sexta-feira, 11 de agosto de 2017

‘Mais estágio’ é lançado hoje (11) com a assinatura de 500 contratos


Contratos serão assinados pelo governador Flávio Dino

Nesta sexta-feira (11), no dia do estudante, será lançado o Programa Mais Estágio, às 14h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. A iniciativa objetiva ofertar 500 vagas de estágio remunerado. O anúncio do mais novo programa estadual foi realizado no início desta semana pelo secretário estadual de Educação, Felipe Costa Camarão. No lançamento, o governador Flávio Dino assinará os primeiros contratos.
O Governo do Maranhão criou o Programa Mais Estágio com o foco na preparação do estudante do ensino médio regular para o trabalho produtivo, considerando que o objetivo geral das escolas públicas maranhenses é a formação de seus educandos para o desenvolvimento integral.
A fim de viabilizar a correta aplicação da Lei Federal n° 11.788/08 (Lei do Estágio), recentemente foi publicado o Decreto Estadual n° 32.685/17, foi instituído o Comitê de Acompanhamento do Estágio pela Portaria nº 1.118/17, além do Termo de Cooperação Técnica n° 47/17, firmado entre SEDUC e Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, lembrando que em breve também será firmada parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL.
Para concorrer às vagas de estágio ofertadas pelo CIEE, os estudantes deverão inscrever-se na Unidade São Luís (Rua dos Bicudos, 2 – Renascença II) ou na Unidade Imperatriz (Rua Monte Castelo, 161 – Mercadinho) ou/e ainda pelo site www.ciee.org.br. Já para concorrer às vagas de estágio ofertadas pelo IEL, os estudantes deverão acessar o site www.iel.org.br.
Para mais informações, os interessados devem fazer contato com a Supervisão de Políticas Educacionais para Juventude da Seduc pelos telefones (98) 3218-2374/ 3235-6120 ou e-mail supejuv.seducma@gmail.com

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

“13 Reasons Why”: Segunda temporada terá sete novos personagens; vem conhecê-los!

SÉRIES
13rw-hannah-clay-93432

“13 Reasons Why”: Segunda temporada terá sete novos personagens; vem conhecê-los!

OMG! As gravações da segunda temporada de “13 Reasons Why” seguem a todo vapor e já temos algumas novidades sobre o que vai rolar no segundo ano da série. Nesta terça (08), a Variety divulgou que sete novos atores foram contratados e entram para o elenco da segunda temporada. São eles: Anne Winters, Bryce Cass, Chelsea Alden, Allison Miller, Samantha Logan, Kelli O’Hara e Ben Lawson.
De acordo com a publicação, nenhum deles fará parte do elenco regular da série, mas vão aparecer na maioria dos episódios ao longo da temporada. Vamos conhecer seus personagens?

terça-feira, 8 de agosto de 2017

MP de Minas não vai recorrer de goleiro Bruno trabalhar com crianças



O Ministério Público de Minas Gerais não vai recorrer de decisão que autoriza o goleiro Bruno a dar aulas de futebol para crianças no Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), em Varginha (MG). O promotor do caso, Aloísio Rabelo de Rezende, entendeu que pelo fato do Nucap ser restrito ao atendimento a presidiários, famílias de detentos e não ser um lugar que oferece contato com áreas externas, não há motivos para apelação. Além disso, Bruno já estava trabalhando quando ocorreu sua transferência.

O Nucap é uma organização da sociedade civil, que presta serviços de caráter público e é voltada para a inclusão e a ressocialização de presos. No local, o jogador dará aulas de futebol, de segunda a sexta-feira, para crianças e adolescentes assistidos pela entidade. A decisão que autoria o goleiro Bruno a trabalhar no local foi tomada na última quarta-feira pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha. No Nucap, o goleiro não poderá ter acesso à área externa ou a pessoas estranhas à entidade, salvo familiares. O reeducando será buscado pelo Nucap dentro do pátio da unidade prisional, sem ter qualquer contato ou visualização com o mundo externo.

Periodicamente o Nucap terá que encaminhar controle de frequência e listagem de atividades desenvolvidas pelo goleiro, comunicando à Justiça qualquer irregularidade. Os dias trabalhados na entidade serão usados para fins de remição da pena. O presídio também deverá remeter à 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha as informações sobre o réu em relação à disciplina. A cada três meses, a folha de frequência no trabalho no Nucap deverá ser encaminhada à Justiça.

Bruno foi condenado a 22 anos e três meses pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, bem como pela ocultação do cadáver da vítima e pelo sequestro do menor Bruno Samudio.

Iguaíba - Paço do Lumiar ganha linhas diretas ao Pátio Norte e Cohama, prefeito Dutra comemora


Fotos: Adrielly Dayne 
Por Érika Rosa 



A primeira linha de ônibus urbana de Paço do Lumiar já está em funcionamento no município. É a Iguaíba/Pátio Norte Shopping e foi entregue à população no último sábado (5), pelo prefeito do Município, Domingos Dutra (PCdoB). Ele também fez a inauguração simbólica da linha semiurbana Iguaíba/Terminal da Cohama, que começará a operar nos próximos dias. As duas têm tarifa de R$ 2,25. Ele também anunciou a linha semiurbana Iguaíba/Panaquatira, que funcionará só aos fins de semana e feriados, e que será inaugurada ainda este mês. As duas linhas semiurbanas dependem de questões burocráticas da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pela gestão de ambas.

“Hoje é um dia histórico para Paço do Lumiar. Pela primeira vez na história do município estamos unindo a zona rural com a zona urbana, e facilitando a quem mora na zona rural de Paço o acesso a São Luís”, destacou o prefeito Dutra, durante a entrega das linhas, realizada em frente ao Porto do Iguaíba, ao lado do líder comunitário de Iguaíba, Severo, moradores da comunidade, políticos e representantes dos governos estadual e municipal. 


O secretário de Infraestrutura de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, destacou que há uma simbologia forte no fato de a primeira linha urbana de Paço ser em uma comunidade rural do município. “É simbólico por toda a história de luta do político Domingos Dutra, sempre comprometido com as causas sociais e com a luta por melhor qualidade de vida para os mais pobres”, assinalou o secretário, acrescentando que o transporte é um indutor do desenvolvimento.

O prefeito Dutra fez um agradecimento especial ao governador Flávio Dino por todo o seu trabalho pela metropolização da Ilha e, em especial, por Paço do Lumiar. “Para a implantação destas linhas, melhoramos o acesso ao Iguaíba com asfalto e iluminação e contamos com a parceria decisiva do Governo do Estado”, assinalou o prefeito Dutra.

ITINERÁRIOS

No total, seis ônibus da Empresa Maranhense farão as duas linhas.

A linha urbana Iguaíba/Pátio Norte Shopping terá o seguinte itinerário: Porto do Iguaíba, Vila de Paço, MA-204, Cidade Verde, Zumbi dos Palmares, Cafeteira, Paranã, Avenidas 08, 02, 09, 03 e 13 do Maiobao, MA-201 e Pátio Norte Shopping. Esta linha terá a gestão do Município, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura/Coordenação de Trânsito e Transportes.
A linha semiurbana Iguaíba/Terminal da Cohama terá o seguinte itinerário: Porto do Iguaíba, Vila de Paço, MA-204, Cidade Verde, Zumbi dos Palmares, Conjunto Novo Horizonte, Vila Armínio Reis, Beira-Rio, Av. General Arthur Carvalho, Rua do Aririzal, Av. Daniel de La Touche, Terminal da Cohama. Retornará pela Av. Daniel de La Touche, Av. Mário Andreazza, Av. São Luís Rei de França, MA-203, Estrada do Araçagy, MA-204, Vila de Paço, Porto de Paço. Esta linha terá a gestão do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana (MOB).

O secretário municipal de Infraestrutura, Pádua Nazareno, informou que novas linhas urbanas estão sendo estudadas para serem implantadas em Paço do Lumiar.

Participaram da solenidade de entrega das linhas os prefeitos de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; presidente da Comissão Central de Licitação do Maranhão, Odair José Santos; presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato; representantes da Empresa Maranhense, além de vereadores e pessoas da comunidade de Iguaíba.

Segurança se suicida no ginásio Castelinho, em São Luís

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Prefeito Dutra e secretário Raylton, parabenizam jovens esportistas pelas conquistas por Paço do Lumiar




A prefeitura de Paço do Lumiar vem apoiando diversas modalidades esportivas e pretende, segundo o prefeito Domingos Dutra e o secretário de esporte do município, Raylton, expandir ainda mais para a zona rural. Jovens estão tendo a oportunidade de viajar para outros estado e até para outros países para representar Paço do Lumiar.

Ao lado do prefeito, o lutador de Jiu-Jitsu, Robson falou de sua emoção em poder ir à China, representar Paço do Lumiar, assim como a jovem Jene, que viajou para Fortaleza, no Ceará para disputar. As meninas da escola Henrique de La Roque do Maiobão foram campeãs da etapa metropolitana de futsal no Jems.

"Com o prefeito Dutra é diferente, ele valoriza muito o esporte e a cultura. Eu queria uma salva de palmas para as meninas que foram campeãs da etapa metropolitana do Jems, as meninas do futsal, da escola Henrique de La Roque que representaram bem. A secretária de Administração Gestão e Finanças, Nubia Feitosa, tem apoiado muito, e nós estamos com uma escolinha no Viva-Maiobão, que está ensinando os meninos artes maciais, vamos estender pra zona rural e outras áreas do município, nosso projeto Ginga Paço". Destacou o secretário de esportes de Paço do Lumiar, Raylton. 

U.E.B. Geralda Melo em Cotovelo - Paço do Lumiar, a primeira escola de tempo integral do município



A Prefeitura de Paço do Lumiar deu um passo importante na garantia do direito à educação de qualidade para a comunidade do povoado Cotovelo, zona rural do município 

O prefeito Domingos Dutra entregou, sexta-feira (28/07), a U.E.B. Geralda Melo, que foi toda reformada e abriu suas portas com um novo modelo de educação, o de tempo integral, sendo a primeira escola nesse sistema de dois turnos no Município de Paço. A obra, orçada em R$ 120 mil e paga com recursos próprios, era esperada há mais de 15 anos pela comunidade, tempo que a U.E.B. ficou fechada e abandonada. 

O prefeito Dutra ressaltou que a Unidade de Ensino Básica estava deteriorada e tomada pelo mato. "É um dia histórico para Paço, ao entregarmos a comunidade do Cotovelo e Cumbique, a primeira escola de tempo integral do município de Paço. Vai oferecer às nossas crianças um futuro digno, melhor e mais justo. Agradeço a Deus por essa oportunidade". Destacou o prefeito. 

A reabertura e a reforma da escola Geralda Melo tiveram o apoio, o esforço e o estímulo da secretária de Administração de Paço, Núbia Feitosa. "Amigas e amigos luminenses, que alegria que nós queremos dividir com vocês, a inauguração da primeira escola infantil de tempo integral de Paço do Lumiar. Uma escola que há mais de 15 anos, estava em completo abandono. Hoje está envolta no amor, no compromisso, na dedicação que vai ser histórica nessa gestão de Domingos Dutra". declarou a secretária Núbia. 

A reforma da U.E.B. seguiu um planejamento de ações que atendem ao novo padrão de qualidade da educação em Paço do Lumiar, que tem o intuito de provocar nos alunos múltiplos interesses socioeducativos, através do ambiente em que vivem. 

Inicialmente, a U.E.B. Geralda Melo vai atender a 23 alunos da educação infantil (4 a 5 anos) que já estão matriculados, restando poucas vagas. As aulas iniciaram neste segundo semestre, no dia 7 de agosto. 

PF pede aval de Fachin para recuperar dados de celular do coronel Lima

Polícia Federal apreendeu celular do coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Temer.

Por Mariana Oliveira, TV Globo, Brasília

07/08/2017 16h24 Atualizado há 20 minutos

A Polícia Federal pediu autorização ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para submeter o celular apreendido com o coronel aposentado João Baptista Lima Filho a um procedimento técnico para recuperação de dados. O coronel Lima, como é conhecido, é amigo do presidente Michel Temer.

Fantástico: Firma de amigo de Temer fechou contratos milionários para Angra e fóruns de SP

O pedido é assinado pelo delegado Josélio Azevedo de Souza, coordenador do núcleo político da Operação Lava Jato na PF, e foi apresentado no âmbito das investigações relcionadas às buscas e apreensões relacionadas a Temer no último mês de maio, na Operação Patmos. O caso ainda não foi analisado pelo ministro Fachin.

"Solicito autorização de vossa excelência para submeter o aparelho celular apreendido na posse de João Baptista Lima Filho a um procedimento especial pelo Instituto Nacional de Criminalística visando a extração de dados. A técnica a ser utilizada se faz necessária para a recuperação plena dos dados contidos no referido aparelho, conforme laudo, em cópia, e requer autorização específica deste juízo pois seu uso pode ocasionar a perda de dados do celular apreendido", escreveu o delegado da PF no pedido ao Supremo.

O laudo encaminhado junto com o pedido da PF informa que o celular foi apreendido no endereço do coronel Lima em São Paulo.

Segundo o material, em relação a emails, só foi possível obter data, hora, assunto, remetente e destinatário, mas "o conteúdo (corpo) dos emails não foi extraído devido a impossibilidade de acesso à área de memória protegida do equipamento".

Para extrair os dados, é necessário utilizar a técnica de desbloqueio "jailbreak", mas o procedimento pode fazer os dados serem apagados ou pode levar à inutilização do aparelho, diz o laudo.

Além disso, a perícia também não conseguiu acessar mensagens do WhatsApp e quer realizar uma técnica chamada "root", que também representa riscos para a integridade dos dados.