terça-feira, 21 de agosto de 2018

PREFEITURA REALIZARÁ A V SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE PAÇO DO LUMIAR




Esta semana, no período de 22 a 27 de agosto, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a V Semana da Pessoa com Deficiência com o tema “Incluir: Responsabilidade de Todos”, que vem conscientizar sobre a relevância do trabalho colaborativo para o processo de inclusão da pessoa com deficiência.

A solenidade de abertura está marcada para esta quarta-feira, 22 de agosto, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), com a participação de autoridades, professores, coordenadores, tutores/cuidadores, estudantes e comunidade em geral.

A Semana da Pessoa com Deficiência é comemorada em todo o Brasil no período de 21 a 28 de agosto, constituindo-se um espaço mobilizador de conscientização e sensibilização da população de modo geral sobre os diferentes momentos vividos pelas pessoas com deficiência.

A iniciativa desta ação é da Divisão de Atendimento Educacional Especializado (DAEE) da Semed, para mobilizar os cidadãos luminenses para a responsabilidade social frente à efetivação da política de inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na perspectiva de efetivar a educação de qualidade, incluindo o esporte como prática diferenciada de respeito às diferenças individuais dos estudantes atendidos.

O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Barroso, ressalta que “em nosso município a educação inclusiva torna-se pauta constante nos debates educacionais, o que impulsiona a busca por novas estratégias que reorientam o apoio técnico e financeiro, no sentido de prover condições para a inclusão escolar dos estudantes atendidos pela educação especial em nossas escolas”. “Assim, o conceito de acessibilidade é incorporado como forma de promoção da igualdade de condições entre todos”, acrescenta.

Ao longo da Semana serão realizadas diversas ações de atendimento à comunidade em geral. Confira a programação completa:



PROGRAMAÇÃO



Público Alvo: Professores, coordenadores pedagógicos, gestores, tutores/cuidadores, pais, estudantes, autoridades e comunidade geral.



22/08/2018 (Quarta-feira) – Abertura da Semana



Cerimonial de abertura



Local: IESF (auditório)



Mesa de Abertura: 14h30



Apresentação cultural:



Coral “Sinalizar, Sorrir e Sentir”



Horário: 15h30



Palestra: Incluir: Responsabilidade de Todos



Horário: 16h30 às 17h30



Palestrante : Profª. Drª. Lívia da Conceição Costa Zaqueu



Coffee break: 17h40







22/08/2018 (Quarta-feira) – Ação Social (SEMDES, SMDH, SEMUS, IESF E SEMED)



Horário: 9h às 12h



Local: Auditório e salas do IESF



Stands: informações, inscrições, encaminhamentos e/ou atendimentos:



- Atualização da Carteira de Vacinação (Obrigatória à apresentação). Todas as Vacinas (todas as idades), exceto BCG. Terá também a Campanha de Poliomelite e Sarampo para crianças de 1 ano a menor de 5 anos.



- PROGRAMAS: Atenção básica: Educação e Saúde, saúde bucal, nutricionista, avaliação antropométrica, medição de glicemia e aferição de pressão.



- BPC, BOLSA FAMÍLIA, PASSE LIVRE, SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA, CRAS, CREAS, SINE, MINHA CASA, MINHA VIDA;



- OUVIDORIA E PLANOS DE AÇÕES



- PREVPAÇO E APAE



- Área da beleza e autoestima: Mary Kay


Palestra com a Drª. Socorro (Neuropediatra): Desafios da Pessoa com Deficiência na Sociedade.



Horário: 10h às 11h


Apresentação cultural: Turma da alegria



Horário: 11h



24/08/2018 (Sexta-feira) - Visitas às salas de recursos



Local: UEB Francisco Oliveira Dias, UEB Poeta Gonçalves Dias, UEB Monteiro Lobato, UEB Conjunto Paranã e UEB Iguaíba.



Horário: Matutino: 8h às 11h30



Vespertino: 14h às 17h







27/08/2018 (Segunda-feira) - Atividade Interna



– Avaliação da V Semana da Pessoa com Deficiência e construção do relatório com a equipe técnica DAEE e Profissionais do AEE.



Local: UEB Gonçalves Dias/CAIC

Horário: 8h às 12h

Sem comentários:

Enviar um comentário