sábado, 10 de junho de 2017

ESTUDANTES DE MORROS E DE SÃO LUÍS VIVENCIAM DIA DE DESCOBERTAS SOBRE CULTURA DE SÃO LUÍS E MARANHÃO

Jovens do Centro de Ensino Coelho Neto vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão     Jovens do Centro de Ensino Coelho Neto vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão     Jovens do Centro de Ensino Coelho Neto vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão
Jovens vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão. (Foto: :Vanessa Ribeiro)
Em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017, 80 jovens estudantes do Centro de Ensino Coelho Neto, localizado no bairro Ivar Saldanha, em São Luís, e do município de Morros, a 97 km de São Luís, vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão.
Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.
Visitas ao Palácio dos Leões, a Biblioteca Bendito Leite e a museus e teatros, integraram o tour realizado pelos estudantes, que aproveitaram cada espaço visitado para enriquecer seus conhecimentos sobre a história e cultura de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade.
Para a estudante Andreina Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do CE Coelho Neto, o tour está proporcionando que ela, literalmente, descubra São Luís. É que a jovem está morando em São Luís a pouco menos de um ano e, segundo relata, ainda não havia tido a oportunidade de visitar museus, teatros, entre outros equipamentos culturais da cidade onde passou a residir.
“Sou da cidade de Igarapé do Meio e estou morando em São Luís a pouco tempo. Por isso, só tinha visto esses locais por fotos e estou gostando muito de descobrir e conhecer tudo. Fiquei impressionada como tudo é bonito, cada peça guardada, cada espaço”, disse ela.
A secretária da Juventude, Tatiana Pereira ressalta a importância das visitas feitas pelos jovens para o seu enriquecimento cultural e formação do empoderamento em relação aos bens culturais públicos, no sentido de conhecer para preservar. “O Tour Jovem Cidadão proporciona uma relação de proximidade, de empoderamento e de educação entre os bens culturais públicos e os estudantes de São Luís e de outros municípios do estado. Estes estudantes vivenciam um dia de estudo prático sobre a cultura de São Luís e do Maranhão e isso os leva a sentirem-se responsáveis pelo cuidado dos bens, que são de todos nós”, destacou.
A gestora do CE Coelho Neto, Magda Barbosa, reafirma o caráter educativo e de formação cidadã do projeto Tour Jovem Cidadão. Para ela, levar os jovens a conhecer a cultura e a história do seu município e do seu estado, é contribuir para a preservação da identidade de todo um povo, através da educação.
“Esse projeto tem uma importância muito grande, porque proporciona aos estudantes conhecerem a sua cultura, uma vez que serão eles, os multiplicadores dessa cultura. É muito importante que os incentivemos a visitar os pontos turísticos e culturais, para que possamos formar cidadãos que valorizem e cuidem desses bens públicos, como uma identidade sua e de todos”, comentou.
Roteiro
Jovens vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão. (Foto: :Vanessa Ribeiro)
Jovens vivenciaram, nesta sexta-feira (09), um dia inteiro de descobertas e aprendizados sobre a cultura e a história de São Luís e do Maranhão. (Foto: :Vanessa Ribeiro)
A edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ Morros e CE Coelho Neto teve início às 9h no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os participaram de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas no Palácio dos Leões, onde tiveram acesso a um rico acervo cultural, com relíquias da história política do estado. A segunda visita da manhã, foi à Biblioteca Benedito Leite, local onde conheceram o grande acervo bibliográfico do espaço, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.
No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço. A quarta edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
Novas edições
Até o fim do ano, serão realizadas mais 21 edições do projeto.. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais duas escolas de São Luís participarão das próximas duas edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Bacabeira, na próxima quarta-feira, dia 14 de junho.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

TJ-MG atualiza pena de Bruno, e goleiro só poderá sair em 2019

Goleiro, que voltou à cadeia em Varginha desde abril, não consegue progressão de pena para voltar ao futebol neste ano

A expectativa de Bruno em voltar ao futebol foi frustrada. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) atualizou o atestado de pena do goleiro, dando margem para que ele peça progressão de pena para o regime semiaberto, inicialmente, a partir de 11 de março de 2019.
Advertisment

Os advogados de defesa de Bruno Fernandes das Dores de Souza chegaram a protocolar um pedido para que ele saísse da cadeia ainda neste ano, e retornasse à meta do Boa Esporte. Segundo informações de 'O Tempo", mesmo com o goleiro detido, o clube de Varginha não havia rescindido seu contrato.

Grajaú já recebeu R$ 100 mil em recursos para saúde com ajuda de Weverton Rocha



Grajaú já recebeu R$ 100 mil em recursos para a saúde, graças a uma indicação de emenda, de autoria do Dep. Weverton Rocha. São milhares de pessoas que dependem do serviço público de saúde beneficiadas.

-

Reinauguração da Concha Acústica da Lagoa da Jansen. Dia 14 de junho às 19 horas com o espetáculo Pão com Ovo e com entrada franca.



Veja o vídeo: 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ex-secretário de Esporte de Roseana, Sousa Neto mente sobre ajuda a atleta de jiu jitsu

Por falta de argumento ou até mesmo de apuração da assessoria parlamentar, deputados de oposição, na ânsia de atacar o Palácio dos Leões, se utilizam de factoides e quase sempre são desmascarados.
Em discurso na Assembleia, Neto fez menção ao caso da atleta Andressa Raquel, de 13 anos. A menina garantiu vaga no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu disputado em São Paulo no próximo mês.
Na semana passada, a família de Raquel fez uma campanha para vender água nas ruas com o objetivo de garantir recursos e assim custear as passagens, material esportivo e pagamentos de taxas.
Após tomar ciência da situação, a Sedel entrou em contato com a família e garantiu todos os recursos necessários para a disputa da competição. Na ocasião, o pai da menina, André Pitombeira, pediu desculpas públicas por qualquer tipo de cobrança ao Estado e agradeceu ao secretário.


Sousa Neto reclama da falta de auxílio enquanto o pai da menina agradece ao secretário Márcio Jardim

Portanto, são mentirosas  as declarações de Sousa Neto, que teve a oportunidade de mudar a realidade do esporte amador local quando foi secretário de Esportes no Governo Roseana, mas nada fez.
Além disso, é melhor ele parar de embarcar nos delírios do companheiro Wellington do Curso para não virar uma figura tão caricata e sem credibilidade quanto o companheiro.

VÍDEO: O que você faz com seu lixo?



Nas praias do Rio de Janeiro, são recolhidas cerca de 150 toneladas de lixo nas praias em uma semana, no período do verão. Uma parte desses resíduos – incluindo muitas garrafas de plástico – acaba indo para os oceanos. Confira nessa matéria do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Nas praias do Rio de Janeiro, são recolhidas cerca de 150 toneladas de lixo nas praias em uma semana, no período do verão. Uma parte desses resíduos – incluindo muitas garrafas de plástico – acaba indo para os oceanos. Confira nessa matéria do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Nessa semana a ONU realizada a Conferência sobre os Oceanos, para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; acompanhe em http://nacoesunidas.org/tema/ods14 e #SaveOurOcean.

CINEMA - Por que a Mulher Maravilha usa o laço da verdade?


Para controlar pessoas e obter confissões que elas jamais dariam naturalmente.

Por Camila Paulos

Para controlar pessoas e obter confissões que elas jamais dariam naturalmente. Segundo a mitologia das HQs da editora DC, o acessório é inquebrável, tem elasticidade infinita e é forte o suficiente para segurar Hércules.

O curioso é que William Moulton Marston, criador da heroína (cujo nome é Diana), também inventou uma das tecnologias que compõem o polígrafo, aparelho detector de mentiras! Ou seja, o laço da verdade (também chamado de laço mágico e laço dourado) é uma versão do invento de Marston em forma de superpoder.

O artefato já aparece na primeira HQ da personagem, em 1942, quando ela recebe a fantasia de Mulher Maravilha de sua mãe. Os fãs dizem que o presente é uma recompensa por dois dos trabalhos de Hércules que Diana cumpriu para a deusa Afrodite.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ⓜ🅰 Notícias do Maranhão 07/06/2017


🚔Governo do Estado entrega viatura e anuncia criação de unidade da Escola Militar no município de Codó  http://bit.ly/2rN3Y2q

🏡Famílias de Amapá do Maranhão serão beneficiadas com projeto de aquaponia e entrega de casas http://bit.ly/2rCieg0

🛣Governo do Estado retomará este mês construção da Estrada do Peixe http://bit.ly/2qXO4RN

📚Amarante recebe investimentos do Governo do Estado nas áreas de lazer e educação http://bit.ly/2r64zKF

🎊Governo do Maranhão realiza arraiais de bairros em parceria com as comunidades http://bit.ly/2sgybtr

📱Saiba mais em: www.noticias.ma.gov.br

Por que pessoas que testemunham uma tragédia nem sempre ajudam?

Conheça a síndrome que "impede" testemunhas de intervir em um crime, cujo nome foi inspirado num caso real ocorrido em Nova York nos anos 60
Por Danilo Cezar Cabral

Elas podem estar sofrendo de uma síndrome conhecida na psicologia como Efeito Genovese – atualmente, mais chamada de Efeito Espectador. Ela acomete testemunhas de atos de violência, impedindo-as de intervir.

O nome vem do assassinato de Kitty Genovese, uma garota de 28 anos, em 13 de março de 1964, em Nova York. Durante meia hora, ela foi estuprada e esfaqueada. O criminoso ainda voltou à cena, dez minutos depois, para terminar de matá-la. Segundo os registros, 38 pessoas testemunharam o ataque – e não fizeram nada.

Quatro anos depois, os professores de psicologia John Darley e Bibb Latané analisaram o caso para tentar definir que causas e condições levam o indivíduo a decidir não ajudar o próximo. Em um dos experimentos, em uma sala fechada, um ator fingia passar mal diante da “cobaia”. Quando a cobaia estava sozinha, ela ajudava em 70% das vezes. Mas, se estava num grupo (com outros atores que sabiam do teste), a taxa de socorro caía para 40%. Ou seja, quanto mais pessoas testemunhando o problema passivamente, maior a chance de a passividade continuar.

Em 2007, investigações retomaram o caso de Genovese e concluíram que a apatia não foi tão intensa assim. A quantidade real de testemunhas era, no máximo, metade do que havia sido registrado. A maioria apenas escutou o ataque, sem conseguir definir onde ele estava acontecendo e, por isso, não pôde ajudar. E ao menos uma pessoa chamou, sim, a polícia.

O Efeito Espectador, porém, segue sendo estudado na teoria – e ocorrendo na prática. Estudiosos acreditam até que celulares ampliaram o problema: agora, as pessoas preferem fotografar e filmar, em vez de ajudar.

Sampaio realiza último treino para confronto com o Cordino



O jogo está marcado para esta quarta-feira (7), às 20h15 no Estádio Castelão.

O Sampaio Corrêa encerrou a preparação na tarde desta terça-feira (06), no CT José Carlos Macieira. O tricolor precisa de um empate para garantir o título do segundo turno e provocar a grande final do Campeonato Maranhense.

Já o Cordino não vai contar com alguns jogadores neste confronto. Se vencer a partida de hoje, a equipe será a campeã maranhense de forma antecipada, já que no último jogo do primeiro turno.

O jogo está marcado para esta quarta-feira (7), às 20h15 no Estádio Castelão.

Suspeitos são detidos cobrando resgate irregular de carros

Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil na Avenida dos Africanos. Eles estariam recebendo R$ 3 mil para a liberação de um veículo apreendido, contudo, segundo a polícia, o grupo não teria realizado o auto de apreensão e resgate do carro. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de extorsão e associação criminosa.

Entre os envolvidos, estaria um oficial de justiça identificado por Mauro Henrique Mesquita Magalhães (43 anos), que presta serviço na Central de Inquéritos. Ele e dois outros suspeitos teriam ido à casa do proprietário do veículo em questão, no bairro Coheb Sacavém, e apresentaram um mandado de busca e apreensão.

Iago de Jesus Soares Batista (24 anos) e Cleber Silva Frazão Júnior (27 anos) foram presos em flagrante por policiais civis lotados na delegacia de roubos e furtos de veículos. Após terem recebido a denúncia por meio da família do proprietário do carro.

A polícia segue investigando o caso. Durante depoimentos, nomes de outros suspeitos teriam sido citados.

Filho de Tiririca é confundido com ladrão

O desmentido também viralizou nas redes, com mais de 1,4 mil compartilhamentos em quatro horas.

O humorista Tirulipa, filho do palhaço e deputado federal Tiririca (PR), usou as redes sociais para desmentir, em tom de comédia, os boatos de que foi preso. Ele havia sido “confundido” com um assaltante fotografado no camburão de um carro da Polícia Militar, cuja foto rodou a internet, por conta da semelhança física entre os dois.

Tirulipa compartilhou uma notícia que o apontava como autor do roubo de um carro. “Gostava tanto do Everson De Brito Silva Tirulipa, mas entrou na vida errada”, dizia a postagem. O autor da publicação parecia ironizar os traços físicos do comediante que lembravam os do bandido.

“Gente, pelo amor de DEUS, esse não sou eu. Estou recebendo muitas mensagens de amigos preocupados e mandando essa foto dizendo que eu entrei no crime. Pelo amor de Deus, esse não sou EU NÃOOO”, escreveu o comediante, que pediu o fim dos compartilhamentos da foto com o seu nome.

Segundo ele, “até a mamãe acordou assustada” com a confusão e avisou ao humorista que “colocaria um advogado bom” no caso dele. Tirulipa frisou que estava em São Paulo para as gravações de um filme. O desmentido também viralizou nas redes, com mais de 1,4 mil compartilhamentos em quatro horas. Com informações do Extra.

Lucas Silva - Polícia investiga homicídio com suposto crime de homofobia

Polícia investiga homicídio com suposto crime de homofobia
Lucas foi encontrado morto com várias perfurações de arma branca.

A Polícia Civil do Maranhão continua investigando a morte do adolescente Lucas Silva de Oliveira de 17 anos. O corpo foi encontrado na última quinta-feira (1º) com várias perfurações na barriga, pescoço em um terreno próximo a avenida dos Holandeses no bairro Aracagy, em São José de Ribamar.

Ao todo, sete pessoas já foram ouvidas pela polícia. Até o momento, as investigações não conseguiram identificar os suspeitos do crime.

O delegado que investiga o caso, George Marques, não descarta a possibilidade de ter sido um crime de homofobia.

Arsenal de guerra é apreendido no Maranhão

Suspeita é que o armamento seria utilizado para assaltos a bancos.

IMPERATRIZ - A Polícia Civil apreendeu, em Imperatriz, nessa terça-feira (6), um grande arsenal de guerra que seria utilizado para ataque à empresa de transporte de valores em Imperatriz. A suspeita é que o armamento seria utilizado por quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e empresas de valores.

Foram apreendidos um fuzil FAL 7.62mm, um fuzil AK-47 7.62mm, quatro fuzis AM15 5.56mm, 20 carregadores 5.56mm, três balaclavas e aproximadamente 2500 munições 5.56mm.

No entanto, não foram divulgados mais detalhes da operação. A forma como a apreensão foi feita será divulgada somente a partir das 15h, em coletiva de imprensa, através da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), em São Luís.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Público interage bem no debate sobre Cuba - Sua política, economia e sua sociedade na atualidade.


Fiquei muito feliz em participar desse debate (07/06) organizado pela Fundação Maurício Grabois, CEBRAPAZ e PCdoB, que aconteceu no Centro de Criatividades Odilo Costa Filho, e que falou sobre Cuba, sua política, economia e sua sociedade na atualidade. As palestrantes Yarisleidis Medina (Instituto Cubano de Amizade com os Povos) e Laura Pujo (Consul de Cuba na Bahia), nos contaram como é viver em Cuba e de que forma elas pretendem passar esse conhecimento de como era o país antes, para as novas gerações. Relataram que seus pais e avós tem essa memória bem nítida. Falaram de como se sentiram após a morte de Fidel Castro. 

Para elas, e para muitos cubanos, um verdadeiro pai. Yarisleidis ficou arrepiada ao contar o momento exato que ficou sabendo do falecimento. E que apesar de não entender bem o que estava sendo dito na TV, já que ainda não entendia muito bem o português, conseguiu se atualizar dos fatos. E que amigos de diversas partes do mundo ligaram pra elas, e o telefone não parou. 

Laura Pujo, disse que se preparou bastante para responder uma pergunta que sempre lhe faziam em todas as partes do mundo - Como será Cuba sem Fidel? então ela fez uma comparação, de que ninguém está preparado para encarar a morte de seus pais, por exemplo. Hoje, se diz preparada para responder à pergunta, mas que levou um certo tempo pra se acostumar.

Egberto Magno, vice-presidente do PCdoB, destacou que o debate serviu para que os maranhenses tenham consciência da importância de sermos solidários ao povo cubano. "Essa atividade de hoje, remonta um esforço. Uma tentativa e a necessidade de nós pautarmos aqui no estado do Maranhão, a agenda de solidariedade dos povos latino-americanos. O velho debate dos anos 60, 70, 80 e 90. Evidentemente que a geopolítica passou por grandes transformações, mas a essência do domínio imperialista sobre os povos permanece inalterada. E nesta essência de exatamente massacrar os povos. De impor ao mundo inteiro uma agenda unipolar de dominação imperialista. Particularmente da OTAN. Dos Estados Unidos, e assim por diante". Frisou Egberto.

Trecho de Egberto:



O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, deu como exemplo a eleição do atual presidente americano, para falar da conjuntura atual. Para ele, é passageira. "A eleição de Donald Trump talvez seja o simbolo mais evidente dessa conjuntura difícil que estamos passando. Mas como é uma conjuntura, tenho certeza que em breve ela será superada e nós retomaremos o caminho pra se construir um mundo melhor pra todos. Um mundo fraterno, justo, onde todos nós possamos ter garantidas as condições de vida e de sobrevivência". Relatou

Houve também o momento onde a plateia teve a oportunidade de se manifestar, comentando apenas, ou perguntando. Professoras da UFMA foram à palestra, motivadas pelo tema, já que pouco se sabe sobre o país. A maioria das informações vem através da mídia, e elas falaram que não confiam muito nessas fontes. 

Trecho de Dutra: 




Carro derruba poste e capota na Avenida Litorânea


Foi registrado, na manhã de hoje, dia 6, um grave acidente na na Avenida Litorânea, em São Luís-MA. O envolvendo um veiculo Fiat de placa OWW 8959, ocorreu próximo a antiga Casa do Ipem.
Segundo informações preliminares, o condutor perdeu controle e derrubou um poste. O carro capotou diversas vezes.
Não há informações sobre o estado de saúde do motorista. No local encontra-se homens da Polícia Militar.

Empresário da capital denuncia “loiraça” que vendeu produtos falsificados


Um empresário do ramo de concessionária de veículos acabou sendo enganado após tentar adquirir alguns produtos de marca e acessórios através da internet. De acordo com relatos da vítima, o prejuízo gerado foi de quase R$ 5 mil reais.

Ele revelou ter sido enganado por uma mulher identificada como Bruna Berredo, residente da cidade de Imperatriz e proprietária da loja Super Grifes. Em contato com a mulher, ele pediu algumas camisas da marca Burberry, Armani Jeans, Prada, Lacoste, Gucci e outras.

O valor foi pago adiantado através de transferências bancárias para a conta enviada pela suposta golpista. Após dias de espera, várias desculpas eram dadas por Bruna que nunca enviava os pedidos para a residência do empresário.

Foram inúmeras conversas, ameaças e humilhações sofridas até a chegada das mercadorias. Para espanto do cliente, que esperava por produtos originais e de boa qualidade, recebeu apenas camisas desbotadas, manchadas e até rasgadas, além da notável falsificação grosseira dos produtos.

O remetente da caixa com as mercadorias aponta que o envio foi feito da cidade de Fortaleza, onde através de pesquisa minuciosa descobriu-se que fica no Centro da capital proveniente de fábricas clandestinas.

A loiraça usa da beleza e da boa forma para atrair clientes homens, segundo disse o denunciante. “Não seria a primeira vítima de Bruna que também tem amizade com vários políticos da capital”, disse o empresário.

Em tempo o blog está em aberto para divulgar o esclarecimento da pessoa que foi denunciada. Empresário tentou por várias vezes contato com a “vendedora”





Curso de Desenho em São Luís



Curso de Desenho e Pintura em São Luís

Onde: Morada das Artes - Centro Histórico de São Luís
Endereço: Rua Portugal, 155 - Centro Histórico de São Luís


Público-Alvo:

Crianças - Adolescentes - Adultos - Idosos

Horários das Aulas: 

Manhã - 8h00 às 11h00
Tarde - 14h00 às 17h00
(Terça, Quarta e Sábado)

Preço dos Cursos:
 Desenho Artístico: R$ 80,00 Pintura em Tela:  R$ 100,00
(4 aulas mensais de 3 horas)
INSCRIÇÕES
 Whatsapp  - (98) 9 8149-2967
 Telefone  - (98) 3221-5286


A educação transformadora das Rivânias - Por Robson Paz


Em 6 de junho de 2017

Vem de uma menina de oito anos a imagem simbólica e um dos mais belos exemplos recentes do país, envolto em caos político, econômico e institucional. Negra, simples e de sabedoria singular, a pequena pernambucana Rivânia deu uma aula de fé e esperança ao deixar a casa inundada pela enchente e ajoelhar-se na jangada abraçada ao que julgou ter maior importância em sua vida: os livros.

A menina, que sonha em ser professora ou enveredar pela medicina deu uma aula ao Brasil. O conhecimento é o caminho capaz de fazer com que o país possa ter uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária e inclusiva.

Criou-se nos últimos anos a ideia de que o Brasil será “salvo” por “justiceiros”, que combatem a corrupção. Esta é uma chaga. Disto ninguém duvida. E por isso mesmo, precisa ser permanentemente combatida. Mas, não só.

Na humildade e mansidão de suas palavras, aquela criança nos mostra que mesmo na dificuldade a educação precisa ser prioridade. É esta que em grande medida proporciona a verdadeira libertação e o desenvolvimento de uma sociedade.

A educação é uma obra de longo curso. Talvez nisto esteja explicação para tão pouco apreço por parte de ocupantes de cargos executivos, salvo raras e honrosas exceções. Poucos foram os políticos que tomaram a educação como bandeira. No âmbito nacional, temos experiências exitosas do saudoso Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Brizola teve entre suas marcas a inauguração de milhares de escolas e apoio aos alunos dando-lhes condições e incentivos. Foi o responsável pela implantação dos CIEPs. Iniciativas exitosas, que mereceram recente referência de Caco Barcelos, um dos grandes jornalistas do país. E certamente lembrada por milhares de alunos alcançados por este projeto de educação inclusivo.

No Maranhão, o também saudoso ex-governador Jackson Lago teve sua trajetória política construída tendo como um dos marcos os investimentos em educação. À frente da prefeitura de São Luís, a capital do Maranhão teve o maior investimento na rede de ensino municipal ampliando exponencialmente o número de vagas e a construção de escolas. Feito repetido em nível estadual no curto período em que esteve no comando do governo.

Hoje, vemos com alegria o governador Flávio Dino abraçando a causa da educação como prioridade do governo. Realizando sonhos com a construção de escolas dignas. São mais de 570 escolas reconstruídas, reformadas, construídas. Implantação de 18 escolas de educação integral, sete destas profissionalizantes; iniciativa inédita no Estado. Professores valorizados e capacitados. Participação das famílias no processo educacional com a democratização da gestão escolar, com a eleição direta para gestores. Alunos da rede pública de ensino com acesso a programas de intercâmbio em outros países. Bolsa Escola para estimular permanência das crianças nas escolas. Oportunidade que as milhares de Rivânias do Maranhão agradecem por poder sonhar com um futuro melhor amparadas num presente, em que prevalecem a dignidade e o conhecimento.

Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Artigo de Flávio Dino: Pacto Federativo no Maranhão


Nossa crise econômica em muito decorre da falta de saídas políticas para o impasse a que o Brasil chegou. E infelizmente, desenvolveu-se no país uma ideia de que a política é uma atividade nefasta e nociva.

Basta olhar com serenidade para as últimas três décadas de história para aferir que apenas o diálogo público de interesses diversos, princípio ontológico da política, é capaz de criar consensos por aproximação.

Um dos principais desafios de um país vasto territorialmente como o nosso é encontrar uma adequada forma de organização das funções de Governo. Desde o alvorecer da República, optamos pela forma federativa, hoje consagrada como cláusula pétrea da Constituição, ou seja, nem mesmo por emenda constitucional pode ser alterada. Isso traz como consequência o nascimento de um pacto entre os entes federados, regrado pela Constituição, em que cada um tem suas esferas de autonomia e de competências. Contudo, isso não pode implicar a existência de departamentos estanques, em que um não conversa nem ajuda o outro. Em verdade, é exatamente o oposto na atual quadra histórica, vale dizer: prevalece o federalismo cooperativo, em que Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais devem colaborar reciprocamente tanto quanto seja financeiramente possível.

Foi inspirado nesse objetivo de atender ao melhor federalismo possível que, na semana passada, realizamos em nossa capital o Encontro com Vereadores e Vereadoras, com o tema: “Cidades com Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental”. Fiquei feliz por encontrar com mais de 1.100 legisladores municipais e dialogar sobre os projetos para manter o Maranhão no rumo de avanços. Neste momento de crise nacional, econômica e política, foi um sinal inequívoco de que é pelo diálogo que construímos um futuro melhor para todos.

Nossa crise econômica em muito decorre da falta de saídas políticas para o impasse a que o Brasil chegou. E infelizmente, desenvolveu-se no país uma ideia de que a política é uma atividade nefasta e nociva. No entanto, basta olhar com serenidade para as últimas três décadas de história para aferir que apenas o diálogo público de interesses diversos, princípio ontológico da política, é capaz de criar consensos por aproximação. Daí surgiram avanços como o combate à inflação nos anos 1990 e as políticas sociais dos anos 2000.

Por isso, é revitalizador poder encontrar com tantos partícipes da política como na terça-feira passada. Ainda mais pessoas que vivem o dia a dia da política com tanta proximidade, nas cidades, nos bairros, nos povoados. Lembro que, quando fui deputado federal, me posicionei enfaticamente a favor da recomposição do número de vereadores, justamente por entender que, quanto mais comunidades estiverem representadas, melhor para a boa pratica democrática.

Com os parlamentares municipais, expus as ações que estamos fazendo em prol dos municípios. Como o Programa Mais Asfalto, com o qual já beneficiamos 158 cidades, recapeando mais de 1.000 km de vias urbanas, auxiliando nessa atribuição dos municípios. Também estamos entregando uma ambulância para cada cidade do Maranhão, para melhorar o atendimento à saúde. Já foram entregues 86 ambulâncias este ano, equipadas com macas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio, podendo funcionar como Unidade de Suporte Avançado (USA). E mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas dos últimos 100 anos, estamos aumentando a transferência de recursos estaduais aos municípios. Em 2014, o Governo do Estado repassou R$ 861 milhões às cidades maranhenses. No ano passado, foram repassados R$ 1,2 bilhão. Um crescimento de quase 50%.

Esse é o nosso caminho: parcerias efetivas, com resultados para a população, em lugar de meras folhas de papel e enganações – como tantas vezes infelizmente ocorreu no Maranhão.

Todos juntos estamos trabalhando para superar esse momento grave que vive o país, construindo aqui no Maranhão uma realidade melhor para todos. Nosso governo tem como missão cuidar das pessoas. E é isso que temos feito, de mãos dadas e braços abertos para apoiar prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o estado, sempre colocando na frente o interesse da população.

Dia Mundial do Meio Ambiente


Debate sobre a atualidade econômica e social de Cuba

Nesta terça-feira (06/06), a partir das 18h na Sala de Multimídias do Centro de Criatividades Odylo Costa, filho, no Reviver, em São Luís,  havera um debate sobre "A atualidade econômica e social de Cuba", com a diretora do Instituto de Amizade com os Povos, Yasrileidis Medina, e com a Consul de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol.

Contamos com a sua presença.

Realização: Fundação Maurício Grabois e Cebrapaz

Sobre a internação de Andreas Von Richthofen

É tudo muito triste na vida de Andreas Von Richthofen, um nome de uma família importante e milionária, acabou se tornando sinônimo de coisa ruim, porcausa de sua irmã. Assassina de seus pais.

Se ele chegou a esse ponto, de falar que preferia estar num lugar onde ninguém o conhecesse, sua vida, mesmo após tanto tempo,  está uma desordem.
É uma pena que o trágico assassinato dizimou sua família. E ele, que era tão jovem na época, teve que passar por uma terrível experiência, que o Brasil nunca esquecerá.

Seu sobrenome, passou a ser um castigo, pois sempre lembram do ocorrido, quando o mesmo é proferido.

Orar por ele. É o que podemos fazer.

#ForcaAndreas

domingo, 4 de junho de 2017

Não tá mandando legal não...

 Um certo locutor relata que 'estou jogado pras cobras'. Se tem respeito, quando se dá respeito. Admiro a Maioba. Só pecou na escolha. Precisa de mais animação pra esse arrastão. Desse jeito, só ta animando enterro, com essa voz cavernosa...                        

Thiago Aroso não morreu

Via áudio, sua mãe Bia Aroso diz que seu filho está vivo e que está apenas viajando, e pediu que as pessoas não compartilhassem essas notícias mentirosas, que já é a segunda vez que 'matam' o filho dela.