sábado, 17 de dezembro de 2016

Diplomação de Dutra e vereadores de Paço do Lumiar(materia de Paulo Filho)

Prefeito eleito de Paço do Lumiar Domingos Dutra e 17 vereadores foram diplomados nesta sexta-feira (16)



O prefeito eleito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), a vice Maria Paula (Solidariedade), juntamente com os 17 vereadores do Município, foram diplomados, na tarde desta sexta-feira (16) durante solenidade na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizada na Avenida 1 do Maiobão.

Durante o pronunciamento, Dutra agradeceu a população de Paço do Lumiar que, de forma livre, soberana e consciente o elegeu para conduzir o município nos próximos 4 anos. Falou também sobre a crise que estalou-se na política do Brasil a qual não o impedirá de fazer um mandato digno para todos.

Esta eleição contrariou o poder econômico, político e as pesquisas eleitorais que o colocavam em 3º lugar nas pesquisas durante a campanha, sua vitória foi fundamentada em boas propostas e andando com sua militância fiel 445 km a pé, na maioria das comunidades mais carentes, tudo pra não vender a prefeitura pra agiotas e empresários.

Pediu a união da classe política, do poder Legislativo e Executivo e mandou um recado para os que não aceitaram ainda a derrota nas urnas, “a eleição já terminou no dia 02 de Outubro, portanto já é hora de desarmar os palanques e não tentar levar a eleição no tapetão porque não vão conseguir”.

Várias autoridades estiveram presentes na cerimônia como os deputados Bira do Pindaré e Rigo teles representando o presidente da Casa Legislativa do Maranhão.

Legislativo

Foram diplomados o primeiro suplente de cada coligação e os vereadores eleitos no dia 02 de Outubro.

Os vereadores diplomados nesta sexta-feira em Paço do Lumiar são;

1°Vanusa Neves (PSDB)
2°Jorge Brito (PSDB)
3°Leonardo Bruno (PPS)
4°Orlete (PRTB)
5°Wellington Sousa (PSB)
6°Miau Oliveira (PDT)
7°Ana Lucia (PDT)
8°Inacio  (PHS)
9°Profª Carmen Aroso (PMDB)
10°Fernando (PP)
11°Julio Pinheiro (PEN)
12°Marinho do Paço (PROS)
13°França Duarte (PRB)
14°Miguel (PRP)
*15°Drielle da Pindoba
16°Puluca (PV)

17°Vagner Sousa (PMN)

Fotos da cerimônia de diplomação

Prefeito Dutra sua esposa Núbia 

Maria Paula - vice prefeita

Julio Pinheiro (PEN)

Leonardo Bruno (PPS)

Orlete (PRTB)

Miau Oliveira (PDT)

Carmen Aroso (PMDB)

Ana Lucia (PDT)

Marinho do Paço (PROS)

Puluca (PV) e Drielle

Inácio (PHS)

Wellington Sousa (PSB)

França Duarte (PRB)

Miguel (PRP)

Vagner Sousa (PMN)

Vanusa Neves (PSDB)

Domingos Dutra eleito em Paco do Lumiar, e Talita Laci em Raposa, foram diplomados pelo juiz da 93ª Zona Eleitoral

Prefeito eleito de Paço do Lumiar(Domingos Dutra PCdoB)

Eleitos em Paço do Lumiar(Domingos Dutra) e Raposa(Talita Lací), vereadores e suplentes foram diplomados nesta sexta-feira(16) . "Trabalharemos incansavelmente por Paço do Lumiar. Tudo aqui tem prioridade e urgência. Vamos alcançando nossos objetivos por etapas até tirarmos o nosso munícipio definitivamente da escuridão." Disse Dutra. 



Já Núbia Feitosa, primeira dama, falou da grande esperança que tem em seu coração de ver a população feliz outra vez. "Ao lado do meu marido, contribuirei para que a nossa equipe de governo nunca perca o foco, que é transformar o nosso Paço numa grande cidade, onde o nosso povo será cuidado e valorizado dignamente". Relatou Nubia. 



Nubia falando com o locutor António Luís, que estava transmitindo o evento ao vivo pela rádio Cultura Fm.


O primeiro suplente, Paulinho do Lima verde, ao lado da juventude , relatando que fez o máximo pela comunidade, e essa é uma conquista de todos. "Espero um dia chegar lá, para fazer muito pelo povo, que está necessitando tanto de trabalho e valorização. Avante!"



A vice-prefeita, Paula, enfatizou que a zona rural de Paço nunca foi tão vista com esse olhar de extrema importância. "Além de representar as nossas mulheres de Paço do Lumiar, eu represento as pessoas que lutam dia a dia nos Campos, para levar comida pra mesa de quem vive na zona urbana. Estou muito feliz, é o começo de um novo tempo pro nosso povo". Finalizou Paula.


Os eleitos foram diplomados pelo juiz da 93ª Zona Eleitoral - Flávio Roberto Ribeiro Soares.
A solenidade aconteceu na tarde desta (sexta-feira,16) na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, no bairro do Maiobão, e contou com a presença de deputados estaduais e representantes do governo do estado.



O prefeito eleito de Paço do Lumiar, ex-deputado Domingos Dutra (PCdoB) e a vice Paula foram diplomados nesta tarde de sexta-feira (16), em solenidade que contou com a participação de políticos e convidados que lotaram o Clube da Assembleia Legislativa, no Maiobão.



Os outros dois prefeitos de municípios da Grande Ilha, Edivaldo Holanda Júnior (São Luís) e Luis Fernando (São José de Ribamar) serão diplomados dia 19.

Junto com Dutra foram diplomados, também, os vereadores eleitos. A posse acontecerá dia primeiro de janeiro.



Na mesma solenidade da Justiça Eleitoral foram diplomados a prefeita de Raposa, Talita Lací (PCdoB), o vice-prefeito: Allan da Madeireira (PSDB)e os vereadores do município vizinho.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Notícias do Maranhão

Ⓜ🅰Notícias do Maranhão 15/12/2016

📈Assembleia aprova medida que mantém capacidade econômica do Maranhão em 2017 http://bit.ly/2hAQilX

👥Diante da crise, Maranhão irá preservar serviços para os que mais precisam, afirma Flávio Dino http://bit.ly/2hAVh6t

👱🏽Governador Flávio Dino conhece histórias de beneficiários do Governo de Todos Nós http://bit.ly/2hLXajD

👮🏻Maranhão terá nomeação de 1.000 novos policiais e realização de novo concurso http://bit.ly/2hTsrx6

📈Governador Flávio Dino assegura manutenção de investimentos e destaca avanços já obtidos pela gestão http://bit.ly/2hzd2oW

📚Governador garante inauguração de 80 escolas dignas para ano letivo de 2017 http://bit.ly/2gNdKQ0

Saiba mais em: www.noticias.ma.gov.br

Entrevista com Flávio Dino


Em entrevista a pool de rádios, governador Flávio Dino assegura manutenção de investimentos e destaca avanços já obtidos pela gestão


Governador Flávio Dino esteve na Rádio Timbira AM nesta quinta-feira (15) em entrevista a pool de rádios do Maranhão –  Foto/KarlosGeromy
O governador do Estado, Flávio Dino, concedeu entrevista a um pool de emissoras de Rádio do Maranhão, nesta quinta-feira (15). Por duas horas, cerca de 35 emissoras de todo o Maranhão retransmitiram a entrevista, realizada ao vivo no estúdio da Rádio Timbira AM, em São Luís. Durante a conversa com os jornalistas, o governador fez o balanço dos dois anos de gestão, perpassando por temas importantes como saúde, educação, infraestrutura, saneamento e programas sociais, além de apresentar as expectativas para 2017.
Ao que o governador definiu como mutirão de informações, de comunicação e debate, a entrevista teve participação de ouvintes de todo o país e com perguntas de jornalistas representando diferentes regiões do estado, como forma de contemplar os mais distintos questionamentos e contextualizando o posicionamento do Maranhão no contexto de crise econômica do país e os avanços identificados em todo o estado.
O governador defendeu que o Maranhão segue no rumo contrário ao que acontece no resto país, que passa por recessões e limitações de investimentos. “Nós vivemos uma situação inesperada no país, claro que com graves repercussões em todos os estados. Os maranhenses acompanham pela TV, situações muito difíceis em outros estados da federação, com atrasos de salários, com dificuldades de manutenção de serviços públicos, fechamento de restaurantes populares, fechamento de hospitais e escolas, desativação de políticas sociais e nós estamos trilhando um caminho inverso a isso”, avaliou.
Para o governador, o balanço é positivo, porque mesmo em meio às dificuldades, a situação é de crescimento na oferta e na qualidade dos serviços públicos no Maranhão. “Qualquer tema que seja escolhido, nós temos um balanço de ampliação de direitos, ampliação de políticas públicas e sociais e de busca de dignidade para os maranhenses, apesar da imensa crise financeira que o Brasil atravessa”, avaliou Flávio Dino.
Entre o que foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o governador pontuou rapidamente alguns investimento que mostram como o Estado vem conseguido crescer: “ampliamos a polícia, colocando mais de 1.500 novos policias nas ruas e outros mil começarão suas atividades agora em janeiro; incorporamos novas viaturas, dobramos a estrutura dos restaurantes populares e levamos para o interior do estado, o que antes era restrito à São Luís, investimos em dois mil quilômetros de asfalto e recuperação de vias urbanas e rodovias; ampliamos a estrutura dos Vivas, do Procon, do Detran, criamos o Bolsa Escola, que vai ser pago novamente agora em janeiro para um milhão de meninos e que é um programa que só existe hoje, no Maranhão, para compra de material escolar”.
Flávio Dino destacou que o bom desempenho da gestão é graças, claro, ao trabalho e dedicação da equipe de Governo e da união de distintas correntes políticas ideológicas em torno de um único propósito – melhorar a qualidade de vida dos maranhenses – mas também graças ao uso responsável do dinheiro público.
“Nós cortamos, sim, os gastos, mas gastos supérfluos, por exemplo, aqui, quando cheguei no Governo, em relação aos períodos passados, havia uma despesa imensa com aviões, helicópteros, flores, banquetes, entre outras coisas, e nós cortamos isso. Havia despesas de custeio de modos geral e nós conseguimos cortar. Em 2015, conseguimos cortar R$ 300 milhões de despesas de custeio, exatamente para viabilizar a sustentação da nossa visão de ampliação de diretos e políticas sociais, e isso se chama responsabilidade fiscal, é isso que a gente está praticando no Maranhão”, explicou o governador.
Durante a conversa com o radialista, Flávio reiterou que ao longo dos próximos anos será mantida a política que prioriza quem mais precisa, com a ampliação dos programas sociais e serviços aos mais pobres. “Prefiro manter os serviços públicos que atendam aos mais pobres”, assegurou.
Ao final da entrevista, o governador agradeceu a confiança que a população tem desempenhado na atual gestão do Governo do Estado, garantido que seguirá viajando o estado e ouvindo as críticas e sugestões, como tem ocorrido ao longo dos últimos dois anos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Notícias do Maranhão!

Ⓜ🅰Notícias do Maranhão 14/12/2016

📻Governador Flávio Dino concede entrevista a pool de rádios do Maranhão nesta quinta-feira (15) http://bit.ly/2hCiyrd

🗣Governador Flávio Dino conversa com beneficiários de programas do Governo ao vivo pelo Facebook nesta quinta (15) http://bit.ly/2gMuWUc

📚Escolas indígenas recebem investimentos e melhorias do Governo do Estado http://bit.ly/2hOPVTU

🚌Cerca de 50 mil estudantes da zona rural são beneficiados com Programa de Transporte Escolar do Governo do Maranhão http://bit.ly/2hP4Bm5

😉Governo do Estado entrega reforma do Convento das Mercês http://bit.ly/2hxIUbk


Saiba mais em: www.noticias.ma.gov.br

Saiba sobre a Operação Cooperare. Mais de 12 milhões foram creditados pelo município de Paço do Lumiar.

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, emitiu na manhã desta quarta-feira (14), uma nota de esclarecimento em relação a sua posição sobre a "Operação Cooperare" do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão (MPMA).

De acordo com a nota, a Prefeitura de Paço do Lumiar, está realizando auditória, e também colaborando com as investigações, a qual deseja que os fatos sejam apurados, e se irregularidades encontradas, seja identificados os responsáveis. Esclarece ainda que processo licitatório realizado para o contrato com a Coopemar, foi feito de forma licita e na luz do que reza a lei Lei n o 8.666, de 21 de junho de 1993.
Informa também que o repasse para o pagamento dos salários dos cooperados prestadores de serviço já foi transferido a Coopemar desde do dia 05/12/2016.
Entenda o Caso: 
Em coletiva concedida na manhã desta terça-feira (13), representantes do Ministério Público, Controladoria Geral da União (CGU) e da segurança pública, discorreram sobre a Operação Cooperare, que investigou irregularidades na contratação da Cooperativa Maranhense de Trabalho e Prestação de Serviços (COOPMAR) pela Prefeitura de Paço do Lumiar. Na operação, foram apreendidos computadores, notebooks, pendrives, celulares, 11 veículos, R$ 27 mil em espécie e bloqueados sete imóveis dos envolvidos. Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística (ICRIM).
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1a Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar e do Grupo de Atuação Especial no Combate a Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção, além da Controladoria Geral da União (CGU). Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e de bloqueio de bens, autorizados pela juíza Jaqueline Caracas, da 1ª Vara de Paço do Lumiar.
Por meio de um Procedimento Investigatório Criminal, instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar e Gaeco, foi iniciada a investigação do contrato de prestação de serviços da cooperativa com o referido município, junto às Secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Administração e Saúde, por haver fortes indícios de superfaturamento do contrato e direcionamento no processo licitatório com formação de quadrilha.
Por decisão da justiça, foi feito o bloqueio de contas-correntes, poupanças e aplicações financeiras dos implicados que receberam valores de maneira diferenciada em relação aos demais cooperados. Foram bloqueados R$ 38 milhões de contas de pessoas físicas e jurídicas.
Procedimento Investigatório
As investigações, dão conta de que a COOPMAR, nos últimos três anos, recebeu repasses de 17 prefeituras e da Federação das Administrações Municipais do Estado do Maranhão (Famem), uma quantia aproximada a R$ 230 milhões, dos quais R$ 12.929.170,11 foram creditados pelo município de Paço do Lumiar.
Segundo o relatório da Assessoria Técnica do MP e da CGU, a COOPMAR não preenchia os requisitos para ser qualificada como cooperativa de trabalho, funcionava apenas como empresa.
Para o Promotor de justiça Marcos Valentim, com a qualificação de cooperativa, são concedidas isenções fiscais aos envolvidos. “Foi possível identificar algumas pessoas beneficiadas com transferências bancárias e saques em espécie, mediante a apresentação de cheques que não se coadunam com o objetivo comum, diante dos valores recebidos diferenciados da maioria dos supostos cooperados”, afirmou o Promotor!
Ainda segundo as investigações, os municípios de Timon, Caxias, Viana, São José de Ribamar, Coroatá, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, São Mateus do Maranhão, Matinha, Grajaú, Peritoró, Rosário, Santa Helena, Santa Rita, Chapadinha e Arari, também mantinham contratos de prestação de serviços com a COOPMAR.
Participaram da coletiva na sede da Procuradoria Geral de Justiça, o procurador-geral, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o promotor de justiça Marcos Valentim (integrante do Gaeco), a auditora da CGU, Leilane Silva e o delegado da Polícia Civil do Maranhão, Roberto Fortes Superintendente Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR).

Diplomação dos eleitos de Paço será nesta sexta -feira (16)

A Justiça eleitoral realiza nesta sexta-feira (16) de dezembro, às 16h, na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, localizada na Avenida 1 do Maiobão, a diplomação dos eleitos em Paço do Lumiar para os cargos de vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na cerimônia de diplomação, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do Tribunal.

Será diplomado o prefeito:Domingos Dutra (PCdoB)
Vice-prefeita: Maria Paula (Solidariedade)

Vereadores:

1°Vanusa Neves (PSDB)
2°Jorge Brito (PSDB)
3°Leonardo Bruno (PPS)
4°Orlete (PRTB)
5°Wellington Sousa (PSB)
6°Miau Oliveira (PDT)
7°Ana Lucia (PDT)
8°Inacio  (PHS)
9°Profª Carmen Aroso (PMDB)
10°Fernando (PP)
11°Julio Pinheiro (PEN)
12°Marinho do Paço (PROS)
13°França Duarte (PRB)
14°Miguel (PRP)
*15°Drielle da Pindoba PC do B
16°Puluca (PV)
17°Vagner Sousa (PMN)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Prêmio Augusto Mochel 2016: homenagem aos que lutam pela democracia


  

O PCdoB-MA realiza na próxima quarta-feira (14), às 18h, no Grand São Luís Hotel, a 10ª edição do Prêmio José Augusto Mochel. A premiação é uma homenagem em reconhecimento às lideranças políticas, militantes e entidades que tenham se dedicado às causas democráticas no Maranhão.

O prêmio foi instituído em 2007 pelo então deputado federal Flávio Dino, e já congratulou dezenas de personalidades pela dedicação com a luta democrática, popular e socialista.

Para o presidente estadual do PCdoB e secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a premiação é uma “homenagem aos que lutam pela democracia”.

“O Prêmio José Augusto Mochel chega à décima edição. Muitos lutadores sociais e entidades homenageados nesses dez anos”, ressaltou Jerry.

O Comitê Estadual do PCdoB-MA, o diretório municipal da sigla em São Luís e a Fundação Maurício Grabois – instituto vinculado ao partido - anunciaram a lista de homenageados nesta 10ª edição.

Homenageados

Entre os homenageados no Prêmio José Augusto Mochel 2016, destaque para o reconhecimento do papel desempenhado pelo Laborarte, grupo artístico independente fundado na década de 1970 em São Luís, e que há anos é referência em arte, cultura e engajamento político.

O Prêmio José Augusto Mochel 2016 também renderá homenagem à presidenta nacional do PCdoB, a deputada fedederal Luciana Santos; ao militante do PDT, empresário, poeta e produtor cultural Renato Dionísio; e ao médico, professor universitário e ativista social, professor Luizão.

Outro homenageado com o José Augusto Mochel 2016 é o educador professor Roberto Mauro Gurgel, importante referência na educação maranhense.

O jornalista e ex-deputado Luiz Pedro, e a professora, bibliotecária e militante do feminismo, Mary Ferreira, completam a lista de congratulados.

Reconhecimento póstumo

A homenagem póstuma do Prêmio José Augusto Mochel 2016 será dedicada à professora e militante de esquerda, Ieda Batista, que faleceu em 2008.

Quem foi José Augusto Mochel? 

Um dos objetivos da premiação é reverenciar a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar.

José Augusto Mochel participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, já que à época esse era o espaço de atuação do PCdoB, partido que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.