sábado, 2 de junho de 2018

Inscrições abertas Processo Seletivo para servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do IESF para preenchimento das vagas destinadas aos servidores da Prefeitura de Paço do Lumiar, seus dependentes e parentes até 3° grau com desconto de 50% nas mensalidades.
Os interessados nas vagas devem se inscrever para o processo seletivo a partir do dia 23 de maio, das 14h às 21h, na sede do IESF ou neste link (Inscrição vestibular).
A realização das provas será no dia 16/06, às 8h da manhã, no prédio do IESF.
O resultado será divulgado nas redes sociais e a lista será publicada no site da Instituição.
Mais informações sobre sobre o Seletivo, quantidade de vagas, valores das mensalidades e as condições para concorrer, encontram-se no edital abaixo.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Secretário de Educação em Ação!

Na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, o secretário municipal de Educação de Paço do Lumiar, Paulo Roberto Barroso, engenheiros e técnicos da gestão percorreram com uma comissão de moradores as cinco escolas municipais situadas em Iguaíba.

O objetivo foi verificar in loco os problemas apontados pela comunidade e buscar solucioná-los, conforme ficou acertado pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB), durante reunião com moradores de Iguaíba, Tendal e Mojó, na última terça-feira.

O secretário de educação destacou ainda: "Convém reforçar
que em nenhuma outra gestão as escolas foram cuidadas como se verifica com o Prefeito Dutra: UEB Iguaiba recebeu piso; cobertura do pátio; climatização.
Reparos adicionais sempre são necessários porque problemas podem surgir;
 Acabar o gás em aparelhos de ar condicionado é absolutamente normal;
Problemas nos banheiros e nas portas serão consertados na próxima semana.
 A oposição capitaneada por três vereadores deveria fazer a mea-culpa e olhar para os longos anos em que seus grupos políticos e família estiveram no poder e nada fizeram". Destacou Paulo Roberto.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Iema firma parceria para apoiar o 40º Festival Guarnicê de Cinema

29 de maio de 2018



O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) firmou parceria com o Departamento de Ações Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e será apoiador do 40º Festival Guarnicê de Cinema, que acontece de 9 a 16 junho no Centro Histórico de São Luís. Este ano o evento vem homenageando as mulheres com o tema “O protagonismo feminino no audiovisual”. Com a parceria, os alunos do Iema do curso técnico em audiovisual e em cinema poderão participar das oficinas e demais atividades que fazem parte do evento.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o evento é fundamental para a disseminação da sétima arte. “O Iema possuí o curso técnico em audiovisual na nossa unidade plena de São Luís, e também temos a Escola de Cinema como uma unidade vocacional importante. Isso justifica e reforça a necessidade de apoiarmos um evento como o Festival Guarnicê de Cinema, tanto para a participação de nossos estudantes, quanto para o impacto que isso terá em nossos cursos técnicos, pois é um momento oportuno de aprendizado, debate e troca de experiências que irão enriquecer a formação que nós realizamos no Iema”, contou.

Para o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, é muito gratificante contribuir com o evento. “Recebemos a diretora do DAC da Ufma e estabelecemos parceria para apoiar o Festival. É de grande importância contribuir com o cenário do cinema no Maranhão. Para o Iema é fundamental tendo em vista que temos os cursos relacionados ao cinema, e isso vai favorecer o contato dos estudantes em uma mostra que é nacional e reúne grandes nomes do cinema local e brasileiro”, destacou.

A diretora do Departamento de Ações Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e coordenadora do 40º Festival Guarnicê de Cinema, Fernanda Santos destacou que é de grande importância ter o Iema como parceiro. “É um imenso prazer ter o Instituto como apoiador do nosso festival. O DAC está disponibilizando vagas nas oficinas realizadas durante o evento direcionadas à linguagem do cinema e também à participação dos alunos do Instituto na Mostra Jovem, além de outros projetos que o departamento tem como “O Cinema em todo lugar” – projeto em que exibimos filmes e promovemos oficinas sempre na finalidade de promover o acesso a audiovisuais de qualidade”, disse a diretora, destacando que a participação dos estudantes do Iema nessas atividades incentiva o interesse pela sétima arte. “Queremos fazer com que mais maranhenses tenham acesso e vejam que é possível, até com celular, fazer um vídeo e estimular a produção local”, acrescentou.

Unidades plenas do Iema promovem I Festival da Matemática

30 de maio de 2018



A matemática está presente em diversas situações cotidianas e seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir algo novo e na investigação de situações através do raciocínio lógico. Pensando nisso, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promove na quarta-feira (30), o I Festival da Matemática do Iema, nas unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon.

Segundo o reitor do Iema, Jhonatan Almada o evento incentiva o compromisso do Instituto com o ensino da matemática. “O Festival da Matemática é uma inovação muito importante no nosso calendário acadêmico, ele coloca uma disciplina que em geral é uma barreira para muitos ao centro da discussão. O festival nas unidades vai apresentar de forma lúdica e interativa a matemática com o objetivo de desmitificá-la e torná-la instigante para que os alunos se sintam bem em estudá-la”, afirmou.
Na programação das setes unidades estão previstas mini desafios, oficinas para confecção de jogos e sólidos geométricos, palestras com professores de matemática, apresentações artísticas e exposição dos objetos produzidos nas oficinas.

Na UP de Axixá, durante o turno matutino, os alunos poderão participar de oficinas sobre confecções de jogos, maquetes, sólidos geométricos, pinturas, quadros decorativos, painéis. No período tarde o festival terá exibição de vídeo a respeito da história da matemática e palestra com o professor Samuel de Jesus Silva Lima que vai dialogar sobre “A importância da Matemática em nosso cotidiano”.

Apresentação de paródias, mostra das práticas laboratoriais, oficinas de tangran e sudoku, mini desafios farão parte da evento na UP de Timon. Segundo o gestor pedagógico da unidade, Jefferson Probo, os alunos farão uma peça teatral adaptada do conto ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’.

Já a UP São Luís destaca na sua programação o mini-curso ‘Brincando e Aprendendo: o lúdico como intervenção para o aprendizado a matemática no ensino médio’ com o professor Wanderlan Martins Souza.

O Festival da Matemática é organizado pelos professores de matemática de cada unidade em parceria com os gestores e equipe escolar.

Governo do Maranhão vai inaugurar unidades vocacionais em Imperatriz e Açailândia

O Governo do Estado continua avançando na profissionalização de jovens maranhenses. Nos dias 5 e 6 de junho, mais duas unidades vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) serão inauguradas em Imperatriz e Açailândia. O objetivo é ampliar a oferta de vagas para aqueles que desejam obter uma Formação Inicial e Continuada (FIC).


A UV de Imperatriz fica localizada na Rua Dom Evaristo, nº 1000A, bairro Bom Sucesso e vai oferecer os cursos de inglês intermediário, word avançado, jardineiro e corte e costura para 150 alunos do município.
A UV de Açailândia está localizada na Avenida Contorno Freire, s/n, bairro Jardim Glória e vai ofertar os cursos de inglês intermediário, operador de máquinas para construção civil, corte e costura e design de moda para 105 alunos da região.

Com um investimento de R$ 499.686,68, a construção da UV de Imperatriz tem salas administrativas, quatro salas de aula, sala de professores, auditório, biblioteca, laboratório de informática, banheiros e cozinha.

Em Açailândia o investimento na obra é de R$ 289.798,98. A unidade contém salas administrativas, copa, depósito, banheiros, auditório, três salas de aula, cantina e biblioteca. O prédio da unidade é compartilhado com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante a ampliação do prédio foram pintadas as salas administrativas, laboratório de informática, três salas de aula da UAB.

“As duas unidades vocacionais que serão inauguradas representam o compromisso do governo Flávio Dino com a educação profissional dos maranhenses e o Iema tem sido esse braço forte para levar oportunidades e cursos para todas as regiões”, afirmou o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Sobre o Instituto

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) foi criado em 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado.

Existem unidades vocacionais em diversos municípios do Estado, dentre eles: Bequimão, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Ribeirãozinho, São Luís/Praia Grande, São Luís/Escola de Cinema e São Luís/ Estaleiro Escola.
Infraestrutura, equipamentos e pessoal qualificado são algumas das garantias que o Iema oferece para o desenvolvimento da educação profissional no Maranhão.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Enem: interessados devem solicitar nome social até o dia 3

A solicitação deve ser feita na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

29 Maio 2018 Enem 2018

O atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já pode ser solicitado pelos candidatos. O prazo para a solicitação vai até 3 de junho, na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Além da solicitação, os candidatos devem enviar ainda uma fotografia colorida, individual, atual, nítida e com fundo branco; cópia digitalizada do formulário de atendimento pelo nome social; e cópia assinada e digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social emitidas antes de 23 de setembro de 1997, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, identidade funcional em consonância e passaporte). Só serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, no tamanho de até 2MB, lembra o Inep.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Iema, unidade vocacional de Açailândia, recebe visita do reitor do Instituto, Jhonatan Almada

Seguindo a itinerância das visitas às unidades plenas e vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) que o reitor Jhonatan Almada, acompanhado do secretário-adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello, visitou a unidade vocacional de Açailândia na tarde desta quinta-feira (24). Na oportunidade, a autoridade máxima do Instituto conversou com os alunos e constatou o progresso das formações que já estão entrando na área prática. A unidade atende à população local nos cursos de corte e costura com ênfase em design e moda, operador de máquinas de construção civil e inglês intermediário. A UV passou por reforma e será inaugurada na primeira semana de junho.

A gestora pedagógica da UV de Açailândia, Brena Fernandes, destacou que a unidade é muito importante para a comunidade. “A nossa UV está localizada em um bairro que é referência para todo o município por conta dos nossos laboratórios e salas de aula. A inauguração está sendo de grande expectativa para a comunidade escolar e do entorno, e também para os nossos alunos”, contou a gestora, acrescentando que as formações têm modificado a vida dos estudantes. “A mudança principal que podemos perceber em nossos alunos é a atitudinal, afinal o conhecimento empodera as pessoas, eles mudam a postura, a maneira de falar e de ver o mundo. Ao longo de dois anos e meio de trabalho do Iema em Açailândia, por mais que pareça pouco tempo, é perceptível que eles entram de uma forma e saem com outra visão de mundo e isso é muito gratificante”, acrescentou.

A gestora pedagógica enfatizou ainda que o curso de corte e costura potencializa a autonomia empreendedora das alunas. “Com duas semanas de aula, quando as estudantes já dominam uma costura reta, elas começam a fazer serviços para os vizinhos, primos, amigos e gera uma renda. Tivemos também um curso de cuidador de pessoa com deficiência que teve um aproveitamento maravilhoso, e contamos com várias alunas aprovadas no concurso do município para a área”, concluiu.

Confiança e Conquista – artigo do reitor do Iema, Jhonatan Almada


CONFIANÇA E CONQUISTAS - Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Atualmente estou em um curso sobre desigualdades sociais na América Latina e Caribe utilizando a plataforma FutureLearn o curso é realizado pelo Programa MOST da UNESCO. Tem sido um aprendizado muito produtivo, o ponto central do curso é como aproximar ciência e política, pesquisadores e políticos para que as decisões sobre políticas públicas sejam mais acertadas. Um dos elementos chave para isso é a confiança e o respeito mútuo entre os dois campos, algo desafiador em tempos de intolerância e extremismo.

O vínculo é o caminho. Como estabelecer esse vínculo? Explicitar o que é prioritário na hierarquia de problemas sociais, fazer escolhas e tomar decisões, construir um pensamento coerente que mobilize a sociedade e as equipes responsáveis pela execução das decisões, e avaliar.

Visitando diversos órgãos do Governo do Maranhão vi colocado nas paredes o certificado de reconhecimento ao trabalho entregue pelo Governador Flávio Dino a todos os servidores públicos que contribuíram para seu Governo ser o mais eficiente do Brasil. Eis aí um vínculo que foi construído pelo modo de governar e a clareza de onde se quer chegar.

Esta semana fizemos o balanço parcial do trabalho de nossas equipes do IEMA no primeiro semestre de 2018, o Governador nos propôs como meta principal inaugurar seis unidades plenas do Instituto. Inauguramos Santa Inês, Brejo, Itaqui-Bacanga, Matões e colocamos para funcionar Presidente Dutra e Cururupu. Parabenizei cada membro de nossa equipe, destacando especialmente os diretores que dividem comigo a honrosa missão dada pelo Governador.

O professor Emanuel Denner que é o diretor de Planejamento realizou trabalho hercúleo desde as planilhas com investimentos necessários para inaugurarmos as unidades até a arrumação de cada espaço físico. Sou-lhe grato por emprestar sua experiência de anos na máquina pública para cumprirmos nossa missão e nunca recuar diante dos problemas e dificuldades diárias.

O professor Elinaldo Silva que é o diretor de Ensino realizou trabalho detalhista para que nossos estudantes tivessem os melhores professores e o quadro estivesse completo para as aulas. Sou-lhe grato por dominar o modelo pedagógico e de gestão, dedicando sua energia para que os estudantes do IEMA aprendam e os professores estejam preparados, nossa missão maior.

O professor Dario Soares que é o diretor de Pesquisa realizou trabalho precursor nas audiências públicas para definir os cursos, no acolhimento dos estudantes e no estímulo permanente à pesquisa, temos obtido êxitos expressivos no campo das olimpíadas do conhecimento. Sou-lhe grato por fazer o melhor e estar presente para além da mera obrigação.

O secretário-adjunto André Bello que é o responsável pela coordenação dos cursos profissionalizantes e quem me apoia diuturnamente com sua inteligência e moderação. Sou-lhe grato por que esses cursos estão transformando as vidas das pessoas dos povoados mais distantes às sedes dos municípios. O mapa dessas conquistas nos orgulha muito, a exemplo da foto de um belo e verde canteiro do Raelson de São Mateus, ele disse que foi resultado do curso de agricultura orgânica do IEMA.

Em nome deles agradeço muito toda minha equipe de trabalho pelo desempenho obtido neste primeiro semestre. Cada pessoa é única e importante para que o IEMA se consolide como instituição de referência no Brasil: nosso sonho de provar que a escola pública pode ser de excelência e formar uma nova geração de maranhenses mais autônomos, competentes e solidários.

Para concluir quero lhes contar o que descobri em minha última visita ao IEMA de Pindaré-Mirim. Deparei-me com a primeira república de estudantes, todos moradores de Santa Luzia do Tide. As famílias decidiram alugar uma casa por que acreditaram no trabalho do IEMA junto aos seus filhos.

Falei com a Alissandra Lima, Larithyssa Borges, Luana Silva, Rebeca Lima e Emanoel Victor, cheguei lá às 19h30 e ainda estavam com a farda e estudando com um monte de livros espalhados na mesa. Fiquei emocionado quando contaram que também foram contemplados pelo programa Cartão Transporte Universitário, programa inovador criado pelo Governo Flávio Dino em apoio ao transporte dos estudantes. Desejei-lhes perseverança, foco e dedicação para alcançarem seus sonhos e o sucesso em seus projetos de vida.
Jhonatan Almada
Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA

Porto do Itaqui bate novo recorde na movimentação de grãos Publicado em 26 de Maio de 2018 por Silvia Tereza

Nas últimas 24 horas foram movimentadas 49.211 toneladas de soja, o que representa recorde histórico de movimentação diária

O Porto do Itaqui segue batendo recordes. Na sexta-feira (25), o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) completou 2 milhões de toneladas movimentadas apenas em 2018. Nas últimas 24 horas foram movimentadas 49.211 toneladas de soja, o que representa recorde histórico de movimentação diária.

Essa marca do Tegram é 25% superior ao mesmo período do ano passado e no total de movimentação de soja no Itaqui o crescimento, de janeiro a maio, é de 8,5% se comparado a 2017.

“Os resultados do Itaqui estão alinhados com o momento que o Maranhão vive, desde 2015, com atração de recursos com foco na consolidação de programas importantes na produção, na logística e também nos investimentos que estamos fazendo no porto”, afirma o presidente da EMAP, gestora do Itaqui, Ted Lago.

Desde 2015, o Porto do Itaqui vem passando por um processo acelerado de modernização, que o tornou mais atraente para as companhias de todo o mundo.

Atualmente, o tempo de espera dos navios é o menor em toda a história do porto, com redução de mais de 50%. De 2014 para cá, essa média caiu de 85 para 35 horas.

Tudo isso significa mais empregos e mais estímulo para a economia do Maranhão. O Itaqui hoje gera cerca de 14 mil empregos no Maranhão e ao longo da área de influência do porto.

domingo, 27 de maio de 2018

UFMA suspende atividades acadêmicas nessa segunda-feira, 28, em todos os Câmpus



Publicado em: 27/05/2018
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão comunica que, devido à falta de combustíveis e demais dificuldades já expostas por toda mídia do País, as atividades acadêmicas estarão suspensas nesta segunda-feira, 28, em todos os Câmpus. Entretantto, as atividades administrativas continuarão ocorrendo normalmente.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter,FacebookInstagramYouTube RadioTube

Márcio Jerry visita Grajaú ao lado do deputado Othelino Neto e de Simone Limeira




Em visita à Grajaú, nesta sexta-feira (25), o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, reuniu com lideranças locais e testemunhou os relatos positivos da ações da gestão estadual no município. A agenda foi cumprida ao lado do deputado estadual Othelino Neto e da líder da cidade, Simone Limeira. 

Após percorrer rádios locais, fazendo um balanço do Governo Flávio Dino e sobre prospeções para o pleito de 2018, que se aproxima, o grupo foi ao povoado Alto Brasil e numa reunião puxada pelo vereador Roldão, conversou com a comunidade local. Ao fim do dia, em jantar na residência do vereador Marquinhos, várias lideranças de Grajaú estiveram reunidas, para debater temas importantes sobre o município. 

“A convite de Simone, que é uma grande líder na cidade, estive com o deputado Othelino em Grajaú, cidade que tem papel fundamental na região. Aqui, conversamos com a população e podemos constatar de perto os impactos positivos de ações do Governo Flávio Dino que transformam a vida da população, como construção de estradas, a chegada de asfalto e reforma de escolas”, pontuou Márcio Jerry.