segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Campanha do Outubro Rosa é lançada oficialmente em Paço


A Campanha do Outubro Rosa foi lançada oficialmente pela Prefeitura de Paço do Lumiar nesta segunda-feira, 9, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Maiobão. Todas as falas na abertura do evento chamaram a atenção para a necessidade da prevenção.


“Vamos ficar atentas. Vamos fazer o autoexame e buscar atendimento médico em caso de qualquer alteração nas mamas. Este cuidado salva vidas”, afirmou Luzia de Jesus Batista Sousa, 51 anos, que teve câncer de mama há um ano e que atualmente está em tratamento. Ela participou da abertura do evento, ao lado do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB); da secretária municipal de Administração e Finanças e primeira-dama do Município, Núbia Feitosa; do secretário municipal interino de Saúde, Elizeu Costa; da secretária municipal extraordinária da Mulher, Carla Sousa, entre outros membros do governo, do Legislativo, da comunidade e convidados.


Durante o lançamento da campanha, houve serviços de medição de pressão arterial, teste de glicemia, realização de exames preventivos, além de oficina de embelezamento, palestras sobre violência contra a mulher e vídeos sobre como fazer o autoexame das mamas.


“A mulher tem de se conhecer, conhecer seu corpo, fazer o autoexame, e buscar se prevenir. O diagnóstico precoce continua sendo uma grande arma na luta contra o câncer. Neste contexto, a ajuda e o apoio do marido e da família são muito importantes também”, destacou a secretária Núbia Feitosa.


Ela acrescentou que a gestão municipal está empenhada em ampliar a oferta de exames que ajudem na prevenção e detecção precoce do câncer, tanto nas mulheres, quanto nos homens também. No próximo mês, será comemorado o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, e a Prefeitura de Paço do Lumiar deverá oferecer testes rápidos para medir o PSA, cuja quantidade funciona como indicador da doença.


ALIMENTAÇÃO


O prefeito Domingos Dutra também chamou atenção para a importância da prevenção contra o câncer, alertando não só para a necessidade do autoexame e exames preventivos, como também de cuidados com a alimentação e o estresse. “Comemos muitos alimentos que não são saudáveis e vamos só nos intoxicando. É preciso que cuidemos também dessa parte, pois o câncer pode ser causado por herança genética, mas também por fatores ambientais e de comportamento, como má alimentação e estresse”, afirmou o prefeito.


Ele informou aos presentes que a licitação do hospital de 52 leitos, que será construído no local onde funcionava a Unidade Mista do Maiobão, deverá sair em breve. “O Governo do Estado em breve dará esta boa notícia a toda a população de Paço”, afirmou o prefeito Dutra.

Sem comentários:

Enviar um comentário