sábado, 5 de outubro de 2019

Motociclista morre após colisão contra poste no acesso ao Parque Vitória (João Pedro Lisboa)



João Pedro Lisboa, de 18 anos, caiu após perder o controle da moto que estava pilotando. Um jovem identificado como João Pedro Lisboa, de 18 anos, morreu após um acidente de moto na madrugada deste sábado (5). Ele perdeu o controle da motocicleta em uma via que dá acesso ao bairro Parque Vitória, em São José de Ribamar. Após a motocicleta colidir contra um poste, João Pedro bateu a cabeça no meio-fio e morreu no local. O jovem era dançarino e integrava o grupo de dança “Os Manos do Passinho”, que se apresentava em shows e bailes na região metropolitana de São Luís.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Equipe médica não entregou projétil; Polícia Civil quer que equipe de plantão deponha sobre a ação dos policiais militares


Na madrugada do sábado, 21, logo depois da morte da menina Ágatha Vitória Félix, entre dez e vinte policiais militares invadiram o hospital em que ela tinha sido internada – o Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio – e tentaram levar o projétil que a matara.
Apesar da pressão exercida pelos PMs, a equipe de médicos e de enfermeiros de plantão se recusou a entregar a bala, que posteriormente, seria encaminhada para a Polícia Civil, responsável pelas investigações.
A Delegacia de Homicídios está tentando convencer integrantes da equipe médica a prestar depoimento sobre a invasão. Profissionais que relataram o fato a policiais civis temem represálias. Os investigadores não conseguiram imagens da ida dos policiais ao hospital.
Veja também
Testemunhas afirmaram que o tiro que atingiu Ágatha foi disparado por um PM, que tentara acertar um motociclista que passava pelo local. Segundo elas, diferentemente do que declarou a Polícia Militar, não havia troca de tiros na localidade da Fazendinha, no complexo de favelas do Alemão, no momento em que a menina foi atingida.
A perícia feita na bala concluiu que não será possível compará-la com as armas dos PMs que estavam na favela – foi encontrado apenas um fragmento deformado do projétil.
Na noite de sexta, Ágatha foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento na própria Kombi em que estava ao ser atingida. Como seu estado de saúde era muito grave, a menina foi imediatamente transferida para o Hospital Getúlio Vargas num carro da PM.
Dos 11 policiais militares que estavam nas proximidades do local em que Ágatha foi ferida, apenas dois aceitaram participar da reprodução simulada do crime, realizada na última terça, dia 1º.
Em seu perfil no Twitter, o governador do Rio, Wilson Witzel, comentou o caso e afirmou que “tudo será apurado com rigor”.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Márcio Jerry consegue liberação de quase R$ 500 mil para saúde de Colinas




O município de Colinas foi beneficiado com quase R$ 500 mil em emendas liberadas esta semana pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA). Destinado à área da saúde, o recurso é parte do valor liberado pela Câmara dos Deputados à Bancada do Maranhão e integra o montante destinado diretamente ao parlamentar.

Nesta terça-feira (1º), a prefeita Valmira Miranda (PDT) esteve no gabinete do parlamentar, em Brasília, a fim de formalizar o repasse da verba. Na ocasião, o deputado agradeceu o apoio conquistado em sua cidade natal. “É uma honra ajudar nosso município, como agora conseguindo 499 mil reais para o sistema de saúde municipal”, disse.

O valor irá compor o fundo municipal e ajudará no pagamento de despesas com os atendimentos prestados nas unidades de saúde da cidade, além de atendimento de atenção básica da população e serviços ambulatoriais.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Prefeita Paula Azevedo entrega equipamentos para Unidades de Saúde em Paço do Lumiar

Preocupada com a saúde de Paço do Lumiar, a Prefeita Paula Azevedo, entregou na manhã desta quarta-feira (02), equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Nova Canaã e Pindoba. Ela estava acompanhada da Secretária Municipal de Saúde, Soraya Santana, além de assessores. Paula visitou as unidades de saúde, onde conversou com servidores e pacientes.

Na UBS do bairro Pindoba, foram entregues prateleiras, armários, foco ginecológica e cadeiras. Já na comunidade Nova Canaã, a prefeitura fez o reabastecimento da farmácia da unidade de saúde, que passou por reforma. Vários medicamentos estão agora disponíveis para a comunidade. Também em Nova Canaã, foram entregues geladeira para ser utilizada na farmácia, ar-condicionado, ventilador, cadeiras e armários inox.

De acordo com a Prefeita Paula, a conquista dos equipamentos permite uma melhor assistência à população e condições dignas de trabalho aos servidores. “Hoje estamos entregando estes equipamentos com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários da saúde de todo o município de Paço do Lumiar. A situação econômica não tem sido favorável, mas estamos trabalhando e organizando a rede municipal de saúde. Essa é mais uma conquista para o nosso povo que tanto precisa", pontuou.

ATENÇÃO BÁSICA

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel central na garantia de acesso a uma atenção à saúde de qualidade, desenvolvendo um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Considerando a importância desse papel desempenhado pelas UBS, a reestruturação desses equipamentos são fundamentais para o fortalecimento dos serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Sérgio Mamberti participou dos Diálogos Insurgentes em São Luís

Sérgio Mamberti tem 60 anos de carreira, quem me dera Deus me proporcionar esse dom de estar no mercado há tanto tempo. Em Castelo Rá-tim-bum, na TV Cultura interpretou o Doutor Vítor, e o mordomo Eugênio em Vale Tudo. Um ser humano humilde e extremamente inteligente. Foi uma energia muito boa estar conversando com ele.
#casteloratimbum #valetudo #tvcultura #srgreen

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Prefeita Paula Azevedo mostra trabalho e vistoria obras no final de semana em Paço do Lumiar


A Prefeita Paula Azevedo tem mostrado responsabilidade com a administração pública. No último fim de semana, depois de realizar uma grande ação social no bairro Bob Kennedy, ela seguiu para outros bairros da cidade, onde realizou vistorias e conversou com a comunidade.

No Parque Copacabana ela vistoriou as obras de revestimento primário que estão sendo realizadas na localidade. No total, 4 vias estão agora recebendo piçarra, são elas: Avenida Massaranduba, Avenida Guarás, Avenida 3 e Rua Bom Jesus.
As ruas do bairro também receberam serviços de limpeza.

Segundo o Secretário de Infraestrutura de Paço do Lumiar, as obras devem ser concluídas ainda esta semana. “Todo o trabalho deve ficar pronto até a próxima sexta-feira. Estamos fazendo um trabalho que consiste na regularização das vias, recuperação e colocação de piçarra para melhorar a fluidez de veículos e pedestres que reclamavam das condições de conservação e tráfego”, disse

A Prefeita Paula Azevedo explicou que as obras chegam para melhorar a vida das pessoas e facilitar o acesso de serviços públicos para quem mora na comunidade. “Com essa obra, garantimos que as pessoas possam se deslocar melhor. Além disso, facilita o acesso de caminhões da coleta de lixo, ambulâncias e viaturas da Polícia. É um trabalho que vai beneficiar todos”, concluiu.

A chefe do executivo municipal esteve ainda na Vila São José, onde visitou amigos e conversou com a comunidade. Depois seguiu para o Residencial Orquídea 2 para a abertura do festejo de Santa Teresinha.

A Prefeita Paula estava acompanhada do Secretário Municipal de Infraestrutura, Walburg Ribeiro; da Secretária Municipal de Saúde, Soraya Santana; do Secretário de Articulação Governamental, Jamerson Malheiros; do Secretário de Educação, Marcos Ferreira, além de assessores e lideranças.

Ruas do Centro Histórico serão tomadas por músicas, poesia e teatro



Evento terá concentração às 19h, na Praça Benedito Leite e seguirá por ruas do Centro Histórico.
29 Set 2019 CulturaSão Luís
A noite da próxima quarta-feira (2) será especial. As ruas do Centro Histórico serão tomadas por músicas, poesia e teatro, além de muita informação sobre a cidade, durante o Passeio Serenata, um belo passeio noturno. A edição desta quarta será em homenagem ao Dia Mundial do Turismo e a concentração será na Praça Benedito Leite, às 19h.
O guia de turismo Nailton Lobato será o responsável por falar de São Luís, o seu traçado urbano que rendeu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e todos os detalhes sobre a capital maranhense. Durante o percurso, o guia também falará sobre os profissionais do turismo e a sua relação com o desenvolvimento do setor para a cidade, já que o turismo é uma atividade que movimenta a economia local.
Também serão citadas, de maneira sucinta e didática, passagens da história da cidade e seus monumentos como Igreja da Sé, Palácio de La Ravardière (sede da Prefeitura), Palácio dos Leões (sede do executivo estadual) e Capitania dos Portos. A partir da Praça Benedito Leite, o cortejo segue para a região da Avenida Pedro II, passando pela Rua de Nazaré, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua de Nazaré, Rua Portugal e Praça Nauro Machado. O público se informa sobre diversas passagens da história, desde a fundação da cidade de São Luís.
Personagens como Benedito Leite, Ana Jansen e Rainha de Medici vão entreter o público com vestimentas de época, contando a sua história e a importância de cada um para a cidade. Os personagens surgem durante o roteiro e fazem uma encenação lúdica que chama a atenção do público para a notoriedade de figuras importantes de São Luís para o cenário nacional.
Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto.