sábado, 11 de março de 2017

DRA.NUBIA FEITOSA COMEMORA ASSINATURA DE CONVÊNIO COM 21 ESCOLAS COMUNITÁRIAS EM PAÇO - Deus abençoe nossas crianças e educadores de Paço do Lumiar

A secretária de Administração Gestão e Finanças de Paço do Lumiar, Dra.Nubia Feitosa, participou 

ao lado do prefeito Domingos Dutra  e secretários, da reunião (10) na UEB Marly Sarney, no Maiobão, onde presenciou a assinatura do convênio com 21 escolas comunitárias e contratos com dez arrendamentos onerosos (aluguel de espaços) destas entidades. Os convênios firmados por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contemplam centenas de alunos, atendendo a demanda por vagas na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na oportunidade, a secretária relatou que estava feliz ao estar junto dos educadores, e que tem a certeza que as crianças luminenses estão em boas mãos.  "Que bom que vocês existem, e que 
as nossas crianças serão bem educadas com amor, tendo o respeito como base, entendo que o alicerce de um cidadão de bem, é a educação. E nós estamos
lutando muito para que a educação do nosso município seja da melhor qualidade". Afirmou a primeira dama.

A Dra.Nubia falou sobre os investimentos que a gestão fará. "Estamos em busca de um grande investimento intelectual, um acervo pedagógico. Temos a intenção de incentivar as crianças e os jovens a formularem seu próprio senso crítico. Peço aos educadores que olhem com carinho e atenção para todas as crianças, as mais agitadas e as mais caladas também, temos que estar atentos aos possíveis problemas que as nossas crianças possam vir a ter".

A secretária destacou que todo esse esforço da gestão será concretizado ao fim do ano letivo, onde poderá ser constatado o avanço do ensino em Paço do Lumiar. "Contem sempre conosco. Quando não conseguirem bater nas portas da secretaria, podem bater na minha porta, que ainda sim, estarão batendo nas portas da educação. As nossas crianças terão também uma hora de leitura nas escolas, esse é um grande projeto. Deus abençoe os alunos e educadores de Paço do Lumiar". Finalizou Dra.Nubia Feitosa.

Prefeitura de Paço do Lumiar, assina convênios com 21 escolas comunitárias e 10 arrendamentos onerosos. Prefeito Dutra comemora


O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), participou de reunião na noite desta sexta-feira (10), na UEB Marly Sarney, no Maiobão, onde assinou convênio com 21 escolas comunitárias e contratos com dez arrendamentos onerosos (aluguel de espaços) destas entidades. Os convênios firmados por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contemplam centenas de alunos, atendendo a demanda por vagas na área da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na oportunidade, o secretário municipal de. Educação, Fábio Rondon, falou da importância da regulamentação da parceria com as entidades. “Os convênios com as escolas comunitárias e os contratos com os arrendamentos onerosos normatizam a relação da Semed com estas entidades mantenedoras e com isso possibilitam que esses alunos tenham direito a tudo aquilo que nossos alunos têm”, explicou o secretário.

O convênio administrativo-financeiro em atendimento as escolas comunitárias e arrendamentos onerosos também possibilita a ampliação das vagas para educação infantil e fundamental na rede municipal de Paço do Lumiar, pois esses alunos já foram incluídos no recenseamento escolar e incluídos na rede municipal de educação.

O prefeito Domingos Dutra, por sua vez, destacou que a Educação é uma das prioridades de sua gestão e agradeceu as escolas conveniadas pela confirmação da parceria.

“Estamos aqui para garantir educação de qualidade para as nossas crianças de Paço do Lumiar. Essas escolas ajudam o município a garantir uma educação de qualidade e eu agradeço todos os mantenedores, presidentes de associação. Aos poucos estamos tirando Paço do Lumiar da escuridão” finalizou.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Feira de Flores marca programação do dia internacional da mulher em Paço do Lumiar.


Neste dia 8 de Março, o Viva Maiobão amanheceu florido, a prefeitura de Paço do Lumiar através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu uma feira de flores e plantas ornamentais em homenagem ao dia internacional da mulher. 

"Hoje a feira é em alusão ao dia internacional da mulher, mas este é o ponta pé inicial para um projeto bem maior para os cultivadores de flores e plantas ornamentais, a partir de agora todos os meses essa feira vai estar em algum ponto da cidade, por pelo menos três dias, a ideia é valorizar os cultivadores Luminenses oferecendo oportunidade de mercado" relatou o Secretario Adjunto de Agricultura Francisco de Assis.

A exposição esteve repleta de variedades, com rosa menina, flores tropicais, Azaléia, margarida e amor perfeito. O cliente teve a oportunidade de levar para casa, flores lindas a um preço bem mais em conta que o mercado convencional oferece.

Para cultivadora Ana Maria, que veio do Vassoural, a feira é uma grande oportunidade de aumentar os lucros " Eu fiquei muito satisfeita com a feira, eu precisava sair do Vassoural para expor em São Luís, era muita gasto e pouco lucro. Com a feira vou poder vender dentro do meu Município, economizando e lucrando" explicou Ana.

Paço do Lumiar é o município da região metropolitana que mais produz flores e plantas ornamentais.

Ⓜ🅰 Notícias do Maranhão 08/03/2017


👩🏽Governo do Estado dá continuidade às políticas de valorização e proteção às mulheres com novos anúncios http://bit.ly/2mmN6hU

👤Governo implanta assistência às pessoas autistas no Centro Especializado em Reabilitação http://bit.ly/2mklJDK

📚Primeiro Centro de Educação Integral de Santa Inês já está em funcionamento http://bit.ly/2lYgdVD

🏆Equipe do Iema é campeã de torneio internacional de robótica realizado em Portugal http://bit.ly/2neZDSc

🚗Campanha educativa no Carnaval do Detran beneficiou 185 mil pessoas http://bit.ly/2mGCYkZ

📱 Saiba mais em: www.noticias.ma.gov.br

Prefeitura de Paço do Lumiar faz programação em homenagem ao mês da mulher


A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), iniciou nesta terça-feira (7) uma série de atividades em comemoração ao mês da mulher, na quadra Poliesportiva da Vila São José 2. A programação começou com serviços de prevenção, assistência médica e jurídica, oferecidos pelo Ônibus Lilás.

Dentre os serviços estão: exame de prevenção de câncer de colo de útero, clínico geral, teste de glicemia, aferição de pressão, teste de HIV, vacina, emissão de carteira de idoso, manicure, hidratação capilar, maquiagem, sobrancelha, palestras, cantinho da leitura e atendimento bancário.

Para a estudante Ellen Karoline a ação contribui para o combate da violência doméstica e proporciona o envolvimento das mulheres contra o preconceito. “É muito importante para quebrar o preconceito e abrir mais o conhecimento de muitas pessoas a respeito dos valores que as mulheres têm. Um evento como esse traz valorização e mais oportunidades das mulheres conhecerem seus direitos” afirmou.

Já a artesã Ana Lúcia, de 52 anos, aproveitou a assistência médica oferecida durante a programação para aferir a pressão e participar de palestras sobre a violência doméstica. “É muito bom ter esse tipo de serviço. A gente não tem muito acesso por causa da distância e quando aparece tudo isso para gente temos que aproveitar” destacou.

A unidade móvel faz parte do programa “Mulher: Viver sem Violência” e, também, têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre as Leis Maria da Penha e do Feminicídio e sua aplicação. O Ônibus Lilás irá circular com equipes multidisciplinares para atendimento das mulheres nos dias 8, 10 e 24 de março.

Em sessão tumultuada na câmara de Paço do Lumiar vereador Miau Oliveira diz que não faz mais parte do Grupo dos nove (G9)

Por Paulo Filho

Na manhã desta terça-feira (07)durante sessão realizada na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, o vereador Miau Oliveira (PDT) utilizou a tribuna do Legislativo para mostrar seu descontentamento com o presidente da casa, Marinho do Paço (PROS).

Miau Oliveira disse, que não pertence mais ao grupo dos nove, famoso (G9), grupo esse que ajudou a eleger o Edil à presidência da casa. Também mostrando muita ira o vereador protocolou um requerimento pedindo a sua saída das seguintes comissões: Meio Ambiente da qual é membro titular e da comissão de saúde, educação e cultura que é membro suplente.

De acordo com o vereador sua saída se deve à ausência de reconhecimento das devidas comissões, por não terem sido feitas da forma correta como manda o regimento da casa e sem a participação da maioria dos vereadores que foram eleitos pelo povo, mostrando que realmente a escolhas dos membros foram feitas de forma obscura de acordo com os interesses do presidente Marinho do Paço.

A sessão foi tensa durante a fala do vereador Miau Oliveira, haja vista as inúmeras interrupções arrogantes e truculentas do presidente da casa. Agora vamos aguardar para ver os próximos capítulos dessa história. 

terça-feira, 7 de março de 2017

Ⓜ🅰 Notícias do Maranhão 07/03/2017

♿Com serviços ampliados, ‘Travessia’ comemora um ano de benefício aos maranhenses http://bit.ly/2n30juC

👶🏽Reforma e adequação da Casa de Veraneio para funcionamento do Projeto Ninar ficam prontas em abril http://bit.ly/2mjqXRL

⚒Restauração do Engenho São Pedro, em Pindaré-Mirim, está sendo realizada com 94% de mão de obra local http://bit.ly/2mUvo6R

👩👩👩👩‍🏫Governo do Maranhão inicia ‘Escutas Pedagógicas’ com professores da Rede Estadual em São Luís http://bit.ly/2myHC4r

👮🏽Acadepol inicia capacitação e formação de novos Policiais Civis do Maranhão http://bit.ly/2miCQHE

📱 Saiba mais em: www.noticias.ma.gov.br

Bolsa Escola já beneficiou mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Maranhão. É o governo Flávio Dino


O programa Bolsa Escola, do Governo do Maranhão, já beneficiou mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes. Com o reajuste de 12,5% no valor do benefício, a partir de 2017, cada estudante passou a ser beneficiado com R$ 51,00 para compra de material escolar nas lojas credenciadas ao Bolsa Escola.


Neste ano, 1.413 estabelecimentos distribuídos por todo o estado estão aptos a realizarem a venda de material escolar aos beneficiários do Bolsa Escola. O investimento do Governo do Maranhão no Bolsa Escola não representa apenas alunos mais motivados. Somente em janeiro de 2017, o programa injetou mais de R$ 52 milhões na economia maranhense, beneficiando municípios de todas as regiões ao ativar o comércio local em um período de baixa de vendas.


domingo, 5 de março de 2017

Rubens Jr. apresenta emenda para garantir poderes de sindicatos dos trabalhadores

O deputado federal Rubens Pereira Jr (PCdoB/MA) apresentou emenda para retirar parte do texto da medida provisória (MP 761/2016), que dispõe sobre mudanças no Programa de Proteção ao Emprego.



A MP 761, que prorrogou a vigência e trocou o nome do programa para Programa de Seguro-Emprego, também acrescentou que torna desnecessária a formalização de um termo de adesão ao programa. Só que esse dispositivo era o que garantia a participação dos sindicados brasileiros na defesa dos trabalhadores.
“O que querem é enfraquecer o poder dos sindicatos, porque a flexibilização da CLT já foi proposta e será discutida na reforma trabalhista”, pontua Rubens.
No pedido protocolado no Congresso Nacional, Rubens pede a aprovação da emenda mas com a participação dos sindicatos representativo dos trabalhadores, a fim de garantir melhor proteção à categoria.