sábado, 26 de outubro de 2019

Paço do Lumiar – Secretário Jameson Malheiros e Procurador Luis Carlos Saraiva, fazem visita à Câmara Municipal de Paço do Lumiar.


IMG-20191025-WA0513
Na manhã desta sexta-feira (25), o Secretário de Planejamento e Articulação Governamental de Paço do Lumiar, Jameson Malheiros e o Procurador Geral do Município, Luis Carlos Saraiva, realizaram uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Paço do Lumiar. O encontro teve como foco o estreitamento das relações entre os poderes Legislativo e Executivo.
Durante a visita, Jameson Malheiros reforçou a importância da parceria entre o Executivo e Legislativo, o que causa reflexo em melhorias para a população luminense.
“É muito importante que o executivo e o legislativo andem juntos. Por isso estamos aqui hoje, com o intuito de reforçar e estreitar ainda mais as relações entre as duas instituições. A Prefeita em exercício, Paula Azevedo, deixou claro para todos os secretários o quão importante é o diálogo, para que faça uma gestão eficiente. E é isso que estamos fazendo, dialogando com todos os entes para que possamos garantir dias melhores para o povo de Paço do Lumiar. Quero agradecer a recepção de todos os vereadores e do Presidente desta casa, o senhor Fernando Muniz. Fomos muito bem recebidos”, disse o Secretário de Planejamento e Articulação Governamental.
O Procurador Geral do Município, Luis Carlos Saraiva, também avaliou a visita de forma positiva.
IMG-20191025-WA0515
“A Câmara de Paço do Lumiar também é uma instituição séria que preza pelo compromisso com a população. A união de esforços entre o executivo e o legislativo só tem a gerar bons frutos para Paço do Lumiar”, explicou o procurador do município.
O Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Fernando Muniz, disse que a visita reforça um cenário propositivo para a cidade.
“Fico feliz em receber o secretário Jameson Malheiros e o Procurador Luis Carlos Saraiva. É importante que a câmara tenha uma boa relação com a Prefeitura, porque afinal, temos o mesmo objetivo, que é melhorar as condições de vida do povo luminense”, concluiu Fernando Muniz.

Ações de controle da poluição ambiental em Santo Amaro

A Secretaria de Meio Ambiente, Esporte e Lazer de Santo Amaro do Maranhão com apoio da Prefeitura Municipal, vem desenvolvendo ações que visam o controle da poluição ambiental. E nesta quarta feira (23) realizou uma limpeza na praia da Travosa localizada no Município de Santo Amaro, retirando 700 kg de óleo, nesta ação contou com a ajuda de membros do Grupo Defensores da Casa Comum, do ICMBIO e da Marinha.
O secretário Zeca do Bizinho que está a frente desta Secretaria há 8 meses juntamente com sua equipe vem buscando desenvolver um trabalho eficiente de fiscalização e proteção  ao meio ambiente, além de buscar recursos para realizar as ações necessárias. O trabalho a frente da Secretaria de Meio Ambiente tem sido desafiador, por se tratar de uma cidade turística busca -se trabalhar a conscientização dos visitantes e moradores, onde a maior preocupação hoje é o descarte de resíduos, nesse sentido o Secretário Zeca do Bizinho informa que já está disponível a "Coleta Seletiva" na cidade de SANTO AMARO. É uma espécie de ecoponto onde a comunidade em geral, poderá realizar a entrega dos seus resíduos (como garrafa pet ou de vidro, plásticos, papelão, óleo de cozinha, entre outros) para isso é necessário fazer um cadastro na sede da Secretaria.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Para comemorar o Dia do Servidor, Prefeitura de Paço do Lumiar antecipa salários.

Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), a Prefeitura de Paço do Lumiar, antecipou o pagamento dos salários do Executivo Municipal. A antecipação salienta o compromisso da gestão da prefeita Paula Azevedo(SD) em reconhecer e valorizar os servidores municipais.

Mensalmente, a prefeitura faz o pagamento da folha no último dia útil do mês, porém neste mês outubro o pagamento foi realizado hoje, sexta-feira, dia 25.

Conforme a Administração Municipal, o pagamento antecipado é uma oportunidade para os colaboradores aproveitarem o fim de semana e o feriado com a família.

A Administração Pública Municipal parabeniza a todos os servidores pelo trabalho e dedicação em fazer da nossa Paço do Lumiar uma cidade cada vez mais bonita e próspera.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Secretaria das Cidades inicia revitalização de praça no Cohatrac, em São Luís


Em quatro meses a comunidade do bairro Cohatrac, em São Luís, terá de volta a Praça Nossa Senhora de Nazaré totalmente revitalizada e adequada às novas necessidades de quem mora e frequenta o local. O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, assinou, nesta quarta-feira (23), ordem de serviço para início imediato das obras.
Orçado em R$ 970 mil, o projeto de intervenção urbanística foi idealizado para incentivar a integração e transformar o equipamento público, que tem 3.852 m², em espaços democráticos de interação, lazer e convívio social.
De acordo com secretário Rubens Júnior o governo Flávio Dino avança com obras e ações estruturantes em diversos locais de São Luís e do interior do estado. “Em menos de um mês, a Secid inicia revitalização em duas grandes localidades; uma na área da Cidade Operária e a outra no bairro do Cohatrac”, destacou.
Dentre as intervenções previstas, estão a instalação de equipamento para acesso internet; espaço aberto para a realização de eventos; reforma do salão de eventos com banheiro acessível; construção de concha acústica; construção de praça de alimentação; espaços de vivência com grafite, área de jogos e playground; adequação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; instalação de novos mobiliários (bancos, lixeiras);  melhor iluminação e implantação de academia de saúde.
O secretário afirmou para a comunidade presente que a Secid fará o melhor para que a praça fique adequada aos usuários que frequentam. “Vamos manter todas as árvores porque valorizamos o meio ambiente, ao mesmo tempo, trazer novos espaços para eventos”, finalizou.
O padre Flávio Collins falou que a reforma proporcionará um novo ambiente voltado para as manifestações existentes no bairro. “O círio de Nazaré  é uma festa que congrega milhares de pessoas de várias regiões do estado, por isso a revitalização só vai nos trazer benefícios. Quero agradecer a todos que contribuíram para a efetivação deste projeto e principalmente ao Governo do Estado e a Secretaria das Cidades,na pessoa do Rubens Júnior”, ressaltou.
O casal Matilde Pereira dos Anjos Sousa e Inácio José Sousa, são moradores do bairro desde 1985 e frequentam constantemente a praça nos eventos promovidos pela igreja. “A reforma será maravilhosa, pois trará muitos benefícios para a comunidade do Cohatrac. O espaço ficará mais amplo, com acessibilidade e uma melhor estrutura para todos. Será um sonho transformado em realidade, era tudo que precisávamos”, afirmou Matilde Sousa.
Para o Messias Nicodemus, membros da Comissão da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, este é um momento importante para a igreja e a comunidade. “Estamos vivenciando algo concreto, participativo e integrado entre o Governo do Estado, Secid e a comunidade”, finalizou.

Corpo de Bombeiros não confirma abalo sismológico em bairro de São Luís

Corpo de Bombeiros não confirma abalo sismológico em bairro de São Luís

O blog do jornalista Luis Cardoso publicou que um tremor de terra foi sentido ontem (23) na Avenida Kennedy, em São Luís, e fez pessoas evacuarem prédios.
A denúncia foi feita por moradores da região ao blog e, ao averiguar in loco a situação, o Corpo de Bombeiros através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil não confirmou nenhuma anomalia e nenhum abalo sismológico. Em entrevista ao programa Ponto e Vírgula da Difusora FM, o vereador Beto Castro, que é da região do bairro de Fátima, também não confirmou o tremor.
Confira a nota dos Bombeiros.
Fonte : CBMMA
23/10/2019
NOTA
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que por volta das 16h30min desta quarta-feira (23) recebeu informações sobre a ocorrência de uma possível vibração em uma edificação localizada no bairro de Fátima, em São Luís.
Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) foi mobilizada para averiguação in locco. Algumas pessoas que ocupavam parte da edificação relataram uma sensação de “tremor” em um determinado momento.
Nenhuma anomalia foi detectada na estrutura da edificação, e nenhum registro de abalo sismológico na região foi publicado pelos observatórios nacionais até a noite desta quarta-feira.
Dessa forma, não foram adotadas nenhuma medida interventiva, somente de orientação no caso de novos episódios semelhantes.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Vídeo de Domingos Dutra

Prefeitura de Paço do Lumiar entrega kits na UBS Itapera.

Prefeitura de Paço do Lumiar entrega kits na UBS Itapera.

#SAÚDE | POR ANNY |  22 DE OUTUBRO DE 2019 |  115
A prefeita em exercício Paula Azevedo(SD) e a secretária de saúde de Paço do Lumiar, Soraya Santana, realizaram uma visita nesta terça-feira, 22 de outubro, ao centro de saúde de Itapera, no Mocajutuba, onde foram entregues equipamentos ginecológicos, medicamentos, autoclave, cadeiras de rodas, ar condicionado, e outros benefícios para oferecer melhor atendimento à população local.

Em seguida, foi a vez de visitar a UBS Maioba, onde usuários e profissionais apresentaram as necessidades e demandas a fim de promover melhorias ao local.

A prefeita em exercício, Paula Azevedo(SD) falou da importância da visita:
"Nós estamos aqui a pedido da comunidade, para conhecer as necessidades da unidade de saúde e definir soluções para melhor atender a população".

terça-feira, 22 de outubro de 2019

SÃO LUÍS SEDIARÁ CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 400 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA NO MARANHÃO


Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, São Luís vai se transformar na 10ª Ilha do Arquipélago dos Açores. Durante esses três dias, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), o Instituto Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) e a Casa dos Açores do Maranhão (CAMAR) realizarão o Congresso Internacional dos 400 anos da presença Açoriana no Maranhão, evento que reúne uma programação diversificada, que irá tratar do 4° centenário dos Ilhéus em nosso Estado.
O “Congresso Internacional dos 400 anos de Presença Açoriana no Maranhão: História, Cultura e Identidade”, pretende reunir os principais investigadores da área, com a presença de professores, estudantes, pesquisadores e escritores do Brasil, Bélgica e Portugal.
O Congresso tem como objetivo, ainda, fomentar o estreitamento das relações entre São Luís e os Açores, além de buscar desenvolver parcerias e fortalecer possíveis acordos entre as nossas instituições e as organizações dos países envolvidos.
Trata-se de um evento que contará com a participação da comunidade científica e acadêmica, visando o resgate histórico e cultural das nossas raízes. No quadro de palestrantes e debatedores, estão confirmadas as presenças de representantes de instituições internacionais, a exemplo do Governo dos Açores – Portugal, Universidade Católica de Louvain – Bélgica, Universidade de Salamanca – Espanha, Instituto Internacional Juarez Machado, Rádio e Televisão Portuguesa- RTP, Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE, e Universidade dos Açores, bem como de outras importantes instituições brasileiras, tais como: Universidade Federal de Santa Catarina, UFMA, UEMA ,Casa dos Açores de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUC-SP), Universidade de São Paulo – ( USP), Fundação Catarinense de Cultura, Academia Catarinense Letras , Academia Maranhense de Letras, IEMA, Núcleo de Estudos Açorianos -UFSC, Associação dos Amigos da Fazenda Nova, Federação das Academias de Letras do Maranhão(FALMA), Academia Imperatrizense de Letras(AIL) e Academia Icatuense de Letras(AILCA), além de outras conceituadas representações.
O evento contará, também, com a presença do Diretor do Governo Regional dos Açores, Dr. Paulo Teves, que fará a conferência de abertura com o tema “Casa dos Açores como portas para as relações internacionais”.
A abertura oficial do Congresso ocorrerá às 19h do dia 23 de outubro (quarta-feira), no Convento das Mercês. Nos dias 24 e 25 acontecerão as conferências e mesas redondas. A programação contemplará, também, uma visita aos locais de referência cultural açoriana. Diante disso, no dia 26, a cidade de Alcântara será o destino dos palestrantes.
O evento tem como diretores o Professor da Universidade de Salamanca, Luiz Nilton Corrêa, e o pesquisador maranhense Paulo Matos.
A programação completa do Congresso está disponível nas redes sociais e no site www.acores400.org Enviado via UOL Mail

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Paula Azevedo anuncia construção de praça, visita comunidades e participa da abertura da Expoema


A Prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (SD), cumpriu uma agenda extensa de trabalho nos últimos dias. Na noite de sexta-feira (18), ela esteve no bairro Mocajituba onde anunciou a construção de uma praça. No sábado esteve no Cohabiano, conversando com a comunidade. No Domingo (20), participou da abertura da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). Paula tem se destacado pelo compromisso com a gestão pública.

Praça no Mocajituba

O projeto da praça foi apresentado pela Prefeita em exercício, Paula Azevedo e pelo Presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa. A praça será construída no cruzamento da MA 204 com a MA 202. Ao todo, o projeto inclui uma área de 1.528,62m², com pavimentação em concreto e blocos em concreto intertravados distribuidos em toda a extensão da área, incluindo paginação de piso tátil e rampas para acessibilidade. O projeto também contempla um quadra poliesportiva com dimensões de 27x16m com alambrado, equipamentos de ginástica ao ar livre, playground e amarelinha, construção de quiosque, mesas fixas em concreto para jogos/xadrez, canteiros com áreas verdes, plantio de novas árvores, bancos fixos em concreto, lixeiras, iluminação adequada, vagas de estacionamento para veículos, uma generosa área livre voltada para recreação, alimentação e lazer.






Visita ao Cohabiano

No sábado (19), Paula Azevedo esteve no bairro Cohabiano. Acompanhada de secretários municipais e assessores, ela ouviu as demandas da comunidade. Diálogo importante, que mostra a transferência da gestão municipal.





Expoema

No domingo, dia 20, ela esteve na abertura oficial da Exposição Agropecuária do Maranhão - EXPOEMA 2019. Paula estava acompanhada do Vice-governador Carlos Brandão, do Deputado Estadual Adelmo Soares, do presidente da Empresa Maranhense de Administração (Emap), Ted Lago, o representante da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Henrique Salgado; presidente do Sebrae, Raimundo Coelho, e o presidente da Gasmar, Deoclides Macedo, entre outras autoridades.

O evento realizado no Parque Independência em São Luís, conta com uma vasta programação de palestras e cursos, rodeios, exposição e leilões de animais, stands de instituições e comercialização de equipamentos e produtos agropecuários.

Paula destacou que o final de semana foi produtivo e que vai continuar trabalhando e visitando as comunidades luminenses.

Estamos dialogando com as comunidades e resultado tem sido muito bom. Anunciamos a construção da Praça do Mocajituba, um sonho pra essa comunidade que agora vai ser tornar realidade. O projeto tá muito bonito. Tenho certeza que a comunidade vai adorar. Também participamos da abertura da Expoema, um evento que fortalece o setor primário ao focar na produção de conhecimento, possibilitando a troca de experiências entre os produtores e criadores, além de gerar oportunidades de negócios, favorecendo a economia. Enfim, a nossa agenda de trabalho continua”, finalizou a Prefeita em exercício, Paula Azevedo.

domingo, 20 de outubro de 2019

Zeca do Bizinho, agradece a prefeita Luziane Lisboa


O Secretário Zeca do Bizinho, agradece a prefeita Luziane Lisboa pelo apoio que vem dando para a secretaria nas realizações dos eventos, a equipe da Secretaria de Esporte e  meio ambiente agradece e parabeniza  pela parceria e por ter realizado o sonho dos atletas. O atleta Jardel ficou em 3°lugar na corrida SEAP.