O Inquérito Sorológico que está sendo realizado no Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para avaliar o cenário atual da pandemia no estado, chega à fase final. A pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico, iniciada no dia 27 de julho, já foi concluída nos 69 municípios contemplados pelo Inquérito, que abrangem todas as 19 Regionais de Saúde do Maranhão.  

Um dos coordenadores do Inquérito Sorológico e chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA), Lídio Gonçalves, explica que, com a finalização da parte de campo da pesquisa, está sendo concluída a análise das amostras para a sistematização dos dados. 

Com a conclusão da fase de coleta, entrevista e análise das amostras, a compilação dos dados será encaminhada para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceira da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no estudo, que ficará responsável pela análise estatística e tabulação dos dados para a posterior divulgação dos resultados da pesquisa. 

O coordenador geral do Inquérito Sorológico e professor da UFMA, Antônio Augusto Moura, destaca que ao todo, 30 pessoas entre alunos, servidores da UFMA e da SES, trabalharão nesta última etapa da análise.  

Com informações da Secretária de Estado da Saúde.