sábado, 2 de dezembro de 2017

PROJETO “ALONGA VIDA” SERÁ LANÇADO NESTE DOMINGO EM PAÇO DO LUMIAR

O

Governo do Maranhão e a Prefeitura de Paço do Lumiar lançam neste domingo (3), no Maiobão, o Projeto ‘Alonga vida’, que oferecerá atividades físicas regulares orientadas e acompanhadas por profissionais da área de saúde, objetivando melhorar o bem-estar das pessoas idosas. O lançamento será às 9h, na Praça do Viva Maiobão, na Avenida 13, com as presenças do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB). O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), com o apoio do Grupo Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.


O projeto ‘Alonga Vida’ é voltado para pessoas com mais de 60 anos e será desenvolvido por meio de caminhada, exercícios corporais de ginástica e movimentos expressivos. A periodicidade é de duas vezes por semana e haverá supervisão e acompanhamento de profissionais e estagiários da área de Educação Física. Serão criados quatro grupos, cada um com 25 idosos.


A participação no projeto é gratuita, mas os idosos podem contribuir com a doação de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos a instituições beneficentes de Paço do Lumiar.


“Com esse projeto, o objetivo do Governo do Estado é estimular a ação participativa da sociedade para a prática de atividade física saudável e orientada, assegurando aos idosos uma melhor qualidade de vida”, afirma o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Raylton Sales.


O PROJETO


O projeto deverá proporcionar à população idosa de 30 cidades maranhenses atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, realizando palestras e estudos de cunho informativo para melhorar a qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional. A estimativa é de atender a mais de 6 mil idosos em 30 núcleos de atividades espalhadas pelo Maranhão.


“Neste final de semana, o projeto será lançado no núcleo de Paço do Lumiar, mas as ações serão sistemáticas nos outros 29 núcleos. As aulas vão acontecer duas vezes por semana com turmas em dois turnos, manhã e tarde”, explica o presidente da Comissão de Avaliação de Projetos Incentivados (Capei) da Sedel, Leonardo Cordeiro.


Ao longo de oito meses, mais de 70 profissionais serão distribuídos entre os 30 núcleos regionais espalhados pelas mais variadas regiões do Maranhão, onde realizarão palestras, oficinas, diversas atividades físicas como caminhadas, musculação, ginástica localizada, atividades funcionais com efeitos no sistema cardiovascular, dança e outras atividades afins. Tudo para estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade idosa, valorizando suas potencialidades e focando na manutenção da saúde e do seu bem-estar.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS
Imperatriz, Timon, Caxias, São José de Ribamar, Codó, Açailândia, Bacabal, Santa Inês, Balsas, Paço do Lumiar, Pinheiro, Chapadinha, Barra do Corda, Coroatá, Santa Luzia, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Buriticupu, Barreirinhas, Tutóia, Viana, Coelho Neto, Lago Da Pedra, Zé Doca, Araioses, Presidente Dutra, Vargem Grande, Rosário, Pedreiras e São Mateus do Maranhão.



BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS


Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa no idoso, como a desvalorização física, econômica e social.


Promover momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas.


Melhora da autoestima, do equilíbrio da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades.


Provocar a socialização e a autoconfiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário