sábado, 3 de fevereiro de 2018

GOVERNO E PREFEITURA INICIAM A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA VICINAL DA FAZENDINHA, EM PAÇO DO LUMIAR




Começaram na tarde desta sexta-feira, 2, os trabalhos de recuperação da estrada vicinal da Fazendinha, em Iguaíba, Paço do Lumiar. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), com a Prefeitura de Paço do Lumiar. O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, participaram de uma rápida cerimônia de início dos trabalhos das máquinas no local. Também presentes a vice-prefeita Maria Paula Azevedo, secretários municipais, vereadores de Paço, servidores da Sedes, da Prefeitura e moradores da região.

Serão cerca de 10 km de estrada, que vão ligar Iguaíba a Mojó, passando pela região da Fazendinha, grande produtora de coco d’água. A estrada receberá serviços de terraplenagem e piçarramento para melhorar o acesso dos moradores, a acessibilidade das crianças da região até a escola e também o escoamento agrícola da área, principalmente dos cocos d’água, os melhores da região e que abastecem quase toda a Ilha. "Nesta área há cerca de 100 mil coqueiros que produzem o melhor coco d'água do Maranhão e os produtores e moradores tinham muita dificuldade de escoamento e de acesso. Agora vamos acabar com esse sofrimento", afirmou o prefeito Dutra.

Dutra lembrou que os municípios precisam do apoio do Governo do Estado, principalmente Paço do Lumiar, que, segundo ele, tem um acúmulo de problemas gerado pela inércia das gestões municipais nos últimos anos. “Graças a Deus temos tido parcerias com o Governo do Estado, com deputados estaduais e federais e com a iniciativa privada também. Hoje celebramos mais uma dessas parcerias”, afirmou o prefeito. “E o governador Flávio que me aguente, pois eu vou continuar pedindo”, acrescentou o prefeito, em tom de brincadeira.

COMPROMISSO

O secretário Neto Evangelista afirmou que estava ali cumprindo um compromisso. “Estamos hoje aqui representando o governador Flávio Dino e cumprindo um compromisso com o prefeito Domingos Dutra e com os produtores rurais da região, que é de garantir o escoamento da produção”, afirmou. “Assumimos esse compromisso no mês passado quando aqui estivemos conversando com os produtores e assinando a ordem de serviço para a total recuperação da Estrada da Fazendinha”, acrescentou.

O secretário observou ainda que, além dos produtores de coco e dos moradores da região, a estrada ligando Iguaíba a Mojó ajudará também no acesso a uma das maiores comunidades terapêuticas existente na região. Neto Evangelista destacou ainda o papel importante do prefeito Dutra para a viabilização da Estrada da Fazendinha. "O Dutra tem influência e é irreverente. Estas características facilitam para ele conseguir trazer obras para Paço do Lumiar. O governador Flávio Dino vai continuar a ser parceiro desta gestão", ressaltou Evangelista.

QUALIDADE

O secretário municipal de Infraestrutura, Pádua Nazareno, fez questão de destacar a qualidade do serviço que está sendo feito na estrada. “É um trabalho de implantação. Não será só limpeza e raspagem da via. Serão feitas a base e a sub-base e revestimento primário de qualidade, com drenagem superficial, que suportará o período invernoso”, explicou.

As melhorias na Estrada da Fazendinha eram um desejo antigo dos moradores, que todos os anos faziam uma “vaquinha”, para deixar a via transitável. O representante dos produtores rurais de Iguaíba, Américo Azevedo, afirmou que este ano não vai preciso ter esse gasto. “Pela primeira um gestor ouviu nossos apelos, estou muito satisfeito com esta conquista que beneficiará todos na comunidade", acrescentou Américo Azevedo.

A Estrada da Fazendinha vai facilitar o escoamento da produção de coco d’água da região de Iguaíba e permitir que eles cheguem mais rapidamente aos centros consumidores, o que vai ajudar na comercialização. Hoje o coco da região compete com produtos vindos do Ceará, Pará, Bahia e Piauí. A estrada também vai facilitar o escoamento da produção de peixes e mariscos do porto de Mojó.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Unidade Básica de Saúde do bairro Safira estava pronta há 5 anos



Unidade Básica de Saúde do bairro Safira estava pronta há 5 anos, mas foi o prefeito Domingos Dutra que conseguiu equipá-la e inaugurá-la. Atendimento à população começou desde quarta-feira, 31

Flávio Dino e Simplício Araújo ajudam São Luís a ser a 5ª cidade do país a gerar mais empregos em 2017





A posição alcançada por São Luís no ranking das 100 cidades que mais criaram vagas no último ano é fruto de estratégias do Governo do Maranhão, que, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), implantou o Parque Empresarial de São Luís; consolidou o setor de tancagem no Porto do Itaqui e melhorou a ambiência dos negócios empresariais.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, São Luís é a 5ª cidade do país a gerar mais empregos em 2017, fator que se deve a atração de investimentos em vários segmentos, à procura por um ambiente empresarial favorável e estável e às obras públicas mediante acordos.

O levantamento ainda aponta o Maranhão como segundo estado do Nordeste a gerar mais oportunidades de trabalho em 2017.

Parque Empresarial

Entre as estratégias que fizeram a capital maranhense alcançar uma excelente posição no levantamento do Caged, o novo fôlego do mercado de trabalho maranhense é atribuído principalmente ao Parque Empresarial de São Luís.

Os empreendimentos instalados e previstos para o Parque Empresarial de São Luís, são responsáveis por muitos empregos já gerados e por outros que ainda serão ofertados. Já são 32 empreendimentos de segmentos variados demandados para instalação na região que é gerida pela Seinc, destes, 21 já estão com processos tramitando na secretaria.

“Nosso trabalho é ficado para a prospecção e expansão das empresas. Com uma ambiência favorável aos negócios, os empreendimentos geram emprego e contribuem no aumento da renda e traxem desenvolvimento”, avaliou Simplício Araújo, secretário da Seinc.

Até agora, apenas com um empreendimento instalado no Parque Empresarial, o novo Centro de Distribuição do grupo Mateus, já foram gerados 500 postos de trabalho e, a expectativa é que sejam ofertadas mais de 2.000 vagas quando as últimas três etapas deste negócio forem concluídas.

O governo oferece todos os recursos e facilidades para que as empresas se instalem. A prioridade é desenvolver o Maranhão.

Tancagem

O porto do Itaqui está expandindo terminais e garantindo melhoria de acesso ao local. A Expansão do Terminal de Tancagem, avaliado em R$ 242 milhões, amplia as condições logísticas. Essa ampliação do terminal contribui para a geração de emprego e renda aos maranhenses e, também amplia a capacidade de movimentação de derivados de petróleo no porto.

Ambiente Empresarial

Todos estes incentivos cooperam com o ambiente empresarial do Maranhão, que se torna muito mais acessível a novos negócios e, consequentemente passa a transmitir uma economia favorável com todo o acompanhamento do governo.

A redução de alíquotas, o benefício fiscal de dispensa parcial do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, a atração de negócios e investimentos para o estado, por meio de tratativas entre a Seinc e empresários do setor reforçam a atenção que está sendo dada ao mercado de trabalho local. Além das muitas obras públicas que se formaram a partir desses acordos, incentivando novos postos de trabalho.

Essa forte prospecção em investimentos reflete diretamente em algumas esferas sociais do Maranhão, requisitos fundamentais para que a implantação dessas empresas seja efetiva. Os novos postos de trabalho, equipamentos para um melhor funcionalismo público e reformas e construção de estruturas dignas na educação, são resultados positivos que exibem um estado mais desenvolvido.

Morre enforcado o filho do ex-vereador e umbandista Sebastião do Coroado

O jovem mais conhecido por Vanderson Realeza se enforcou hoje no período da tarde desta quinta-feira, dia 1 deste, no bairro do Coroadinho, em São Luís. Ele era filho do conhecido babalorixá Sebastião do Coroado, que foi vereador por diversos mandatos na capital e morreu por causa de um câncer que atingiu a garganta. Os motivos que levaram Vanderson a cometer o gesto trágico não foram revelados

Governo capacita técnicos em plataforma avançada para projetos de construção


Capacitação de técnicos da Secid. (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) capacitou os técnicos do órgão para utilização da plataforma BIM – Modelagem da Informação na Construção. Diferente do desenho usual em 2D, que nada mais é que uma representação planificada da construção, a Plataforma BIM consiste em construir virtualmente uma obra, através de informações inseridas em modelos paramétricos, o que permite quantificar, planejar, coordenar e recuperar informações a qualquer momento da vida do empreendimento e, ainda, verificar interferências, testar alternativas de projeto e ensaiar o comportamento do modelo sob a ação de diversos agentes, sendo assim, um novo paradigma de desenvolvimento de construção.
“A Plataforma BIM gera maior eficiência na elaboração de projetos e acompanhamento de obras, oferecendo mecanismos de controle fundamentais”, ressalta a secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina.
A primeira etapa foi realizada em dezembro de 2017com uma palestra ministrada sobre a plataforma BIM pelos arquitetos Lourival José Coelho Neto e Edson Andrade de Alencar, com explanação sobre conceito, funcionamento e softwares utilizados. A segunda etapa foi uma capacitação realizada pelos instrutores Lourival José Coelho Neto, Emerson Fraga e Arthur Lobão em um dos diversos softwares BIM – Archicad, com carga horária de 15 horas, na Faculdade UNDB, onde participaram 20 pessoas, entre técnicos e estudantes em estágio na Secid.
A secretária Flavia Alexandrina considerou uma grande satisfação contar com profissionais qualificados nessa tecnologia, que poderão dar uma grande contribuição ao governo por meio da multiplicação desse conhecimento.
De acordo com o arquiteto Lourival José Coelho, outros estados já aderiram à plataforma, pois agrega benefícios a área da construção civil, mesmo assim, o processo ainda encontra muita resistência dos profissionais do setor, em migrar da plataforma 2D para a metodologia BIM.
Benefícios da Plataforma BIM
-Antecipação e correção de problemas da obra
-Identificar interferências automaticamente, antes do inicio da obra
-Cronograma de execução com maior assertividade
-Maior previsibilidade e acompanhamento da obra
-Manutenção e administração do empreendimento

Polícia apreende 130 quilos de drogas em janeiro deste ano




Superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro Rodrigues, destacou as ações realizadas em municípios estratégicos considerados rota do tráfico. (Foto: Geraldo Furtado)

A Polícia Civil apreendeu 130 quilos de drogas em janeiro deste ano. O montante, avaliado em R$ 300 mil, é resultado de apreensões da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) em diversos bairros de São Luís.

Do total de drogas apreendias, cerca de 110 quilos são maconha, que permanece no topo das drogas mais traficadas. No período foram presos 15 suspeitos, apreendidas quatro armas de fogo e dinheiro em espécie.

Dando prosseguimento às ações preventivas e de combate, a Senarc elabora planejamento de contenção deste crime para o período oficial de carnaval. Agentes vão se concentrar em pontos estratégicos do circuito na Região Metropolitana de São Luís realizando abordagens a suspeitos, barreiras policiais e monitoramento da venda de entorpecentes.

Neste pré-carnaval, a polícia cobre os bairros onde há festejos e áreas com histórico deste crime.

“Esse comércio tende a crescer nas festas carnavalescas e vamos prosseguir com essa organização focando as operações na capital e cidades mapeadas nos interiores para prevenir a incidência deste crime”, reforçou o superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro Rodrigues. A operação também ocorre nas regionais da Senarc em Timon e Imperatriz e em municípios estratégicos considerados rota do tráfico de drogas. A operação prossegue até dia 14, na Quarta-Feira de Cinzas.

“O Governo do Estado vem investindo fortemente na Segurança Pública, equipando, treinando e valorizando as polícias, contribuindo decisivamente para o êxito das operações”, reforça o delegado Carlos Alessandro.

Para colaborar com a polícia no combate ao tráfico de drogas estão disponíveis o Whatsapp (98) 99163.4899; o Disque-Denúncia (98) 3223-5800; o CIOPS, pelo telefone 190; e o aplicativo ByZu 2.0, que aceita texto, fotos e vídeos.

Ação permanente

Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Senarc tem como foco o combate aos crimes ligados ao tráfico de drogas. O trabalho especializado colocou o Maranhão em primeiro do Nordeste no volume de apreensões, ano passado.

A Senarc conta com departamentos especializados, setor de cinofilia com dois cães farejadores e canais direto com a população para denúncias. O órgão desenvolve ainda projetos educativos na rede pública de ensino para informar e conscientizar crianças e jovens sobre o perigo das drogas.

Com dois mandados de prisão em aberto, Lúcio Genésio não comparece a audiência em que processa blogueiro

do Blog Marrapá

O empresário Lúcio André Silva Soares, o Lúcio Genésio, não compareceu a uma audiência marcada para ontem, 30, na comarca de Pinheiro, oriunda de uma ação que move contra o blogueiro e radialista Paulinho Castro.

Lúcio está foragido da Justiça desde o dia 12 de novembro do ano passado. Ele é acusado de espancar a ex-companheira Ludmila Rosa Ribeiro Silva, de 27 anos, e descumprir medidas restritivas que o mantinham longe da vítima.
Paulinho Castro à espera de Lúcio Genésio para audiência
O fugitivo já foi visto por testemunhas nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Piauí.

A Polícia Civil chegou a ficar em alerta para uma improvável aparição de Genésio que é irmão do prefeito da cidade, Luciano Genésio.

Depois de esperar por horas a chegada de Lúcio, a audiência foi suspensa.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Entrevista com Flávio Dino, governador do Maranhão

Maranhenses podem usar site e aplicativos para ver saldo do Bolsa Escola



Gleciane Silva, beneficiada com o Bolsa Escola disponibilizado em São José de Ribamar. (Foto: Handson Chagas)

Os créditos do Bolsa Escola começam a ser liberados nesta quarta-feira (31) em todo o Maranhão. O programa do Governo do Estado complementa a renda de famílias maranhenses, com o objetivo de garantir a compara de material escolar para estudantes de 4 a 17 anos.

É o terceiro ano em que o governador Flávio Dino coloca o programa em ação. Nos dois anos anteriores, foram investidos mais de R$ 100 milhões para a compra de cadernos, livros, canetas, mochilas e outros itens.

O Bolsa Escola funciona por meio de um cartão. É nesse cartão que serão depositados os créditos.

“É um crédito em cartões para que nossas crianças possam garantir a compra de seu material escolar”, conta o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, responsável pelo Bolsa Escola.

Quem já tem o cartão vai receber o saldo nesta quarta-feira. São alunos que já foram beneficiados nas edições anteriores. Ou seja, eles já poderão comprar o material nos quase 1.800 comércios cadastrados em todo o Estado.

Quem ainda não tem o cartão ou quem tinha e perdeu vai ser contemplado posteriormente, pois é preciso aguardar a emissão por parte da instituição bancária. A previsão é que isso seja feito até março. Quem tem o cartão e não sabe mais a senha pode procurar o Banco do Brasil para voltar a ter acesso aos créditos.

Site e aplicativo

A partir desta quarta-feira, as famílias já podem ver se o crédito está disponível. Isso pode ser feito pelo site http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br/site/ ou pelos aplicativos em todas as plataformas para telefones celulares e tablets.

Lá também está a lista dos estabelecimentos cadastrados. A relação está dividida por cidades para facilitar a busca.

O valor do Bolsa Escola é de R$ 51,00 para cada criança e jovem de 04 a 17 anos. Não há limites de quantidade de filhos por família.

Renda e trabalho

O Bolsa Escola também gera renda e trabalho, já que movimenta o comércio de quase 2 mil papelarias e comércios no Maranhão.

“Com a chegada do Bolsa Escola, aumentou consideravelmente nosso movimento e nosso faturamento também. Mas, ao nosso ver, o melhor de tudo foi que milhares de famílias maranhenses tiveram um incremento em seus orçamentos na hora de comprar os materiais escolares de seus filhos. Uma iniciativa governamental como esta é digna de elogios”, diz Mauricio Lino Costa, dono da Aquarela Papelaria, no Turu, em São Luís.

Seinc e Fiema lançam Missão Maranhense à China 2018


Foi lançada nesta terça-feira (30) a segunda edição da Missão Maranhense à China 2018. Liderada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o lançamento foi realizado com um almoço na sede da Fiema e contou com a participação de executivos, empresários e entidades de classe.

Simplício Araújo, secretário da Seinc pontuou que a proposta do evento é dar início a uma relação comercial permanente entre empresários maranhenses e de outros países, com o foco para a importação de equipamentos e artefatos industriais e exportação de produtos do Maranhão.

“A missão deu a oportunidade dos empresários de conhecerem tecnologias, equipamentos, além de oportunizar aberturas de novos mercados. Incluimos ainda mais lugares, com a proposta é contribuir para que empresários possam crescer com seus negócios aqui”, disse o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

O evento será realizado em novembro e deve passar em Dubai, Shanghai e Shenzhen, ambas na China. Na programação, visitas técnicas e eventos, como a Feira de Cantão, que coleciona números e títulos surpreendentes: é considerada como o evento de comércio internacional de escala global com a mais longa história, a maior escala, a mais completa variedade de exibições, o maior número de compradores, além de concentrar o maior volume de negócios na China.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves frisou o sucesso da primeira missão, realizada no ano passado e que foi considerada a maior já realizada pelo Maranhão.

“Agradeço a determinação do Governador Flávio Dino e do secretário Simplício Araújo em apoiar os eventos empresarias e estimular a parceria entre os empresários e o Governo. Ficamos agradecidos dessa parceria que viabiliza essa importante iniciativa que é a missão empresarial Maranhão–China 2018 que hoje lançamos aqui. ”, destacou o presidente.  

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

UBS SAFIRA PASSA POR ADAPTAÇÃO DA REDE ELÉTRICA E INICIA ATENDIMENTO NESTA QUARTA


A Unidade Básica de Saúde do bairro Safira, inaugurada no dia 13 de janeiro, está passando por serviços de adaptação da rede elétrica para poder funcionar adequadamente a partir desta quarta-feira, 31 de janeiro. A informação foi dada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário-adjunto de Saúde, Elizeu Costa, que acompanhou os serviços, confirmou que tudo está sendo feito para que a unidade possa atender a população a partir desta quarta. A construção da UBS Safira data de 2013. Mas foi somente cinco anos depois, na gestão do prefeito Domingos Dutra, que a unidade foi equipada e pode ser inaugurada.
Desde a inauguração da unidade, como parte das comemorações do aniversário de 57 anos de emancipação política de Paço do Lumiar, a Prefeitura havia solicitado a adequação do sistema elétrico monofásico para trifásico à Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Sem este serviço, seria impossível o funcionamento de aparelhos da unidade e do ar-condicionado. A empresa então solicitou um prazo de 15 dias úteis para o atendimento, prazo este que ainda estava correndo.
A UBS Safira é destinada ao atendimento dos moradores das comunidades Safira, Morada Nova, Residencial Samantha e Lima Verde. A unidade antes funcionava na Rua 6, no bairro Morada Nova, e passou a ocupar um imóvel mais amplo e moderno na Avenida 20 do Residencial Safira, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência.
O novo imóvel tem uma ampla recepção, consultórios médico, de enfermagem e odontológico, além de salas de vacina, farmácia e curativo. O prédio recebeu aparelhos de ar-condicionado e novos móveis e equipamentos, como macas, balanças, armários e computadores. A obra e mobília tiveram investimentos de R$ 408 mil da Prefeitura. 

Abertas as inscrições para a 4ª edição do programa Cidadão do Mundo

Jovens maranhenses de 18 a 24 anos, que sonham em aprender um novo idioma, já podem se inscrever para participar do Programa Cidadão do Mundo. Em sua 4ª edição, o programa de intercâmbio internacional gratuito, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai levar 80 jovens para fora do país para aprender inglês, francês e espanhol.

As inscrições tiveram início no último dia 15 de janeiro, quando o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, recepcionaram os intercambistas que retornaram dos Estados Unidos, Espanha, Canadá e África do Sul e lançaram o edital da 4ª edição do programa.

Duzentos e trinta e cinco estudantes já participaram do programa coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 4.500,00, seguro de saúde durante todo o período em que estiverem residindo no país de destino, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, com sistema de pensão completo (café da manhã, almoço e jantar).

Inscrições

As inscrições tiveram início no último dia 15 de janeiro e se estendem até o dia 15 de fevereiro, devem ser realizadas no site da Secti (www.secti.ma.gov.br).

No momento da inscrição, juntamente com seus dados, o candidato deverá informar o idioma pretendido (inglês, francês ou espanhol), dentre as opções constantes no edital.

O candidato deverá preencher corretamente o formulário de inscrição, no prazo estabelecido, e realizar a digitalização e a inclusão na plataforma online dos documentos que comprovem atendimento às exigências da chamada pública.

Governo do Maranhão lança campanha de doação de sangue para repor estoque para o Carnaval

Com o tema “Folião Solidário... Antes de cair na folia faça sua parte - Doe Sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta segunda-feira (29), a partir 9h, a nova campanha de carnaval com o objetivo de sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período carnavalesco.

Na campanha de 2017, o Hemomar atendeu 3.765 doadores, com coleta de 2.987 bolsas, em São Luís. Este ano, a mobilização pretende garantir o aumento de 10% em relação ao ano passado, por isso, entre os dias da Campanha, de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, os profissionais da unidade realizarão também a coleta externa em parceria com empresas, intuições religiosas e órgãos públicos.

“O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta a coordenadora do Setor de Captação do Hemomar, Socorro Ferreira.

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Saber disso motiva o técnico em segurança do trabalho, Kairlan Alves, 38 anos, a contribuir com regularidade. Doador frequente, ele conta que se orgulha de poder ajudar. “Sou doador há mais de dez anos e sempre tive a consciência de que o sangue representa vida. Nesse período de carnaval o número de doadores diminui, mas eu sempre tenho o cuidado de no período de 90 dias fazer a minha parte”, destacou.

O mesmo sentimento leva o Bombeiro Militar Antônio Carlos Araújo Costa, 30 anos, a destacar a importância de manter a doação de sangue como hábito regular. “É importante porque estamos ajudando uma vida, uma pessoa. Nunca sabemos quem pode estar precisando, por isso é importante ter essa consciência de fazer o bem a todos, conhecido ou não, porque é gratificante saber que nosso sangue está salvando uma vida”, explicou.

Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

Secretária Tatiana Pereira recebe prêmio em reconhecimento à política sobre drogas no Maranhão




O Governo do Maranhão recebeu o Prêmio REMADD 2017, em reconhecimento às ações realizadas a partir da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) que contribuíram para a política sobre drogas no estado em 2017. A solenidade de entrega da premiação foi organizada pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD), na última sexta-feira (26), no Teatro da Cidade.

O Prêmio REMADD é uma forma de homenagear pessoas e instituições que atuam na política sobre drogas no Maranhão. A REMADD foi criada em 2015 pelo militante social Erisson Sousa, tendo como princípio a defesa dos interesses das personalidades e instituições que atuam conforme a Lei nº 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas, que possui eixos temáticos de atuação na prevenção para o não abuso, o tratamento de dependentes químicos e o combate ao narcotráfico.

A secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira, ao receber o prêmio definiu como um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido pelo Estado, através da Seejuv, em ações de valorização da vida da juventude, especialmente com a realização da Campanha Juventude Prevenida, que tem como objetivo desenvolver estratégias para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco na prevenção das IST’S/AIDS, acidentes de trânsito, alcoolismo e outras drogas.

“A Campanha Juventude Prevenida tem alcançado um impacto social muito importante no que tange a mobilização e prevenção da juventude às drogas, com distribuição de material informativo e a realização de oficinas em escolas, além da parceria e apoio de instituições dos Conselhos Escolares sobre Drogas, em parceria com a Seduc e outros órgãos. O reconhecimento pela REMADD vem ressaltar a importância dessa ação e confirmar que estamos no caminho certo nesse propósito de contribuir para a valorização da vida da juventude maranhense”, destacou.



O presidente da REMADD, Erisson Sousa, falou sobre a importância da parceria das várias instituições no trabalho da aplicação das políticas sobre drogas no estado. “Para nós é uma honra e uma responsabilidade muito grande reunirmos, nesta noite maravilhosa, personalidades e instituições de todas as regiões do nosso estado. Aqui, estamos todos unidos por uma causa: cuidar de pessoas. Cuidar do próximo é a nossa bandeira”, disse.

Erisson Sousa ressaltou ainda a parceria do Governo do Maranhão no desenvolvimento de ações específicas para a área. “Muitos anos esperamos para que o governo fizesse o que hoje está sendo feito no Maranhão. Em apenas um ano foram criados o Fórum Estadual de Política sobre Drogas, o Comitê Estadual de Políticas sobre Drogas e os Seminários Estaduais de Políticas sobre Drogas. Essas estruturas estão fortalecendo as instituições da sociedade civil. Hoje o nosso Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não é o de outrora”, destacou o presidente da REMADD.

Ao todo, foram homenageadas 138 personalidades e instituições de vários municípios e regiões do estado. O Prêmio REMADD contempla as categorias de ações denominadas de Prevenção, Cuidado e Acolhimento, Redução de Danos Sociais e à Saúde, Reinserção Social, Comunicação, Pesquisas e Avaliações, Literatura, Justiça e Segurança, Políticas Públicas e Grupo de Mútua Ajuda. A Seejuv recebeu o prêmio na categoria Políticas Públicas.

Além da Seejuv, o Governo do Maranhão também foi premiado através das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Igualdade Racial (Seir).

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INICIA A PAVIMENTAÇÃO DE 18 RUAS DO MAIOBÃO

A semana teve início com a movimentação intensa de máquinas nas Ruas 10, 15 e 19 do bairro Maiobão, entre as Avenidas 13 e 14. É que a Prefeitura de Paço do Lumiar começou na Rua 19, desde a última sexta-feira, 26, os trabalhos de preparação do solo para o asfaltamento de 18 ruas no bairro. As máquinas estão fazendo raspagem, nivelamento, compactação e colocando o piche. A aplicação do asfalto deve ter início nesta quarta-feira. O prefeito Domingos Dutra (PCdoB) vistoriou os trabalhos e conversou com moradores.

“É com muita satisfação que iniciamos o trabalho de recuperação dessas 18 vias entre as avenidas 13 e 14 do Maiobão. Elas foram escolhidas em função das mudanças no trânsito nas duas avenidas, que transformarão algumas delas em acesso para o contorno de quadra”, afirmou o prefeito.

As mudanças às quais o prefeito se refere são as decorrentes das obras de urbanização feitas na MA-201 pelo Governo do Estado para melhorar o trânsito no local. Elas vão tornar a Avenida 13 de mão única desde a MA até o Caic Maiobão, e a Avenida 14 também de mão única, no sentido inverso, desde a Avenida 1 até a MA, para dar maior fluidez ao trânsito. Todas as ruas e avenidas, graças à municipalização do trânsito de Paço do Lumiar, serão sinalizadas para disciplinar o tráfego e evitar acidentes.

RITMO ACELERADO

As obras de preparação das ruas para receber o asfalto seguem em ritmo acelerado. Os serviços estão sendo feitos com recursos próprios da Prefeitura. “Eu sei que a infraestrutura de Paço do Lumiar está destruída. Vão ser necessários tempo e muitos recursos para recuperar todas as ruas, avenidas, becos e estradas que estão danificadas, que foram destruídas por falta de cuidado e manutenção ao longo de mais de três décadas”, observou o prefeito Dutra.

Em conversa com alguns moradores da área, Dutra explicou que a Prefeitura está fazendo o que é possível. “Iniciamos o asfaltamento de algumas ruas em parceria com o Governo do Estado, e agora com recursos próprios. São 18 ruas que esperamos recapear e reconstruir. Vamos torcer para que as chuvas não atrapalhem”, afirmou o prefeito.

Ruas do Maiobão que serão recuperadas neste primeiro momento pela Prefeitura: 06, 10, 15, 19, 23, 26, 29, 36, 39, 42, 44, 47, 49, 50, 54, 81, 83 e 108.

Número de presos em oficinas de trabalho cresce 255% em relação a 2014


  • O Governo Flávio Dino completa mil dias nessa terça-feira (26). A série Mil Dias de Mudança apresenta uma série de resultados obtidos neste período.
Mil dias de MudançaO número de presos condenados pela Justiça e que agora podem trabalhar aumentou 255% no Maranhão em comparação com o ano de 2014. Antes eram 600 apenados fazendo algum ofício e agora são 2.130 vagas ocupadas nos mais variados setores.
O crescimento acompanha a expansão do número de oficinas e capacitações profissionais, que passaram de três para 123.
Além de investir em ressocialização, o Governo do Maranhão vem construindo postos de trabalho dentro das Unidades Prisionais de Ressocialização, como as que funcionam em São Luís, no presídio feminino e masculino; além de Rosário, Timon, Pedreiras e Davinópolis.
Para participar das oficinas, os detentos têm que atender a diversos critérios, como a aptidão para o serviço, o interesse pelo trabalho e o bom comportamento do interno.