domingo, 23 de abril de 2017

UFMA oferece curso sobre gênero e sexualidade na escola

Curso na modalidade presencial ocorrerá no período de 20 de maio a 30 de setembro; o período de inscrição é de 15 a 25 de abril

Abertas inscrições para curso de formação de professores
Orquestra da Paraíba faz concerto para alunos de escolas públicas na UFMA
Autor de estupro na UFMA é apreendido pela polícia
Por: Redação Data: 23 de Abril de 2017 | Atualizada em: 23/04/2017 - 15:23

182
Foto: Reprodução

Considerando a necessidade de introduzir e fortalecer as discussões a cerca da sexualidade na formação docente e continuada, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (Gesepe), oferece o curso de Formação Docente Contínua. O objetivo é desenvolver a formação continuada de profissionais em educação, em especial de professores da Educação Básica, para a promoção da inclusão social por intermédio de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero e da sexualidade nas escolas.

O Curso de Extensão Gênero e Sexualidade na Escola – GSE, na modalidade presencial, ocorrerá no período de 20 de maio a 30 de setembro nos municípios de São Luís, Codó e Imperatriz, e terá carga horária de 120 horas: 30h presenciais e 90h à distância. O período de inscrição é de 15 a 25 de abril. Para se inscrever clique AQUI.

De acordo com a coordenadora do curso, professora do Departamento de Educação I, Sirlene Mota, esta formação visa fortalecer a ação de docentes na promoção da cultura de respeito aos direitos humanos e a valorização da diversidade. “No Brasil, ainda nos deparamos com desigualdades de gênero, com preconceitos e discriminações em relação ao sexo e à diversidade sexual, e não é dada a devida atenção a essas questões no cotidiano da sala de aula”, contou.

O curso foi desenvolvido de modo a permitir o debate transversal sobre as temáticas de gênero, sexualidade, diversidade sexual e de gênero. Para tanto, foi estruturado em quatro módulos, dois deles temáticos, um de Introdução ao Curso e de Planejamento e outro de Avaliação, possibilitando ao cursista a correlação entre temas abordados, estruturado nos seguintes Módulos: Introdução ao Curso a ao Ambiente Virtual e Aprendizagem – 30 horas: 10h presenciais e 20h a distância; Gênero – 30 horas: 5h presenciais e 25h a distância; Educação para a Sexualidade – 30 horas: 5h presenciais e 25h a distância; e Avaliação – 30 horas: 10 horas presenciais e 20h a distância.

Serão disponibilizadas 100 vagas para São Luís, 50 para Codó e 50 para Imperatriz. 25% dessas vagas são profissionais oriundos de instituições particulares e comunitárias, bem como para recém graduados e alunos de cursos de licenciatura e no ato da inscrição o candidato deve escolher um dos três municípios.

O público alvo são os profissionais da educação, preferencialmente da educação básica pública, com disponibilidade de participar do curso, nas atividades on-line – cerca de 10 horas semanais, e nos três encontros presenciais que acontecerão em três municípios maranhenses: São Luís, Codó e Imperatriz.

Saiba Mais

Este curso se enquadra na perspectiva de contribuir com educadores maranhenses, instrumentalizando-os para refletir a respeito desses temas, proporcionando condições para efetivar uma educação inclusiva e não sexista, para que sejam capazes de produzir e estimular a produção de seus alunos nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica da escola.

No desenvolvimento do curso serão preparados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), em parceria com o Núcleo de Educação à Distância (NEA/UFMA) e haverá encontros presenciais para que os cursistas possam esclarecer dúvidas, participar das oficinas ministradas por professores pesquisadores, membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Escolares (GESEPE). Haverá ainda um Seminário de encerramento do curso, momento em que haverá a socialização dos projetos e materiais didáticos elaborados e operacionalizados no decorrer do Curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário