Em decorrência do crescente número de casos de sarampo no país e da baixa imunização contra a poliomielite, o Ministério da Saúde decidiu dar início a Campanha de Vacinação em todo o país. Em Paço do Lumiar a imunização segue até o dia 31 de agosto. A meta do município é vacinar, pelo menos, 95% das 7.123 crianças.
Para ser vacinada, a criança precisa ter entre 1 e menos de 5 anos. É necessário levar a carteira de vacinação e ir acompanhada de um responsável, maior de 18 anos.” É importante alertar, que mesmo que a criança já tenho sido vacinada, ela deve receber essa dose adicional. Exceto aquelas que se imunizaram nos últimos 30 dias”, afirmou a coordenadora da campanha no município, Joziran Andrade.
A campanha nacional trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de Mobilização, onde todos os postos do município estarão abertos. “Nosso objetivo é contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem e do sarampo no País”, acresceu a coordenadora.
O Ministério da Saúde informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.