sábado, 15 de agosto de 2020

Idosa de 101 anos vence o coronavírus

 

Idosa de 101 anos vence o coronavírus

Regina Coelho Guiné, de 101 anos, é uma das mais de 124 mil pessoas recuperadas da Covid-19 no Maranhão. A paciente, usuária do sistema público de saúde, avalia positivamente o atendimento mais uma vez recebido na rede estadual. Por duas vezes ela recebeu assistência no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), a primeira quando fraturou o fêmur esquerdo e a segunda quando lutou contra o novo coronavírus.    

“Nestes quase três anos de existência, o HTO acumula histórias impressionantes. Pacientes como a dona Regina nos chamam muita atenção. Com o advento do coronavírus, a nossa unidade precisou ser transformada em referência para o tratamento dos diagnosticados com a doença. Com isso, a excelência usada no cuidado dos pacientes ortopédicos foi reprisada àqueles que precisaram de um leito, seja de UTI ou de Enfermaria”, afirmou o diretor-geral do HTO, Odair Teodoro Tostes. 

Há mais ou menos um mês, o filho da dona Regina, o senhor Antônio Coelho, começou a notar que algo não estava muito bem. “Percebi que ela estava febril e um pouco indisposta. Como ela faz acompanhamento no HTO por conta da cirurgia, contatei a médica que a atende para que uma consulta fosse realizada. Foi então que realizaram alguns exames e foi confirmado o diagnóstico para coronavírus”, descreveu Antônio. 

Dona Regina e o filho Antônio Coelho (Foto: Julyane Galvão)

Em razão da idade avançada, a idosa passou a receber os cuidados médicos da equipe do HTO. Para a surpresa de todos, assim como na pós-cirurgia ortopédica, dona Regina respondeu positivamente aos medicamentos e cuidados dispensados e pode ter alta. “Estou quase vencendo. Já ando sozinha, almoço bem, até converso com os amigos que vêm me visitar”, compartilhou. 

Mesmo depois da alta, por causa do ainda presente cenário de pandemia, e também para evitar exposição em ambiente público, a assistência à dona Regina tem sido mantida por meio de contatos telefônicos diários ou aplicativo de mensagem instantânea. 

Segundo a clínica e intensivista do HTO Francisca de Araújo, durante as abordagens são verificados os sinais vitais e resposta aos medicamentos. “O fator decisivo para a melhora da dona Regina foi o diagnóstico precoce, pois o idoso reage de formas diferente, por isso a vigilância precisa ser constante desde a primeira mudança notada”, pontuou.

Com informações da assessoria.

Vereadora de Peritoró tem rosto queimado pelo companheiro

 

A vereadora Lionete Silva de Araújo Coelho (PTC), 32 anos, teve metade do rosto e corpo queimado com água quente. O autor foi identificado como sendo o ex-vereador e companheiro, André Pinheiro. O caso ocorreu na residência da vítima, na cidade de Peritoró.

A motivação do crime seria ciúmes. A vítima teve queimaduras de 3º grau e foi encaminhada para um hospital da cidade.

Em nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP-MA), informou que a Polícia Civil do Maranhão já instaurou inquérito pra investigar o caso. No ato da formalização da denúncia, a polícia solicitou à justiça medida protetiva para a vítima.

Astro em Igaraú, Zona Rural de São Luís, disse que "quem tenta ajudar os pobres, tem problemas com os ricos".


O vereador relatou no sábado (15) que foi tremendamente perseguido porque é querido pelo povo, pelo seu empenho na resolução dos problemas enfrentados pelas comunidades.

Emoção: Moradora de Igaraú não consegue segurar as lágrimas ao falar da luta de Astro pelo povo

A líder comunitária Roxinha, moradora antiga da localidade, se emocionou ao falar do trabalho que Astro de Ogum vem realizando na Zona Rural de São Luís. "Nós temos um grande parceiro, que se preocupa  com a nossa comunidade". Disse a moradora.

Astro em Igaraú, Zona Rural de São Luís, agradece a Deus pelas vitórias conquistadas

O decano da Câmara Municipal de São Luís falou que o seu respeito pelo povo ao longo desses mais de 20 anos, e que está a caminho do seu 6º mandato consecutivo, se deve ao fato do respeito que ele sempre teve e terá pela sua palavra junto à população. "Esse é o ponto de partida dessa parceria que ainda vai durar muito tempo, pois eu sempre honro a minha palavra". Disse Astro.

"O povo merece respeito e consideração" Disse Astro na Zona Rural 

Durante visita à comunidade Igaraú, Zona Rural de São Luís, o vereador demonstrou todo o seu respeito pela população, relatando que o povo é quem paga o salário dos agentes públicos, e por isso merecem valorização.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Vinícius Jansen reúne jovens para discutir pautas para apresentar para o vereador Astro


Nesta Sexta-feira (14), O estudante Vinícius Jansen esteve reunido com o grupo de juventude de diversas localidades de São Luís. Todos estiveram presentes na sua residência no Centro de São Luís.

"O encontro teve como objetivo a construção de ideias e planos para uma São Luís melhor. Todos juntos estaremos trabalhando e apoiando o nosso líder, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de ogum". Disse Vinicius.

Inquérito que avalia cenário atual da pandemia chega à fase final no MA

 

Publicado em  por 

O Inquérito Sorológico que está sendo realizado no Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para avaliar o cenário atual da pandemia no estado, chega à fase final. A pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico, iniciada no dia 27 de julho, já foi concluída nos 69 municípios contemplados pelo Inquérito, que abrangem todas as 19 Regionais de Saúde do Maranhão.  

Um dos coordenadores do Inquérito Sorológico e chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA), Lídio Gonçalves, explica que, com a finalização da parte de campo da pesquisa, está sendo concluída a análise das amostras para a sistematização dos dados. 

Com a conclusão da fase de coleta, entrevista e análise das amostras, a compilação dos dados será encaminhada para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceira da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no estudo, que ficará responsável pela análise estatística e tabulação dos dados para a posterior divulgação dos resultados da pesquisa. 

O coordenador geral do Inquérito Sorológico e professor da UFMA, Antônio Augusto Moura, destaca que ao todo, 30 pessoas entre alunos, servidores da UFMA e da SES, trabalharão nesta última etapa da análise.  

Com informações da Secretária de Estado da Saúde.

98 municípios maranhenses têm pedido de força federal para as eleições 2020

 

98 municípios maranhenses têm pedido de força federal para as eleições 2020

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou por unanimidade o pedido de força federal a 98 municípios maranhenses para as eleições de 2020.

O pedido, que será encaminhado primeiramente para conhecimento do Governo do Estado, e depois para autorização por parte do Tribunal Superior Eleitoral, foi apresentado pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Joaquim Figueiredo, relator do processo.

No seu voto, o desembargador, após consulta às zonas eleitorais e análise de alguns setores do Tribunal, como a própria Corregedoria e a seção de segurança institucional, definiu que 98 municípios de 67 zonas eleitorais precisariam de força federal.

Foram considerados como critérios o histórico anterior de violência, a própria justificativa do magistrado no pedido, prioridade para cidades mais distantes, áreas indígenas e a capital, devido à redução de 3 zonas.

A requisição de força federal está prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04. Ela deve ser feita pelo juiz eleitoral da zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação.

As forças federais são compostas por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Por essa razão, cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovar ou não a necessidade do apoio. Em seguida, a decisão é comunicada ao Poder Executivo Federal para que tome as providências sobre a logística dessa atuação.

Já ao Ministério da Defesa, responsável pelo gerenciamento das forças federais, cumpre dimensionar e destacar os contingentes que serão engajados para atender a cada caso.

Municípios contemplados com a aprovação do pedido

São Luís, Coroatá, Araioses, Água Doce do Maranhão, Bacabal, Cururupu, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Benedito Leite, Nova York, Santa Rita, Cajari, Barra do Corda, Brejo, Santa Quitéria, Buriti, Carolina, Afonso Cunha, Colinas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Alto Alegre do Maranhão, Parnarama, Pinheiro, São Bento, Turiaçu, Chapadinha, Mata Roma, Buriti Bravo, Penalva, São João do Paraíso, Porto Franco, São José de Ribamar, Dom Pedro, São Bernardo , Presidente Dutra, São José do Basílio, Joselândia, Barreirinhas, São Domingos do Maranhão, Fortuna, Governador Luiz Rocha, Esperantinópolis, Poção de Pedra, São Raimundo do Doca Bezerra, Loreto, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, Amapá do Maranhão, Godofredo Viana, Cândido Mendes, Bom Lugar, Igarapé Grande, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Mirador, Sucupira do Norte, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Lagoa da Pedra, Bela vista do Maranhão, Santa Filomena, Tuntum, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, São Mateus do Maranhão, Matões do Norte, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Zé Doca, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Amarante do Maranhão, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Bela Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Governador Nunes Freire, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Montes Altos, Formosa da Serra Negra, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Bacuri, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Bequimão, Peri-Mirim e Santa Inês.

Com informações do TRE

Astro de Ogum na valorização do esporte e da infraestrutura, esteve na Cohama e no Residencial Tiradentes


"O esporte incentiva a juventude para o bem". Disse Astro na Cohama

O líder comunitário Márcio Paulo, líder comunitário que luta há anos pela quadra, disse que ela estava abandonada há  aproximadamente 10 anos, e que o vereador com toda a sua atenção de sempre, olhou pela comunidade e reformou a quadra poliesportiva. "Agradecemos esse carinho que o vereador tem pela nossa comunidade que a partir de então, não está mais esquecida. Estamos nos sentindo abraçados". Disse Márcio.

"Agradecemos o trabalho de Astro no Residencial Tiradentes"

Disseram os moradores da comunidade Diversas lideranças da localidade reuniram-se para agradecer o pedido que o vereador Astro de Ogum (PCdoB) fez para a prefeitura de São Luís, para a realização da terraplanagem e asfaltamento do residencial que está mudando a realidade do povo. "É tempo de novas conquistas, e tudo isso é feito pelas mãos do povo, pois o poder emana das mãos de cada um de vocês. Abaixo de Deus vou sempre lutar contra os poderosos". Destacou o parlamentar.

Astro na defesa das mulheres

"54% do eleitorado é de mulheres, a valorização dessas guerreiras é muito grande. Tenham a certeza que eu não uso o povo, ao contrário disso, estou sempre perto da população, lutando e realizando". Disse Astro.

Infraestrutura

"Eu penso sempre no desenvolvimento da cidade, e é exatamente assim que pensa o vereador Astro. Então me identifico muito com ele". Disse o líder comunitário Magão.

Inquérito que avalia cenário atual da pandemia chega à fase final no MA

 

O Inquérito Sorológico que está sendo realizado no Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para avaliar o cenário atual da pandemia no estado, chega à fase final. A pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico, iniciada no dia 27 de julho, já foi concluída nos 69 municípios contemplados pelo Inquérito, que abrangem todas as 19 Regionais de Saúde do Maranhão.  

Um dos coordenadores do Inquérito Sorológico e chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA), Lídio Gonçalves, explica que, com a finalização da parte de campo da pesquisa, está sendo concluída a análise das amostras para a sistematização dos dados. 

Com a conclusão da fase de coleta, entrevista e análise das amostras, a compilação dos dados será encaminhada para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceira da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no estudo, que ficará responsável pela análise estatística e tabulação dos dados para a posterior divulgação dos resultados da pesquisa. 

O coordenador geral do Inquérito Sorológico e professor da UFMA, Antônio Augusto Moura, destaca que ao todo, 30 pessoas entre alunos, servidores da UFMA e da SES, trabalharão nesta última etapa da análise.  

Com informações da Secretária de Estado da Saúde.

Maranhão demonstra interesse na vacina russa contra a Covid-19

Em coletiva realizada hoje (14), por meio de redes sociais, o governador Flávio Dino (PCdoB), informou que o estado maranhense tem o interesse em acompanhar a fase de consolidação da eficácia da vacina russa contra a Covid-19.

O governador disse que o acompanhamento está sendo feito por intermédio do consórcio Nordeste. Se comprovada a eficácia, manifestará o interesse ao acesso do produto.

Durante a coletiva, Flávio Dino destacou as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas com o retorno das atrações musicais, a partir de 00h00 de sábado (15).

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Vereador Astro de Ogum visita várias comunidades de São Luís. "Meu mandato é do povo". Disse o parlamentar

Cidade Operária 


A comunidade do bairro da Cidade Operária está muito feliz pela visita do vereador Astro de Ogum (PCdoB) que foi conferir de perto a situação do campo do MPB Futebol Clube, na Unidade 201, que já tem mais de 20 anos fazendo trabalhos comunitários.

"Agradecemos a atenção do nosso representante Astro, e estamos pedindo que ele nos ajude na construção do nosso campo e de uma pracinha pras nossas atividades físicas, que foi uma sugestão do vereador. Se Deus quiser vai da certo". Disse Carlão, líder comunitário.

Zona Rural de São Luís

A população da  comunidade Terra do Rumo e Sol Nascente, na Zona Rural de São Luís se reuniu para tratar de um problema grave pelo qual estão passando. A ponte que liga as duas comunidades está deteriorada e precisa urgentemente de reparos. Astro esteve no local no intuito de tentar ajudar a resolver o problema.

O vereador terminou o seu dia de trabalho vistoriando as obras do Campo do Barreto, que é um sonho da comunidade.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Andrezinho do Cohatrac convida Astro de Ogum para conversar com os empreendedores do bairro Cohatrac

Andrezinho do Cohatrac Coordenador de Juventude  do vereador Astro de Ogum, convidou o parlamentar para conversar diretamente com os empreendedores do bairro Cohatrac. Esta vem sendo a postura do vereador ao longos dos anos. 

Os moradores do bairro, já estão acostumados com essa proximidade de Astro. "Independentemente do período eleitoral nós estamos sempre ao lado da comunidade, ouvindo de perto e tentando solucionar as problemáticas existentes". Disse Andrezinho.

Centro de Odontologia Estética do Dr.Rafael Nunes

 
Agende sua consulta no Centro de Odontologia Estética do Dr.Rafael Nunes, no bairro São Francisco. Av.Ana Jansen, Ed.Mendes Frota S.613. Fones: 3235-3497; (98)99163-7693. 

Aceita convênios. Faz Implante Dental, Lente de Contato Dental, Bichectomia, Redução de papada, entre outros. Entre em contato e tenha de volta o seu sorriso e mastigação de forma segura e eficiente.

@drrafaelnunes @centrodeodontolgia

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Campanha ‘Fia, não se cale- Denuncie’ é lançada no Maranhão

 

Publicado em  por 

Em alusão ao agosto lilás, mês de enfrentamento e combate à violência contra as mulheres, o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), lança a campanha ‘Fia, Não Se Cale- Denuncie’, que  tem por objetivo ampliar a discussão do enfrentamento à violência de gênero e conscientizar a população sobre o combate às mais diversas formas de violência contra as mulheres.

A campanha concentra-se em motivar mulheres a reconhecerem os primeiros sinais de violência e se protegerem contra as consequências desastrosas que um relacionamento abusivo pode trazer.

O mês de agosto simboliza, para a luta das mulheres, um mês de profunda importância no combate e enfrentamento à violência de gênero. Dedicado a um marco nos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica, comemora-se o aniversário da  Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres, contribuindo significativamente na taxa de redução de feminícidio praticados, em muitas vezes dentro da própria residência da vítima. 

Nesse sentido, a lei acaba por trazer para o debate concepções de violência que extrapolam o âmbito da agressão física, orientando as mulheres à conscientização, a percepção e, em seguida, a recusa a situações de violência e subjugações.

Lei Maria da Penha

Instrumento jurídico de maior efetividade no combate à violência doméstica e de gênero contra mulheres, a Lei Maria da Penha completa 14 anos desde sua promulgação, no dia 7 de agosto de 2006. Inspirada em uma mulher real, a farmacêutica bioquímica, a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica por 23 anos, a lei se tornou um dispositivo poderoso contra a violência praticada por homens contra suas parceiras.

A Lei estabelece, por exemplo, uma série de políticas de proteção, com aplicação de medidas protetivas à mulher. Ela também promove a criação e implantação de delegacias e varas especializadas contra a violência doméstica e de gênero, tornando os atendimentos mais céleres e otimizando as denúncias, já que muitas mulheres vítimas de violência não sabiam como denunciar.

Com informações da assessoria.

domingo, 9 de agosto de 2020

Othelino Neto decreta luto oficial na AL pelas vítimas da Covid-19 no Brasil

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), decretou, neste domingo (9), luto oficial de três dias em memória das mais de 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.

O parlamentar se  solidarizou com as famílias que perderam seus entes para a doença e lamentou a triste marca alcançada esta semana.

“Chegamos a esta triste marca no país. E neste momento de dor, lamento a perda de cada uma das vidas brasileiras ceifadas por essa doença. São mais de 100 mil vidas que importam muito. Que Deus possa confortar o coração das pessoas que perderam alguém do seu convívio em razão da Covid-19”, declarou Othelino Neto.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o total de óbitos registrados é de 100.240, com 2.988.796 casos da doença. A luta dos brasileiros começou em março, quando foi registrada a primeira morte. Desde então, a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e demais órgãos competentes da área se mobilizaram em prol do isolamento social, no intuito de todos seguirem as medidas de biossegurança necessárias, na tentativa de minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

"O esporte tem o apoio de Astro de Ogum" disse Andrezinho do Cohatrac em reunião com time de São Luís


Com o  intuito de intensificar o apoio ao esporte na cidade de São Luís, Andrezinho do Cohatrac, Coordenador Geral de Juventude do vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PCdoB), vem conversando com diversas lideranças ludovicenses.

"Eu acredito que é através do esporte, da educação e do incentivo aos jovens que conseguiremos ter mais campeões nos representando, e é porisso que eu estou sempre incentivando e articulando com o nosso vereador Astro, formas de apoiar esses guerreiros que mantém esses importantes projetos sociais". 

Disse Andrezinho na reunião com a equipe do time Paysandu Esporte Clube, das comunidades Santa Bárbara e São Cristóvão, que contam com o apoio e a parceria do vereador Astro de Ogum, que já está no seu 5° mandato consecutivo, justamente porisso, pois está sempre ao lado das comunidades, e sabe os reais problemas enfrentados pelo povo, sobretudo os mais carentes.

 "Como ando pelos 4 cantos dessa cidade, consigo entender as dificuldades da população. Faço questão de levar todas essas demandas para o nosso representante na Câmara, pois ele sempre se mostra sensível à esses pedidos e luta para resolve-los". Finalizou o Coordenador de Juventude.