sábado, 27 de maio de 2017

Prefeitura de Paço realiza mutirão de limpeza no Maiobão


Um grande mutirão de limpeza foi realizado neste sábado (27) na praça do CAIC Maiobão, na área da Unidade Integrada Poeta Gonçalves Dias. A ação da Prefeitura de Paço do Lumiar, com apoio do Governo do Estado,  mobilizou desde as 8h dezenas de pessoas, entre trabalhadores, secretários municipais e a comunidade.

Houve capina e recolhimento de lixo em toda a área da praça e entorno. Todo o mato retirado será destinado à compostagem para o cultivo de hortaliças na área rural de Paço.

"Com o fim das chuvas intensas, a Prefeitura de Paço reiniciou os trabalhos de limpeza e manutenção de praças e áreas verdes da cidade. O primeiro mutirão foi realizado em janeiro e conseguimos acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti.  Agora queremos não só limpar, como embelezar a cidade", explicou o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra  (PCdoB), que participou ativamente das atividades, que se estenderam até o início da tarde.

O trabalho deve continuar nos próximos dias com a higienização, pinturas de guias, jardinagem, poda, reparos, retirada de vegetação das calçadas e varrição geral. A ação deverá atingir todas as comunidades, incluindo a zona rural.

"Vamos retirar muitas toneladas de lixo para elevar a autoestima da comunidade e estimular a população a fazer o mesmo, a limpar a sua calçada, recolher seu lixo e não sujar as ruas”, afirmou o prefeito Dutra.

EDUCAÇÃO
Esse trabalho passa pela educação da população, como destacou o secretário de Educação de Paço, Fábio Rondon.
Ele lembrou que, para acabar com o descarte irregular de lixo e entulho pela população, está sendo iniciada uma campanha de conscientização em feiras, áreas próximas a supermercados e na comunidade em geral.

"Estamos mobilizando as pessoas para que nos ajudem a cuidar da cidade. Esta é também uma ação ambiental e educativa", reforçou o secretário de Educação.

‘Tour Jovem Cidadão’ proporciona dia de turismo social a jovens da Cidade Operária e do município de Matões do Norte


Tour Jovem
Sessão de cinema, visitas a bibliotecas, museus e teatros. Todas essas experiências foram vivenciadas por jovens do bairro da Cidade Operária, em São Luís e do município de Matões do Norte, a 158 km da capital, durante todo o dia desta sexta-feira (26) em mais uma edição do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017.
Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude, o projeto tem como principal objetivo proporcionar um verdadeiro turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. O ‘Tour Jovem Cidadão’.
A segunda ação do ‘Tour Jovem Cidadão’ em 2017 possibilitou que 80 jovens conhecessem vários espaços e equipamentos culturais públicos de São Luís, que é considerada pelas Nações Unidas, Patrimônio Histórico da Humanidade. A ação teve início às 8h45 no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande), onde os jovens assistiram a um documentário sobre São Luís, seguido de uma palestra sobre os aspectos culturais e turísticos da capital maranhense. Depois desse momento inicial, o grupo iniciou o roteiro de visitas na Biblioteca Benedito Leite e na Casa de Cultura Josué Montello, onde tiveram acesso ao grande acervo bibliográfico dos espaços, com informações sobre técnicas de catalogação e conservação das obras mais antigas, entre outros conhecimentos referentes ao mundo literário.
No período da tarde, os jovens visitaram ainda outros espaços; na Casa do Maranhão e na Casa de Nhozinho, fizeram uma verdadeira viagem no tempo através do acervo de objetos históricos que os dois equipamentos guardam. Já no Centro de Pesquisa e Arqueologia e no Museu de Arte Sacra, os estudantes ficaram encantados com a riqueza cultural e histórica contida em cada espaço.
Tour Jovem Cidadão
A secretária da Juventude Tatiana Pereira acompanhou todo o tour e destacou o caráter social, educativo e cidadão da ação. “O Tour Jovem Cidadão contribui para o empoderamento cultural dos nossos jovens maranhenses, através do acesso a bens culturais, que são públicos, porém ainda são distantes para muitos desses jovens. Ao acompanhar cada reação deles ao entrarem em um dos espaços visitados, percebemos o quanto esse turismo social é importante para a sua formação cidadã, social e cultural”, ressaltou.
A percepção feita pela secretária, é confirmada nas falas cheias de encantamentos e agradecimentos dos jovens participantes do passeio turístico pelos equipamentos culturais. Para Adriele Ribeiro, de Matões do Norte, o dia foi de descoberta e aprendizados. “Nós estamos tendo uma oportunidade que muitos jovens não têm, de conhecer tanta coisa legal nos museus, bibliotecas. Cada local que visitamos, descobri e aprendi e me encantei com tudo que vi”, relatou.
Também encantada com tudo que conheceu durante o dia, Iasmim carvalho, de 16 anos, moradora da Cidade Operária, disse que o ‘Tour Jovem Cidadão’ fez com que ela se apaixonasse mais ainda pela história de São Luís. “Sempre gostei muito de História, e ao entrar nos museus e ver todos os fatos históricos representados em cada peça, foi muito bom”, ressaltou.
Já para o estudante Michel Felipe, também de Matões do Norte, a sexta-feira foi um dia de redescoberta. Natural de São Luís, o jovem disse que o ‘Tour Jovem Cidadão’ proporcionou rever e redescobrir sua cidade natal e ainda apresentá-la para os amigos de escola. “Sou natural de São Luís, mas conhecia pouco da história e hoje estou redescobrindo e ainda, vendo meus colegas descobrirem as belezas daqui. Queria muito agradecer o Governo do Estado por nos proporcionar isso”, disse.
A segunda edição do ‘Tour Jovem Cidadão’ 2017 foi finalizada com uma visita à bela vista proporcionada no Espigão Costeiro, na Ponta D’Areia.
Novas edições
Até o fim do ano, serão realizadas mais 23 edições do projeto, uma a cada sexta-feira. Com 40 jovens por municípios, serão atendidos/as em 2017 mais de 2 mil jovens maranhenses. Serão mais 20 edições com dois municípios e mais 5 edições com um município. Além disso, mais quatro escolas de São Luís participarão das próximas quatro edições. O próximo município a participar do ‘Tour Jovem Cidadão’, será Anajatuba, na próxima sexta-feira, dia 2 de junho.
Veja mais fotos!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caso Roberto Elísio: Denúncia à polícia partiu do filho do agressor, neto da idosa

Partiu do próprio filho de Roberto Elisio Danny a iniciativa de procurar a polícia e denunciar o pai que vinha agredido a avó. Na última terça-feira, dia 23, o neto da professora aposentada de História da UFMA, Josete Coutinho de Freitas, de 84 anos, procurou a Delegacia Especializada na Proteção ao Idoso e registrou um Boletim de Ocorrência, relatando o que se assemelha a cenas de tortura contra a idosa. (REVEJA)
No registro, Roberto Elísio Filho, aponta que o pai agrediu a avó dele no dia 13 de maio deste ano às 20h. Na ocasião, o neto ainda contou à polícia que a avó possui alzheimer, e também relatou agressões muito semelhante ao que relevam os vídeos.
Prisão na Raposa
Após os vídeos com as cenas de agressões viralizarem na internet, na noite de ontem (25), o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim, pediu a prisão preventiva do homem que é o bacharel em direito. O pedido de prisão preventiva foi aceito pela Juiza Oriana Gomes, da 8ª Vara Criminal de São Luís, nesta sexta-feira (25).
Com o mandado, a Polícia Civil então foi até local onde ele mora com a mãe, na capital, e não o encontrou. Horas após, Roberto Elísio, que estava desaparecido desde a repercussão das imagens com as agressões nas redes sociais, foi preso por agentes da Polícia Civil em uma residência no município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís e levaram direto para a Superintendência de Polícia da Capital.
A idosa foi encaminhada nesta sexta ao Instituto Médico Legal (IML), onde realizou exames.

VÍDEO DA PRISÃO: https://www.facebook.com/Madeverdade/videos/729862100535047/
VÍDEO DA OPRESSÃO: https://www.facebook.com/paulinhoreprise.maia/videos/1139321819506066/

Motorista tenta jogar carro contra travesti, avança na contramão e mata motociclista em Fortaleza; vídeo

 

Família cobra Justiça para o caso. Motorista foi identificado pela polícia e pode ser indiciado por homicídio.



00:14
00:38
00:03
Motorista entra na contramão, atinge e mata motociclista; polícia investiga o caso
Motorista entra na contramão, atinge e mata motociclista; polícia investiga o caso
"Eu perdi meu pai de forma trágica. Quero que a Justiça seja feita". O desabafo é do empresário Célio Leitão, filho de um vendedor de tapiocas de 55 anos que morreu atingido por um carro que trafegava na contramão em uma rua do Bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, na manhã do dia 7 de abril deste ano. A colisão foi filmada por câmeras de segurança e as imagens foram repassadas pela família para o 4º Distrito Policial, que está investigando o caso. (veja a colisão no vídeo acima)
Segundo o filho da vítima, seu pai estava em uma motocicleta voltando de uma entrega quando foi atingido por um carro modelo Hyundai Azera no cruzamento das ruas Antônio Augusto e Adolfo Siqueira. O G1 não conseguiu contato com o motorista apontado pela família da vítima.
Nas imagens disponibilizadas pela família do motociclista Auricélio Lima Vieira é possível ver o momento em que ele entra na rua e é atingido fortemente pelo carro. Devido à força do impacto, o homem é arremessado. Ele morreu no local. O motorista foge sem prestar socorro.
Célio diz que testemunhas relataram que o suspeito tentava atingir uma travesti que saiu do carro após uma discussão. No vídeo, também é possível ver uma pessoa, aparentemente a suposta travesti, correndo pela rua. Nesse instante, o motorista tenta jogar o carro para cima dela, entra na contramão e acaba atingindo o homem.
"Ele invadiu a contramão e as imagens podem comprovar isso. Eu contratei um perito, que foi ao local e comprovou que o carro estava a mais de 80 km/h. Ou seja, é quase o dobro do limite permitido. Para mim, foi um homicídio doloso. Ele tentou matar a travesti e matou o meu pai", disse o empresário.
Após atingir o vendedor, o motorista foge com o carro quebrado. Nas imagens de uma outra câmera de segurança, que foram disponibilizadas pela família da vítima, o suspeito aparece abandonando o veículo no estacionamento de um supermercado na Avenida Antônio Sales, na Aldeota. Ele desce do carro, joga para debaixo do carro uma peruca que seria da travesti e depois sai do local.
"Ele não parou para prestar socorro ao meu pai. Meu pai tinha mais de 100 quilos e ele foi arremessado a mais de 20 metros. Daí dá pra perceber a velocidade que ele vinha naquele momento. Duas testemunhas falaram isso também. Temos provas cabais que ele cometeu um assassinato".
Carro foi abandonado em um supermercado após a colisão (Foto: Divulgação) Carro foi abandonado em um supermercado após a colisão (Foto: Divulgação)
Carro foi abandonado em um supermercado após a colisão (Foto: Divulgação)
Auricélio Lima Vieira tinha 55 anos e trabalhava fazendo e entregando tapiocas em diversos bairros da capital. Ele tinha quatro filhos de dois casamentos. O empresário Célio Leitão diz que dois dos seus irmãos por parte de pai têm 11 e 13 anos de idade e estão passando por dificuldades financeiras.
A família da vítima registrou um boletim de ocorrência no 4º Distrito Policial, no Joaquim Távora. Um advogado foi contratado para acompanhar o caso. No entanto, o filho da vítima diz que até agora não recebeu respostas da polícia.
"Ele (motorista) já foi identificado. Eu sei quem ele é. Consegui duas testemunhas, imagens da batida, contratei um perito, mas até agora nada. Não quero dinheiro, não quero nada. Só quero que ele seja preso e que a Justiça seja feita, porque estou cansado de acontecer certas coisas nesse país e não acontece nada", desabafou.

Motorista identificado


O delegado Munguba Neto, responsável pela investigação, disse em entrevista ao G1 que o motorista foi identificado. Ele se apresentou na delegacia dois dias após o ocorrido e alegou que estava fugindo de um assalto.
"Ele apresentou a versão de que estava voltando da Praia de Iracema e quando chegou naquela altura foi abordado por assaltantes. Ele disse que estava fugindo de um assalto e, como é visto nas imagens, avançou a contramão e chegou a colher o motociclista. Por isso, ele não foi preso em flagrante. Estamos finalizando o inquérito para remeter o caso à Justiça", detalhou o investigador.
Delegado Munguba Neto investiga o caso (Foto: Valdir Almeida) Delegado Munguba Neto investiga o caso (Foto: Valdir Almeida)
Delegado Munguba Neto investiga o caso (Foto: Valdir Almeida)
O delegado acrescentou que o motorista pode ser autuado por crime de trânsito, previsto no artigo 302 do Código Penal Brasileiro (CTB), ou por homicídio doloso. As travestis que aparecem no vídeo serão ouvidas na próxima semana, quando deverá ser concluído o inquérito policial.
"O carro dele já foi periciado, recebemos os vídeos e estamos finalizando as entrevistas com as testemunhas e com as supostas travestis que aparecem. Vamos finalizar e tudo vai depender se o Ministério Público acate ou não a nossa tese", informou.