segunda-feira, 28 de maio de 2018

Confiança e Conquista – artigo do reitor do Iema, Jhonatan Almada


CONFIANÇA E CONQUISTAS - Jhonatan Almada, Reitor do IEMA e ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Atualmente estou em um curso sobre desigualdades sociais na América Latina e Caribe utilizando a plataforma FutureLearn o curso é realizado pelo Programa MOST da UNESCO. Tem sido um aprendizado muito produtivo, o ponto central do curso é como aproximar ciência e política, pesquisadores e políticos para que as decisões sobre políticas públicas sejam mais acertadas. Um dos elementos chave para isso é a confiança e o respeito mútuo entre os dois campos, algo desafiador em tempos de intolerância e extremismo.

O vínculo é o caminho. Como estabelecer esse vínculo? Explicitar o que é prioritário na hierarquia de problemas sociais, fazer escolhas e tomar decisões, construir um pensamento coerente que mobilize a sociedade e as equipes responsáveis pela execução das decisões, e avaliar.

Visitando diversos órgãos do Governo do Maranhão vi colocado nas paredes o certificado de reconhecimento ao trabalho entregue pelo Governador Flávio Dino a todos os servidores públicos que contribuíram para seu Governo ser o mais eficiente do Brasil. Eis aí um vínculo que foi construído pelo modo de governar e a clareza de onde se quer chegar.

Esta semana fizemos o balanço parcial do trabalho de nossas equipes do IEMA no primeiro semestre de 2018, o Governador nos propôs como meta principal inaugurar seis unidades plenas do Instituto. Inauguramos Santa Inês, Brejo, Itaqui-Bacanga, Matões e colocamos para funcionar Presidente Dutra e Cururupu. Parabenizei cada membro de nossa equipe, destacando especialmente os diretores que dividem comigo a honrosa missão dada pelo Governador.

O professor Emanuel Denner que é o diretor de Planejamento realizou trabalho hercúleo desde as planilhas com investimentos necessários para inaugurarmos as unidades até a arrumação de cada espaço físico. Sou-lhe grato por emprestar sua experiência de anos na máquina pública para cumprirmos nossa missão e nunca recuar diante dos problemas e dificuldades diárias.

O professor Elinaldo Silva que é o diretor de Ensino realizou trabalho detalhista para que nossos estudantes tivessem os melhores professores e o quadro estivesse completo para as aulas. Sou-lhe grato por dominar o modelo pedagógico e de gestão, dedicando sua energia para que os estudantes do IEMA aprendam e os professores estejam preparados, nossa missão maior.

O professor Dario Soares que é o diretor de Pesquisa realizou trabalho precursor nas audiências públicas para definir os cursos, no acolhimento dos estudantes e no estímulo permanente à pesquisa, temos obtido êxitos expressivos no campo das olimpíadas do conhecimento. Sou-lhe grato por fazer o melhor e estar presente para além da mera obrigação.

O secretário-adjunto André Bello que é o responsável pela coordenação dos cursos profissionalizantes e quem me apoia diuturnamente com sua inteligência e moderação. Sou-lhe grato por que esses cursos estão transformando as vidas das pessoas dos povoados mais distantes às sedes dos municípios. O mapa dessas conquistas nos orgulha muito, a exemplo da foto de um belo e verde canteiro do Raelson de São Mateus, ele disse que foi resultado do curso de agricultura orgânica do IEMA.

Em nome deles agradeço muito toda minha equipe de trabalho pelo desempenho obtido neste primeiro semestre. Cada pessoa é única e importante para que o IEMA se consolide como instituição de referência no Brasil: nosso sonho de provar que a escola pública pode ser de excelência e formar uma nova geração de maranhenses mais autônomos, competentes e solidários.

Para concluir quero lhes contar o que descobri em minha última visita ao IEMA de Pindaré-Mirim. Deparei-me com a primeira república de estudantes, todos moradores de Santa Luzia do Tide. As famílias decidiram alugar uma casa por que acreditaram no trabalho do IEMA junto aos seus filhos.

Falei com a Alissandra Lima, Larithyssa Borges, Luana Silva, Rebeca Lima e Emanoel Victor, cheguei lá às 19h30 e ainda estavam com a farda e estudando com um monte de livros espalhados na mesa. Fiquei emocionado quando contaram que também foram contemplados pelo programa Cartão Transporte Universitário, programa inovador criado pelo Governo Flávio Dino em apoio ao transporte dos estudantes. Desejei-lhes perseverança, foco e dedicação para alcançarem seus sonhos e o sucesso em seus projetos de vida.
Jhonatan Almada
Reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA

Sem comentários:

Enviar um comentário