sábado, 19 de janeiro de 2019

Dutra é alvo de fake news após entrega simbólica de kits sanitários


Apresentação de equipamentos está sendo disseminada nas redes sociais como entrega de apenas um filtro de barro

 
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), virou alvo de fake news nas redes sociais após ele próprio divulgar em sua conta pessoal no Facebook a entrega simbólica de kits sanitários à comunidade Nova Luz, localizada na zona rural do município.
Segundo checagem feita pelo ATUAL7, na publicação, o comunista informa, com diversas imagens para comprovar, que cada kit sanitário entregue contém vaso sanitário, pia, fossa, caixa d'água, dentre outros itens.

Na falsa informação que está sendo disseminada, porém, apenas a imagem em que ele aparece segurando um filtro de barro foi utilizada, fora do contexto, induzindo os usuários a desinformação de que a solenidade teria sido feita para a entrega apenas desse único produto.
Apesar de Dutra informar que foram entregues 98 kits sanitários para a comunidade, e que a estrutura que aparece na imagem trata-se de um banheiro com os benefícios já instalados, a fake news que ganhou as redes sociais informa que seria uma escola.
Abaixo, a publicação original feita pelo prefeito de Paço do Lumiar:

A Prefeitura de Paço do Lumiar inicia nesta segunda-feira, 21, as matrículas na nova escola da sede, a UEB Profa. Maria de Lourdes Carvalho Silva.

A Prefeitura de Paço do Lumiar inicia nesta segunda-feira, 21, as matrículas na nova escola da sede, a UEB Profa. Maria de Lourdes Carvalho Silva.


A escola é toda climatizada, tem rampas de acesssibilidade,  sala multimídia e capacidade para 600 alunos nos três turnos. Serão oferecidas vagas do 1° ao 9° ano e ainda ensino médio no turno da noite.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

“Apelo de Bolsonaro ao STF aumenta suspeitas graves do caso”, diz Márcio Jerry

O deputado federal eleito Marcio Jerry (PCdoB) chamou atenção para o fato do pedido de suspensão sobre a investigação do caso Queiroz ter sido feito por Flávio Bolsonaro (PSL). Para ele, o apelo do filho do presidente ao STF “aumenta muito as suspeitas graves no caso”.
Nesta quinta-feira (17), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender provisoriamente o procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para apurar movimentações financeiras de Fabricio Queiroz considerada “atípicas” pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
“Flávio Bolsonaro recorreu ao STF para proteger o amigo e ex-funcionário Queiroz. Quem não deve, não teme, Sr Flávio Bolsonaro. O apelo ao STF aumenta muito as suspeitas graves no caso”, disparou Jerry por meio das redes sociais.
Vice-presidente do STF e ministro de plantão durante o recesso do Judiciário, Fux atendeu a pedido do deputado estadual e senador eleito Flavio Bolsonaro, de quem Queiroz foi assessor. O Coaf apontou movimentação de R$ 1,2 milhão em uma conta bancária de Queiroz durante um ano sem que houvesse esclarecimento.
Queiroz foi convocado duas vezes a depor pelo Ministério Público do Rio, mas não compareceu, sob o argumento de que tem problemas de saúde. Flavio Bolsonaro foi chamado, mas também não foi. Familiares do ex-assessor também não compareceram.
Luiz Fux determinou a suspensão da investigação temporariamente, até que Marco Aurélio Mello tome uma decisão, após o recesso, que termina no próximo dia 31.

Antes e depois da Praça Raimunda Fernandes


Parece um desafio do tipo Challenge, mas é o antes e depois da Praça Raimunda Fernandes, inaugurada pela Prefeitura de Paço do Lumiar esta semana, na Avenida 1 do Maiobão, próximo ao Sítio Grande. A inauguração fez parte da programação em comemoração ao aniversário de 58 anos de Paço do Lumiar e de 2 anos da administração do prefeito Domingos Dutra. A praça está linda e iluminada. Vale a pena conferir! 

Deputados estaduais maranhenses vão à São Paulo para última oitiva da CPI da Cyrela


Os deputados estaduais integrantes da CPI do caso Cyrela participam em São Paulo, nesta quinta-feira (17), da última oitiva de testemunhas. O diretor da construtora, o engenheiro Antônio Carlos Zorzi foi ouvido pelos parlamentares Zé Inácio (PT), presidente da CPI; o relator, deputado Rogério Cafeteira (DEM); além dos deputados Vinicius Louro e César Pires.
Depois de ouvirem o diretor, os membros da CPI irão elaborar o relatório final. Seu objeto de investigação é a conduta da construtora Cyrela a respeito de cinco empreendimentos da empresa, que foram entregues com problemas estruturais e ambientais graves, em São Luís.
Zé Inácio adiantou que, a partir do relatório da CPI, vão ser estabelecidos critérios para a instalação desse tipo de empreendimento, punir os responsáveis e aperfeiçoar a legislação ambiental estadual e de uso do solo, em São Luís, no sentido de que tais fatos não se repitam.
“É uma situação que envolve mais de cinco mil moradores em São Luís, as irregularidades nos empreendimentos precisam ser investigadas, assim como os envolvidos, os órgãos públicos que concederam as licenças. O resultado é para o bem do povo do Maranhão para que situações assim não venham a se repetir”, ressaltou o parlamentar e presidente da CPI.
A CPI da Cyrela foi instalada no dia 12 de novembro, por meio da Resolução Administrativa 732/2018, e tem prazo de conclusão previsto para 31 de janeiro, quando se encerra a atual Legislatura.

Candidata derrotada do PRTB é acusada de clonar celulares de prefeitos do MA


De acordo com o site Imirante, a Polícia Civil do Maranhão apresentou, na tarde desta quarta-feira (16), sete pessoas presas por suposto envolvimento com estelionato e associação criminosa.
A quadrilha agia clonando números de celular para entrar em contato com os familiares e amigos de políticos, pedindo valores por transferências bancárias. Suspeita-se que entre as vítimas estejam sete prefeitos maranhenses que tiveram chips copiados recentemente.
Os presos são José Jorge Xavier Alves; Lottas Mateus Ribeiro Caldas; Hallen Devid Cosmo do Nascimento; Bruno Nascimento Alves de Morais; Marcos Aurélio Santos Freitas Filho; Márcia Sebastiana Sousa de Jesus e Anniele Raina Barreto Granjeiro.
Segundo a polícia, entres os acusados estão uma funcionária da Câmara Municipal de São Luís, candidata do PRTB derrotada na disputa de deputada estadual, uma funcionária da Prefeitura de Paço do Lumiar, um funcionário de uma terceirizada da Vale e um vigilante da Defensoria Pública da União no Maranhão.
Um dos investigados já havia sido preso pela Seic pelo mesmo tipo de crime, mas encontrava-se em Liberdade Provisória.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

“Não se trata de se aliar ao PSL, se cuida é da institucionalidade de quem vai chefiar a Câmara”, disse Flávio Dino em entrevista à Globo News.


“Não se trata de se aliar ao PSL, se cuida é da institucuonalidade de quem vai chefiar a Câmara”, disse Flávio Dino em entrevista à Globo News.
Publicado em 16 de janeiro de 2019
Na série de entrevistas com os governadores eleitos e reeleitos em 2018, do programa em Ponto da Globo News, o Governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) falou sobre os desafios do seu segundo mandato e sobre seu posicionamento quanto ao Governo Bolsonaro, além de discorrer sobre o apoio à reeleição do deputado federal Rodrigo Maia.
Uma sabatina que percorreu assuntos sobre a educação, política contracíclica, segurança e gestão. Dino defendeu a criação da Guarda Nacional com 10 mil integrantes, para reduzir a criminalidade no país. “A questão da segurança é gestão, e a capacidade do Governo Federal ajudar os estados”, disse o Governador.
Flávio Dino reforçou que as relações institucionais do Governo do Maranhão com o Governo Federal não serão abaladas pelas divergências políticas e também se posicionou sobre o apoio à reeleição de Rodrigo Maia dado pelo PSL e pelo PCdoB.
“Não se trata de se aliar ao PSL, é claro que nos não somos aliados políticos do PSL, que é o partido do presidente da república em relação ao qual que nós temos divergência. O que ocorre é que desde sempre as disputas na câmara não são entre direita e esquerda e situação contra oposição. O que se cuida é da institucionalidade de quem vai chefiar a casa. Nós temos divergências ideológicas, em relação ao Presidente Rodrigo Maia, mas reconhecemos que ele tem sido, do ponto de vista institucional, correto. Na aplicação do regimento interno, na garantia dos espaços para a oposição, na garantia do respeito as regras da regras do jogo” pontuou o Governador.

Prefeitos têm telefones clonados no Maranhão


O prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra teve o número de celular clonado, a informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela assessoria de imprensa do gestor municipal.
Segundo nota divulgada, o prefeito teria sido vítima de hackers que estariam usando seu número para aplicar golpes.
Dutra não é o único prefeito a ter tido o número clonado, o Prefeito de Esperantinópolis, Aluisinho do Posto, teve seu número principal de celular clonado na segunda-feira (14). O criminoso pedia informações confidenciais e até solicitou transferências bancárias ao secretário de finanças e a servidores de diferentes setores da prefeitura.
Assim como Dutra, o prefeito Aluisinho do Posto tomou providências junto à polícia, e uma investigação já foi aberta para chegar aos autores do crime. se chegar aos autores.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) fez um alerta aos gestores municipais sobre o golpe que vem sendo aplicado nos prefeitos maranhenses.