quinta-feira, 11 de junho de 2020

11 vantagens de ser bilíngue que vão surpreender você


“Falar outro idioma traz muitas vantagens.” Você com certeza já escutou isso muitas vezes. As vantagens mais conhecidas de ser bilíngue sobre as quais provavelmente já ouviu são melhores oportunidades profissionais, mais facilidade em aprender uma terceira ou quarta língua, mais facilidade em fazer amigos de outros países e de se comunicar com nativos quando você viaja para o exterior. Todos esses pontos são ótimas fontes de motivação para que eu continue estudando e melhorando meu espanhol. Mas há pouco tempo eu descobri outras vantagens de ser bilíngue que são menos conhecidas. Mas igualmente interessantes!
vantagens de ser bilíngue
Atualizado em 08.06.2020
Muitos estudos, usando diferentes métodos, têm mostrado que ser bilíngue traz certas vantagens. São vantagens que as pessoas bilíngues têm, no curto e no longo prazo. E que pessoas que falam apenas um idioma não têm o prazer de experimentar. Em geral, elas estão relacionadas ao fato de que o cérebro bilíngue é mais ativo. Isso porque que ele processa dois idiomas ao invés de um. Esta atividade força o cérebro a resolver pequenos conflitos internos, o que se traduz em exercitar e fortalecer constantemente certas funções cognitivas.
No artigo de hoje, vou compartilhar com você algumas das vantagens de ser bilíngue que são menos conhecidas. Espero que elas ajudem a mostrar o quanto é importante aprender um segundo idioma. E, também, quantas recompensas você obtém ao fazer isso.

As vantagens de ser bilíngue: 11 vantagens surpreendentes

1) O bilinguismo aprimora o funcionamento do nosso cérebro ^

Estabelecer objetivos, planejar estratégias para alcançá-los e organizar e executar tarefas são exemplos de funções executivas do nosso cérebro. De acordo com Costa et al. (2011), pesquisadores da Universidade Pompeu Faba, de Barcelona, na Espanha, o fortalecimento de certas funções executivas está ligado a algumas diferenças-chave entre o cérebro monolíngue e o cérebro bilíngue.
Pra começar, as pessoas bilíngues são mais eficientes em observar o ambiente que as cercas e absorver suas alterações. As pessoas bilíngues com frequência mudam de uma língua para a outra, às vezes sem sequer pensar a respeito. Fazer isso exige um alto grau de percepção das mudanças no ambiente. Exatamente como ocorre quando dirigimos um carro ou trabalhamos em um local ambiente muito agitado.
Na conclusão do estudo, as pessoas bilíngues comprovaram ser mais eficientes na resolução de problemas que exigem a execução de diversas funções simultâneas, quando comparadas a pessoas que falam apenas um idioma.

2) Pessoas bilíngues tendem a desenvolver maior controle cognitivo ^

De acordo com experiências realizadas por Kovács et al (2009), aos sete meses, bebês criados em lares bilíngues já conseguem suprimir respostas aprendidas anteriormente e se comportar de acordo com as condições específicas a uma nova tarefa que estão executando. Este estudo, testou os bebês para avaliar sua habilidade em prever onde uma boneca iria aparecer após ouvirem um sinal sonoro.
Então, quando planejam ou modificam um comportamento para alcançar determinado objetivo, os cérebros bilíngues conseguem rapidamente deixar de lado informações irrelevantes e se concentrar na tarefa que têm em mãos. Um maior nível de controle cognitivo impacta grandemente a performance dos adultos. Isso porque, no dia-a-dia, eles precisam processar um grande volume de informações, filtrando as irrelevantes e memorizando as importantes.

) Ser bilíngue retarda o processo de envelhecimento^

Esta é importante!  Todos temos medo de que, um dia, nosso cérebro não funcione tão bem quanto funciona hoje. Isso sem mencionar a possibilidade de desenvolver  a doença de Alzheimer ou outras doenças degenerativasUm estudo publicado pela Universidade de Edimburgo revelou que o cérebro das pessoas bilíngues envelhece mais lentamente. E, portanto, elas tendem a viver por mais tempo e melhor.

) Ser bilíngue torna você mais esperto(a)^

Sim… você leu corretamente. Você não precisa esperar até ter 60 anos pra começar a se beneficiar das vantagens de ser bilíngue. Isso porque o mesmo estudo provou que pessoas bilíngues têm melhores resultados em testes de leitura e raciocínio.
Já outra pesquisa mostrou que o bilinguismo fortalece uma parte do cérebro que desempenha um papel importante em processos como a resolução de problemas e a alternância entre tarefas. 

) Ter um cérebro bilíngue ajuda você a evitar distrações^

Uma das vantagens de aumentar sua habilidade de aprender é evitar distrações. Hoje em dia, precisamos desenvolver habilidades específicas para lidar com o desafio da vida online. É mais difícil manter o foco em uma tarefa quando todos os tipos de distrações (como telefones celulares, música e propagandas) competem o tempo todo pela sua atenção.
De acordo com um outro estudo, crianças bilíngues desenvolvem a habilidade de gerenciar informações conflitantes bem mais cedo. Por quê? Simplesmente porque elas precisam ser rápidas em selecionar o idioma que está sendo usado quando ouvem palavras ou frases. Essa habilidade tem efeitos benéficos na plasticidade de seus cérebros, e as ajuda a gerenciar situações de conflito e evitar distrações quando muitos estímulos diferentes solicitam sua atenção.

) Ser bilíngue ajuda a você a tomar melhores decisões^

Parece que, quando lemos em nossa língua materna, processamos as informações de um jeito muito diferente do que o fazemos em uma segunda ou terceira língua. Especificamente, somos menos afetados por algo chamado parcialidade cognitiva.
Este é um dos tópicos de “Rápido e devagar: duas formas de pensar“, um ótimo livro que li, escrito pelo vencedor do prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman. Parcialidades cognitivas podem levar a erros em nossa lógica. Por exemplo, quando pensamos que voar é mais arriscado, depois de ouvirmos falar sobre a queda de um avião, na TV. A probabilidade e as estatísticas de acidentes como este não mudaram, mas nossa percepção mudou.
Um teste com 121 estudantes norte-americanos revelou que eles eram menos afetados pela parcialidade cognitiva quando processavam a informação em uma língua estrangeira. No seu caso, o japonês. Na realidade, os cientistas defendem que pensar em uma segunda língua é capaz de melhorar sistematicamente nosso processo de tomada de decisão, porque somos menos influenciados por emoções que podem resultar em parcialidade cognitiva.
Resumindo, aprender um segundo idioma não apenas melhora suas habilidades cognitivas na velhice, mas também melhora sua vida agora mesmoVocê vai aprender mais rápido, se manter mais concentrado(a) nas tarefas que desempenha e tomar decisões melhores. Em outras palavras: você vai se tornar uma versão melhor de você mesmo(a)!

As vantagens sociais do bilinguismo^

As vantagens de ser bilíngue não se restringem ao seu cérebro. Há também muitos ganhos sociais. Isso porque o domínio de uma segunda ou terceira língua é uma forma excelente de criar mais oportunidades na sua vida profissional e pessoal.

) O bilinguismo torna você mais competitivo no mercado de trabalho^

Ser capaz de falar um segundo idioma ajuda seu currículo a se destacar dos demais. E melhora suas chances de conseguir uma entrevista de trabalho frente aos candidatos que só falam seu idioma nativo. Além disso, muitas empresas multinacionais têm escritórios internacionais que comercializam produtos ou serviços internacionalmente. Naturalmente, elas têm maior interesse em contratar pessoas que dominam mais de um idioma e têm conhecimentos sobre diversas culturas.

) Ser bilíngue torna você mais aberto(a) para o mundo^

11-vantagens-de-ser-bilingue-que-vao-surpreender-voce-mosalingua
Outra vantagem de ser bilíngue é que isso o(a) ajuda a ver o mundo de uma forma mais diversa.  Saber um segundo idioma faz com que você se acostume à mudança. E, consequentemente, seja menos impactado por alterações em seu ambiente. Isso também torna você uma pessoa mais aberta a novas experiências, já que você consegue ver o mundo de mais de uma maneira.

) Os bilíngues navegam melhor entre diferentes culturas^

Tornar-se bilíngue e falar outro idioma fluentemente também permite que você entenda melhor outras culturas e outros povos. Isso permite que você faça amizade com pessoas nativas em outros idiomas. E, consequentemente, conheça e aprenda com livros, músicas e filmes que fazem parte das vidas dessas pessoas.
Isso diversifica seu gosto e torna você uma pessoa com mais recursos. Você pode, por exemplo, descobrir que seu livro favorito foi escrito em francês… e conversar sobre ele com um nativo nesse idioma.

) As vantagens de ser bilíngue incluem experiências de viagem mais ricas^

Conhecer o idioma do país que você visita torna suas experiências como viajante ainda mais ricas, mesmo que você não fale esse idioma fluentemente. Conhecer um pouco da língua local permitirá que você tenha um maior contato com a cultura local, já que consegue se comunicar com as pessoas. Você consegue pechinchar, pedir comida corretamente e pedir informações, se se perder!
Quando é complemente bilíngue, tem ainda a vantagem de conseguir conversar sobre os mais variados temas. E conhecer outras pessoas de forma mais profunda. Desta forma, suas experiências de viagem serão ainda mais ricas e satisfatórias.

) Os bilíngues podem ser mais atraentes…^

Naturalmente, ser bilíngue não vai tornar você mais atraente em um passe de mágica. Entretanto, as pessoas que falam mais idiomas com frequência são vistas como mais inteligentes e/ou mais interessantes. Isso sem contar que a sua jornada pela aprendizagem de idiomas também cria ótimas histórias pra contar em um encontro. 😉
Espero que você tenha gostado deste artigo em que reunimos as menos óbvias entre as vantagens de ser bilíngue. Espero também que uma ou mais dessas vantagens tenha ajudado a convencer você a começar a aprender um segundo idioma, qualquer que seja ele. Lembre-se de que você não vai colher esses benefícios imediatamente. Mas que com o tempo e a prática, eles realmente surgirão.
Se você gostou deste artigo sobre as vantagens de ser bilíngue, não deixe de nos seguir no Instagram, no Twitter e no Facebook  para receber todas as atualizações.

Sem comentários:

Publicar um comentário