quinta-feira, 17 de maio de 2018

CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS FICA ATÉ ESTA SEXTA NO PAU DEITADO

A União de Moradores do Pau Deitado, com o total apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar e do Governo do Estado, levou para a comunidade a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer do Hospital de Barretos. A carreta é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, o Hospital do Câncer de Barretos, a Vale, a Fundação Vale, a Fundação Pio XII e já realizou mais de 600 atendimentos em três dias, entre exames e consultas. A carreta está estacionada próximo ao porto do Pau Deitado e oferecerá até as 13h desta sexta-feira (18) consultas e exames para detecção do câncer de mama, colo de útero e de boca.


Seis profissionais treinados no Hospital de Barretos estão prestando atendimento. Além do atendimento multiprofissional, a carreta é equipada para a realização de exames preventivos de colo uterino e mamografia digital. A estrutura tem capacidade para realizar 150 exames por dia. A carreta está estacionada próximo à UEB Luiz Rocha. Na escola estão ocorrendo a triagem, as consultas médicas e a vacinação. O restante dos serviços está sendo prestado na própria carreta.


Para complementar a ação, a Prefeitura de Paço do Lumiar disponibilizou ginecologista, clínico geral e nutricionista, além de realizar testes rápidos de glicemia, colesterol, HIV, entre outros. A carreta segue com o cronograma de atendimento de 8h às 13h até esta sexta-feira, mas as ações realizadas pela prefeitura, como testes rápidos e atendimento médico com ginecologista, nutricionista e clínico geral, devem continuar por conta da grande demanda.


A dona de casa de 56 anos, Terezinha Vieira, moradora do Pau Deitado, chegou cedo à Unidade Móvel para fazer mamografia. “Há dois anos não faço esse exame e este ano resolvi correr atrás, pois tenho caso de câncer na família, tenho de ficar atenta”, informou.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Juarez Lima, a carreta tem grande utilidade e só vem para somar com o trabalho da Secretaria de Saúde. "É louvável a presença dessa carreta em nosso Município. O objetivo da unidade é fazer o rastreamento do câncer e encaminhar os pacientes para o tratamento. É importante o diagnóstico precoce para a rapidez na cura. O público-alvo são as mulheres acima de 40 anos para exames de mamografia e de 25 a 60 anos para o Papanicolau. A doença, se descoberta no estágio inicial, tem muito mais chance de tratamento", afirmou o secretário de Saúde, que também é ginecologista.


Importância


O prefeito Domingos Dutra (PCdoB) visitou a ação na manhã desta quinta-feira (17) e destacou a importância de ações itinerantes como essa. “Essa é uma maneira de chegar mais próximo da comunidade para orientá-los sobre a importância de cuidar da saúde, prevenir doenças e praticar hábitos saudáveis. Nossa gestão vem priorizando oferecer o melhor atendimento na saúde pública à população luminense. Não é fácil porque Paço do Lumiar não tem hospitais, mas nós temos feito tudo o que podemos. E quando falo de saúde pública, não me limito a falar da reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, que temos feito, nem a retomada das obras da UPA ou da construção da primeira maternidade do Município, quando falo de ações voltadas para a saúde isso inclui também a restruturação das vias públicas. A partir do momento que trabalhamos na recuperação das ruas e avenidas do município, oferecemos qualidade de vida a população e isso é saúde”, ressaltou o prefeito.


Estão sendo disponibilizados os seguintes atendimentos: Vacinação em geral, consultas médicas, exames preventivos, testes rápidos de glicemia e colesterol, antropometria (para identificação de sobrepeso e obesidade), emissão de cartão do SUA (Sistema Único de Assistência) e aferição de pressão arterial. Para todos os atendimentos, são necessários os seguintes documentos: cartão SUS, RG, além de telefone de contato para aviso do recebimento dos exames.

Sem comentários:

Enviar um comentário