a dizer e a reivindicar. E o mais importante foi que nós pudemos ficar a vontade pra falar o que realmente precisávamos falar, que são as nossas necessidades". Disse Vinni Jansen, líder juvenil.

“Pandemia ainda não acabou”, alerta o governador Flávio Dino

 

“Pandemia ainda não acabou”, alerta o governador Flávio Dino

Em coletiva realizada nesta sexta-feira (21), o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), informou que irá fortalecer o trabalho da vigilância sanitária nos municípios maranhenses. Na próxima semana, o Secretário de Estado da Saúde (SES-MA), Carlos Lula, realizará reuniões regionalizadas para propor um pacto de prevenção ao agravamento do coronavírus.

As cidades que registrarem baixa no indicador de casos, serão premiadas e reconhecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, como por exemplo, com a entrega de equipamentos e obras de construção de hospitais.

Flávio Dino também reforçou em seu discurso, que a pandemia ainda não acabou e alertou para o cumprimento dos protocolos sanitários. Com relação ao número de casos, o governador abordou o crescimento de notificações em Imperatriz. Atualmente a cidade da região tocantina, tem uma ocupação de 83,33% nos leitos de UTI.

Na próxima segunda-feira (24), o estado divulgará o resultado da fase final do estudo sorológico.

Mais de 20 agências da Caixa funcionarão neste sábado no Maranhão

 

Mais de 20 agências da Caixa funcionarão neste sábado no Maranhão

A CAIXA abrirá, neste sábado (22), de 8h às 12h, 21 agências no Maranhão, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. As pessoas nascidas de janeiro a junho poderão realizar o saque em espécie do Auxílio Emergencial.

Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e março poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas.

A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida em: http://www.caixa.gov.br/atendimento.

O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura. Com informações da assessoria.

UEMA anuncia adiamento do retorno acadêmico

 

UEMA anuncia adiamento do retorno acadêmico

Em comunicado, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), informou o adiamento do retorno das aulas para o dia 9 de setembro. Inicialmente, o calendário acadêmico do semestre letivo de 2020.1 estava marcado para a próxima segunda-feira (24).

Segundo a UEMA, o motivo do adiamento, foi em virtude do não recebimento em tempo hábil dos chips adquiridos da empresa de telefonia móvel contratada para prestar o serviço de acesso à internet no ensino remoto destinados aos estudantes.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Polícia Federal deflagra operação contra roubo de carga dos Correios no Maranhão

No decorrer da operação foram apreendidos aproximadamente 2kg de cocaína e 10kg de maconha.

Por G1 MA — São Luís

20/08/2020 11h35 Atualizado há 46 minutos




No decorrer da operação foram apreendidos aproximadamente 2kg de cocaína e 10kg de maconha. — Foto: Divulgação

A Policia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20), nas cidades de Imperatriz, Açailândia e São Luís a Operação “Postagem Noturna” com a finalidade de reprimir organização criminosa voltada para a prática reiterada de roubo de carga postal transportadas em caminhões dos Correios. No decorrer da operação foram apreendidos aproximadamente 2kg de cocaína e 10kg de maconha.

Cerca de 70 policiais federais das Superintendências Regionais do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará deram cumprimento a 13 Mandados de Prisão Temporária e 13 Mandados de Busca e Apreensão, tendo as ordens judiciais sido expedidas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz.

Durante as investigações policias, observou-se que a organização criminosa contou com o apoio de diversos comparsas, os quais eram divididos, informalmente, em grupos de executores diretos dos roubos e indivíduos responsáveis por prestar apoio logístico ao bando com o fornecimento de armas de fogo e veículos de fuga.

Dezenas de assaltos aos caminhões dos Correios investigados por meio desta operação ocorreram entre dezembro de 2019 a junho de 2020, em sua maioria, no período noturno, em estradas vicinais localizadas nas proximidades das rodovias federais BR 010 e BR 222, no trecho localizado entre os municípios de Santa Inês e Imperatriz, bem como em povoados localizados nas proximidades de Açailândia, trajeto onde o fluxo de veículos é bastante reduzido.

Com as medidas judiciais cumpridas nesta data, a Polícia Federal espera identificar outros indivíduos que tenham participação nos crimes apurados, bem como recuperar objetos roubados nas ações criminosas. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (Art. 2°, da Lei n° 12.850/13), roubo circunstanciado (Art. 157, §2º, incisos II e V e § 2°-A, inciso I, do Código Penal), além de outros crimes conexos.

A Operação foi denominada Postagem Noturna em referência à ação dos criminosos quando da prática dos roubos de cargas dos Correios, em que os envolvidos abordavam as vítimas (motoristas dos Correios) nas rodovias federais para em seguida subtraírem as mercadorias postais, sendo que os objetos eram partilhados entre os comparsas e entregues aos demais beneficiários do esquema ainda na madrugada dos crimes.

Rubens vai ao TRE pedir uma eleição sem fake news

Em visita de cortesia à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na tarde desta quarta-feira (19), o pré-candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr (PCdoB) e membros da equipe jurídica de sua pré-campanha, se reuniram com o presidente da Casa, o desembargador Tyrone José Silva. 

Na ocasião, Rubens ressaltou sua confiança no trabalho do TRE Maranhão, bem como seu compromisso com o correto transcorrer do processo eleitoral. “Estamos atravessando uma situação sem precedentes, mas tenho convicção na condução do TRE no pleito deste ano, tenho também confiança no bom-senso dos demais candidatos em suas reuniões durante as pré-campanha”, afirmou. 

Rubens, que é deputado federal licenciado, também falou sobre o importante trabalho do Tribunal no combate às fake news, que gera a desinformação. “A utilização de mecanismos para disseminar informações falsas deve ser fortemente combatido. Temos certeza que o TRE estará vigilante para coibir esta prática, cada vez mais comum, infelizmente”.

O presidente do TRE destacou a preocupação do órgão com as medidas protocolares e informou que algumas iniciativas foram adotadas para tentar amenizar os riscos aos eleitores, como a suspensão da biometria, extensão do horário de votação e desinfecção constante dos setores de votação. Por fim, agradeceu a visita de Rubens, desejando sorte no pleito. 

A reunião contou ainda com a presença do vice-presidente do PCdoB Maranhão, Egberto Magno; do coordenador jurídico da pré-campanha, Vanderley Ramos; e dos advogados Marcos Caminha, Alteredo Neris e Antônio Gonçalves.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Astro sobre ouvir a população: "Ouvir vocês é obrigação de todos os representantes do povo".

O vereador Astro de Ogum esteve  no bairro Coheb (19) ouvindo de perto a população. Na ocasião os moradores tiveram a oportunidade de expressar os problemas pelos quais estão passando. Na reunião, foi discutida a questão da infraestrutura do bairro, segurança, saúde, esporte, defesa dos animais, dentre outras.


Astro destacou que a comunidade precisa fazer uma pauta detalhando todos os problemas enfrentados pela comunidade. A partir dai, ele vai se empenhar para resolver essas demandas. Junto aos órgãos da prefeitura, junto ao governo e demais parceiros. " Estar aqui com vocês é uma obrigação que todo representante do povo deveria ter". Disse o vereador.


Mulher centenária vence o Covid-19 em São Luís

 

Mulher centenária vence o Covid-19 em São Luís

A repórter Andressa Miranda foi conhecer a Regina Coelho de 100 anos de idade. A centenária que reside em São Luís, além de ter passado por uma cirurgia recente no fêmur, teve que encarar o novo coronavírus.

Estudantes tem até amanhã para participar da lista de espera do Prouni

 

Estudantes tem até amanhã para participar da lista de espera do Prouni

Termina amanhã (20) o prazo para a inscrição na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 2º semestre deste ano. Os estudantes que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares poderão manifestar o interesse em participar dessa última etapa de seleção.

A inscrição pode ser feita pela página do Prouni e o resultado será divulgado na próxima segunda-feira (24). De acordo com o Ministério da Educação, a lista de espera será única para cada curso e turno, de cada local de oferta, ou seja, não haverá classificação por modalidade, como por cotas, por exemplo.

Pode participar da lista de espera, para o curso correspondente à primeira opção na inscrição, o candidato que não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares ou tenha sido pré-selecionado para a sua segunda opção de curso, mas por motivo de não formação de turma, tenha sido reprovado.

Já para participar da lista de espera para o curso correspondente à segunda opção na inscrição, os critérios são os seguintes: que o candidato não tenha sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares; nas hipóteses de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso, ou de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso; e, ainda, na situação de ter sido pré-selecionado para a primeira opção de curso, mas que por motivo de não formação de turma tenha sido reprovado.

Os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados para receber a bolsa devem comparecer às instituições de ensino até o dia 28 e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado.

Prouni

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, 440,6 mil estudantes inscritos disputaram 167,7 mil bolsas em 1.061 instituições.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Podem participar estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação. Com informações da Agência Brasil.

Prefeito de Cândido Mendes é preso durante operação do Gaeco

 

Prefeito de Cândido Mendes é preso durante operação do Gaeco

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) realizou, na manhã de hoje (19), em parceria com a Polícia Civil, a Operação Cabanos, que resultou na prisão do prefeito de Cândido Mendes, José Ribamar Leite Araújo, o “Mazinho Leite”. O prefeito foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. Na casa do gestor também foram encontrados mais de R$ 400 mil em espécie. Mazinho Leite foi conduzido para a cidade de Godofredo Viana, onde será autuado por posse ilegal de arma de fogo.

A operação cumpria mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Cândido Mendes, na residência do prefeito e em endereços de outros investigados, localizados nos municípios de São Luís, Cândido Mendes e Bom Jardim. Os mandados foram solicitados pelo Ministério Público do Maranhão e expedidos pela Justiça de Cândido Mendes.

O objetivo era apreender documentos relativos a processos licitatórios envolvendo o Município e diversas empresas que tinham contratos com a Prefeitura. As investigações foram iniciadas após a identificação de suspeitas de fraude em uma licitação realizada em 2013, para aquisição de materiais de limpeza. Descobriu-se que os materiais eram fornecidos por uma empresa de fachada, localizada em Turiaçu. No suposto endereço, funcionava uma lotérica.

As investigações apontaram a existência de irregularidades em diversos outros contratos envolvendo a compra de materiais médico-laboratoriais, manutenção de iluminação pública, reforma de hospitais e escolas, além da coleta de lixo.

O Gaeco estima que os contratos irregulares geraram um prejuízo de R$ 3,35 milhões, desde 2013, aos cofres de Cândido Mendes.

Participaram da Operação Cabanos 12 servidores do Gaeco e Segurança Institucional do MPMA. Da Polícia Civil, 7 delegados e 18 agentes cumpriram mandados em São Luís; 4 delegados e 3 policiais atuaram em Cândido Mendes e 1 delegado e 3 policiais realizaram a operação em Bom Jardim.

Com informações do CCOM-MPMA)

Lei Estadual do Turismo é aprovada

 

Lei Estadual do Turismo é aprovada

Importante marco para o turismo foi aprovado, na sessão plenária desta terça-feira (18), da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). O Projeto de Lei 233/20, de autoria do Poder Executivo, institui a Política Estadual de Turismo, o Sistema Estadual de Turismo e dispõe sobre a prestação de serviços turísticos no Estado. 

O objetivo do projeto é implementar mecanismos destinados ao planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor no estado. “Visa a garantia do acesso de maior número de pessoas aos benefícios da atividade econômica do turismo, reduzindo as desigualdades sociais por meio da geração de negócios, emprego e renda”, explica o governador Flávio Dino na mensagem enviada ao Parlamento Estadual.

A atividade turística é pontuada no documento como segmento gerador de trabalho, emprego e renda e importante instrumento de desenvolvimento econômico e social, promoção e diversidade cultural, conservação e preservação da biodiversidade e do patrimônio histórico. 

O secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior, pontua a importância da aprovação do projeto para a estruturação do setor no estado. “Esse é um documento atualizado e que segue práticas inovadoras de mercado, com foco na qualidade da formatação de produtos turísticos, serviços e atividades profissionais. Uma lei que vai validar e regimentar toda a nossa trajetória e trazer resultados ainda melhores. Compromisso do governo Flávio Dino com os turistas e com quem faz o turismo no estado”.

O texto prevê a criação do Sistema Estadual de Turismo, que terá a missão de propor planos, programas, projetos e ações voltadas para o turismo no estado e para a melhoria contínua da política pública. Além disso, reconhece o Observatório do Turismo do Maranhão como ferramenta oficial de divulgação de estudos e pesquisas estatísticas.

O projeto de Lei Nº 233/2020 foi aprovado em 2º turno na ALEMA e segue para sanção. Com informações da assessoria.

Monitor aponta aumento significativo da área com seca no Maranhão

 

Monitor aponta aumento significativo da área com seca no Maranhão

A última atualização do Monitor de Secas aponta que as chuvas ligeiramente abaixo da média em julho no Maranhão (na parte norte) e no acumulado do trimestre (norte, centro e oeste) provocaram o surgimento de novas áreas de seca no estado. Entre junho e julho, a área com seca fraca subiu significativamente de 29,2% para 53,65%. Os impactos são de curto prazo no norte e oeste (novas regiões com seca) e de curto e longo prazo no centro do Maranhão.

Sete estados registraram aumento das áreas com seca em relação a junho, devido às chuvas do último mês: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Em outros quatro estados, o fenômeno teve redução: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No Distrito Federal, Ceará, Goiás e Sergipe a parcela do território com o fenômeno se manteve estável. Em termos de severidade, a seca não registrou mudanças significativas entre junho e julho nas 16 unidades da Federação monitoradas.

As maiores precipitações registradas em julho, acima de 300mm, aconteceram no litoral da Paraíba. Totais mensais acima de 150mm foram observados em boa parte do litoral leste do Nordeste. Em grande parte das unidades da Federação em que julho é um dos meses mais secos do ano, houve ausência de chuvas ou acumulados inferiores a 2mm. As chuvas acompanharam a média de julho no Piauí, Tocantins e Goiás; além de grande parte da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. A anomalia negativa de precipitações mais expressiva foi registrada no litoral e na Zona da Mata de Pernambuco.

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. 

No Maranhão o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (LABMET-UEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas. Por meio da ferramenta é possível comparar a evolução das secas nos 15 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido.Com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Astro e seu grupo ouvem população da Santa Júlia e Residencial Tiradentes

 

"Ele é um vereador não só no tempo da política. Ele é um representante corpo a corpo com a comunidade". Disse Dona da Luz, liderança da Vila Palmeira.

Astro esteve na Santa Júlia, próximo à Vila Palmeira conversando com a comunidade sobre a reforma da quadra da localidade.

Destacou a garra de Dona da Luz, liderança local. "Muito obrigado a todos vocês dessa comunidade que sempre estão comigo, e vocês sabem que sempre estive e estarei com vocês. Senhoras, juventude e todos os presentes". Disse o vereador. No momento aconteceu também um jogo amistoso entre os times Os Vetera e os Ruins de Bola FC.

Godan Oliveira do grupo de Astro ouve a população ao lado de Nonatinho do Res. Tiradentes

Nonatinho, liderança do  Residencial Tiradentes esteve conversando com Godan Oliveira que na ocasião representou o vereador Astro de Ogum.

 "Vocês sabem que o vereador sempre esteve e estará presente com vocês. As problemáticas são muitas, mas com força de vontade podemos ajudar muito as comunidades. Isso se chama compromisso com o povo". Disse o ativista ambiental

 "Astro não é aquele quem vem e só promete. Ele faz". Disse Godan Oliveira

Senado aprova uso de precatórios no combate à covid-19

 Senado aprova uso de precatórios no combate à covid-19

Projeto regulamenta acordos diretos da União para o pagamento com desconto de até 40% dos descontos conseguidos através de acordos judiciais

  • Do R7, com Agência Senado
     
  •  
  • 18/08/2020 - 21h01 (Atualizado em 18/08/2020 - 21h02)
Projeto aprovado segue agora para sanção presidencial

Projeto aprovado segue agora para sanção presidencial

Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (18) um projeto que permite a destinação de recursos economizados no pagamento de precatórios para ações de combate ao novo coronavírus enquanto durar o estado de calamidade pública. O projeto segue agora para sanção presidencial.

"Neste momento que nós estamos vivendo nada mais justo do que o Senado refletir sobre todas as formas possíveis em como contribuir nessas ações de enfrentamento para a covid-19", disse o relator Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

O PL aprovado regulamenta acordos diretos da União para o pagamento com desconto de até 40% dos precatórios de grande valor e para encerrar ações contra a Fazenda pública. Precatório é uma ordem judicial para pagamento de dívidas dos governos federal, estaduais e municipais, cuja ação foi perdida pelo próprio Estado e transitada em julgado, ou seja, quando não cabe mais qualquer recurso. O projeto trata apenas dos precatórios federais.

O texto prevê que, no caso dos acordos firmados durante a vigência do estado de calamidade pública devido à covid-19, o montante obtido com os descontos nos precatórios deverá ser usado no financiamento de ações de combate à doença. Aqueles firmados depois da pandemia deverão servir para amortizar a dívida pública federal.

O projeto inclui ainda nas novas regras os precatórios originados de ações relativas aos repasses da União ao antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que complementava salários de professores da rede pública dos entes federados. Esse foi um pedido apresentado pelos governadores do Nordeste durante a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados.

Os valores coletados por Estados e municípios com os precatórios do Fundef manterão sua destinação original, não podendo ser redirecionados para as ações de combate ao coronavírus. Pelo menos 60% dos recursos arrecadados deverão ser usados para pagar abono a professores ativos, inativos e pensionistas.

Motorista de aplicativo tem carro levado por criminosos em São Luís

 

Motorista de aplicativo tem carro levado por criminosos em São Luís

Um motorista de aplicativo foi vítima de assalto praticado por uma dupla no bairro São Francisco. A polícia foi acionada e encontrou os criminosos e o carro, nas proximidades do Terminal da Praia Grande, região central de São Luís.

Veja mais na reportagem de Silvan Alves.

Polícia prende envolvido na morte de agente da Funac

 

Polícia prende envolvido na morte de agente da Funac

A Polícia Civil do Estado do Maranhão cumpriu, nesta terça-feira (18), o mandado de prisão preventiva em desfavor de um dos autores do crime de homicídio do monitor da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), Marcos Pablo de Souza Penha, fato ocorrido no dia 13.06.2019 quando o funcionário público se aproximava de seu local de trabalho, no Centro de São Luís.

As investigações apontaram que o indiciado tramou a morte do funcionário quando ainda era interno da unidade Sítio Nova Vida e, após ser regularmente posto em liberdade, executou seu plano, matando a vítima com disparos de arma de fogo enquanto ela caminhava em direção ao seu posto de trabalho.

O investigado foi preso no interior do estado, na cidade de Apicum Açú/MA, quando, em companhia de outros indivíduos, assaltaram um caminhão de uma empresa transportadora. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Área Norte.

Com informações da assessoria.

Drogas, armas e munições são apreendidas em operação realizada em Timon

 

Drogas, armas e munições são apreendidas em operação realizada em Timon

Um operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na apreensão de duas pistolas 380, uma pistola 765, um revólver calibre 38, munições de calibre 380, 38 e 12, maconha prensadas, tabletes grandes de maconha.

Durante a operação realizada em Timon, duas pessoas foram presas e um homem identificado apenas como ‘Playboy’, morreu em uma troca de tiros com a equipe policial.

‘Playboy’ era foragido do sistema prisional do Piauí. As outras duas pessoas foram autuadas na Central de Flagrantes de Timon por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo e foram encaminhados à UPR local onde ficarão à disposição da Justiça.

Mc do Corte é o novo destaque dos Barbers do bairro São Francisco

O atleta Patrick Weyder esteve no salão do Barber Mc do Corte e aproveitou para indicar o trabalho deste jovem humilde e que tem o seu talento reconhecido.

"Gostei muito do trabalho do Mc do Corte, é um grande profissional. Recomendo".

Contato via whatsapp: (98) 984845627

domingo, 16 de agosto de 2020

Lideranças do São Francisco prestigiam Jantar da Comunidade no Residencial Tiradentes

Vavá da Escolinha e representantes do seu grupo político do bairro São Francisco, atleta Patrick Weyder e Leandro Alves, estiveram presentes, prestigiando o Jantar da Comunidade, no Residencial Tiradentes. "Foi um momento muito bonito e de confraternização". Disse Patrick.

Criminosos se passam por funcionários de bancos e aplicam golpes em São Luís

 


Criminosos estão se passando por funcionários de bancos e aplicando golpes na região metropolitana de São Luís. Segundo a polícia, a ação da quadrilha estaria ocorrendo há quase um mês.

De acordo com os relatos das vítimas, a quadrilha age sempre da mesma forma. Eles telefonam e se identificam como funcionários de várias instituições de atuam no estado dizendo que o cartão do banco foi clonado.

Acidentes na BR-010 resultam em duas mortes

 

Publicado em  por 

Dois acidentes foram registrados nas últimas horas na BR-010, no Maranhão. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro foi registrado no km 299, em São Francisco do Brejão.

A vítima que trafegava pela BR, foi atropelada por uma motocicleta e não resistiu aos ferimentos.

Já no km 361 em Itinga do Maranhão, o acidente foi do tipo colisão envolvendo um caminhão e uma moto. Com o impacto, o condutor da moto foi lançado na via e não resistiu.

Semana do Encarcerado leva programação aos internos do sistema prisional

 

De 17 a 21 de agosto, a programação da 21ª Semana do Encarcerado segue nas 45 unidades prisionais de ressocialização com diversas atividades que incluem palestras, debates e ações com os apenados, seguindo os protocolos de saúde. 

Nas unidades prisionais, os internos poderão participar de ações de saúde com atendimento, consultas médicas, exames e cobertura vacinal, atividades religiosas, rodas de conversas, apresentação de filmes e documentários, palestras e atendimento jurídico.

Ação Social na Vila Jumento, promovida pelo grupo de Vavá da Escolinha foi realizada com sucesso

Aconteceu na Vila Jumento, São Francisco, uma ação social promovida por Vavá da Escolinha e seu grupo. A comunidade tem sempre o apoio do vereador Astro de Ogum que está dedicando esforços para a resolução das demandas apresentadas pelos moradores. 

Astro já esteve reunido com a comunidade e disse que tudo o que estiver ao seu alcance será realizado. Vavá, que reuniu os moradores relatou que ficou muito feliz e viu no semblante das pessoas e pela repercussão que este é o caminho certo para uma São Luís melhor.

Semana do Encarcerado leva programação aos internos do sistema prisional

 

Semana do Encarcerado leva programação aos internos do sistema prisional

De 17 a 21 de agosto, a programação da 21ª Semana do Encarcerado segue nas 45 unidades prisionais de ressocialização com diversas atividades que incluem palestras, debates e ações com os apenados, seguindo os protocolos de saúde. 

Nas unidades prisionais, os internos poderão participar de ações de saúde com atendimento, consultas médicas, exames e cobertura vacinal, atividades religiosas, rodas de conversas, apresentação de filmes e documentários, palestras e atendimento jurídico.

Educação Brasileira

 

Por Elida Oliveira e Luiza Tenente, G1

 


Mais da metade (52%) da população acima de 25 anos não terminou o ensino médio — Foto: Reprodução/RPC

Mais da metade (52%) da população acima de 25 anos não terminou o ensino médio — Foto: Reprodução/RPC

A pandemia do novo coronavírus provocou dois fortes impactos na educação brasileira: a prolongada interrupção das aulas, ainda sem muitas certezas sobre a retomada, e uma crise econômica que pode representar um corte de mais de R$ 4 bilhões no caixa educacional em 2021. Quais são os efeitos dos eventos recentes no projeto de universalizar a educação no país e melhorar a estrutura das escolas públicas?

Hoje há mais de 10 milhões de brasileiros analfabetos acima de 15 anos. Mais da metade (52%) da população acima de 25 anos não terminou o ensino médio. Os números, altos, já foram piores. Mas os avanços a passos lentos correm o risco de serem perdidos com a força da pandemia.

“Os jovens ficarão praticamente um ano parados. Alguns vão sair da escola e não vão voltar porque perderam contato com colegas ou com as escolas”, diz Naercio Menezes Filho, pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper.

"Crianças pequenas podem ter problemas de desenvolvimento infantil, às vezes submetidas a um ambiente estressado, com pais possivelmente desempregados ou com renda menor."