sábado, 19 de agosto de 2017

VÍDEO | Robson Paz destaca nova fase da Rádio Timbira


Rádio maranhense completou 76 anos

Apresentador Jeisael Marx informa que a radio timbira completou 76 anos de idade. O diretor geral da Rádio Timbira, Robson Paz, fala sobre o novo momento da rádio.

Ciro Gomes: Flávio Dino é a novidade mais importante que aconteceu para a democracia brasileira

Em entrevista ao programa Comando da Manhã por telefone, o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes fala sobre a crise política e econômica brasileira e destaca gestão governador Flávio Dino.
Ouça a entrevista:
00:00
00:00
Faça o Download!
Programa: Comando da Manhã

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Flávio Dino rebate Globo: TV Sarney ataca porque, no poder, não fez


Às vésperas de um ano eleitoral, com aprovação que ultrapassa os 60% como resultado de um governo que está modificando a vida do povo maranhense, o governador Flávio Dino (PCdoB) enfrenta o ataque da grande mídia ligada à oligarquia que comandou o estado por mais de cinco décadas.

Por Dayane Santos


Reprodução
 
Em tom investigativo e “bombástico”, a Rede Mirante – que desde 1991 tem o direito de retransmissão da Globo e é de propriedade da família Sarney –, produziu matéria em que diz que o governo do estado reformava uma clínica particular no Jardim Eldorado, especializada em traumatologia e ortopedia, sem que esta prestasse serviço para a população. A reportagem foi replicada pelo jornal Bom Dia Brasil na manhã desta quarta-feira (16).

O que a Globo tratou como uma medida feita à margem da população e às escondidas, foi devidamente registrada e publicada no Diário Oficial e anunciada pelo próprio governador Flávio Dino durante a solenidade de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, em janeiro deste ano.

“Para quem não sabe, a Globo no Maranhão é de Sarney, que produz essas matérias ‘isentas’ sobre nosso governo”, rebateu Flávio Dino em sua página nas redes sociais. Ele também publicou um vídeo no qual fala sobre a unidade hospitalar.




“Na verdade, a TV de Sarney é contra a existência de um hospital de Ortopedia. Por uma razão: ficaram décadas no poder e não fizeram”, disse Flávio Dino.

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, por meio de nota, salientou que a reforma é parte de um projeto que transformará a clínica em um centro de referência e que o governo está trabalhando para a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), que vai representar a duplicação do número de leitos ortopédicos oferecidos pelo estado na capital, “suprindo demanda histórica nessa especialidade”.

A nota reforça ainda que a unidade será entregue à população neste semestre e esclareceu que a decisão em contratar uma clínica particular e reformar as instalações, para adequá-las ao padrão de unidade de referência para os casos de alta complexidade, foi uma medida emergencial com o objetivo de atender às demandas da população.

A mídia tratou como “escândalo” o fato do governo pagar pela reforma de um prédio particular, como se fosse uma vantagem indevida com o dinheiro público. O governo desmontou essa ilação.

“O aluguel de uma estrutura existente representou uma solução mais barata e mais rápida que a construção de um novo imóvel”, frisa outro trecho da nota, que destaca que o valor da reforma será descontado do aluguel, conforme determina Lei 8.245/91, que regula a locação de imóveis pela administração pública, que diz: “Salvo expressa disposição contratual em contrário, as benfeitorias necessárias introduzidas pelo locatário, ainda que não autorizadas pelo locador, bem como as úteis, desde que autorizadas, serão indenizáveis e permitem o exercício do direito de retenção”.

Flávio Dino também rebateu: “Quero que alguém me explique como podemos obrigar um particular a fazer uma reforma ou como podemos reformar um prédio sem antes alugar. Apesar desses absurdos ataques, vamos continuar a investir e ampliar serviços públicos. Mesmo que a ideologia dominante só queira ‘cortes’. Prefiro ser agredido injustamente pela TV do Sarney do que deixar a população sem o Hospital de Ortopedia. Ele funcionará em breve. Garanto.”

Tensão pré-eleitoral

Não é de hoje que as realizações do governo do Maranhão e a popularidade em alta têm incomodado a direita oligarca. Recentemente, por meio das redes sociais, Flávio Dino comentou o assunto afirmando que a reação de alguns setores é uma demonstração de que os oligarcas têm saudade do passado de privilégios e “já vivem a ansiedade eleitoral”.

“Lamento que o oligarca não evolua e, diariamente, mobilize seu império midiático para deturpar, agredir, perseguir. E esconda a mão”, disse o governador. E conclui: “Da minha parte, que fiquem ansiosos. Meu foco é governar, fazer o bem, cuidar das nossas 800 obras, fazer muita política social para todos”.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Só o fato da reforma do HTO ser descontada do aluguel já desmente factoide sarneysista


A oposição sarneysista mostrou mais uma vez o uso da máquina midiática para tentar macular a imagem do governador Flávio Dino com vistas à volta dos privilégios de outrora. O problema que todo esse debate é inócuo quando se coloca à mesa o principal ponto da reforma e implantação do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão.
Segundo nota distribuída pelo Governo, “o valor da reforma será descontado do aluguel, conforme expressa previsão do artigo 35 da Lei n. 8.245/91”. Ora, se o dinheiro que está sendo investido vai ser abatido dos alugueis a serem pagos pelo Estado, onde há imoralidade nessa situação?
A revolta demonstrada pelo governador Flávio Dino com as matérias falaciosas, inclusive em âmbito nacional, tem razão de ser, já que não há nenhuma ilegalidade nessa situação.
“Vejam o absurdo: queriam que façamos reforma de um prédio sem antes alugar. Realmente espantoso. Quero que alguém me explique como podemos obrigar um particular a fazer uma reforma ou como podemos reformar um prédio sem antes alugar”, disse o governador, rebatendo, em duas frases, todos os factoides criados sobre o assunto.
Sem uma denúncia forte de corrupção que envolva os milhões, como acontecia no passado, a oposição formada pelo clã Sarney/Murad vai se apegando a mentiras e calúnias para manchar uma imagem idônea de um governador que muito está fazendo em um cenário de aguda crise econômica.
Portanto, se o valor da reforma será descontado do aluguel, não há ilegalidade e nem imoralidade. A Globo só atendeu um pedido especial do dono de uma das suas afiliadas

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Estudantes já podem fazer a inscrição para o Enade 2017



PORTAL BRASIL 15/08/2017 às 22h10 A partir desta edição, estudante deve preencher algumas informações pessoais.



A inscrição deve ser feita na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Divulgação

BRASÍLIA - O cadastro para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 começou nessa segunda-feira (14) e segue até 26 de novembro, data do exame. A prova será aplicada para estudantes que estão concluindo o curso superior.

A inscrição deve ser feita na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir desta edição é responsabilidade do estudante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico.

Para realizar o cadastro, é preciso informar número de CPF, telefone e endereço de e-mail. O prazo para solicitar atendimento especializado é até o dia 3 de setembro. O participante que cursar mais de uma graduação deve escolher o curso em que prefere realizar a prova.

O participante receberá uma senha, com a qual fará todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao Questionário do Estudante e a conferência de seu resultado individual. O e-mail e o telefone cadastrados também serão utilizados pelo Inep para o envio de informações referentes ao exame.

Continua sendo obrigatório para o participante responder ao Questionário do Estudante, um dos requisitos para obtenção de regularidade no exame. O preenchimento do documento será entre 28 de agosto e 26 de novembro. Não será possível responder ao questionário depois da aplicação do Exame.

Avaliação de desempenho

Nesta edição, o Exame vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação.

Também serão avaliados alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; e dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e consiste em uma avaliação individual de desempenho e um questionário. No histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

CABELOS LINDOS, obtidos com velas. Velaterapia!

CABELOS LINDOS, obtidos com velas. Esse é o procedimento feito pela atriz Marina Ruy Barbosa para manter os cabelos bonitos. Velaterapia. Se nunca viu o procedimento, click no canal do collins pra ver:

QUER APARECER! Roseana Sarney de pijamas vai à supermercado no Renascença

Mulher grávida capota na Via Expressa

Dona de casa de eventos se pronuncia sobre quebra-pau em festa de formatura da Pitágoras


Festa de formatura termina em um grande quebra-pau na capital.

A proprietária do Casa Branca, casa de eventos onde ocorreu uma grande confusão durante festa de formatura, se pronunciou sobre o fato ocorrido no último sábado, dia 12.

Em nota, a dona que se identificou como Débora disse que a casa de eventos não teve “nenhuma responsabilidade sobre os incidentes envolvendo formandos e convidados”.

Também em áudio divulgado num grupo de WhatsApp, ela pediu desculpas pelo ocorrido e disse que somente foi responsável pela locação do espaço. Disse ainda que a confusão teve início por causa do buffet que não cumpriu com o horário de serviço, faltando bebida e comida antes do prazo. A formatura foi dos estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jovem postou homenagem ao pai minutos antes dela e da mãe serem mortas por ele




Minutos antes de ser morta a tiros pelo pai em Guaraci (SP), na tarde deste domingo (13), a jovem Anna Victoria Corrêa, de 18 anos, havia feito uma homenagem para ele em alusão ao Dia dos Pais em uma rede social. Na postagem, Anna Victoria Corrêa, de 18 anos, escreveu: "Feliz Dia dos Pais, meu negão".

Segundo informações da polícia, o agente penitenciário Ronaldo da Silva Corrêa, de 49 anos, que já foi vereador na cidade entre 1997 e 2000, atirou na mulher, Rosicleia da Silva, de 46 anos, na filha e na própria cabeça. Mãe e filha morreram no local e ele foi levado ainda com vida à Santa Casa de Barretos, mas morreu à noite.


domingo, 13 de agosto de 2017

APRENDIZAGEM - Como se aprende melhor: Lendo ou escutando? #CanalCollins



Movimento dos olhos diante de um texto explica diferença de compreensão em relação a um conteúdo escrito, falando ou transmitido pela televisão. Em vários experimentos, os olhos fazem um movimento pra trás - as chamadas regressões. O número dobra quando os olhos se deparam com palavras raras ou difíceis. Isso explica o aproveitamento superior de uma leitura em relação a uma exposição oral.


#AUTO-IMAGEM - Seja o seu principal aliado #CanalDoCollins



Nossa auto-imagem é que achamos que somos. Consciente, ou inconscientemente - nossas características físicas e psicológicas, nossos pontos positivos e negativos, acima de tudo, nossa auto-estima. Seja seu principal aliado na vida!

INSCREVA-SE!