Governador Flávio Dino feito uma gestão eficiente l Foto; Governo do Maranhão
O levantamento, que é realizando desde o final de 2015, avalia o cumprimento dos compromissos de campanha e das promessas feitas por cada governante antes de assumir o cargo. Neste caso, a avaliação se refere ao primeiro ano de mandato dos governadores eleitos ou reeleitos em 2018 e empossados em 2019.
De acordo com o G1, o governador Flávio Dino já cumpriu em 2019, ou está cumprindo, 70% das propostas feitas. Isso coloca o governo do Maranhão como um dos dois mais eficientes do país, junto com o do Ceará, que tem um percentual de 74%.
O índice obtido pelo governo maranhense é melhor do que o conseguido no primeiro ano do primeiro mandato de Flávio Dino. No levantamento feito em 2015 a taxa de eficiência foi de 59%, o que já posicionava o Maranhão entre os dois melhores em 2015. Ao longo do fim do primeiro mandato Flávio Dino assumiu a liderança.
Os critérios da pesquisa levaram em conta promessas específicas realizadas em um programa de governo registrado no TSE, além de entrevistas e debates durante a campanha eleitoral.
As promessas são avaliadas nas seguintes áreas: administração municipal, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, saúde, habitação, esporte, meio ambiente, infraestrutura, segurança pública e transparência.
Das 57 promessas feitas, 27 estão sendo cumpridas em parte (cumprida, mas com pendências), 13 foram realizadas totalmente, 15 ainda não foram cumpridas e duas não foram avaliadas.
Como muitas das propostas de governo de Dino já estão encaminhadas ou prontas para ser executadas, a tendência é que o índice melhore significativamente na próxima avaliação.
Promessas cumpridas
Entre as ações colocadas em prática pelo governador estão à ampliação do programa Mais IDH, que atende os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano. O governo maranhense também ampliou o programa Travessia, que oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência em 29 cidades do estado.
Escolas maranhenses contam com equipamentos modernos l Foto: Governo do Estado
Flávio Dino também reformou e construiu novas escolas, criaou laboratórios regionais de ciências, melhorou o sistema de segurança pública e manteve o Orçamento Participativo no estado, entre outras muitas ações que asseguraram a eficiência de sua gestão e melhorias para a vida da população.
Da redação, com informações do Governo do Maranhão
Em resposta a noticia veiculada em blogs na manhã desta terça-feira (14), em que citava o Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Fernando Muniz, o mesmo publicou uma nota em que afirma que esteve em audiência apenas para esclarecimento junto a promotoria.
O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar foi acusado de participar de esquema criminoso. Mas todas as informações sobre o fato já foram esclarecidas.
Qualquer denuncia relativo assessorias e vereadores, não é de responsabilidade da presidência da casa, pois os indicados são escolhidos pelos próprios vereadores assessorados.
E todo processo administrativo realizado na Câmara foi esclarecido pelos diretores em depoimento diante da promotora, e não existe nenhum fato que envolve a conduta do presidente.
Em nota o vereador Ainda afirma que a sua participação foi exclusivamente para prestar os devidos esclarecimentos a promotoria e que não possui qualquer vínculo com o caso.
Confira a nota na íntegra:
Em fase de notícias veiculadas em blogs o Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar vem a público esclarece:
Que a única participação do Presidente da Câmara, o vereador Fernando Muniz, nos fatos noticiados se deu em razão da notificação da 1ª Promotoria para que, como chefe do legislativo municipal, se prontificasse em localizar o ex-assessor e encaminhá-lo à promotoria na data indicada.
Cumpre ainda esclarecer que o Presidente da Câmara compareceu perante a promotoria e esclareceu todos os fatos relacionados a administração da Câmara, informando que a responsabilidade sobre frequência e atividades dos assessores é de competência dos vereadores aos quais os assessores são atrelados, tudo conforme Resolução nº 005/2019 que regulamenta a atividades dos assessores parlamentares da Câmara Municipal de Paço do Lumiar – MA.
O vereador reafirma que não tem qualquer vínculo com os envolvidos e repudia qualquer intenção, seja ela política, ou de perseguição motivada por interesse de grupos que usam a imprensa na campanha de destruição e desmoralização da imagem de sua pessoa.
Por fim, o Presidente zela por todos os princípios que regem a administração pública, garantindo o envio encaminhamento de qualquer solicitação feita pelos membros do ministério público de Paço do Lumiar – MA.
A Polícia Civil de Vitória do Mearim, cidade a 178 quilômetros da capital maranhense, faz oitivas na região para prender os envolvidos na morte de uma jovem identificada como Fernanda Correa Pereira, de 25 anos.
De acordo com o delegado titular de Vitória do Mearim, João Firmo, a investigação está na fase final de oitivas com as testemunhas e, possivelmente, dois envolvidos teriam participação no crime. Após ser recolhido, o corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML) em São Luís, mas já foi liberado para a família. O laudo com a causa da morte deve sair nos próximos dias.
O corpo de Fernanda foi encontrado no último domingo (12) atrás de um campo em área de matagal no povoado Marajá, a 30 quilômetros da sede do município. Achada sem roupas, com marcas de esganadura e o rosto desfigurado, ela foi morta a pauladas. Além de dentes da vítima, a perícia técnica recolheu preservativos e um pedaço de madeira que teria sido usado no crime.