sábado, 18 de agosto de 2018

Acidente gravíssimo na av13

Um acidente gravíssimo aconteceu na Avenida 13 do Maiobão na tarde deste sábado (18).Onde um Caminhão que transportava alimentos, bateu fortemente na traseira de um ônibus da Linha 1 do Maiobão. 
O condutor do Caminhão e o auxiliar do transporte ficaram presos nas ferragens e foram levados com urgência para o Hospital.
Os passageiros do ônibus nada sofreram além do susto que foi grande. O ônibus não foi muito danificado;porém o caminhão teve praticamente perda total.   

               

Fracasso: O isolamento da filha de Sarney foi percebido durante a ‘Caravana em Porto Rico

Fracasso: O isolamento da filha de Sarney foi percebido durante a ‘Caravana em Porto Rico

Comentários 
Se acompanhada já estava difícil para Roseana, sozinha mesmo é que ela não conseguirá voltar comandar os cofres do estado, como é desejo da sua família.
A candidata Roseana Sarney tem encontrado muita dificuldade para reunir povo em suas andanças pelo interior do Maranhão. No município de Porto Rico, a ex-governadora de quatro mandatos, o candidato ao Senado Sarney Filho e o candidato a suplente Lobão Filho passaram decepção, dava para contar nos dedos o número de pessoas que se dispuseram a caminhar com eles durante a passagem pela cidade.              Jorge Vieira

22º BPM É INAUGURADO EM PAÇO DO LUMIAR




O 22º Batalhão da Polícia Militar (22º BPM), localizado na Vila Canaã, em Paço do Lumiar, foi inaugurado nesta sexta-feira, 17, durante solenidade que teve as presenças do secretário de Estado de Segurança, Jefferson Portela; do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB); do comandante da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo; do comandante da Área Leste, coronel Aritanã Lisboa, e do comandante do 22º BPM, coronel Renato Abrantes, entre outras autoridades, servidores e convidados.

O 22º Batalhão conta com 60 homens e seis viaturas e vai atender aos municípios de Raposa e Paço do Lumiar. O prédio fica na Vila Canaã, na antiga sede da 2ª Companhia do 13º BPM, e ocupa uma área aproximada de 750 metros quadrados. A unidade conta com recepção, guarda, banheiros, reserva de armas, almoxarifado, administrativo, refeitório, cozinha e alojamentos.

Durante a solenidade, o secretário Jefferson Portela destacou a importância do batalhão para maior segurança na área. “Este batalhão marca mais uma ação de descentralização das operações da Polícia Militar e vai atender a milhares de moradores daqui e da Raposa. Aqui será uma base de trabalho para todas as polícias e também um apoio para a comunidade. Os investimentos realizados em segurança pelo Governo do Estado têm trazido resultados importantes, como a redução do número de homicídios”, afirmou Jefferson Portela.

O prefeito Domingos Dutra afirmou que a inauguração do 22º BPM era um momento muito importante para o município de Paço do Lumiar, e convidou a comunidade a tratar bem os policiais. “A presença dos policiais aqui aumenta a sensação de segurança para os moradores da região coberta pelo 22º BPM. Sejam amigos dos policiais. Conversem com eles, ofereçam água, algum lanche, pois eles são gente como nós. Muitos vêm de famílias pobres. O governo tem promovido a valorização do policial militar, dando-lhe melhores condições de trabalho, além de promover melhorias para o efetivo combate à criminalidade, mas é muito bom que eles se sintam prestigiados pela comunidade também. É um estímulo a mais”, ressaltou o prefeito Dutra.

Para a moradora da Vila Canaã, Kely Fonseca, o batalhão vai melhorar a segurança na área e nas proximidades. “Agora vou me sentir mais à vontade para sair à tarde para passear com meu filho na frente de casa. Acho que mais melhorar bastante”, destacou a dona-de-casa.

SAIBA MAIS

O prédio do 22º BPM foi a antiga sede da 2ª Companhia do 13º BPM. O imóvel é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Segurança do governo anterior, a Polícia Militar e a empresa Eneva

O 22º BPM foi criado pela Lei 10.669, de 29 de agosto de 2017, com a missão de garantir os policiamentos ostensivo e preventivo nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa. Desde 1º de novembro o Batalhão foi efetivado. Com o batalhão, aumenta a capacidade operacional da PM na região, o que tem reflexo na redução de crimes, por meio da prevenção e do policiamento ostensivo.

Texto: Érika Rosa (Ascom/Paço do Lumiar)

Foto: Adrielly Dayne

Dino venceria no 1° turno em Imperatriz, aponta pesquisa Interpreta




O Instituto Interpreta divulgou, neste sábado (18), sua mais recente pesquisa ao governo do Estado em Imperatriz. Nela, o governador Flávio Dino (PCdoB) mantém a liderança, e venceria no 1º turno.

Dino aparece em primeiro lugar com 54,08%, Roseana Sarney (MDB) vem em segundo com 17,92%, Roberto Rocha (PSDB) tem 2,72%, Maura Jorge (PSL) aparece em quarto lugar com 1,6%, Odívio Neto (PSOL) tem 0,32% e em último esta Ramon Zapata (PSTU) 0,16%. Não sabem ou não responderam são 13,76%, Brancos e Nulos são 9,44%.

O resultado da pesquisa é relevante, e é até compreensível ver os candidatos fortalecendo as bases na região Tocantina. Nesta sexta-feira (17), Dino realizou caminhada na cidade de Imperatriz e levou centenas de pessoas às ruas.


Flávio Dino candidato à reeleição na cidade de Imperatriz

A cidade foi a segunda escolhida para dar seguimento à campanha eleitoral.

Roseana convidou um vice-governador de Imperatriz para ganhar musculatura na corrida eleitoral, o Ribinha Cunha. Maura e Roberto ainda não cumpriram agenda oficial na cidade, mas o tucano visitou, no 1ºdia de corrida eleitoral, Sebastião Madeira, o ex-prefeito de Imperatriz, além disso, os dois candidatos passaram perto do município quando escolheram Balsas para iniciar a caminhada de campanha.

Em março, também foi realizada pesquisa pré-eleitoral na cidade de Imperatriz, é o resultado foi: Dino com 73,11% dos votos válidos, contra 18,06% de Roseana Sarney que aparecia na segunda colocação. Em terceiro aparecia Roberto Rocha com 6,72%, seguido por Maura Jorge, com 1,48%, e os então pré-candidatos Ricardo Murad (PRP), com 0,63% e Eduardo Braide (PMN) não havia pontuado.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob número 07496/2018 e foi realizado apenas no município que possui o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão. Foram entrevistadas 625 pessoas no último dia 10, levando em consideração os seis candidatos já escolhidos após as convenções eleitorais.

Alem desta, há mais duas pesquisas registradas no TSE, que devem ser divulgadas nos próximos dias. No dia 20, a Estimativa Editora e Comunicação divulga levantamento realizado em Timon, e no dia 23 o Ibope divulga resultados de pesquisa contratada pela TV Mirante.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Famosos comentam sobre o caso do atropelamento de cachorros


O caso se tornou repercussão nacional e artistas como Anitta e Preta Gil comentaram sobre o crime nas redes sociais.

NA MIRA16/08/2018 às 20h50


SÃO LUÍS - O atropelamento dos pastores alemães que aconteceu nessa terça-feira (15), chocou a todos. Famosos como Anitta, Preta Gil e Giovanna Ewbank comentaram sobre o caso nas redes sociais.


"Não dá para acreditar!", comentou a cantora Anitta, que é uma grande defensora dos animais.

"Eu nunca vou entender essa gente. Nunca! To arrasada!!! MEU SONHO É DESCOBRIR QUEM É!!!", disse indignada a blogueira Gabriela Pugliesi.

Outros artistas também comentaram o caso.

Confira:



Através do Instagram, Luisa Mell, que tem mais de 1,6 milhão de seguidores, divulgou o caso e disse que entrou em contato com a ONG aqui no Estado.

"Eu já estou em contato com a ONG do Maranhão, que já está indo para a delegacia para formalizar um boletim de ocorrência contra essa criminosa, essa covarde. É inacreditável", completou a dona do Instituto que leva o seu nome via Stories.

Para quem não conhece Luisa Mell, ela é uma ativista, apresentadora, atriz e escritora que luta pelos direitos e defesa dos animais. Em 2018, a apresentadora lançou um livro "Como Os Animais Salvaram Minha Vida", que relata mais sobre o seu trabalho como ativista.

Paco do Lumiar tem Fórum Novo.


O Prefeito Domingos Dutra participou ontem, a convite do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Joaquim e da Diretora do Furum, Juíza Joelma, da inauguração do novo Furum de Paco do Lumiar, localizado no Conjunto Maiobão. Participaram da solenidade vários juízes, promotores, defensores públicos, servidores, advogados vereadores de Paco e pessoas simples do povo.
O Desembargador José Joaquim destacou que o Furum de Paco do Lumiar a ser inaugurado em sua gestão, destacando a contribuição do Desembargador Cleone na construção da obra.
" Está obra estava há muito tempo parada. A Comarca de Paco foi iniciativa minha no primeiro mandado de Deputado Estadual. Paco com quase 200 mil habitantes precisa de Furum com esta qualidade. É mais um esqueleto que desaparece em nossa gestão. Agora juízes, servidores, advogados e a população têm uma Casa de Justica decente", declarou o prefeito Domingos Dutra(PCdoB).

Tribunal de Justiça reinaugura nesta terça-feira Forum Tácito Caldas em Paço do Lumiar


0
79
    
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Joaquim Figeiredo, reinaugura, nesta terça-feira (14), às 16h, em Paço do Lumiar, o Fórum Judicial revitalizado, após intervenções de engenharia na estrutura física e espaços do prédio.
O Fórum, que leva o nome do desembargador Tácito Caldas, ex-presidente do Tribunal de Justiça, é composto por três varas judiciais, um Juizado Especial e salão do júri com capacidade para 90 lugares. As três unidades judiciais são formadas por gabinete do juiz, sala de audiências, secretaria judicial, recepção, entre outros.
Constituído por edificação térrea, o prédio possui área total do terreno igual a 2.736,76 metros quadrados, apresentando área total construída igual a 1.506,46 metros quadrados. As três varas judiciais do Fórum são formadas por gabinete do juiz, sala de audiências, secretaria judicial, recepção, entre outros.
De acordo com a diretora de Engenharia do Tribunal de Justiça, Tyara Oliveira, a revitalização do imóvel proporcionará novos espaços, tais como ampla recepção principal, salas (de atermação, dos oficiais de justiça, OAB, distribuição, assistente social, psicólogo) e nova unidade para funcionamento do Juizado Especial, além de moderna fachada principal de entrada do imóvel.
A revitalização também contemplou a acessibilidade por meio da execução de rampas de acesso na entrada principal, bem como rampa de interligação entre prédios contendo corrimãos adequados e em conformidade com a NBR-9050 e, ainda, foram executados banheiros adaptados para pessoas com deficiência – PCD.
O novo espaço destinado ao Juizado Especial contém três salas de audiências, secretaria judicial, gabinete do juiz, sala da assessoria, atendimento, arquivo, banheiros, entre outros.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Estão abertas as inscrições para o programa Cartão Transporte Universitário 2018.2.

Em face da nova interpretação da lei nº 9.504/1997 (Legislação Eleitoral), em cumprimento a mesma, a Secretaria de Estado da Juventude está proibida de fazer publicações em seu site bem como em suas redes sociais oficiais (Instagram e Twitter) a respeito da abertura do edital ou outras ações do governo.

Poderá inscrever-se o estudante universitário que atenda aos seguintes requisitos, *cumulativamente:*

a) seja domiciliado no Maranhão;

b) estude em cidade diferente daquela em que é domiciliado;

c) o seu deslocamento diário no trajeto domicílio - IES domicílio (ida e volta) não seja inferior a 100 km (quilômetros);

d) apresente comprovante de matrícula atualizado com a indicação das disciplinas que serão cursadas.

As inscrições irão do dia 10 ao dia 31 de agosto, pelo site: transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.

Ressaltamos que é de fundamental importância a leitura completa do edital e acompanhar todos os processos na plataforma online do referido programa.

Qualquer dúvida só entrar em contato com a Secretaria de Estado da Juventude pelos telefones (98) 3232-5456 / 3232-6405 ou pelo e-mail do transporteuniversitario@seejuv.ma.gov.br

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Workshop de Influenciadores Digitais acontece com apoio da faculdade IESF


Dai Gomes, Collins, João Vittor, AleleleNaTva
O evento com o objetivo social de auxiliar os jovens que desejam entrar no mercado de trabalho voltado à comunicação, sobretudo as digitais tiveram a oportunidade de aprender desde a se posicionarem frente às câmeras, até editarem seus próprios vídeos. 

O projeto teve o poio da faculdade IESF que cedeu uma de suas salas para o acontecimento do evento. 



O grupo Juventude Unida de Paço do Lumiar agradece imensamente aos participantes do evento, os colaboradores para que tudo desse certo. Especialmente o Tiago Carneiro, responsável pela faculdade. 

Hilton Silva

O blogueiro e Universitário de Direito, Hilton Silva, comentou em sua rede social. "Estive no sábado (11) na Faculdade IESF, evento “Influenciadores Digitais” na ocasião pude exaurir técnicas em edição vídeo do Adobe Premier. Por fim mostrei os meios de renderização em que modula as redes em suas predefinição. Tiveram tmbm @daigomes.oficial@luizpaula falou de publicidade e uso das redes e também @claytoncollinsmc. Foi um projeto piloto, mas, que logrou um importante ato de conhecimento". 

Luiz Paula
O publicitário Luiz Paula comentou em sua rede social. "Hoje foi dia de um bate papo sobre redes sociais, imagem pessoal e o poder da internet no Encontro de #InfluenciadoresDigitais. 📱 Foi muito bom falar um pouco do que sei do mercado da publicidade digital e todo esse mundo 🌍💖 além de ter aprendido mais sobre edição de vídeo com @hiltonsilva3632 . (Prometo focar mais no meu canal do YouTube inclusive). Conheci pessoas que só conhecia pelas redes e me identifiquei de primeira, não é memso @daigomes.oficial? 💓💓💓Que venham mais. 
Muito obrigado pelo convite @claytoncollinsmc ❤️✨".


Momentos de descontração e compartilhamento de informações






Aulão Enem 2018 Paço do Lumiar

Os Luminenses que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro deste ano, já podem se inscrever para o "Aulão do Enem" que será realizado no dia 25 de Agosto (sábado), no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), na Avenida 14 do Maiobão, das 14h às 18h.

O aulão é uma promoção da Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Educação. São esperados de 150 a 200 participantes. Para se inscrever, os interessados têm duas opções: podem ir na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na avenida 13 do Maiobão, quase em frente a escola Domingos Vieira, das 8h às 17h; ou na secretaria Municipal de educação também na avenida 13, próximo a praça do viva Maiobão. Para se inscrever no Aulão do Enem, o estudante não precisa estar matriculado em uma escola, basta estar inscrito no Exame e morar em Paço do Lumiar.

Segundo o coordenador da Secretaria da Juventude da SEMDHU, Alex Garcês, o objetivo é ajudar os candidatos a terem um bom desempenho na prova, para que possam realizar o sonho de ingressarem na universidade. “ O que nós pretendemos é judar os alunos a manterem o foco. "O aulão é uma oportunidade para intensificar os estudos preparatórios para o Enem que está bem próximo, saindo da rotina de estudos em sala de aula" explicou o coordenador.

O Aulão é uma mega revisão gratuita voltada para jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio interessados em ingressar na educação superior. O conteúdo é focado na preparação para o Enem e/ou vestibular em geral, considerando que a prova do vestibular UEMA é feita com questões estilo ENEM.

Mais informações

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro. Essa será a décima oitava edição do exame, que é essencial para os estudantes que almejam uma vaga no ensino superior. Os candidatos poderão utilizar o desempenho obtido para se inscrever nos programas do governo federal, como Prouni e Sisu. A participação no Enem também é pré-requisito para quem deseja financiar os estudos, através do FIES, para quem deseja obter certificação de conclusão de ensino médio.

Juíza de Coroatá é no Conselho Nacional de Justiça

A sentença veio a público na última quarta-feira (08) e foi prontamente contestada pelas partes acusadas. No entanto, ao longo dos dias seguintes, diversas outras informações vieram à tona e levaram os advogados do PCdoB a apresentarem ao Conselho responsável por julgar os magistrados de todo o país as razões da parcialidade da juíza.
A peça de acusação junta provas que constatam que Anelise agiu de forma irregular com o intuito de prejudicar a candidatura de Flávio Dino nas eleições ao Governo do Estado, que acontecem em menos de dois meses. Entre os elementos apresentados, estão o fato de que a juíza conduziu toda a parte final do processo sem ouvir o Ministério Público e juntou pessoalmente provas que não estavam incluídas na acusação inicial, assinada pela família Murad em 2016.
Os representantes alegam que ela agiu com atropelo ao incluir um vídeo do youtube, não apresentado por qualquer uma das partes, produzindo provas sem ouvir as partes e nem dar direito ao contraditório. Assim, ela estaria agindo como “advogada” da acusação, que sem informar sequer ao Ministério Público incluiu na sua decisão elementos novos e que não foram confrontados com a versão da defesa. O parecer do MP tinha sido dado em julho, mostrando a inconsistência das acusações de Murad contra Dino, conforme o JP informou na sexta-feira.
A peça junta ainda outros elementos de ordem pessoal, que podem ter interferido na condução questionada do processo. A atuação da juíza nas redes sociais, mostrando proximidade com dois líderes de oposição a Dino, foram algumas delas. Anelise interagia com páginas de facebook dos deputados Edilázio Junior, Aluísio Mendes e Alberico Filho. Todos os três são ligados diretamente à cúpula do grupo Sarney.                                       
Outro ponto apresentado pela acusação foi a declaração dada por Edilazio de proximidade com a família da juíza. Em pronunciamento oficial na Assembleia Legislativa, o deputado disse ser amigo pessoal de Márcio Fontenele, esposo da magistrada.
Depois da chuva de críticas, a juíza pediu desfiliação da Associação Maranhense dos Magistrados e recebeu o apoio de parlamentares do grupo Sarney, bem como da Associação Brasileira dos Magistrados. Ela ainda deu entrada em pedido de investigação sobre as postagens feitas por ela própria no facebook, em que diz sentir-se à vontade no Grupo Mirante – sistema de Comunicação pertencente aos filhos de José Sarney

OBRAS DA UPA MAIOBÃO, SEGUEM A TODO VAPOR


A UPA do bairro Maiobão em Paço do Lumiar, é um dos maiores sonhos do povo Luminense, a obra que vem se arrastando desde o ano de 2012, com um orçamento no valor de R$ 1.402,260,31, nunca chegou a ser concluída. O projeto é do Governo Federal, mas encontrou obstáculos para ser findado, um deles foi o abandono da obra por parte da primeira empresa lícitada. Mas a prefeitura de Paço do Lumiar na gestão Domingos Dutra( PcdoB), não mediu esforços para buscar meios para o término da Unidade de Pronto Atendimento e desta vez o trabalho não vai parar, até que o prédio esteja pronto em Novembro deste ano.
As obras foram retomadas no mês passado. 30 homens estão trabalhando durante o dia inteiro, sob a fiscalização continua do proprietário da empresa(Calvin Construtora), do Secretário Municipal de Infraestrutura, Walburg Santiago e do Secretário Adjunto de Saúde do Município, Elizeu Costa.
Segundo o secretário muncipal de infraestrutura, quando a obra foi retomada, apenas 27% do que estava no projeto tinha sido construído, agora já está em 50% . "O prefeito Domingos Dutra não mediu esforços para que isso pudesse acontecer. O trabalho está agil, a empresa é comprometida, estamos bem adiantados e desta vez essa obra será entregue a população, que sonha com esta UPA" acrescentou o secretário.
Assim que a obra for concluída, a UPA será toda equipada, de acordo com o secretário adjunto de saúde, o recurso para compra de equipamentos já está garantindo. "Já temos recursos para equipar toda unidade, assim que a obra for concluída abriremos licitação e Unidade de pronto atendimento vai abrir suas portas e vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo resolver grande parte das urgências e emergências" destacou o adjunto.
Mais informações
As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de Atenção à Urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço.

domingo, 12 de agosto de 2018

Pai e filho em carro 'gaiola' morrem em acidente com motorista bêbado

Vítimas de 12 e 37 anos estavam em veículo usado para trilhas quando foram atingidos por carro que seguia em sentido contrário pela rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza, entre Jaú e Dois Córregos.

Por G1 Bauru e Marília

12/08/2018 10h57 Atualizado há 2 horas



Pai e filho em carro 'gaiola' morrem em acidente com motorista bêbado. Jaú e Dois Córregos (Foto: Arquivo Pessoal)

Pai e filho morreram em um acidente na rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza, que liga Jaú a Dois Córregos, na noite de sábado (11), ao se envolverem em um acidente com um motorista embriagado.

Segundo a Polícia Rodoviária, os dois estavam em um veículo "gaiola" e foram atingidos por um carro que seguia no sentido contrário.

João Ricardo Grigio, de 37 anos, e João Pedro, de 12 anos, moradores de Jaú, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.



João Ricardo (pai) e João Pedro participavam de encontro na região de Jaú (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda de acordo com a polícia, o motorista do carro, Valter Aparecido Saurin, de 52 anos, atingiu a "gaiola" após uma ultrapassagem em local proibido. O teste do bafômetro confirmou que ele estava bêbado, informou a polícia. O motorista foi socorrido e levado à Santa Casa de Jaú com ferimentos. Depois do atendimento, ele foi preso pela Polícia Civil sem direito à fiança.

Segundo a polícia, o veículo "gaiola" tem circulação proibida em rodovias. Pai e filho participavam de encontros de veículos "gaiolas" em trilhas por estradas rurais da região. Os corpos foram encaminados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jaú.



Pai e filho em carro 'gaiola' morrem em acidente com motorista bêbado (Foto: Arquivo Pessoal)

Já ouviu o novo álbum da Nicki Minaj? Confira!O quarto álbum da cantora trinidiana foi divulgado nessa sexta (10) e já é elogiado pela crítica.





MUNDO - A cantora e rapper trinidiana, Nicki Minaj, pegou todos de surpresa nessa sexta-feira (10), ao divulgar o quarto álbum de sua carreira, intitulado "Queen", o álbum conta com diversas participações especiais, como do rapper americano Eminem, da cantora Ariana Grande e do The Weeknd.

O último álbum de Nicki foi lançado há quatro anos atrás, e conta com grandes hits como sua parceria com Beyoncé, 'Feeling Myself' e o sucesso 'Anaconda'.

Três singles do novo álbum já haviam sido lançados, a parceria com Ariana Grande, 'Bed', o hit 'Barbie tingz' e 'Chun-Li'.

Ao total, o álbum contém 19 faixas e conta com elogios da crítica especializada, estando no #1 no iTunes em mais de 70 países.

A revista 'Forbes' destaca: "Com o Queen, Nicki Minaj criou um excelente álbum de 10 músicas e o escondeu em um álbum de 19 músicas. Ainda assim, ela realizou o que se propôs a fazer: provar aos céticos que ela ainda pode "cuspir" com o mesmo sarcasmo que ela teve no começo de sua carreira."

Já o site 'The Line Of Best Fit', garante: "O título do álbum não poderia ser mais perfeito. “Hard White” e “LLC” são sobre como a Minaj não pode ser substituída no mundo do rap e, quem está tentando substituí-la, não terá sucesso."

Homem é flagrado cortando cabo de energia com uma faca de serraO caso aconteceu em São Luís pela manhã desse sábado (11).

SÃO LUÍS - Nesse sábado (11), às 7h30, na BR-135 no Km 20,3 em São Luís, um homem foi flagrado em cima de um poste de sustentação de cabeamento da rede elétrica cortando os cabos com uma faca de serra.

Ele foi detido pela Polícia Rodoviária Federal e conduzido para a delegacia de Polícia Civil da Cidade Operária (DECOP) para os procedimentos cabíveis sobre o caso.

Empresas monitoram internautas pelos navegadoresEspecialistas apontam maneiras de se proteger.


JONAS VALENTE/AGÊNCIA BRASIL12/08/2018 às 12h00


Na política, as denúncias de interferências em processos políticos e eleições por grandes plataformas colocou em evidência o poder da coleta desses registros para direcionar anúncios e mensagens. ( Foto: Divulgação)

BRASÍLIA - Nos últimos anos, dados pessoais entraram no centro de disputas econômicas e políticas. Essas informações passaram a ser chamadas de “o novo petróleo” e organizações internacionais classificam como o principal insumo de uma “4ª revolução industrial”. Na política, as denúncias de interferências em processos políticos e eleições por grandes plataformas colocou em evidência o poder da coleta desses registros para direcionar anúncios e mensagens.

Neste cenário, emerge uma disputa silenciosa entre as diversas iniciativas de coleta de dados e as tentativas de se proteger dessa prática, seja por meio de legislações seja por condutas cotidianas. Navegadores usados em desktops e smartphones são um dos canais por meio dos quais cidadãos têm sido monitorados.

O alerta foi dado por Veridiana Alimonti, representante da entidade internacional Eletronic Frontier Foundation (EFF), na nona edição do “Seminário sobre Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais”, evento promovido pelo Comitê Gestor da Internet nesta semana em São Paulo e que reuniu especialistas internacionais no tema.

No encontro, a especialista em políticas digitais, que também já integrou o comitê, chamou a atenção para as formas de vigilância das pessoas por meio de sistemas como Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer. Por meio de diversos mecanismos, empresas coletam e reúnem informações sobre pessoas sem que elas saibam.

Esses registros permitem que, ao acessar determinado site ou serviço (como uma página de comércio eletrônico), o site identifique de quem se trata, abrindo espaço para formas de segmentação e até mesmo discriminação. Um exemplo desse tipo de prática é a diferenciação de preços pelo CEP do comprador.

Um dos mecanismos utilizados nesse monitoramento são os conhecidos cookies, instalados em dispositivos ao acessar um site. Os cookies são pequenos “pedaços de código” (ou mini-programas) criados para registrar dados da navegação das pessoas e repassar a empresas com fins de rastreamento.

Esse tipo de recurso é utilizado em geral por agências de marketing digital, cuja adoção ocorre para que os anúncios “sigam” os usuários pelos sites pelos quais navegam. Nesses casos, o usuário pode apagar os cookies instalados. Cada navegador oferece essa funcionalidade em determinado local das suas configurações.

Outra técnica de vigilância é conhecida como “supercookie”. Nela, provedores incluem códigos nos cabeçalhos de navegação para cada cliente, mas que não são vistos pelo usuário. Assim, quando uma pessoa faz um acesso, o site pode ler o identificador e saber que se trata de determinado computador ou domicílio.

“Impressão digital” dos navegadores

Contudo, há um sistema de rastreamento mais perigos que os cookies, mostrou Veridiana Alimonti no seminário do CGI, conhecido pelo nome em inglês “fingerprinting”, termo que designa uma espécie de “impressão digital” formada no navegador de cada pessoa. Quando alguém acessa um site, empresas conseguem atribuir uma identificação a um navegador em um computador por meio da combinação de várias informações, como elementos da configuração do navegador e do computador, fuso horário, entre outros.

“Sites podem fazer isso sem serem detectados. Essa informação não está no seu computador, mas nas empresas. Isso pode ser usado, inclusive, para recriar os cookies. Essa técnica não oferece nenhuma funcionalidade útil aos usuários e na prática cria um potencial identificador global por meio do qual se pode acompanhar a navegação dos usuários e criar perfis de forma mais obscura”, analisou a especialista.

Navegadores mais seguros

Internautas têm hoje à disposição diversos navegadores. Entre os mais famosos estão Google Chrome, Internet Explorer, Safari (da Apple) e Mozilla Firefox. Mas há outros menos conhecidos como Tor, Brave e Opera. Segundo ranking realizado pelo site ExpressVPN, especializado em publicidade, o navegador mais seguro é o Tor Browser, seguido pelo Firefox e pelo Brave.

“Ele é um Firefox com vários consertos relacionados à segurança e privacidade. Além de encaminhar todo o tráfego através da rede Tor, ele bloqueia funcionalidades nos sites que podem ser usadas para te identificar. Os sites que tentarem monitorar você não vão conseguir diferenciar seu acesso do das milhões de pessoas que usam Tor diariamente. Alguns sites não carregam bem nele, mas é a melhor alternativa”, recomenda o diretor de tecnologia da organização Coding Rights e membro do conselho editorial do Boletim Antivigilância, Lucas Teixeira.

O Mozilla lançou recentemente o Firefox Focus para dispositivos móveis, com alguns mecanismos de proteção contra rastreamento. Ele permite bloquear rastreadores de anúncios, de análise, de redes sociais ou de conteúdos. Além disso, deixa o botão de remoção do histórico de navegação na tela inicial, facilitando a operação.

O Firefox para desktops possui alguns plugins (extensões) para evitar coletas indevidas. Um exemplo é o chamado “Facebook Container”, que “isola” a aba da rede social e impede que ela possa registrar o que o usuário faz em outras abas. É por meio dessa vigilância, por exemplo, que o Facebook usa o dado de uma visita que você fez em um outro site (como uma busca sobre uma cidade) para oferecer anúncios (como a venda de passagens para aquela cidade).

Um dos mecanismos anunciados pelos navegadores como forma de garantir um ambiente mais seguro são as abas “privativas” (ou denominação semelhante). Esses recursos, entretanto, segundo Lucas Teixeira, são pouco efetivos, valendo apenas para evitar que o site acessado fique registrado no histórico de navegação e não guarde cookies depois de fechada a janela, mas não protege contra formas mais sofisticadas de monitoramento.

Ferramentas de proteção

A Eletronic Frontier Foundation criou um projeto para alertar usuários sobre técnicas de rastreamento por meio de navegadores, chamado Panoptclick. Acessando o site, é possível fazer um teste para verificar se o seu Chrome, Microsoft Edge ou Firefox estão protegidos desse tipo de mecanismos.

Além do projeto, a Eletronic Frontier Foundation também disponibiliza um plugin (extensão) que protege navegadores de mecanismos de rastreamento que são instalados por sites. O recurso é chamado “Privacy Badger” (Texugo da Privacidade, na tradução do termo em inglês).

Na avaliação de Lucas Teixeira, esta é uma boa ferramenta. Ela não elimina totalmente a tentativa de inserir “impressões digitais” nos navegadores (fingerprinting), mas evita a instalação de vários rastreadores.

O especialista alerta que, mesmo com um comportamento seguro em relação aos navegadores, é preciso estar atento também com outros programas, especialmente aplicativos em smartphones. Os usuários devem desabilitar autorizações para usos diversos, como câmeras e microfones, como forma de evitar coleta maciça de dados por esses sistemas e dispositivos.

Henrique Dourado encerra jejum, e Flamengo vence o Cruzeiro no Maracanã

Com a vitória em casa, o Rubro-Negro manteve a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

IMIRANTE ESPORTE, COM INFORMAÇÕES DO CR FLAMENGO12/08/2018 às 18h39


Henrique Dourado fez o gol da vitória do Flamengo. (Divulgação / CR Flamengo)


RIO DE JANEIRO - As atenções neste domingo de Dia dos Pais se voltaram ao Maracanã. O Flamengo recebeu o Cruzeiro pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 1 a 0 diante de mais de 55 mil presentes. O gol foi marcado por Henrique Dourado, ainda no primeiro tempo, e manteve o Rubro-Negro na segunda colocação da tabela de classificação, com 37 pontos, na cola do São Paulo, que tem um a mais. No próximo domingo (19), o Flamengo enfrentará o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 11h, na penúltima rodada do primeiro turno. Antes, o time terá pela frente a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira (15), contra o Grêmio, no Maracanã, às 21h45.

Com três competições em disputa, o técnico Mauricio Barbieri mexeu apenas onde precisava para escalar o time. Suspensos, Cuéllar e Renê deram lugar a Piris da Motta e Trauco. Na frente, o treinador colocou Henrique Dourado na posição de Uribe. As mudanças não mudaram o perfil do time, que entrou buscando o resultado desde o início e apertando forte na marcação. O estreante Piris sentiu a vibração da arquibancada e não perdeu nenhuma dividida. Paquetá e Diego organizavam bem o meio campo, ora procurando Vitinho na esquerda, ora Everton Ribeiro na direita para abrir as jogadas.

O resultado foi um Cruzeiro acuado e esperando sair num contra-ataque. Porém, o Flamengo estava com a marcação fechada e a chance não aparecia. Com até 70% de posse de bola, o Rubro-Negro teve as melhores chances de gol desde o início. Logo aos sete, Vitinho fez boa jogada pela esquerda, mas chutou fraco para a defesa de Rafael. Aos 20, outra boa oportunidade, com Everton Ribeiro. O meia se livrou da marcação e chutou bem, mas o goleiro cruzeirense novamente segurou. Porém, um minuto depois não teve como. O mesmo Everton Ribeiro achou Dourado na área e o atacante deu de biquinho para tirar qualquer chance de defesa e marcar seu 11º gol pelo clube.

O gol diminuiu um pouco o ritmo da partida, o Cruzeiro começou a ter mais espaços e quase empatou aos 42, em cabeçada de Henrique que Trauco tirou em cima da linha. Paquetá teve a chance de ampliar em belo chute de fora da área.

O segundo tempo foi o oposto do primeiro. Poucas chances, jogo amarrado e com muitas faltas. O Flamengo diminuiu a posse de bola e o Cruzeiro aumentou o volume, mas chegava sem perigo. Na única chance boa que teve, Arrascaeta subiu e cabeceou bem, mas Diego Alves fez uma linda defesa no canto e evitou o empate. O lance mexeu com o Flamengo, que com Paquetá e Everton Ribeiro, em jogadas seguidas, responderam com perigo em chutes de longa distância.

O jogo voltou a esfriar depois disso, mas o Flamengo confirmou a vitória e manteve a posição na tabela.

Facebook exigirá autorização especial para páginas de grande audiência


Medida será implementada inicialmente nos Estados Unidos.
JONAS VALENTE / AGÊNCIA BRASIL12/08/2018 às 20h12
Facebook exigirá autorização especial para páginas de grande audiênciaFacebook foi alvo de críticas pela multiplicação de discurso de ódio. (Divulgação / Facebook)
SÃO PAULO - O Facebook anunciou um novo sistema de autorização para os responsáveis por páginas de grandes audiências. A novidade faz parte de medidas adotadas pela plataforma nos últimos meses com o intuito de dar resposta às críticas pela difusão de desinformação e multiplicação de discurso de ódio no interior da rede.
A exigência será implementada inicialmente nos Estados Unidos e deve depois ser expandida para outros países. Mas não há previsão de quando ela passará a valer no Brasil. O objetivo é tornar “mais difícil para que contas falsas possam administrar uma página”, explicou a empresa em comunicado anunciando as ferramentas.
Para seguir publicando, os responsáveis pelas páginas terão de fazer um tipo de acesso mais seguro denominado “autenticação de dois fatores”. Além disso, a pessoa deverá confirmar o local de residência dela.
Informações
Outra medida anunciada foi a inclusão de mais dados sobre as páginas na seção “Informações e Anúncios”. O Facebook já havia anunciado que disponibilizaria registros sobre as páginas para que os usuários pudessem conhecê-la, como a data de criação. Em comunicado, a empresa informou que vai identificar também se uma página foi mesclada com outra.
Também será incluída uma seção denominada “Pessoas que gerenciam esta página”. Nela, diz a nota da companhia, será informado o país dos responsáveis. O mecanismo é uma resposta às acusações que o Facebook teria permitido a atuação de pessoas e organizações russas no debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016.
A preocupação com a possível influência decorrente dessa atuação motivou a abertura de uma investigação no Congresso americano no ano passado. Também foi alvo de questionamentos durante o depoimento que o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, deu ao parlamento do país em maio deste ano.

Preso acusado de estuprar menino de quatro anos


A criança foi levada ao hospital, onde foi constatada a violência.
IMIRANTE.COM12/08/2018 às 10h38
Preso acusado de estuprar menino de quatro anosAntenor Pereira de Sousa foi preso na rua Principal do Parque Alvorada 2, em Imperatriz. (Foto: Divulgação)
IMPERATRIZ – A polícia prendeu, nesse sábado (11), Antenor Pereira de Sousa, 66 anos, acusado de estupro de vulnerável, na cidade de Imperatriz.
Segundo a polícia, o homem teria abusado sexualmente de um garoto de quatro anos, sendo que a criança foi levada ao hospital onde foi constatada a violência.
Antenor Pereira de Sousa foi preso na rua Principal do Parque Alvorada 2, em Imperatriz.