quarta-feira, 30 de maio de 2018

Unidades plenas do Iema promovem I Festival da Matemática

30 de maio de 2018



A matemática está presente em diversas situações cotidianas e seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir algo novo e na investigação de situações através do raciocínio lógico. Pensando nisso, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promove na quarta-feira (30), o I Festival da Matemática do Iema, nas unidades plenas de Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon.

Segundo o reitor do Iema, Jhonatan Almada o evento incentiva o compromisso do Instituto com o ensino da matemática. “O Festival da Matemática é uma inovação muito importante no nosso calendário acadêmico, ele coloca uma disciplina que em geral é uma barreira para muitos ao centro da discussão. O festival nas unidades vai apresentar de forma lúdica e interativa a matemática com o objetivo de desmitificá-la e torná-la instigante para que os alunos se sintam bem em estudá-la”, afirmou.
Na programação das setes unidades estão previstas mini desafios, oficinas para confecção de jogos e sólidos geométricos, palestras com professores de matemática, apresentações artísticas e exposição dos objetos produzidos nas oficinas.

Na UP de Axixá, durante o turno matutino, os alunos poderão participar de oficinas sobre confecções de jogos, maquetes, sólidos geométricos, pinturas, quadros decorativos, painéis. No período tarde o festival terá exibição de vídeo a respeito da história da matemática e palestra com o professor Samuel de Jesus Silva Lima que vai dialogar sobre “A importância da Matemática em nosso cotidiano”.

Apresentação de paródias, mostra das práticas laboratoriais, oficinas de tangran e sudoku, mini desafios farão parte da evento na UP de Timon. Segundo o gestor pedagógico da unidade, Jefferson Probo, os alunos farão uma peça teatral adaptada do conto ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’.

Já a UP São Luís destaca na sua programação o mini-curso ‘Brincando e Aprendendo: o lúdico como intervenção para o aprendizado a matemática no ensino médio’ com o professor Wanderlan Martins Souza.

O Festival da Matemática é organizado pelos professores de matemática de cada unidade em parceria com os gestores e equipe escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário