segunda-feira, 13 de novembro de 2017

REALIZADA AULA INAUGURAL DA UNITI DE PAÇO DO LUMIAR

Alegria e muita disposição para aprender. Este foi o clima dos mais de 30 alunos que participaram nesta segunda-feira (13) da aula inaugural da 1ª turma da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) de Paço do Lumiar. A aula foi realizada no Instituto de Educação Superior Franciscano (Iesf), no Maiobão.
A Uniti tem como principal objetivo dar oportunidade a pessoas a partir dos 60 anos de ingressar em diversos processos de formação continuada nas áreas física, mental e intelectual, oferecendo condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima. É uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem a coordenação geral da professora Hortência Maciel Gago Araújo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no PrevPaço, na Av. 13 do Maiobão, ou no próprio Iesf.
Durante a primeira aula, de Gerontologia Social, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PcdoB), deu boas-vindas aos mais novos estudantes luminenses e destacou a importância do momento. “Todos os alunos são exemplos de vida, cada um com suas experiências, histórias e lutas; em Paço do Lumiar nós reconhecemos isso e cuidamos dos nossos idosos. A Uniti é uma oportunidade de se iniciar uma nova jornada de conquistas e aprendizado. Nós estamos possibilitando aos nossos idosos o direito de continuarem estudando e se capacitando, para que se transformem em cidadãos úteis, ao invés de ficarem em casa adoecendo", afirmou o prefeito.
O superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Paço do Lumiar (PrevPaço), Carlos Antônio Sousa, um dos incentivadores da Uniti em Paço e idealizador da aula inaugural, reforçou de que a Universidade da Terceira Idade é um programa valioso. "O aposentado não é um encostado. A ideia é mostrar que ele continua vivo, e esta é uma possibilidade concreta de dar continuidade a sua própria vida", destacou o superintendente.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) é um dos parceiros do projeto da Uniti, assim como a Secretaria de Administração e Finanças de Paço do Lumiar, por meio da secretária Núbia Feitosa.
RECOMEÇO
A Uniti é a prova de que a potencialidade humana não se esgota na terceira idade e, logo no primeiro dia de aula, alguns sonhos foram despertados. Foi o caso de dona Maria Dionísia, de 67 anos, ao afirmar que sempre quis estudar e que este é o primeiro passo para muitas outras conquistas. "Estou muito feliz com essa oportunidade, vou aproveitar cada minuto e, quando acabar o curso, já tenho planos de começar a estudar outra coisa, quem sabe até voltar a trabalhar, mas trabalhar para mim mesmo, eu sou capaz disso", ressaltou a aposentada.
O primeiro curso está dividido em 4 módulos: Saúde do Idoso, Psicologia, Cultura e Educação Física. Será realizado em nove meses, todos os dias da semana, no turno matutino (das 8h30 às 11h30).
Nesta primeira semana as aulas serão teóricas, no Iesf. A partir da próxima semana começarão as aulas práticas, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), em São José de Ribamar. Para estas aulas será disponibilizado transporte particular aos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário