domingo, 6 de outubro de 2019

A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, retomou o programa Horta na Escola, na UEB Alana Ludmila.





O projeto vai possibilitar a prática de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem como uma alternativa de dinamizar o currículo escolar, permitindo a ação de trabalho coletivo entre os alunos e funcionários das instituições envolvidas.

Os primeiros passos dessa retomada foram dados no inicio da semana passada; o projeto foi apresentado a Gestão e a Coordenação Pedagógica da Escola, bem como foi realizada a capina e a limpeza da área para demarcação dos canteiros. A escola também recebeu um kit de irrigação, para auxiliar no processo de plantio. 

Segundo o coordenador do projeto,Willian Souza, o horta na escola visa incentivar a segurança alimentar, utilizando o espaço da escola como ferramenta pedagógica, despertando o senso de conservação ambiental nos alunos. 

"Este projeto é uma proposta com base na Educação do Campo sobre a horta agroecológica sustentável, com propósito educativo, vinculado à cultura campesina, com olhar específico às necessidades humanas e sociais da comunidade escolar, transformando os espaços ociosos da escola em áreas de produção de alimentos", disse o coordenador.  

Para o Secretário Municipal de Educação, Marcos Ferreira, este é um trabalho de valorização e apropriação da riqueza que o campo oferece."Iremos proporcionar aos alunos a promoção da produção do seu próprio alimento, cultivando hábitos alimentares saudáveis e comportamentos, valorizando o meio ambiente através da prática educativa com as hortas e campos agrícolas", destacou o Secretário.  

Em breve plantas medicinais também serão cultivadas nos canteiros da UEB Alana Ludmila e o projeto vai se estender para outras unidades de ensino. 

Sem comentários:

Enviar um comentário