quinta-feira, 14 de junho de 2018

LICITAÇÃO DE PORTOS DE PAÇO SAI ESTE ANO, DIZ MINISTRO AO PREFEITO DUTRA

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), participou nesta quarta-feira (13) de uma audiência em Brasília com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, para tratar da urbanização dos portos de Mojó, Mocajutuba e Pau Deitado. O ministro informou que ele determinará ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que faça a licitação dos projetos este ano, garantindo que as obras possam ser incluídas no orçamento de 2019.
“O Governo Federal vai licitar os projetos para que haja recursos no orçamento do próximo ano e as obras possam ser executadas. Esperamos que em 2019 os portos de Mocajutuba, Mojó e Pau Deitado estejam urbanizados, dando mais dignidade aos pescadores e à comunidade”, afirmou o prefeito Dutra ao final da audiência. Também participaram do encontro no ministério a deputada Luana Costa (PSC), coordenadora da bancada maranhense no Congresso, e o deputado Waldir Maranhão (PSDB).
“Uma infraestrutura de porto é importante para as regiões costeiras, principalmente no Norte e Nordeste do país. Essas estruturas hidroviárias, as chamadas instalações portuárias públicas de pequeno porte, são essenciais para o transporte da população e para o escoamento da produção, principalmente das pequenas comunidades”, afirmou o ministro dos Transportes, garantindo que há um compromisso do Ministério de realizar obras em benefício das populações ribeirinhas.
Histórico
A urbanização dos três portos de Paço do Lumiar – dos 11 existentes no município – foi solicitada pelo prefeito Domingos Dutra ao então ministro dos Transportes, Maurício Quintela, quando este esteve no Maranhão no ano passado. De janeiro de 2017 a junho de 2018, esta foi a terceira audiência do prefeito para tratar do mesmo assunto, tanto no Ministério dos Transportes, quanto no DNIT e na Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor).
Foram realizadas visitas técnicas e medições nas áreas dos três pequenos portos e, em dezembro do ano passado, apresentadas as maquetes virtuais dos portos e a população opinou com sugestões para melhorar os projetos, principalmente com relação à acessibilidade.
Na época, a previsão era de que a licitação para as obras de urbanização dos portos de Paço do Lumiar fosse realizada em fevereiro e os serviços pudessem começar ainda no primeiro semestre de 2018. “No entanto, por causa da burocracia e da mudança de ministro, esta expectativa não se concretizou. Tem de haver licitação e previsão no orçamento. A população tem de entender que a sua vontade, o seu direito e a nossa vontade nem sempre caminham juntos com as realizações por causa da burocracia. Mas o que importa é que temos caminhado e avançado”, resumiu o prefeito Dutra.
Texto: Érika Rosa/Ascom Paço do Lumiar
Foto: Enio Borgmann

Sem comentários:

Enviar um comentário