sexta-feira, 5 de julho de 2019

O Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar fizeram a entrega das primeiras unidades do Cartão Gestante para mulheres de Paço do Lumiar.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar fizeram a entrega das primeiras unidades do Cartão Gestante para mulheres de Paço do Lumiar. Neste primeiro momento foram beneficiadas 9 grávidas, cadastradas no programa Cheque Cesta Básica - Gestante.

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e dará R$ 900 para grávidas de baixa renda com até três meses de gravidez e inscritas no CadÚnico.

O prazo de três meses foi estabelecido para incentivar as mães a fazer consultas e exames do pré-natal. São nove parcelas de R$ 100. Seis delas antes do parto; e três após o nascimento da criança. A cada consulta, é liberada uma parcela.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo recebe a secretária Núbia Feitosa





A Secretária Municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Dra. Nubia Feitosa, e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gilzete Ribeiro, visitaram três núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas comunidades Novo Paço, Vila Cafeteira e Mocajutuba. Além desses, o município oferece o serviço também na Pirâmide e no Mojó. É um serviço da Proteção Social Básica, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Nas comunidades, os grupos atendidos são crianças e adolescentes.

São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas. O Serviço também garante a oferta de uma refeição aos participantes.

A Dra Nubia Feitosa conheceu o trabalho que vem sendo feito e ouviu as demandas para melhorar o atendimento e se comprometeu a não medir esforços para atender às necessidades.







quinta-feira, 4 de julho de 2019

Nota de esclarecimento - REPOSIÇÃO DE AULAS


1 - A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que está sendo realizada a reposição de aulas nas escolas que foram afetadas pela greve dos professores no início do ano letivo. O período de reposiçao é de 1º a 19 de julho.

2 - A greve atingiu 43 das 84 escolas municipais de Paço do Lumiar, incluindo as comunitárias. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) obriga o Município a ter no ano, no mínimo, 200 dias letivos, com 800 horas de aula. Diante disso, a reposição das aulas é necessária.

3 - A reposição foi organizada de acordo com a falta de aulas. Para as séries iniciais foi pela quantidade de dias, e para os anos finais pela quantidade de horas de cada discipina que ficou sem aula. Se houver matéria que precise ser complementada, esta ocorrerá após as férias do final de ano, no início de janeiro de 2020, de forma a serem completados os 200 dias letivos.

4 - É bom lembrar que a greve foi considerada ilegal seis dias após ser deflagrada e, ainda assim, os professores de maneira abusiva continuaram parados. Desde o dia 22 de abril a Prefeitura colocou professores contratados para substituir os grevistas. Mesmo assim, houve escolas que ficaram vários dias sem aulas e são estas que estão tendo reposição neste mês de julho. A reposição, a priori, está sendo realizada por professores efetivos. Os que se recusam a ir estão sendo substituídos pelos contratados.

5 - A reposição foi acordada com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). A LDB determina que ela seja feita e o Ministério Público tem ciência do cumprimento. Todos os passos tomados pela Semed foram notificados à Promotoria da Educação de Paço do Lumiar, cuja titular é a promotora Raquel Pires Castro. Portanto, o Município de Paço do Lumiar está somente devolvendo aos alunos um direito que lhes foi tirado por professores que continuaram em uma greve considerada ilegal pela Justiça.

Programação do Arraial de São Pedro 2019 em Pau Deitado.


Dia 05 Sexta Feira
20:00 hs Romaria
22:00 hs Reinaldinho

Dia 06 Sábado
20:00 Garotinho Show
23:00 Banda Imagem
01:00 Gomes Filho
Boi de Ribamar
Boi da Maioba

Dia 07 Domingo
17:00 Banda Clik
20:00 A Bruta do Arrocha
23:00 Jhone Boyy

Dia 08 Segunda Feira
20:00 Anderson Love

Dia 09 Terça-feira
20:00 Swing Novo.

Dia 10 Quarta-feira
20:00 Marianna Rosa

Dia 11 Quinta-feira
20:00 Zema

Dia 12 Sexta Feira
20:00 Boi Pirilampo
21:00 Os Sublimes
22:00 Elly Rodrigues

Dia 13 Sábado
20:00 Banda Clik
Boi da Pindoba

Dia 14 Domingo
17:00
19:00 Skema de Playboy
21:00 Alessandra Santos.


*Sujeita a alterações, faltando confirmar algumas danças.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

WhatsApp tem instabilidade e não baixa áudio ou faz download de imagens

Por Anna Kellen Bull, da Redação
 

WhatsApp está com instabilidade e não baixa áudio na manhã desta quarta-feira (3). O aplicativo para AndroidiPhone (iOS), além da versão web do mensageiro, também apresenta falha no download de mídias e imagens. Segundo relatos de usuários no Twitter, o app parou de funcionar por volta de 10h40 de hoje. O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, mostra que o problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa.

Farsa de Bardal é desmacarada na Câmara


O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) enquadrou, nesta terça-feira (2), na Câmara dos Deputados, parlamentares da oposição maranhense que tentaram construir um escândalo com base nos depoimentos do ex-delegado Tiago Bardal, preso por envolvimento em vários crimes, e do delegado licenciado da Polícia Civil do Maranhão, Ney Anderson Gaspar.
“Queria deixar caracterizado este fato de que se tenta trazer para cá, como se fosse um escândalo gigantesco, coisas que são, na verdade, uma espécie de _vendetta_ de dois agentes de segurança, um dos quais, hoje é um presidiário no Maranhão’, lembrou Jerry. Sem dar respostas básicas ao público presente na audiência da Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Bardal e Gaspar acabaram deixando clara a intenção de incriminar o atual Secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, e sendo acusados de mais uma irregularidade.
“Se você é uma autoridade pública, tem conhecimento de um crime, a sua responsabilidade imediata para não incorrer em crime da prevaricação é comunicar as autoridades, que não estão só no Executivo, estão também em outras instâncias do Poder”, apontou Jerry. “O Deputado Federal Aluísio Mendes fez perguntas sobre nome, providências, responsabilidades e nenhuma teve uma resposta afirmativa, precisa, concreta: foi fulano, foi sicrano, foi beltrano, em circunstância A, B, C ou D. Então nós temos todo um enredo aí, marcado por muito esforço de ficção, para tentar se incriminar o delegado Jefferson Portela”, afirmou após a exposição de Bardal e Gaspar.
Durante a oitiva, a dupla acusou o atual Secretário de agir politicamente, designando investigações para perseguir supostos grupos da oposição maranhense e de estabelecer um código próprio na corporação policial do Estado. A audiência, realizada a partir de um requerimento protocolado pelos deputados Aluísio Mendes (PODE-MA) e Paulo Teixeira (PT-SP), foi marcada, também, pela acusação à atual prefeita da Raposa, Talita Laci (PCdoB), de envolvimento com o tráfico de entorpecentes.
“Acho que o delegado Ney fez uma acusação grave, e é um dever seu, a partir de hoje, dizer em que situação a prefeita Talita Laci, da Raposa, está envolvida com tráfico de drogas. É muito grave acusar alguém disso. E você terá, certamente movido por ela, que provar”, comentou Jerry.
Bardal era superintendente de investigações criminais quando foi preso, em fevereiro de 2018, suspeito de envolvimento com uma organização criminosa que praticava o roubo de cargas e contrabando no Maranhão. Chegou a ser solto, três meses depois, mas voltou à prisão, acusado de extorquir dinheiro de assaltantes de banco para facilitar as ações dos criminosos no estado. No último dia 26 de junho, foi oficialmente expulso dos quadros da Secretaria de Segurança Pública, após responder a um processo administrativo dentro da instituição.

terça-feira, 2 de julho de 2019

A UEB Paulo Freire, na comunidade Mercês, começou a ser recuperada pela Prefeitura de Paço do Lumiar.

Com as fortes chuvas deste ano, algumas escolas do Município, que funcionam em imóveis antigos, tiveram problemas de infraestrutura e no telhado. Foram realizados serviços emergenciais para garantir a continuação das aulas. Agora, com o fim do período chuvoso, estão sendo realizadas as obras necessárias. No caso da UEB Paulo Freire, salas que estavam isoladas voltarão a ser utilizadas, acabando com o incômodo das salas de aula improvisadas. Outras escolas deverão passar por reestruturação e reforma nas próximas semanas.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Mostra fotográfica entra em cartaz nesta terça-feira (2) na Galeria Trapiche, equipamento da Prefeitura de São Luís


"Urbem Naturam Corporis - A cidade, a natureza e o corpo", idealizada pelo fotógrafo Leo Oliveira fica em cartaz até o dia 2 de agosto e pode ser visitada das 14h às 19h

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís
Obra que faz parte da exposição “Urbem Naturam Corporis - A cidade, a natureza e o corpo”, idealizada pelo fotógrafo Leo OliveiraA Galeria Trapiche abre nesta terça-feira (2), às 18h30, a exposição fotográfica "Urbem Naturam Corporis - A cidade, a natureza e o corpo", idealizada pelo fotógrafo Leo Oliveira, como parte da mostra Ocupação Trapiche. A Galeria é um equipamento da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e fica localizado na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A mostra fica aberta à visitação até 2 de agosto, das 14h às 19h.
Com 20 anos de carreira, o fotografo Leo Oliveira utiliza uma técnica mista que une fotografia, resina epoxi, acrílico e MDF. "Urbem naturam corporis - A cidade, a natureza e o corpo" são os três temas que norteiam a jornada do artista, que usa a fotografia para explorar o encantamento e a estranheza da paisagem urbana contemporânea, do corpo e da natureza, com o uso de novas tecnologias como drones, câmeras digitais e até mesmo celulares.
Leo Oliveira conta que a transmutação da imagem digital em objeto físico e estético é o que mais o empolga. Ele explica que ver uma imagem feita com uma câmera, impressa em papel, é algo que sempre o encantou, desde os processos analógicos da fotografia, quando passava horas no quarto escuro ampliando, interferindo na imagem, criando objetos com as fotos. "O próprio ato de transformar um momento capturado com a câmera em linguagem, em algo concreto no mundo está no cerne da minha produção artística", revela.
Quanto ao objeto fotografado, em linhas gerais, são coisas que o artista vai encontrando pelo caminho, em seu universo sensível – uma paisagem, um ângulo diferente de algo comum e banal, seres vivos e formas naturais que lhe despertem a curiosidade, ou algo encenado por ele ou por alguém próximo, por pura curiosidade espontânea.
A fotografia, para Leo, é uma maneira dele se relacionar com o mundo, de observar e de comentar, criar algo a partir de uma ideia, ou de um impulso criativo. "A arte, para mim, habita o universo do agora, do fazer, do movimento e, portanto, muitas vezes, acontece sem aviso, sem muito planejamento e, ainda assim, quando acontece, acontece com potência e deixa uma marca. Assim é a minha fotografia. Estou sempre com uma câmera por perto, pronto para aqueles encontros fortuitos com a minha próxima obra", compartilha.
Quando começou a fotografar, em 1999, Leo Oliveira já demonstrava interesse na fotografia como obra de arte. Já imprimiu em diversos suportes como metal, lona, cadeiras. Atualmente, desenvolve um trabalho em madeira e resina epoxi.
SOBRE O ARTISTA
Leo Oliveira é fotógrafo, filmmaker e artista visual. Viveu durante seis anos nos Estados Unidos, entre os anos de 1999 e 2005, onde estudou Fotografia e Cinema. Participou de cinco exposições coletivas durante esse período nos EUA. Em 2003, iniciou os primeiros experimentos em videoarte, na Southern Illinois University em Carbondale. Desde então, participou de exposições e mostras tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Atualmente, desenvolve projetos experimentais envolvendo fotografia e videoarte, e já participou de importantes mostras e eventos como Video Ataq, Chemical Music Festival, Rio Music Conference, VJ Torna Brasil e Festival Multiplicidade.