terça-feira, 24 de abril de 2018

ATLETA DAIANE DOS SANTOS REALIZA PROJETO AMBIENTAL NA UEB PARANÃ, EM PAÇO DO LUMIAR


A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu as portas de escolas da rede pública de ensino para o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”, idealizado pelo Instituto Trata Brasil e apadrinhado pela campeã mundial de ginástica artística, Daiane dos Santos. Nesta terça-feira, 24, a primeira escola que recebeu o projeto foi a UEB Paranã, de ensino fundamental. Na quinta-feira, 26, o projeto será executado nas UEBs Cumbique e Mickey Mouse. Nesse mesmo dia será assinado na UEB Cumbique, às 10h, o termo de cooperação entre o instituto e o Município, com a presença da atleta e do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB).
A aula na UEB Paranã para cerca de 380 estudantes, dos turnos matutino e vespertino, foi completamente diferente. Eles se divertiram com as palestras recreativas e atividades lúdicas, que conscientizaram sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de esgotos coletados e tratados.  Para ilustrar tudo isso, foi colocado no centro do pátio da escola, um tecido azul que simbolizava um rio, onde haviam vários dejetos, para dar o efeito de poluição. Os estudantes então eram desafiados a despoluir esse rio, por meio de dinâmicas.
Uma das atividades falou sobre a importância de as moradias estarem conectadas às redes de esgotos. Também foi dado o recado sobre o desperdício. A mensagem principal é mostrar às crianças como elas podem transformar o seu entorno com atitudes simples no dia a dia e fazer com que repliquem o conhecimento na família e na comunidade. Também ensina que o saneamento básico é qualidade de vida e garante mais saúde.
Segundo a atleta Daiane dos Santos, que participa diretamente das ações do projeto, a ideia de trabalhar com crianças visa formar jovens cidadãos nos conceitos de responsabilidade social, cidadania, autoestima e confiança.
"O tema saneamento básico foi escolhido porque no Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Segundo o Ministério das Cidades, o país ainda possui mais de 34 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgoto, principalmente nas áreas mais vulneráveis, como favelas, áreas irregulares e bairros afastados. Essas crianças são o futuro, portanto precisamos conscientizá-las", acrescentou a atleta.
Alunos
Quem entendeu direitinho o recado foi o Bruno Mickael, de 8 anos. Empolgado, ele já listou o que deve fazer para preservar o meio ambiente. "Eu aprendi que não se pode jogar lixo na rua, porque se não os bueiros entopem e vai ter muita enchente. Também aprendi que não se pode poluir os rios, senão vamos ficar sem água para beber no futuro", afirmou o jovem estudante.
A aluna Paloma Abreu, de 5 anos, disse também que aprendeu muito com o projeto. Ela garantiu que vai contar em casa para família, como é importante cuidar da natureza. “Se a gente não cuidar da natureza, ela vai morrer e se ela morrer, a gente morre também. Não podemos sujar as ruas e os rios e nem estragar água. Eu gostei muito. Vou falar para meu pai, minha mãe e meus irmãos”, falou a garotinha.
O projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” vai permanecer em Paço do Lumiar até sexta-feira. Haverá ainda ações em três escolas do Município: UEBs Mickey Mouse (Vila Roseana Sarney) e Cumbique (Cumbique), no dia 26, e no dia 27 será a vez da UEB Alana Ludmila (Maiobão) e novamente Mickey Mouse (16h às 17h). Mais de 1 mil alunos devem participar do projeto em Paço do Lumiar. Confira a programação:

Projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro”
26, quinta-feira
UEB MICKEY MOUSE (Vila Roseana Sarney)
8h15 – 9h30
16h – 17h
UEB CUMBIQUE (Cumbique)
10h30 – 11h30
14h15 – 15h15
 
27, sexta-feira
UEB ALANA LUDMILA (Maiobão)
8h15 – 9h15
10h – 11h
14h – 15h
UEB MICKEY MOUSE (Vila Roseana Sarney)
16h – 17h

Sem comentários:

Enviar um comentário