sábado, 19 de setembro de 2020

EGMA MOBILIZA SERVIDORES PÚBLICOS PARA VOTAÇÃO DE PROPOSTAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (OP)

 

O Governo do Maranhão realiza anualmente o Orçamento Participativo (OP), ação coordenada pela SEDIHPOP, SEPLAN e SECAP que consiste na participação da população na escolha de quais obras e serviços o Estado vai executar na sua região. Pensando nisso, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) mobiliza, de 21 a 25 de setembro, servidores públicos estaduais à votação do Orçamento Participativo (OP).

O Orçamento Participativo (OP) é um importante instrumento, onde a população é ouvida e pode escolher entre as propostas construídas durante as audiências públicas do Plano Plurianual (PPA), que comporão o orçamento público do ano subsequente.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todo o processo de escolha das propostas acontecerá de forma online, por meio da plataforma Participa MA, no site participa.ma.gov.br.

O diretor da EGMA, Prof. Odair José destaca a importância da participação dos servidores públicos nesse processo. “Os servidores também são os responsáveis pela chegada das políticas públicas à população., por isso agora precisamos decidir quais e onde essas políticas devem chegar”, afirmou.

Como votar

A votação para o Orçamento Participativo 2020 continua aberta até o dia 25 deste mês. É uma ferramenta para que a população participe diretamente das escolhas de obras e serviços.

Para participar, acesse o endereço participa.ma.gov.br. Em seguida, faça o cadastro na página. Depois você vai ser direcionado para a votação de sua região. Lá, você terá um rápido resumo sobre o Orçamento Participativo. Na parte inferior da página, você clica para iniciar o processo de votação.

Você terá acesso, então, a quatro vídeos mostrando como o sistema funciona e informações específicas sobre a sua região. Depois, é só votar numa das opções listadas.
As propostas de obras e serviços que forem mais votadas serão priorizadas na Lei Orçamentária Anual de 2021.

Investimentos

“Desde 2015, o governador Flávio Dino vem dando total apoio e garantindo todas as condições para que o Orçamento Participativo se consolide como um dos casos de sucesso do governo”, afirma o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Por meio do processo, já foram investidos quase R$ 700 milhões. “Orçamento Participativo é uma das políticas de governo de maior impacto junto à população maranhense”, acrescenta o secretário.

Sem comentários:

Publicar um comentário