sábado, 11 de julho de 2020

Mais de 75 mil pessoas já estão curadas do novo coronavírus no Maranhão


Mais de 75 mil pessoas já estão curadas do novo coronavírus no Maranhão

Mais de 330 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) do Maranhão por conta do novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado já ultrapassou 96.700 casos confirmados, sendo 18.756 casos ativos, 75.570 curados e, infelizmente, 2.392 mortos.
Imperatriz registrou 15 novos casos, 117 em São Luís e 1.263 nas demais regiões. Já foram realizados 202 mil testes, 105 mil descartados e 6.650 casos suspeitos. Novos óbitos foram registrados em Bacabal (1), Icatu (1), Viana (1), Codó (1), Santa Luzia (1), Mata Roma (1), São José de Ribamar (1), Pedreiras (1), Chapadinha (1), Imperatriz (1), Pedreiras (1), Araioses (2), Coelho Neto (2), Açailândia (7) e São Luís (13).
Dos novos óbitos, um foi registrado nas últimas 24 horas na cidade de Pedreiras. Os demais foram registrados em dias e/ou semana anteriores e aguardavam resultado do exame laboratorial para COVID-19.
Quase 2.500 profissionais da saúde infectados pelo novo coronavírus já estão recuperados e outros 50 acabaram morrendo desde o início da pandemia em decorrência de complicações da doença. A COVID-19 já infectou 2.615 profissionais em todo o Maranhão.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Tentativa de assalto termina com suspeito e condutor de carro-lotação feridos


Tentativa de assalto termina com suspeito e condutor de carro-lotação feridos

O motorista de um carrinho-lotação foi baleado por volta do meio dia desta sexta-feira (10) após tentativa de assalto na Avenida Clodomir Cardoso, em São José de Ribamar.
Segundo as primeiras informações repassadas à polícia, o assaltante estava dentro do carro e teria pedido para descer próximo ao Parque da Cidade. Quando o motorista parou o veículo, o suspeito anunciou o assalto. Houve luta corporal e o criminoso acabou desferindo um tiro na perna do condutor.
Ainda durante a luta corporal, o motorista conseguiu imobilizar o assaltante e virou a arma para o suspeito, atingindo-o no abdômen. Após o ocorrido, a população se aproximou e, por pouco, não iniciou uma tentativa de linchamento.
Além de ambulância do Hospital Municipal de São José de Ribamar, foi acionada até o local uma viatura do 13° Batalhão de Polícia Militar. Foi dada voz de prisão para o suspeito, que havia sido contido por populares até a chegada da PM, e ambos receberam os primeiros atendimentos médicos. O estado de saúde dos dois não foi informado.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Justiça nega habeas corpus a suspeito de tentativa de feminicídio


Justiça nega habeas corpus a suspeito de tentativa de feminicídio

Seguindo voto do desembargador Raimundo Melo (relator), a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão negou habeas corpus impetrado pela defesa de Jasom Souza Vieira, preso em caráter preventivo suspeito de ter tentado assassinar a companheira, em janeiro deste ano.
A defesa solicitou a prisão preventiva domiciliar de Jasom Sousa Vieira, alegando ser o mesmo diabético e que, por isso, sua permanência na prisão coloca em risco sua saúde, em virtude da pandemia da COVID-19. Argumentou que a atual situação de Jasom Souza constitui uma violação aos direitos humanos.
O desembargador Raimundo Melo (relator) afirmou, que a existência da pandemia não pode significar um salvo conduto para liberar presos preventivos indiscriminamente, mesmo com medidas cautelares diversas da prisão.
De acordo com o relator, “a COVID-19 não pode servir de bandeira à impunidade para o cometimento de crimes. Em situações como a que estamos vivendo, a prioridade deve ser a sociedade”.
Ao analisar o processo, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal decidiram que o Poder Judiciário deve seguir as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (Portaria 62/2020) e dos Ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública, cujo entendimento é de que o risco genérico de contaminação pelo COVID-19 não é suficiente para a colocação de presos em prisão domiciliar, devendo ser analisadas as condições pessoais do preso e a gravidade concreta do delito por ele praticado.
ENTENDA O CASO
Jasom Vieira foi capturado na primeira quinzena de fevereiro, suspeito do crime, ocorrido na comunidade da Vila Cafeteira, municipio de Paço do Lumiar.
O crime ocorreu no dia 20 de janeiro de 2020, quando o acusado Jasom desferiu um golpe de faca na região do tórax da vítima. Ele fugiu e só foi preso quase um mês depois. A vítima foi socorrida por familiares e encaminhada a um hospital, onde foi submetida a procedimentos cirúrgicos, que acabaram salvando a vida dela.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Delegado fala sobre prisão de suspeito de furto de moto durante test drive



A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículo (DRFV), prendeu um homem suspeito de cometer vários crimes patrimoniais em São Luís e região metropolitana.
No caso em questão, ocorrido no dia 21 de janeiro deste ano, o suspeito fingiu interesse em um veículo anunciado no site OLX e subtraiu a motocicleta da vítima enquanto fazia test drive. O caso, configuraria como crime de furto mediante fraude.
Outros casos com o mesmo modus operandi estão sendo apurados com o fim de combater esse tipo de crime. O suspeito já possui outros processos criminais por envolvimento em crimes patrimoniais e associação criminosa.

domingo, 5 de julho de 2020

Pesquisa do Instituto Prever aponta aprovação de 63,2% de Flávio Dino em São Luís


5 de julho de 2020 : 08:50



3
A pesquisa do Instituto Prever apontou que o governador Flávio Dino (PCdoB), tem aprovação de 63,2% pelo eleitorado de São Luís. Os números foram coletados através de 1006 questionários entre os dias 29 de junho e 2 de julho.
De acordo com o levantamento, Flávio Dino tem seu governo classificado como ótimo por 10,9% dos ludovicenses, outros 33,3% classificam como bom, 31,4% dizem que o governo é regular, 8,8% avaliam como ruim e 14,1% como péssimo. Não souberam responder representaram 1,5%.
No quesito aprovação, Flávio Dino recebeu 63,2% e desaprovado 34,1%. Não souberam responder representam 2,7%. Curiosamente, os números foram bem semelhantes aos divulgados pelo Instituto Exata no Jornal Pequeno deste domingo (5), o que confirma que institutos estão fazendo pesquisas eleitorais, mas mantendo os números sob sigilo.
Na pesquisa Exata, Flávio tem 65% de aprovação e 32% de desaprovação. 3% não sabem ou não responderam, ou seja, números oscilando dentro de uma margem de erro dos números do Instituto Prever.
A pesquisa do Instituto Prever possui uma margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatória simples de 1006 entrevistas que é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O plano amostral consta de quotas proporcionais existentes no município pesquisado de acordo com as variáveis, Sexo, Faixa Etária e escolaridade referenciadas na base de dados do mês de maio de 2020 do TSE. A pesquisa está registrada com o seguinte protocolo MA-04571/2020.