sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Dep.Federal eleito Márcio Jerry demonstra empenho em lutar por São Luís. Já esteve com os vereadores e com o prefeito.


O deputado federal eleito Márcio Jerry (PCdoB) já visitou a Câmara de São Luís e o prefeito Edivaldo Holanda Jr, isso após apenas uma semana da sua eleição. Jerry dialogou com os vereadores da capital e com o prefeito para colocar o seu mandato a disposição para um amplo trabalho conjunto que visa o fortalecimento das políticas públicas para a cidade de São Luís. 
Em São Luís, Márcio Jerry foi o quarto deputado federal mais votado, e transformará o reconhecimento e confiança da população da cidade em ações em benefício do povo. O diálogo com os vereadores e com o prefeito, faz parte da estratégia de colocar o mandato a disposição de todos que trabalham por uma São Luís melhor.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Deputado federal Marcio Jerry reúne-se com o prefeito Edivaldo Holanda Jr para seguir avançando com o desenvolvimento de São Luís


Em sua conta no twitter o prefeito destacou que é imprescindível o apoio de Márcio Jerry, no intuito de buscar em Brasília recursos e projetos para o desenvolvimento da cidade de São Luís, o deputado estava acompanhado de sua esposa, Joslene Rodrigues. 

Prefeito Edivaldo e vice, Júlio Pinheiro, participam de festa no Circo Escola para crianças atendidas pela Prefeitura

Evento, que faz parte das comemorações pelo Dia das Crianças, é parte da política de Assistência Social da gestão do prefeito Edivaldo e reuniu crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em atividades de lazer no Circo Escola

Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo participa de manhã festiva com crianças atendidas em programas sociais do município. Foto: Raillen Martins

O picadeiro do Circo Escola, programa social executado pela Prefeitura de São Luís, foi palco de muitas brincadeiras, animação e alegria na manhã especial de lazer promovida, nesta quinta-feira (18), para as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na capital. A iniciativa, que integra a programação de atividades desenvolvidas pela Prefeitura em comemoração ao Dia das Crianças – 12 de outubro - contou com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Cerca de 400 crianças participaram da ação, oportunidade na qual também puderam aprender um pouco da arte circense, com integrantes do grupo O Circo tá na Rua.

No evento, Edivaldo acompanhou as atividades desenvolvidas especialmente para promover momentos de interação e socialização à garotada da região. "Aqui no Circo Escola a nossa gestão já promove diversas atividades de cidadania, artísticas e culturais para o desenvolvimento educacional e psicossocial das crianças e, hoje, celebramos mais um dia especial em que elas puderam brincar, aprender e se socializar. A alegria e espontaneidade delas nos encanta e também nos estimula a fazer cada vez mais por cada menino e menina da nossa cidade", afirmou o prefeito, que esteve acompanhado da primeira-dama Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; e da secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande.

Além das brincadeiras, houve ainda distribuição de brinquedos, lanches, apresentação da Turma Mateus Kids, do Grupo Mateus, parceiro da ação, entre outras atrações culturais. Também presente ao evento, o vice-prefeito Julio Pinheiro destacou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal voltado às crianças. "A gestão do prefeito Edivaldo tem investido em ações da Assistência Social, visando à proteção, à inclusão e ao desenvolvimento saudável de nossas crianças", observou Julio Pinheiro.



Segundo a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, o programa Circo Escola está incluído no grupo de equipamentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atende mais de cinco mil pessoas de 60 bairros e tem parceria de rede socioassistencial formada por 58 entidades conveniadas. São assistidas crianças até seis anos; crianças de seis a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos.

"Na gestão do prefeito Edivaldo, todo dia é Dia das Crianças, porque trabalhamos incessantemente para promover o seu bem-estar. Todas as crianças e adolescentes atendidos pelo Circo Escola ou outra ação executada nas demais instituições sociais mantidas pela Prefeitura, participam das atividades desenvolvidas sempre no contraturno escolar, para que esse tempo seja utilizado de forma criativa e educativa. Nossas políticas públicas são voltadas as todas as crianças, independentemente do território a qual pertença", ressaltou Andreia Lauande.

A secretária afirma ainda que, além do Circo Escola, a Prefeitura desenvolve ações socioassistenciais em mais 62 entidades conveniadas, além da Casa do Bairro e o Centro de Convivência da Vila Luizão.



BRINCADEIRAS

São para crianças como os garotos Davi Castro, 12 anos, e Alessandro, 11 anos, que as ações são destinadas. No evento, eles participaram ativamente das brincadeiras e se interessaram em aprender a arte dos malabares, com a orientação da arte educadora. "Eu adoro circo e sempre fico admirado quando vejo os malabaristas fazendo aquelas apresentações. Por isso quis tentar aprender. Acho que se eu treinar um pouco mais consigo fazer melhor as manobras", disse Alessandro.

Já a estudante Anna Hadassa, 6 anos, era pura animação ao tentar usar um brinquedo artesanal que nunca tinha visto: o pé de lata. "É muito divertido andar com o pé de lata e eu adorei participar de todas as brincadeiras aqui", disse a menina.



INCLUSÃO

O Circo Escola foi criado com a proposta de promover inclusão social e ofertar atividades a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No espaço são desenvolvidas ações como oficinas de capoeira, música, dança, rodas de leitura e outros. Além da qualificação e do lazer, as atividades realizadas buscam fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade, valorizando e respeitando as configurações sociais, locais, assim como os costumes, história e cultura.

Também estiveram presente ao evento no Circo Escola, a coordenadora geral do Cras São Luís, Keli Cristiane; a coordenadora do Cras Cidade Operária, Noly Luzeiro; a superintendente da Proteção Social Básica da Semcas, Rosângela Miranda; a superintendente de Articulação Institucional da Semcas, Daniela Araújo; a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Catiane Santos Sousa; a presidente da ONG Natureza, Arte, Vida e Educação (NAVE), organismo com a qual a Prefeitura de São Luís firmará convênio para a realização de atividades na área, no Circo Escola.

Carreata de agradecimento de Duarte Jr, deputado estadual eleito


O Dep. Duarte Jr. Esteve agradecendo seus votos em São Luís. Clayton Collins esteve presente com o mais votado em Paço do Lumiar. Esse mandato é do povo👏🏽

Ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad é preso por suspeita de desvio de recurso público

Murad, ex-secretário que declarou apoio a Bolsonaro, é preso por desvios milionários

Ricardo Murad, que na semana passada declarou apoio a Bolsonaro, além de preso, também teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, o mesmo pode acontecer com o militar da reserva

Reprodução


O ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad (PRP), foi preso nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal por desvios milionários na pasta. A prisão aconteceu menos de uma semana depois de ele ter declarado apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Ele foi alvo da PF por envolvimento em esquema criminoso que desviou cerca de R$ 2 milhões do sistema de saúde estadual durante o último governo Roseana Sarney (MDB). Ele foi preso preventivamente por cinco dias com mandado de busca e apreensão em sua mansão.

Murad foi encaminhado para o presídio de Pedrinhas no mesmo dia em que o jornal Folha de S.Paulo denunciou o esquema de caixa dois da campanha de Bolsonaro. O ex-secretário que foi preso hoje teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. O mesmo pode acontecer com Bolsonaro, que foi denunciado hoje e que pode ter sua chapa impugnada neste segundo turno das eleições.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

PAES 2019: confira o seu local de prova com antecedência

PAES 2019: confira o seu local de prova com antecedência

A Universidade Estadual do Maranhão realizará neste domingo (21) a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior (PAES 2019). As provas serão realizadas no horário de 13h às 18h. Há 57.114 pessoas inscritas nesta edição do PAES 2019. A UEMA está ofertando 4.249 vagas neste vestibular.
Para saber seu local de prova com antecedência acesse o site.
A segunda etapa do vestibular será realizada dia 25 de Novembro. Ressalta-se que serão convocados para a segunda etapa do PAES 2019, somente os candidatos incluídos até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL.
As provas do PAES acontecerão nos campi da UEMA de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento e nos campi da UemaSul: Imperatriz e Açailândia.
Concorrência
Entre os cursos mais concorridos estão: Formação de Oficiais – bacharelado em Segurança Pública – (PMMA na categoria feminino / sistema especial de reservas de vagas para candidatos negros); Formação de Oficiais – bacharelado em Segurança Pública – PMMA (feminino/ no Sistema universal de vagas); Medicina e; Direito.
A disputa por vaga no curso de Formação de Oficiais – bacharelado em Segurança Pública – (Polícia Militar na categoria feminino/ sistema especial de reservas de vagas para candidatos negros) será alta. Há 386 candidatas concorrendo a uma vaga.
No curso de Formação de Oficiais – bacharelado em Segurança Pública – PMMA (categoria feminino / Sistema universal de vagas) serão 356.25 mulheres na disputa por vaga. Em seguida vem o curso de Medicina, no Campus Caxias, com 297.62 candidatos por vaga. Em quarto lugar, está o curso de Direito, Campus São Luís, com 88.22 pessoas na disputa por uma vaga.
UemaSul
A UemaSul disponibilizará  645 vagas. Excepcionalmente, o PAES 2019 da UEMA abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior, e, o qual se regerá de acordo com as instruções que fazem parte integrante do Edital da PAES 2019.

Horário de verão vai começar no mesmo dia da primeira prova do Enem




Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 4 de novembro, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

“A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do Enem, começarem a ajustar horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

“No primeiro dia de prova, a carga de leitura é muito grande e tem a prova de redação. Já tem elemento de estresse natural. Vai valer a pena tentar forçar um pouco o horário biológico alguns dias antes”, diz o professor, que acrescenta: “Se o estudante dormir mais cedo ao longo da semana, no sábado não vai ter problema com isso. Não adianta fazer isso na véspera, junto com o nervosismo, que é normal, não vai funcionar”.

A dica, segundo Freire, pode ser adotada por estudantes de todos os estados, independente de adotarem o horário de verão ou não. Isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília, que adota a alteração na hora.

Horário de verão

Ontem (15), o Palácio do Planalto informou que o início do horário de verão será mantido no ida 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas do Enem deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

O exame seleciona os estudantes para vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fechamento dos portões

Nos seguintes locais, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário local: Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário local: Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe; Tocantins.

Nos seguintes estados, os portões abrem às 10h e fecham às 11h, no horário local: Amazonas; Rondônia; Roraima.

No Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, no horário local.

Por Agência Brasil

Rota de agradecimento do dep.estadual eleito Duarte Jr


A partir de amanhã, Duarte Jr, deputado estadual eleito com mais de 65 mil votos, retornara aos bairros e municípios em que visitou durante sua campanha. "Precisamos resgatar a esperança e confiança das pessoas na política e nos políticos. E a única forma é com ações positivas".  Destacou Duarte.

Bancada garante descontingenciamento de R$ 15 milhões para as obras do Iphan no Maranhão



A Bancada do Maranhão no Congresso Nacional garantiu mais uma vitória para o estado. De acordo com o coordenador da Bancada e deputado federal, Rubens Júnior (PCdoB), durante encontro com os parlamentares, nesta terça-feira (03), o presidente Michel Temer garantiu o descontingenciamento de R$ 15 milhões para continuidade das obras realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Luís.

Rubens Junior explicou que, com o compromisso firmado por Temer com a Bancada, está garantido o início da obra da Rua Grande, incluindo a Praça Deodoro, um grande sonho da capital do Maranhão, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. “Também serão retomadas obras dos teatros Arthur Azevedo e João do Vale, Museu de Artes Visuais, Fórum Universitário, Jucema e Palácio das Lágrimas”, detalhou o parlamentar.

Ainda durante o encontro, Michel Temer garantiu também que empenhará a emenda de bancada que destinará verbas para as outras obras do Iphan em 2018, o que irá manter as obras em execução. Participaram da reunião sete deputados federais, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, além de representantes da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Fiema e Associação Comercial, “todos juntos por São Luís e pelo Maranhão. Assim age a bancada federal maranhense no Congresso”, disse o coordenador da Bancada, Rubens Júnior.


União de esforços

No mês passado, o coordenador da Bancada recebeu o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, que em nome da Câmara de Dirigentes Logistas de São Luís (CDL), solicitou uma intervenção junto ao Iphan.

Segundo Nahuz, a CDL foi surpreendia com a notícia de suspensão das obras, que atingiu diretamente a continuidade do Projeto de Requalificação Urbana da Rua Grande, uma das mais antigas aspirações do segmento lojista. “Esta é a uma solução possível para promovermos a total revitalização econômica e social daquela área, que proporcionará benefícios não apenas ao setor varejista, com também ao turismo, e à população como um todo”, disse.

Rubens Júnior e Fábio Nahuz

O deputado federal também esteve na sede da CDL, em São Luís, para se reunir com o presidente da entidade, Fábio Henrique Ribeiro, para aprofundar o tema e detalhar os pleitos. Rubens Júnior reforçou o engajamento da Bancada em defesa da concretização dos projetos. “Mobilizaremos todos os parlamentares para mais uma vez, juntos, atuarmos em prol do Maranhão. É necessário que o Governo Federal assegure recursos para essas obras”, afirmou na ocasião.

Na semana seguinte, a bancada se reuniu com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, para tratar da execução das obras do PAC Cidades Históricas no Maranhão.

Kátia Bogéa elogiou a iniciativa de Rubens Júnior em convocar a reunião para acompanhar de perto a situação das obras do PAC Cidades Históricas. “O Iphan tem trabalhado com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de São Luís, e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já apoiamos a cidade com R$ 8 milhões para a elaboração de projetos, e agora precisamos ultrapassar esse momento de dificuldade que o país e o Governo Federal enfrentam e garantir verba para executar essas obras”, disse.

Parceira entre Iphan e Prefeitura de São Luís está revitalizando a Rua Grande em São Luís

Você que já passou pela Rua Grande em São Luís, certamente já percebeu as mudanças que estão acontecendo, e as obras estão a todo vapor. A primeira quadra já está com os serviços estruturais concluídos, a segunda em etapa de finalização e as três quadras restantes com obras em andamento, conforme o cronograma. Trata-se de uma parceira Iphan e Prefeitura de São Luís. 


Países que proíbem a palmada são melhores para o crescimento das crianças

Pesquisa afirma que jovens que crescem sem levar uns tapas dos pais viram adultos menos briguentos. Por Ingrid Luisa



(Thamrongpat Theerathammakorn/EyeEm/Getty Images)

Já há alguns anos, a palmada tem sido contestada como uma medida educativa eficiente. Especialistas afirmam que a punição física só gera resultados momentâneos, podendo prejudicar na formação da criança. E, agora, um estudoliderado por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, comprova isso: países onde a palmada é proibida são lugares mais seguros para crianças crescerem.

Isso acontece por um motivo simples: jovens que crescem sem receberem palmadas batem menos. A pesquisa constatou que, nos países que proíbem castigos físicos, as brigas entre jovens são muito menores do que naqueles que permitem. O estudo, inclusive, levou à renovação de pedidos, no Canadá, de que sejam proibidas tais práticas dentro de casa.

Ao todo, o estudo envolveu pesquisadores do Canadá, EUA e de Israel. Eles examinaram resultados de pesquisas realizadas em escolas de 88 países entre 2003 e 2014. Mais de 400 mil jovens (entre homens e mulheres) foram questionados sobre quantas vezes brigaram fisicamente com os outros. A idade dos entrevistados variou de 11 a 25 anos, dependendo da pesquisa.

A partir disso, a equipe considerou se a punição corporal era legal em um determinado país e, em caso afirmativo, se a proibição era apenas nas escolas ou em casa também. Vinte dos países pesquisados não tinham proibição nenhuma, incluindo Zimbábue e Marrocos. Enquanto isso, 30 deles, como Suécia e Tunísia, tinham uma proibição em todos os contextos a partir de 2017.

Alguns países tinham o que podemos chamar de “proibição parcial”. No Reino Unido, há variações. Na Inglaterra a batida é proibida, mas os pais podem usar uma “punição razoável” (um tapinha no bumbum, por exemplo, mas não uma surra de cinta). Já na Escócia e no País de Gales, os governos estão tomando as medidas cabíveis para proibir totalmente as punições físicas.

Já o Brasil possui uma legislação que também pode ser considerada parcial: desde a Constituição de 1988, a lei proíbe punições físicas severas (como surras e espancamentos) em crianças. Mas, em relação às “palmadinhas”, ainda cabe aos pais decidir se são válidas ou não. Em 2014, foi sancionada a “Lei da Palmada”, pela então presidenta Dilma Rousseff, que ratificou o que já existia: o direito da criança e do adolescente serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes.

Os pesquisadores também descobriram que os meninos tinham três vezes mais chances de brigar com frequência do que as meninas, o que significa chegar às vias de fato no mínimo quatro vezes ao ano.

Eles constataram que tais brigas eram 31% menos comuns entre garotos e 58% em garotas de 13 anos que moravam em países com uma proibição total de punição corporal em relação àqueles países que permitiam.

INSCRIÇÕES PARA A II MOSTRA EDUCACIONAL LUMINENSE COMEÇAM DIA 22


Está chegando um dos momentos mais aguardados pela comunidade escolar de Paço do Lumiar. A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que os preparativos para a realização da II Mostra Educacional Luminense estão a todo vapor e as inscrições serão realizadas de 22 a 30 de outubro, no Núcleo de Arte e Educação-SEMED, no prédio da Secretaria, na Avenida 13 do Maiobão.

A mostra educacional é uma iniciativa da gestão do prefeito Domingos Dutra (PCdoB) e se configura em um grande momento para a comunidade escolar. Ela será a oportunidade de apresentar para toda a população os projetos realizados no ambiente escolar ao longo do ano letivo de 2018. No ano passado a primeira mostra foi um sucesso e atraiu milhares de pessoas à praça do Viva Maiobão, onde foi realizada.

Este ano será oferecida também a oportunidade de a escola se inscrever para apresentação cultural como parte integrante da programação oficial, podendo ser um grupo ou mesmo um único aluno que tenha se destacado em alguma atividade.

“É importante que todos participem, que ninguém fique de fora. Vamos incentivar para que os professores façam logo a inscrição daquele projeto desenvolvido com todo carinho para seus alunos. Vamos mostrar à comunidade o que as escolas de Paço estão fazendo. Será um evento muito importante para todos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Barroso Soares.

Para o prefeito Domingos Dutra, é gratificante ver a produção dos alunos e professores durante a mostra. “São projetos interessantes, muitos deles abordando a nossa realidade. Nossa gestão incentiva a mostra como forma de incentivar nossos alunos a buscar cada vez mais o conhecimento, pois sabemos que só a Educação pode transformar a realidade em que vivemos”, destacou o prefeito, informando que muitas melhorias têm sido feitas nas educação municipal, com destaque para obras nos prédios e também valorização dos professores com atualização salarial e capacitações constantes.

Mais informações sobre a II Mostra Educacional Luminense podem ser obtidas pelo e-mail: ascomsemed.paco@gmail.com

Márcio Jerry é o 1º deputado federal eleito a visitar Câmara de Vereadores de São Luís


O deputado federal eleito Márcio Jerry (PCdoB) visitou, ontem, a Câmara de São Luís. Após uma semana da sua eleição, ele dialogou com os vereadores da capital para colocar o seu mandato a disposição para um amplo trabalho conjunto que visa o fortalecimento das políticas públicas para a cidade.
Recepcionado pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum, além de Umbelino Jr, Genivaldo, Chaquinhas, Fátima Araújo, Pavão Filho, Marquinhos , Dr. Gutemberg, Honorato, entre outros, Márcio Jerry foi o primeiro deputado federal eleito para a próxima legislatura na Câmara Federal a visitar os vereadores de São Luís.
“Vim aqui cumprimentar os vereadores de nossa capital em sinal de respeito à vocês, ao papel importante que desempenham, e em sinal de compromisso com São Luís, cidade em que fiquei entre os quatro mais votados para a Câmara Federal”, disse Jerry aos vereadores ludovicenses.
Em São Luís, Márcio Jerry foi o quarto deputado federal mais votado, e transformará o reconhecimento e confiança da população da cidade em ações em benefício do povo. O diálogo com os vereadores faz parte da estratégia de colocar o mandato a disposição de todos que trabalham por uma São Luís melhor.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Camila Holanda feliz com a valorização dos Agentes Comunitários de Endemias que receberam novos uniformes

Foram entregues nesta terça-feira (16) novos uniformes de trabalho aos agentes comunitários de endemias que atuam na capital. Os servidores têm papel importante na redução, identificação e tratamento de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

"Muito carinho hoje durante a entrega de fardamento e demais equipamentos aos agentes de endemias da nossa cidade. Essa é também uma maneira do prefeito Edivaldo Holanda Jr valorizar esses profissionais tão importantes para que os ludovicenses se mantenham saudáveis". Comemorou a primeira dama, Camila Holanda.

Agentes comunitários de endemias recebem novos uniformes

Agentes comunitários de endemias recebem novos uniformes

Foram entregues nesta terça-feira (16) novos uniformes de trabalho aos agentes comunitários de endemias que atuam na capital. Os servidores têm papel importante na redução, identificação e tratamento de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Porto do Itaqui está pronto para retomada da linha regular de contêineres

Porto do Itaqui está pronto para retomada da linha regular de contêineres

Foram investidos R$ 10 milhões na obra de engenharia e outros R$ 9 milhões serão investidos na reestruturação do sistema elétrico.

Mais um passo foi dado para tornar o Porto do Itaqui mais competitivo e viabilizar a retomada da linha regular de contêineres. Um acordo firmado entre a empresa Pedreiras Transporte e os sindicatos das três categorias de trabalhadores portuários (conferentes, arrumadores e estivadores), garantindo tarifa única para movimentação desse tipo de carga, associado ao interesse do mercado, pode determinar a breve retomada dessa operação, com potencial para movimentar 1.800 contêineres/mês.
O acordo integra um esforço conjunto para a retomada dessa operação no Itaqui e inclui a participação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), com investimentos em infraestrutura no Porto do Itaqui e da Intrading Global (negócios internacionais), que representa sete empresas dos setores de serviços, home center, supermercados e indústrias de produtos de limpeza A informação é da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).
O projeto de ampliação da infraestrutura portuária para armazenagem de contêineres da EMAP contempla uma área de 20.250 metros quadrados com capacidade estática para 1.341 TEUS. Foram investidos R$ 10 milhões na obra de engenharia e outros R$ 9 milhões serão investidos na reestruturação do sistema elétrico.
Em entrevista ao Bom Dia Maranhão desta terça-feira (16), o diretor de planejamento e desenvolvimento da EMAP, Jailson Luz, falou mais sobre o assunto.
Confira a entrevista!

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Imperatriz

FOTO: Reprodução


Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Imperatriz. Ao todo estão sendo oferecidas 50 vagas para o cargo de guarda municipal. Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível médio completo. A remuneração é de R$ 1.335,83 para 44 horas semanais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas apenas via internet através dos sites www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br. O período de inscrição vai das 10 horas do dia 16 de outubro até às 18 horas do dia 04 de novembro de 2018.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.
Vagas
São 50 vagas em disputa, todas elas para o cargo de Guarda Municipal. Deste total, 39 são para o sexo masculino e 11 para o sexo feminino. Há, ainda, três vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, sendo duas para homens e uma para mulheres.
Provas
O concurso Prefeitura de Imperatriz – MA será composto por prova objetiva, a ser realizada na data provável de 18 de novembro de 2018, por investigação social, por teste de aptidão física (TAF), por exames médicos, por avaliação psicológica e por curso de formação.
A prova objetiva terá duração máxima de quatro horas e os candidatos somente poderão se retirar do local da prova após uma hora de seu início. Caso o candidato queira levar o caderno de questões, será necessário permanecer no local da prova por, no mínimo, três horas.
A prova objetiva valerá 70 pontos e será composta por 70 questões, cada uma delas valendo um ponto. Serão 15 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Raciocínio Lógico, 10 questões de Noções de Informática e 40 questões de Conhecimentos Específicos.
Serão aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50% sobre a nota total da prova objetiva.
O teste de aptidão física será realizado somente pelos candidatos não eliminados na prova objetiva. Neste teste o candidato será considerado apto ou não apto. O TAF vai envolver as seguintes etapas:
  • Flexão e extensão de cotovelos com apoio de frente sobre o Solo;
  • Teste de agilidade Shuttle Run;
  • Flexão abdominal;
  • Corrida de 12 minutos.
O curso de formação valerá 30 pontos e será aplicado aos 100 primeiros classificados e aprovados em todas as etapas anteriores.
Em caso de empate na nota final, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
  1. Idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição;
  2. Candidato que exerceu efetivamente a função de jurado em processos penais de competência do Tribunal do Júri;
  3. Maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
  4. Maior número de acertos em Língua Portuguesa;
  5. Maior nota no Curso de Formação;
  6. Candidato de maior idade.
Informações do Concursos no Brasil

Sorteados do Minha Casa Minha Vida são convocados para entrega de documentos


A Prefeitura de São Luís convoca os sorteados como titulares,para aquisição de imóveis dos residenciais Morada do Sol I e II, para apresentação dos documentos comprobatórios das informações prestadas por ocasião da inscrição no Cadastro Habitacional de Interesse Social da Prefeitura.A entrega da documentação se dará por ordem alfabética. Os contemplados no certame do programa habitacional federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ para os residenciais  devem comparecer à Central de Atendimento Habitacional (localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 565 – São Francisco), para formalizarem a documentação. A apresentação dos documentos deve ser realizada no período de 15 de outubro a 21 de novembro, das 8h às 16h, respeitando a tabela de atendimento.
Neste primeiro momento foram sorteadas mais de duas mil casas dos residenciais Morada do Sol I e II, localizados no Maracanã; com o sorteio a gestão do prefeito Edivaldo amplia oportunidades para famílias que sonham em adquirir a casa própria por meio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.
O edital de convocação com a tabela de atendimento, bem como a lista de beneficiários podem ser acessados por meio do site. O atendimento obedecerá ordem alfabética conforme consta no edital Nª 05/2018 disponível no site.
De acordo com o secretário de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade, após o prazo estabelecido, os beneficiários que não formalizarem seus dossiês com a documentação necessária terão seu processo indeferido. “Os convocados foram contemplados nos sorteios do dia 9 de outubro de 2018, que corresponde ao residencial Morada do Sol I e II localizados no bairro Maracanã. É importante que eles fiquem atentos ao prazo porque, após este período, eles serão considerados como desistentes”, ressalta o secretário.
A aquisição do imóvel, pelos contemplados no sorteio, se dará pela contratação de financiamento habitacional subsidiado pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, junto à Caixa Econômica Federal, atendendo a regras específicas, conforme determinação do Ministério das Cidades; devendo o candidato preencher, simultaneamente, todas as condições previamente estabelecidas pelo edital.
Cronograma de atendimento para selecionados/sorteados titulares
Documentos necessários
GRUPO 01 – IDOSOS
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
GRUPO 02 – DEFICIENTES
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
e) Laudo médico (original)
GRUPO 03 – MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação atualizados
(original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
f) Cartão Bolsa Família
GRUPO 4 – MORADORES DE ÁREA DE RISCO
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
e) Declaração de ente público ou laudo da Defesa Civil
GRUPO 5 – GERAL
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)