terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Governo do Maranhão lança campanha de doação de sangue para repor estoque para o Carnaval

Com o tema “Folião Solidário... Antes de cair na folia faça sua parte - Doe Sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, lança nesta segunda-feira (29), a partir 9h, a nova campanha de carnaval com o objetivo de sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período carnavalesco.

Na campanha de 2017, o Hemomar atendeu 3.765 doadores, com coleta de 2.987 bolsas, em São Luís. Este ano, a mobilização pretende garantir o aumento de 10% em relação ao ano passado, por isso, entre os dias da Campanha, de 29 de janeiro a 9 de fevereiro, os profissionais da unidade realizarão também a coleta externa em parceria com empresas, intuições religiosas e órgãos públicos.

“O período que antecede feriados prolongados é época de preparar os estoques para qualquer emergência, por isso a necessidade de reforçar o pedido de doações e as campanhas nos ajudam a relembrar que o gesto solidário de doar é essencial para as transfusões acontecerem”, ressalta a coordenadora do Setor de Captação do Hemomar, Socorro Ferreira.

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Saber disso motiva o técnico em segurança do trabalho, Kairlan Alves, 38 anos, a contribuir com regularidade. Doador frequente, ele conta que se orgulha de poder ajudar. “Sou doador há mais de dez anos e sempre tive a consciência de que o sangue representa vida. Nesse período de carnaval o número de doadores diminui, mas eu sempre tenho o cuidado de no período de 90 dias fazer a minha parte”, destacou.

O mesmo sentimento leva o Bombeiro Militar Antônio Carlos Araújo Costa, 30 anos, a destacar a importância de manter a doação de sangue como hábito regular. “É importante porque estamos ajudando uma vida, uma pessoa. Nunca sabemos quem pode estar precisando, por isso é importante ter essa consciência de fazer o bem a todos, conhecido ou não, porque é gratificante saber que nosso sangue está salvando uma vida”, explicou.

Além do Hemomar, participam da campanha os sete Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário