24 de agosto de 2020 às 11:09

A cabeleireira Nayza Souza comemora aquecimento do comércio (Foto: Divulgação)

Cláudio Matias é comerciante no bairro Vilinha, em Imperatriz, um dos contemplados pelo Programa Mais Asfalto, do Governo do Estado. Ele conta que a “buraqueira” na rua era desanimadora até para investir no comércio, mas que, com o asfalto passando na porta, já está se organizando para melhorar o pequeno negócio. “Aqui era só buraqueira e lama. Esse asfalto é bom até para o meu comércio, atrai mais gente, a gente fica mais animado pra arrumar mais”, afirmou.

Na Vilinha, estão sendo contempladas com pavimentação as ruas Hong Kong, Gama, Lisboa e Avenida Atlântica. Essas vias fazem uma importante conexão do próprio bairro e também dão
acesso ao Centro e ao Parque Alvorada.

Nayza Souza tem um salão de beleza no bairro Mutirão, que também recebe serviços de pavimentação, e concorda que o asfalto movimenta o comércio. “Muita gente olha para o salão e não dá valor por ser em uma rua sem asfalto. Então vai ter mais movimento agora. E também vai melhorar para o bairro todo. Vai ser bem melhor”, avaliou.

Os moradores da Avenida Mutirão, que leva o nome do bairro, acreditam que a chegada do asfalto vai melhorar a circulação do transporte coletivo na região. “Eu tenho certeza que, depois dessa via arrumada, tudo vai mudar. Meus filhos têm dificuldade de pegar o ônibus para ir à escola. Aqui, estando tudo arrumado, o ônibus vai poder circular”, ressaltou Maria Alice, comerciante.

Outro benefício trazido pelas obras de asfaltamento é a geração de emprego. O auxiliar Jeremias Ribeiro estava desempregado quando o Mais Asfalto trouxe uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho. “Estava há um mês desempregado. Agora quero continuar aqui até quando Deus permitir, porque ficar parado é ruim”, afirmou.

Para Francisco Borges, morador do Santa Rita, a iniciativa do Governo do Estado traz conforto. Ele conta que já estava planejando vender a casa por causa das condições de acesso. Quando viu as máquinas trabalhando para a implementar a pavimentação asfáltica, mudou de ideia. “Não vou vender mais. Agora a rua vai ficar boa”.

O comerciante Cláudio Matias diz que o asfalto novo impulsiona vendas (Foto: Divulgação)

Entre as vias contempladas na região, a Rua Rui Barbosa, uma das principais do bairro, será beneficiada com mais de 1,5 quilômetro de pavimentação. É a primeira vez que a rua recebe asfalto. A iniciativa garante mais conforto aos moradores e a melhoria na infraestrutura está promovendo a valorização imobiliária.

Mais Asfalto em Imperatriz

Desde 2015, Imperatriz já recebeu mais de 100 quilômetros de pavimentação. As obras são executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, este ano foram aproximadamente 10 quilômetros. “Estamos investindo em melhorias na Infraestrutura que tem mudado, pra melhor, a realidade dos moradores. Quando ouvimos os relatos, percebemos o quanto o asfalto muda a vida das pessoas, e isso tem nos motivado a fazer mais”.

Nos últimos dias já foram contemplados bairros importantes como Jardim América, Vila Independência, Jardim Tropical, Santa Rita, Vilinha, Mutirão, Planalto e Vila Nova. Os investimentos são de R$ 8 milhões, resultado de investimentos do Governo do Maranhão e de iniciativas dos deputados Othelino Neto, Marco Aurélio e Rildo Amaral, que destinaram emenda para execução dos serviços.