sexta-feira, 15 de junho de 2018

Iema certifica mais de 200 alunos da Unidade Vocacional Praia Grande 15 de junho de 2018

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), a segunda certificação de 2018 dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) da Unidade Vocacional da Praia Grande. Foram certificados mais de 200 alunos do curso de pintura em tecido, libras, inglês básico e intermediário, informática, corte e costura, pintura em tecido e MDF, boas práticas para serviços de alimentação, francês aplicado para o comércio e turismo, além da oficina de comidas regionais maranhenses.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, durante a certificação, ressaltou aos formandos a importância das capacitações oferecidas pelo Instituto. “O conhecimento que receberam aqui é de vocês. Ninguém pode tomar.” O secretário de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello, e o deputado Bira do Pindaré acompanharam o reitor na certificação que aconteceu no Convento das Mercês, local onde ocorreram aulas de alguns cursos.

De acordo com Josélia Castro, coordenadora dos cursos vocacionais do Iema, na UV Praia Grande foram certificados um total de 234 alunos em oito cursos com carga horária de 160 horas e uma oficina de 40 horas. “Foi um trabalho bastante proveitoso e com grande rendimento. Já temos alunos produzindo e gerando a própria renda, com isso nós atingimos o objetivo do Iema que é qualificar para fomentar a geração de emprego”, declarou.

Durante a certificação, houve exposição de peças produzidas no curso de pintura em tecido, desfile de moda com roupas feitas pelas alunas de corte e costura, apresentação musical do Coral de Libras, além de degustação de pratos típicos feitos pelos alunos da oficina de comidas regionais maranhenses.

Conceição Câmara é técnica em gastronomia e ministrou a oficina de comidas regionais Maranhenses pela segunda vez no Iema. “Eu sinto uma imensa emoção. Esta é uma ótima oportunidade para esses estudantes.”

Para a aluna Irlana Ferreira, a capacitação no curso de Libras básico é um diferencial no mercado de trabalho. “Sou bacharel em fisioterapia e vejo esse curso como algo único no minha profissão, porque se eu tiver um paciente surdo vou saber me comunicar com ele. Uma fisioterapeuta que sabe Libras é bem raro”, concluiu acrescentado a paixão que sentiu por estudar uma língua tão importante. “Amei a experiência, me apaixonei pela língua e pretendo chegar ao intermediário e ser fluente na língua”, concluiu.

Os cursos de inglês, francês, informática e Libras deverão ser ofertados em módulos avançados em agosto de 2018. Além disso, a oficina de comidas regionais maranhenses será ofertada como curso FIC em gastronomia.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

LICITAÇÃO DE PORTOS DE PAÇO SAI ESTE ANO, DIZ MINISTRO AO PREFEITO DUTRA

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), participou nesta quarta-feira (13) de uma audiência em Brasília com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, para tratar da urbanização dos portos de Mojó, Mocajutuba e Pau Deitado. O ministro informou que ele determinará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que faça a licitação dos projetos este ano, garantindo que as obras possam ser incluídas no orçamento de 2019.
“O Governo Federal vai licitar os projetos para que haja recursos no orçamento do próximo ano e as obras possam ser executadas. Esperamos que em 2019 os portos de Mocajutuba, Mojó e Pau Deitado estejam urbanizados, dando mais dignidade aos pescadores e à comunidade”, afirmou o prefeito Dutra ao final da audiência. Também participaram do encontro no ministério a deputada Luana Costa (PSC), coordenadora da bancada maranhense no Congresso, e o deputado Waldir Maranhão (PSDB).
“Uma infraestrutura de porto é importante para as regiões costeiras, principalmente no Norte e Nordeste do país. Essas estruturas hidroviárias, as chamadas instalações portuárias públicas de pequeno porte, são essenciais para o transporte da população e para o escoamento da produção, principalmente das pequenas comunidades”, afirmou o ministro dos Transportes, garantindo que há um compromisso do Ministério de realizar obras em benefício das populações ribeirinhas.
Histórico
A urbanização dos três portos de Paço do Lumiar – dos 11 existentes no município – foi solicitada pelo prefeito Domingos Dutra ao então ministro dos Transportes, Maurício Quintela, quando este esteve no Maranhão no ano passado. De janeiro de 2017 a junho de 2018, esta foi a terceira audiência do prefeito para tratar do mesmo assunto, tanto no Ministério dos Transportes, quanto no DNIT e na Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor).
Foram realizadas visitas técnicas e medições nas áreas dos três pequenos portos e, em dezembro do ano passado, apresentadas as maquetes virtuais dos portos e a população opinou com sugestões para melhorar os projetos, principalmente com relação à acessibilidade.
Na época, a previsão era de que a licitação para as obras de urbanização dos portos de Paço do Lumiar fosse realizada em fevereiro e os serviços pudessem começar ainda no primeiro semestre de 2018. “No entanto, por causa da burocracia e da mudança de ministro, esta expectativa não se concretizou. Tem de haver licitação e previsão no orçamento. A população tem de entender que a sua vontade, o seu direito e a nossa vontade nem sempre caminham juntos com as realizações por causa da burocracia. Mas o que importa é que temos caminhado e avançado”, resumiu o prefeito Dutra.
Texto: Érika Rosa/Ascom Paço do Lumiar
Foto: Enio Borgmann

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Prefeito Dutra comemora 100 ruas asfaltadas em Paço do Lumiar



100 ruas já foram asfaltadas em Paço do Lumiar em 18 meses de governo, fato que 11 prefeitos não realizaram em 36 anos. O balanço foi feito pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB) neste fim de semana, após visitar várias obras de pavimentação e implantação em todo o município.

“Com o final do período de chuvas, os trabalhos se intensificaram. A Prefeitura está realizando uma ampla operação de pavimentação e restauração asfáltica em todo o município, nunca feita pelos gestores que passaram por aqui nos últimos 36 anos”, reforçou o prefeito Dutra.

Há vários dias que as máquinas não param em Paço do Lumiar, realizando obras e serviços de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e implantação, para melhorar a mobilidade urbana no município. Nesta última semana, foram feitas intervenções em quatro bairros diferentes, com destaque para a restauração asfáltica da avenida principal que liga o Paranã à Vila Cafeteira – a chamada rota das vans – e para oito ruas asfaltadas no Maiobão.
Na última semana, além da recuperação asfáltica de ruas do Maiobão – entre elas a 65, 101, 104, 136 e 139 – foram feitos serviços de restauração do asfalto em Iguaíba e na rota das vans, desde a Avenida 7 do Maiobão até o bairro Cidade Verde.

Foi dado prosseguimento à pavimentação no Residencial La Belle Park, que fica entre a Avenida 14 do Maiobão e o Conjunto Presidente Vargas. Lá também foram construídas sarjetas e feitos canais para escoamento de água.
Houve ainda serviços de limpeza, terraplenagem e colocação de iluminação pública na comunidade de Guarujá, no bairro Mocajutuba.
“Foram duas semanas muito produtivas, pois conseguimos recuperar diversas vias que estavam destruídas no município”, ressalta o prefeito Dutra.

13 bairros

No total, a Prefeitura já realizou este ano obras em 13 bairros de Paço do Lumiar: intervenção na avenida do Novo Horizonte, na estrada de Iguaíba, estrada de Sítio Grande, estrada de Mocajutuba, Timbuba, Pau Deitado, avenida da Vila São José I; duas avenidas no bairro Upaon Açu/Cordeiro, duas ruas no Manaíra, duas ruas no Tambaú, uma rua no Conjunto Presidente Vargas; 10 ruas, duas avenidas e uma estrada na área Paranã III/IV, além de 79 ruas e sete avenidas no Maiobão.