sábado, 31 de março de 2018

Após idas e vindas Zé Reinaldo fecha com partido de um dos seus maiores desafetos políticos



Publicado em 31 de Março de 2018 por Daniela Bandeira



José Reinaldo Tavares fecha acordo com PSDB

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares (sem partido), divulgou hoje (31) nota à imprensa confirmando que fechou acordo com o PSDB para sua filiação ao partido. O fim da janela (encerra-se meia-noite do dia 6 de abril) fez com que Zé Reinaldo partisse pro tudo ou nada e acabou no partido presidido por um dos seus maiores desafetos na política.

Roberto Rocha já tinha deixado a sigla à disposição do ex-governador, mas a costura foi mesmo feita por cima, através de conversas com o governador de São Paulo e presidenciável, Geraldo Alckmin (PSDB).

Em nota, Zé Reinaldo confirma as tratativas e acordos firmados para garantir o apoio ao seu pré-candidato ao governo, Eduardo Braide (PMN). A manobra de Tavares força dois palanques para Alckmin, o do próprio partido no estado com o pré-candidato ao governo, Roberto Rocha (PSDB) e o outro com Braide.

A aliança de Tavares firmada por cima, escancara a fragilidade que Rocha já vinha apresentando desde quando assumiu a presidência do partido. Primeiro perdeu nomes importantes como o vice-governador Carlos Brandão e secretário de Desenvolvimento Social Neto Evangelista, além de prefeitos, agora demonstra que “no paneiro de farinha qualquer um bota a mão”, as rédeas do PSDB no Maranhão parecem soltas.

COMUNICADO À IMPRENSA

Com o respeito e a cordialidade que sempre mantive com a imprensa maranhense e por entender que o compromisso fundamental dos comunicadores profissionais é com a responsabilidade na divulgação da verdade dos fatos, acima de especulações, faço os esclarecimentos que seguem.

Tenho uma antiga e sólida ligação com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Fomos colegas na Câmara dos Deputados, fomos vice-governadores e, em seguida, governadores de nossos estados, na mesma época. Possuo muito respeito pelo homem e pelo político Alckmin. Conservo também uma amizade muito antiga e forte com o coordenador da campanha do governador Alckmin à Presidência, senador Tasso Jereissati, pois vivemos juntos grandes episódios da história política brasileira e isso permitiu que, por diversas vezes, conversássemos sobre o Maranhão.

Na última terça-feira (20), encontrei com o governador Alckmin, na posse da deputada Tereza Cristina, minha amiga do PSB, agora no DEM, na Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura. Ele me viu e veio falar comigo sobre o Maranhão e eu disse que estou sempre pronto a ajudá-lo. Na terça feira à noite, recebi uma ligação do governador me convidando para ir a São Paulo conversarmos, convite que eu prontamente atendi na quarta-feira passada (21).

Tivemos um longo e produtivo diálogo. Ao final, o governador informou que iria ouvir o senador Roberto Rocha, presidente do partido no Maranhão sobre o que discutimos. Ontem (30), sexta-feira, logo cedo pela manhã, ele me ligou para dizer que tinha conversado com Roberto Rocha que, por sua vez, teceu elogios à minha pessoa, o qual agradeço agora, publicamente. Roberto afirmou que não havia impedimento da parte dele para que esse entendimento pudesse se concretizar.

Com essa compreensão, esclareço o que ficou decidido: o governador Alckmin terá, como em São Paulo, dois palanques no Maranhão, um, do seu partido, o PSDB, que terá como candidato a governador Roberto Rocha e o palanque de Eduardo Braide, futuro candidato ao Governo do Maranhão, também com o apoio de Alckmin.

Eu, portanto, me filiarei ao PSDB, serei candidato ao Senado e apoiarei Alckmin nos dois palanques. Além do apoio que recebi do governador paulista, discutimos muito a sua campanha no Estado e fiz um acordo com ele. Se eleito presidente do Brasil, Geraldo Alckmin apoiará os projetos estruturantes do Maranhão, bem como viabilizará o programa proposto pelo Nobel de Economia, James Heckman, a ser transformado em projeto social por mim e outros, com objetivo de diminuir a desigualdade e a pobreza, preparando melhor as novas gerações de maranhenses.

Consegui ainda o compromisso de Alckmin com a nossa refinaria e com o polo petroquímico, que trará milhares de empregos e empresas para o Maranhão. Firmamos compromisso também com o Centro Espacial Brasileiro de Alcântara, com o Programa Espacial Brasileiro, com o apoio à vinda de um parque industrial da indústria espacial e com o Fundo de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas de Alcântara, que estou propondo.

O governador prometeu uma Cooperativa de Microcrédito para homens e mulheres pobres poderem ter acesso a dinheiro barato e, assim, abrirem seus pequenos negócios, além de apoio técnico de São Paulo para qualificar professores, capacitar trabalhadores maranhenses para o trabalho, apoio firme para o nosso Sistema de Saúde e da nossa Segurança.

Desta forma, meus amigos, entraremos firmes na campanha, não apenas a eleitoral, mas na mais importante de todas, a de combater as causas ainda intocadas da pobreza em nosso Estado – a minha maior aspiração como homem público. Vamos juntos colocar o Maranhão em novo patamar de desenvolvimento.

Com minhas cordiais saudações,

José Reinaldo Tavares

Deputado Federal

Ator cai de andaime após choque elétrico e morre em ensaio da Via Sacra em Pedreiras


O jovem ator e educador físico Yago Cortez morreu em decorrência de um choque elétrico durante ensaio para a encenação da Via Sacra, na tarde de sexta-feira (30), na cidade de Pedreiras, a 276 km de São Luís. Ele faria o papel de Judas Iscariotes e caiu de uma altura de 7 metros.

“Na peça ele interpretaria Judas. Por volta das 15h, no ensaio, na preparação do andaime, o cabelo tocou numa fiação elétrica, infelizmente caiu de uma altura de 7 metros“, relatou uma testemunha no grupo de WhatsApp.

O ator ainda foi socorrido e encaminhado em estado grave para o Hospital Geral de Presidente Dutra.

O médico Allan Roberto forneceu detalhes do quadro de saúde de Yago Cortez.

“O rapaz do acidente no anfiteatro D. Jacinto está grave no Hospital de Presidente Dutra. É um dos atores. Tá em coma e hemorragia intracraniana, trauma torácico com hemorragia intratorácica e trauma raquimedular com lesão de medula neurológica. Em cirurgia torácica nesse momento para posterior e imediata neurocirurgia. Oremos por sua vida”, disse o médico.

Apesar de todo o esforço da equipe médica, Yago Cortez não resistiu e morreu no início da madrugada deste sábado (31).

O espetáculo foi realizado no período da noite no Anfiteatro Dom Jacinto. Antes do início, os atores fizeram uma homenagem a Yago.

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO MARANHÃO


NOTA À IMPRENSA

Por volta das 21h30 do dia 29 de março de 2018, integrantes da equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Maranhão que estão a serviço na cidade de Barreirinhas – MA, foram contatados e informados do desaparecimento de dezesseis motos aquáticas que teriam saído de São Luís às cinco horas da manhã, com destino a Barreirinhas. Das dezesseis embarcações que se fizeram ao mar, apenas cinco chegaram ao destino, às 17h. As demais tiveram problemas devido ao estado do mar e em decorrência de pane seca.
Inicialmente, a Marinha contatou o Comando Tático Aéreo, da Polícia Militar do Maranhão, com o propósito de iniciar as buscas pelos desaparecidos com apoio de aeronave, logo ao amanhecer do dia 30 de março, sexta-feira da Paixão, desencadeando o planejamento da operação de busca e salvamento, com mobilização da Comunidade Marítima .
Em paralelo, a equipe da Marinha em Barreirinhas buscou ampliar as informações disponíveis junto aos familiares dos desaparecidos e junto aos tripulantes que conseguiram chegar ao destino, com o intuito de atualizar os dados disponíveis e concentrar esforços para facilitar e acelerar o resgate. Destas diligências verificou-se que o grupo original era de 17 pessoas, em 16 motos aquáticas, sendo que 5 chegaram ao destino planejado, 6 dispersaram a uma distância aproximada de 50 Km de Atins e 5 dispersaram a 30 Km deste município, provavelmente em resgate dos primeiros 6 que ficaram para trás.
Às 23h50 foi confirmado por familiares que as doze pessoas perdidas (onze tripulantes e um passageiro) haviam chegado em terra firme, na localidade de Atins, deixando algumas moto aquáticas para trás.
Visando a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, que são tarefas precípuas da Autoridade Marítima, a Capitania dos Portos do Maranhão ressalta que a navegação com moto aquática só pode ser feita com a luz do dia e em áreas abrigadas, tais como hidrovias interiores, lagos, lagoas, baías, angras, rios e áreas marítimas onde normalmente não seja verificada onda com altura significativa e que não apresente dificuldade ao tráfego de embarcações. Neste caso específico, orienta-se a não fazer este tipo de aventura, mesmo que em grupo, devido ao alto risco de acidente. Acrescenta-se à necessidade e responsabilidade de todo e qualquer condutor, em verificar as condições meteorológicas sempre que for para o mar.
De maneira a mitigar os riscos de acidentes e evitar que novos incidentes deste tipo aconteçam, será conduzido um Inquérito de Acidentes e Fatos à Navegação, no qual os condutores das moto aquáticas serão notificados a comparecer à Capitania dos Portos do Maranhão para prestarem os devidos esclarecimentos relativos ao fato.
SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO: QUEM VALORIZA A VIDA, RESPEITA.

São Luís, MA, 30 de março de 2018.

MARCIO RAMALHO DUTRA E MELLO
Capitão de Mar e Guerra
Capitão

sexta-feira, 30 de março de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO - O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária – BPRv

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária – BPRv – vem a público esclarecer postagens, com teor inadequado e cheio de inverdades, acerca de supostas blitzes para confisco de bens e remoções de veículos em bairros.
Hoje, nossas operações prioritárias são voltadas para tirar das ruas condutores de veículos, sob influência do álcool, que ceifam vidas diariamente no trânsito. Além disso, outra prioridade do policiamento ostensivo rodoviário é realizar abordagens a pessoas e a veículos nos bairros e avenidas da Grande Ilha com o intuito de apreender armas, drogas, recuperar veículos roubados/clonados e tirar de circulação documentos com indícios de falsidade.
Exemplo disso são os resultados das operações em bairros da região metropolitana que recuperaram no último dia 26 (segunda) três veículos com registro de roubo, sendo constatada a clonagem e falsidade de documentos.
O BPRv esclarece que NÃO planeja operações policiais com o intuito de realizar suposto confisco de bens de forma coercitiva. Promover o alardeio de “imunidade em abordagens” contra o serviço do BPRv é um tanto quanto um desserviço à sociedade maranhense.
Estamos de portas abertas para esclarecer dúvidas, ouvir críticas e sugestões da sociedade visando melhorias no atendimento ao público.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Zé Reinaldo articula para ficar com o PSDB e descarta Roberto Rocha


Publicado em 29 de Março de 2018 por Daniela Bandeira



O ex-governador José Reinaldo Tavares (sem partido) agora articula uma tentativa de se apoderar do PSDB. Zé Reinaldo teve uma reunião hoje (28), com o governador de São Paulo e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, ele que já anunciou que é pré-candidato ao Planalto. A informação é da revista Época, e eles teriam conversado, sem a presença de Roberto Rocha, presidente estadual da sigla.

O assunto, claro, foram as eleições no Maranhão.

Lembrando que Tavares perdeu o DEM para Flávio Dino (PCdoB) e Juscelino Filho, presidente estadual do Partido.

A pretenção, mesmo, do ex-governador seria uma chapa composta por Eduardo Braide (PMN), como candidato a governador, e Alexandre Almeida, de Timon, ao seu lado na chapa de senador.

Só pretenção mesmo…

O problema é a “passada de perna” no senador e presidente estadual do PSDB, Roberto Rocha, que já confirmou que é pré-candidato ao governo.

Que jogo é esse, em que as peças são descartadas? É esperar pra ver …

Posse do vereador Fernando Feitosa


Artigo de Flávio Dino: União pelo Maranhão


  • Artigo escrito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.

Decorridos 3 anos de um novo ciclo político no Maranhão, podemos olhar para trás e ver o tanto que caminhamos na direção do Estado que queremos. Certamente muito ainda há que se fazer. Mas demos os primeiros e importantes passos para construir uma terra melhor para todos nós.
Temos batalhado para fazer as mudanças que o Maranhão precisava para deixar para trás os 50 anos que passamos no fim da fila, nas últimas posições de todos os indicadores nacionais de desenvolvimento ou qualidade de vida. Hoje fico feliz de ver a grande maioria das forças políticas, sociais e produtivas de nosso estado, envolvidas nesse projeto. E que os resultados começam a aparecer.
Pela primeira vez na história, o Maranhão é o estado que mais cresce no país, conforme ranking divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo. Fomos o Estado que mais fez concursos públicos nesse período. E pagamos o maior salário do Brasil para os nossos professores, o que vem sendo amplamente divulgado. Isso, em meio à maior crise da história da Nação.
  • Saiba mais sobre as ações que foram destaque na Folha de S. Paulo clicando aqui.
O Maranhão de hoje está no radar dos principais investidores do mundo. Nesta semana que passou, realizamos várias reuniões com empresários chineses, que já estão investindo aqui. É promissor ver que o estado agora é levado a sério por investidores internacionais, que acreditam em nosso potencial.
Também os que aqui já produzem têm mais espaço. Nunca houve um governo que dialogou tanto com empresários e trabalhadores. São dezenas de reuniões, com a minha presença e da minha equipe, sempre buscando acertar, corrigir falhas e avançar.
  • Saiba mais sobre as ações que foram destaque no Portal G1 clicando aqui.
O Maranhão vive um grande momento, reconhecido nacionalmente pelos principais veículos de comunicação, a exemplo do Portal G1, que nos coloca como o governo mais eficiente do Brasil. E o mais importante: o desenvolvimento gerado está se dando com busca de justiça social. As riquezas e os impostos estão sendo transformados em serviços públicos e obras que estão melhorando a vida das pessoas.
A riqueza do Maranhão, que antes alimentava apenas três famílias poderosas, hoje virou Escola Digna para nossa gente. São mais de 700 escolas reformadas ou novas, escolas de tempo integral, Institutos Estaduais, Bolsa Escola, uniformes escolares, compondo o maior investimento que podemos fazer para mudar a história de nosso estado, de modo duradouro e sustentável.
Se a crise que o Brasil vive paralisou muitos estados, aqui no Maranhão temos conseguido manter a cabeça erguida com os olhos no horizonte e os pés firmes no chão, em busca de um Maranhão melhor para todos. É esse objetivo que está unindo a sociedade e os políticos, todos caminhando juntos. Unidos somos mais fortes.

Governo realiza 1º Mostra de Vídeos para alunos da rede estadual de ensino de São Luís. O secretário da Sedes, Neto Evangelista, explicou a importância do projeto. “A política de Segurança Alimentar tem sido uma das prioridades da gestão Flávio Dino".


Governo realiza 1º Mostra de Vídeos para alunos da rede estadual de ensino de São Luís. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de divulgar o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu a 1º Mostra de Vídeos de Curta Metragem voltado para alunos de escolas da rede estadual de ensino de São Luís. O projeto foi finalizado nessa terça-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias e Comércios do Maranhão (Fiema), com a escolha e premiação dos três melhores trabalhos.
Alunos do Liceu Maranhense ficaram em 2º lugar. (Foto: Divulgação)
Durante a solenidade, o secretário da Sedes, Neto Evangelista, explicou a importância do projeto. “A política de Segurança Alimentar tem sido uma das prioridades da gestão Flávio Dino. Por essa razão, iniciativas como esta aqui, que levam informação e orientação sobre os riscos à saúde provenientes de maus hábitos alimentares, só fortalecem ainda mais as ações de Governo. A equipe da Sedes está muito feliz por promover este concurso e por estimular nas comunidades escolares o compromisso com a saúde e qualidade de vida por meio de escolhas saudáveis”, disse Evangelista.
Para participar do concurso, os alunos do 2º e 3º do ensino médio, preencheram uma ficha de inscrição, que foi disponibilizada nas secretarias de cada escola. Após essa etapa, os estudantes foram orientados sobre as normas e os critérios de escolha de cada trabalho, que consistiu na criação de um vídeo de curta metragem – 1 a 2 minutos – de caráter educacional abordando o tema “Alimentação Saudável na Promoção da Saúde”.
“Os vídeos selecionados pela comissão avaliadora da Sedes foram aqueles que obedeceram toda a regulamentação do concurso. Colocamos como um dos critérios, que os trabalhos abordassem, de forma criativa, o Pacto Nacional de Alimentação, assim como o Guia Alimentar da População Brasileira”, disse a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas.
Premiação
Os quesitos avaliados pela comissão da Sedes para escolher a escola vencedora foram a inovação, a criatividade e o conteúdo abordado nos vídeos. Em primeiro lugar ficou a Escola Modelo Bendito Leite. Os alunos, com deficiência auditiva, abordaram o tema utilizando a língua de sinais.
A professora da escola Benedito Leite, Georgélya Silva, se emocionou com a premiação do trabalho dos seus alunos deficientes auditivos. (Foto: Divulgação)
“É com uma alegria muito grande que recebemos esse prêmio, pois a equipe formada por estudantes deficientes auditivos foi um exemplo para todos nós de superação. Sabemos das dificuldades às quais são expostos todos dias, pela falta de inclusão social de pessoas com limitações, mas aqui, diante de mais de 600 pessoas, eles mostraram que são capazes de realizar o trabalho que eles quiserem”, disse a diretora da escola Benedito Leite, Edlene Vale Batalha, durante a solenidade de premiação.
Em segundo lugar ficou Liceu Maranhense e em terceiro lugar, o Centro de Ensino Desembargador José Sarney. “Foi um prazer imenso ter participado desse 1º concurso de vídeo. Ficamos muito motivados com o tema, pois sabemos o quanto é importante cuidar da nossa alimentação e da nossa saúde”, disse Cecília Póvoas, estudante do ensino médio do Liceu Maranhense.
Participaram do 1ª Mostra de Vídeos de Curta Metragem, alunos do Liceu Maranhense, Benedito Leite, Vicente Maia, Centro de Ensino Renascença, Centro de Ensino Anjo da Guarda, Desembargador José Sarney e João Evangelista.
A realização da Mostra também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Faculdade Santa Teresinha (Cest), da Faculdade Estácio de São Luís e com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan-Ma).

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR PAGA SALÁRIO DE MARÇO NESTA QUARTA-FEIRA, 28

Cumprindo o compromisso assumido com os servidores públicos municipais, o prefeito Domingos Dutra (PCdoB) anunciou que a Prefeitura de Paço do Lumiar inicia nesta quarta-feira, 28, o pagamento dos salários do mês de março dos funcionários efetivos e comissionados do município. A antecipação – pagamento antes do 5º dia útil do mês seguinte -, com o depósito dos salários ainda dentro do mês de referência, demonstra a prioridade dada pela gestão aos servidores municipais.
Já o reajuste de 6,81% concedido aos cerca de 800 professores do Município, retroativo a janeiro, será pago por meio de folha complementar até o dia 15 de abril. A diferença dos três meses não foi incluída no contracheque de março porque a folha de pagamento municipal já estava fechada quando da sanção e publicação da lei municipal que regulamentou o reajuste. Informa ainda que, a partir de abril, os salários já serão pagos com o aumento.
O prefeito e a secretária municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Núbia Feitosa Dutra, destacam que, apesar da crise, desde o início da gestão sempre mantiveram em dia os salários dos servidores, “graças ao trabalho sério e eficiente da Secretaria de Administração e Finanças”, reforçou o prefeito Dutra.
Agenda positiva
Março está sendo um mês de intensa agenda positiva para o município de Paço do Lumiar. A Prefeitura concluiu o asfaltamento de dezenas de ruas do Maiobão com recursos próprios; iniciou a implantação para pavimentação de ruas do Conjunto Paranã 3, também com recursos do Município; o prefeito Domingos Dutra assinou ao lado do governador Flávio Dino a Ordem de Serviço para a construção do Hospital-Maternidade de Paço do Lumiar; concedeu reajuste de 6,81% aos professores municipais, retroativo a janeiro; criou o ProUni Municipal de Paço do Lumiar; reformou e requalificou 38 escolas municipais; negociou um acordo para acabar com o lixão de Iguaíba/Pindoba e transportar o lixo do município para o aterro sanitário de Rosário, entre outras ações.
O prefeito Dutra se mostra otimista, principalmente pelo fato de Paço do Lumiar ter obtido o Fundo Especial, “que nos garantiu mais recursos para investir no município”, destacou.

Agora é oficial, Ednaldo Neves substitui Márcio Jerry na Secap




O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) usou hoje (28) suas redes sociais para anunciar a saída do Secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry (PCdoB), para concorrer vaga no parlamento federal, nas eleições de outubro.
Como já havia sido ventilado nos bastidores da política, foi confirmada a substituição do cargo pelo secretário-adjunto Ednaldo Neves.
A oficialização da troca de comando ocorre na segunda-feira (2), em solenidade no Palácio Henrique De La Roque , em São Luís.

terça-feira, 27 de março de 2018

Márcio Jerry recebe lideranças políticas de todo estado em reunião de apoio

O presidente estadual do PCdoB e secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, recebeu, na noite desta segunda-feira (26), amigos e lideranças políticas de todas as regiões do Maranhão em uma grande reunião. Pré-candidato a deputado federal, Márcio recebeu manifestações de apoio e encorajamento à jornada que se inicia a partir de abril, quando se afasta do cargo no secretariado para disputar vaga na Câmara Federal.
O encontro contou com presenças como a do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior, de pelo menos outros 30 gestores municipais, de parlamentares, como presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e da Câmara de Vereadores de São Luís, Astro de Ogum, de líderes de movimentos sociais e sindicais.

Para Márcio Jerry, a noite representou o que serão os próximos meses, com a junção de esforços. “Foi uma noite que extrapolou o esperado, com presenças significativas e manifestações espontâneas de apoio à defesa do projeto que tem sido vitorioso do governador Flávio Dino no Governo do Maranhão e à nossa condução como deputado federal”,  pontuou Márcio Jerry.

Amigos pessoais e aliados de projetos políticos e ideológicos há décadas, o governador Flávio Dino destacou a competência e envolvimento de Márcio na construção de um Maranhão livre e mais justo. É, segundo Flávio Dino, a história de engajamento e retidão, iniciada na política ainda estudantil, que gabaritam o militante do PCdoB a seguir firme ao pleito. “A principal coisa que Márcio tem a ofertar é a biografia, das lutas secundaristas às lutas na Universidade, do movimento sindical e populares, de um companheiro que sempre escolheu o mesmo lado do rio, que é o lado dos trabalhadores”, assegurou o governador do Maranhão. 

Entre os vários prefeitos presentes, uma mesma defesa: a de continuação. Para o gestor municipal de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, a pré-candidatura de Márcio e a união de forças atende a uma demanda coletiva de dar prosseguimento ao projeto de transformação do estado. “Um homem que tem uma história no Maranhão, de lutas, de engajamento partidário, na militância, e tive o prazer em ter como secretário da nossa gestão e hoje ele auxilia, ao lado do governador, a construir o Maranhão de todos. A pré-candidatura de Márcio é muito importante porque nós teremos um deputado federal para o debate qualificado nas pautas do Maranhão”, assegurou o prefeito da capital.

Secretários estaduais estiveram no evento, manifestando apoio a Márcio. O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Tavares, pontuou os predicados do presidente do PCdoB do Maranhão como pré-requisitos fundamentais para um mandato eleitoral.  “Ele sabe diferenciar os interesses coletivos dos individuais, pensando no melhor para o povo do Maranhão, é por isso que merece ser eleito e vai representar muito bem os interesses do Maranhão”, relatou Marcelo.

segunda-feira, 26 de março de 2018

PREFEITURA BUSCA NO MPF SOLUÇÃO PARA A ENTREGA DOS IMÓVEIS DO JARDIM PRIMAVERA II


A Prefeitura de Paço do Lumiar, protocolou nesta segunda-feira, 26, um ofício no Ministério Público Federal informando que o Município já cumpriu com todas as suas responsabilidades até o presente momento com relação ao empreendimento Jardim Primavera II, em Iguaíba, no município de Paço do Lumiar, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

Consta em anexo ao ofício provas documentais, desde editais a e-mails trocados com o banco. "No ofício esclarecemos que o Município está aguardando somente a resposta do Banco do Brasil com relação à vistoria realizada, para que possa ser feita a entrega dos imóveis aos contemplados". Disse o prefeito Dutra.

A Prefeitura de Paço do Lumiar já instaurou desde o ano passado, no MPF, o inquérito de nº 1.19.000.000991/2017-50 para apurar supostos vícios construtivos nas 880 unidades habitacionais do empreendimento Jardim Primavera II. As unidades habitacionais já deveriam ter sido entregues aos contemplados, mas por problemas entre o Banco do Brasil e a construtora, a entrega das chaves vem sendo adiada, sem qualquer satisfação por parte do agente financiador.

“A situação deixa centenas de famílias em situação difícil, tendo de pagar aluguel e sem qualquer previsão de solução do caso, sendo que a maioria já assinou o contrato com o banco”, explicou o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB).

AUDIÊNCIA

Em audiência realizada no dia 8 de fevereiro deste ano para apurar os relatos das partes envolvidas - Município e Banco do Brasil -, ficou determinado que o Município se manifestaria conclusivamente acerca das responsabilidades firmadas quanto ao empreendimento, e que o banco se comprometeria em realizar uma nova vistoria técnica no prazo de 45 dias.

“Ocorre que já se esgotou o prazo, e até então não houve um retorno por parte do banco, continuando suspensa a entrega das chaves do empreendimento”, finalizou o prefeito, que foi pessoalmente ao MPF protocolar o ofício. “Esperamos que o Banco do Brasil se manifeste a respeito da entrega dessas chaves e possamos dar uma boa notícia a centenas de famílias luminenses que aguardam ansiosamente por esses imóveis”, acrescentou Dutra.

Paço do Lumiar será a primeira cidade maranhense a oferecer o ProUni custeado pelo próprio Município

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB),  lançou nesta segunda-feira (26), o Programa Municipal Universidade para Todos – ProUni Paço do Lumiar. A solenidade de sanção da lei municipal que institui o programa foi no Instituto de Educação Franciscano (Iesf), na Avenida 14 do Maiobão.
“Paço do Lumiar será a primeira cidade maranhense a oferecer o ProUni custeado pelo próprio Município”, destaca o prefeito Domingos Dutra.
Pelo programa, a Prefeitura dará bolsas de estudos integrais para estudantes de baixa renda em cursos de graduação e sequenciais de formação em instituições privadas de ensino superior sediadas em Paço do Lumiar, iniciando com o Iesf. Estão excluídos da lei os cursos sequenciais de complementação de estudos.
Em contrapartida, oferecerá benefícios fiscais às instituições que aderirem ao programa. As contrapartidas serão por meio de abatimento de 2% a 4% na alíquota do ISS, conforme limite determinado pela Lei Complementar 157/2016. O ProUni de Paço do Lumiar será executado pelo Município, sob a gestão da Secretaria Municipal de Educação.
PRÉ-REQUISITOS
Para ter acesso às bolsas, os estudantes em situação de carência devem ser residentes e domiciliados no Município do Paço do Lumiar – tudo atestado por meio de comprovantes de residência dos últimos 3 (três) anos; terem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em instituições privadas em Paço do Lumiar na condição de bolsista integral; terem realizado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não serem portadores de diploma de curso superior.
A renda familiar mensal per capita do estudante não deve exceder o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo. Entende-se como renda familiar mensal per capita o resultado da soma da renda mensal de todos os componentes do grupo familiar, dividido pelo número de componentes.
PROFESSORES
O ProUni Paço do Lumiar poderá ser estendido a professores da rede pública de ensino do Município, com residência em Paço pelo prazo mínimo de 03 (três) anos, para os cursos de licenciatura, normal superior e Pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda familiar per capita.
No entanto, o número de beneficiários professores da rede pública de ensino não excederá a 20% (vinte por cento) do total de beneficiários do ProUni Paço do Lumiar.