quinta-feira, 12 de março de 2020

Eleição qualificada: Rubens e Carlos Lula promovem diálogo sobre a rede de saúde de São Luís


O deputado federal licenciado, secretário das Cidades e pré-candidato à prefeito de São Luís, Rubens Júnior e o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, promoveram um amplo diálogo sobre propostas para melhorar a rede de atenção à saúde da população de São Luís em Live nas redes sociais, nesta terça-feira (10).

Durante a conversa, os dois gestores traçaram um perfil da atual organização do Sistema de Saúde da capital, destacando a necessidade de aprofundar a parceria entre Estado e Município para garantir atenção integral à toda população.

"A ação do setor público em saúde exige um esforço de diálogo e somatório de forças entre os três entes responsáveis pelo Sistema Único de Saúde, uma vez que em tempos de crise e recursos escassos, é necessário organizar a rede de modo a distribuir as responsabilidades de maneira mais organizada, com a ampliação da participação do município nesse esforço", disse Rubens.

Durante a live, os dois gestores traçaram um diagnóstico da realidade da saúde na capital maranhense. O secretário Carlos Lula respondeu a várias formuladas pelos espectadores e ressaltou que a rede de saúde no Maranhão tem que ser feita em absoluta parceria com os municípios.

“Não existe saúde pública sem parceria, sem união. A gestão precisa ser feita em conjunto”, argumentou Lula.

Diagnóstico

Durante a conversa, Rubens fez um diagnóstico da saúde do município. São Luís possui ao todo 71 Unidades de Saúde, de 8 diferentes tipos, tendo como principais equipamentos existentes, o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), o Hospital da Mulher e o Hospital da Criança.

Para Rubens, a entrega do Hospital da Ilha, que está sendo construído pelo Governo do Estado vai ajudar a desafogar as unidades de saúde do município.

Carlos Lula ressaltou que o Hospital de Ilha vai garantir mais 400 leitos para os pacientes de São Luís e do restante do Estado. “São 132 milhões investidos que gerarão mais de 400 leitos de internação e UTI que vão resolver o problema histórico da caravana de ambulâncias para São Luís”, destacou.

“A construção do Hospital da Ilha vai desafogar a demanda de pacientes de outros municípios por leitos da rede municipal. Os socorrões poderão assim ser destinados para as famílias de São Luís e os recursos municipais poderão ser voltados para a reestruturação das UBS, fortalecendo a rede de atenção básica”, afirmou Rubens.

Diálogo nas redes

A conversa com Carlos Lula nas redes sociais faz parte de uma agenda permanente de diálogo que Rubens Jr. promove com a população de São Luís para a construção de um futuro plano de governo.

O Movimento Diálogos por São Luís também está percorrendo os bairros e conversando com especialistas para traçar um diagnóstico da cidade e construir propostas que atendam de fato as necessidades da população.

Desde que deu início as lives transmitidas em suas redes sociais, todas as terças-feiras, o pré-candidato, Rubens já dialogou sobre a Primeira Infância, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Saúde. “O objetivo é levar o Diálogos por São Luís para as ruas,  seguindo uma política de diálogo já adotada de modo bem sucedido pelo governador Flávio Dino, ” finalizou Rubens.

Sem comentários:

Publicar um comentário