quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Governo capacita técnicos em plataforma avançada para projetos de construção


Capacitação de técnicos da Secid. (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) capacitou os técnicos do órgão para utilização da plataforma BIM – Modelagem da Informação na Construção. Diferente do desenho usual em 2D, que nada mais é que uma representação planificada da construção, a Plataforma BIM consiste em construir virtualmente uma obra, através de informações inseridas em modelos paramétricos, o que permite quantificar, planejar, coordenar e recuperar informações a qualquer momento da vida do empreendimento e, ainda, verificar interferências, testar alternativas de projeto e ensaiar o comportamento do modelo sob a ação de diversos agentes, sendo assim, um novo paradigma de desenvolvimento de construção.
“A Plataforma BIM gera maior eficiência na elaboração de projetos e acompanhamento de obras, oferecendo mecanismos de controle fundamentais”, ressalta a secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina.
A primeira etapa foi realizada em dezembro de 2017com uma palestra ministrada sobre a plataforma BIM pelos arquitetos Lourival José Coelho Neto e Edson Andrade de Alencar, com explanação sobre conceito, funcionamento e softwares utilizados. A segunda etapa foi uma capacitação realizada pelos instrutores Lourival José Coelho Neto, Emerson Fraga e Arthur Lobão em um dos diversos softwares BIM – Archicad, com carga horária de 15 horas, na Faculdade UNDB, onde participaram 20 pessoas, entre técnicos e estudantes em estágio na Secid.
A secretária Flavia Alexandrina considerou uma grande satisfação contar com profissionais qualificados nessa tecnologia, que poderão dar uma grande contribuição ao governo por meio da multiplicação desse conhecimento.
De acordo com o arquiteto Lourival José Coelho, outros estados já aderiram à plataforma, pois agrega benefícios a área da construção civil, mesmo assim, o processo ainda encontra muita resistência dos profissionais do setor, em migrar da plataforma 2D para a metodologia BIM.
Benefícios da Plataforma BIM
-Antecipação e correção de problemas da obra
-Identificar interferências automaticamente, antes do inicio da obra
-Cronograma de execução com maior assertividade
-Maior previsibilidade e acompanhamento da obra
-Manutenção e administração do empreendimento

Sem comentários:

Enviar um comentário