domingo, 14 de junho de 2020

São Luís é a quinta cidade do país com menor ritmo de contágio da Covid-19



O “ritmo de contágio” do novo coronavírus continua desacelerando na capital. A taxa atual de 1.12 elevou a posição de São Luís no ranking das cidades com a menor aceleração do ritmo de contágio da Covid-19, a capital agora ocupa a 5ª colocação. O levantamento foi realizado pela plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia no país entre o fim de maio e o começo de junho.


Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a taxa atual de São Luís significa que uma pessoa está transmitindo a doença para pouco mais de uma pessoa e o ritmo de contágio talvez seja o dado mais importante que se possa verificar para entender a mudança da doença.



O ritmo de contágio significa saber se estamos num caminho de aumento ou diminuição do número de pessoas infectadas. Verificar que São Luís está entre as cidades do Brasil com o menor indicador de contágio, com o fator de transmissão diminuindo, nos dá esperança. Nossa meta é chegar próximo de zero e quanto mais próximo desse índice quer dizer que conseguimos ter o controle da doença.





Ocupando os primeiros lugares no ranking aparecem as cidades de Porto Alegre/RS (0.99), Fortaleza/CE (1.03), Duque de Caxias/RJ (1.06) e Manaus/AM (1.07). Nas últimas colocações estão São Vicente/SP (1.84), Benevides/PA (1.89), Abaetetuba/PA (1.97), Tucuruí/PA (2.05) e Curuçá/PA (2.07).





O mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para coronavírus na Grande Ilha continua caindo. A ocupação dos leitos clínicos é de 23,80%, já os leitos de UTI que atualmente têm recebido pacientes de outros municípios, estão com 78,75% de ocupação.


A diminuição da taxa de ocupação dos leitos vai possibilitar ainda o início do processo gradual de devolução de leitos privados e/ou a mudança de perfil das novas unidades para outras especialidades.

Sem comentários:

Publicar um comentário