quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Festival Guarnicê na palma da mão: aplicativo aproxima público do festival durante pandemia

 Por Lorena Rodrigues

Festival Guarnicê na palma da mão: aplicativo aproxima público do festival durante pandemia

A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que tem sua abertura realizada na noite desta quarta-feira (14), está cheia de novidades. Na tentativa de aproximar o público do festival, a organização do evento criou um aplicativo que permite o acesso às atividades, programação e exibições de filmes completos das Mostras Nacionais e Mostras Maranhenses.

O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS e foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA.

O aplicativo foi desenvolvido de modo que o usuário possa navegar nele de forma muito intuitiva, trazendo em sua tela inicial os menus de Mostras Nacionais, Mostras Maranhenses, Formativas, Júri Técnico e Curadoria.

No app, usuário pode assistir às produções de curta e longa-metragem e tem acesso, inclusive, aos trailers, informações sobre as produções e até vídeos curtos dos realizadores comentando sobre suas respectivas produções. O público também tem acesso, no menu “Mostras Maranhenses”, aos videoclipes maranhenses inscritos no Festival.  

“Seja no celular ou no tablet, o app foi pensado para levar a melhor experiência do cinema adaptado a telas menores, para usuários super conectados e atentos às novidades que a tecnologia proporciona. Foi um salto tecnológico enorme para a universidade. Afinal, é papel de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão ser também vanguarda. E que lugar melhor para ser vanguarda que na cultura? A experiência do Guarnicê virtual certamente irá ser incorporada em outros eventos de nossa instituição”, enfatizou a diretora de Assuntos Culturais e coordenadora do evento, Li-Chang Shuen

Sem comentários:

Publicar um comentário