sexta-feira, 4 de março de 2016

Paço 55 anos - Ame a sua cidade. Fotos em Mojó - Paço do Lumiar



A saída para o sucesso e para o crescimento do nosso Paço, está nas nossas mãos, e de ninguém mais, Deus nos dá a oportunidade da escolha.

Então, vamos amar a nossa cidade e cuidar dela, e conscientizar a nova geração da importância que a nossa terra tem.

‪#‎DeusNoComando‬!

Flávio Dino conversa com Collins sobre a juventude de Paço do Lumiar

O governador do Maranhão de 'Todos Nós' sempre atencioso com a juventude, ouviu os anseios e dificuldades da juventude de Paço do Lumiar, através de um projeto de Collins, intitulado - Fala Jovem, que passará por todo o Paço ouvindo a voz dos jovens luminenses.

No projeto Collins fala sobre a dificuldade na prática do esporte, lazer, educação e entretenimento, dando ênfase na problemática das drogas e a violência vivida pela população de Paço do Lumiar.

Desde já a juventude agradece pela atenção do governador Flávio Dino

Mudanças no ‘Viva’ ampliam acesso do cidadão aos serviços públicos

Com o objetivo de fortalecer a identidade do órgão, a Viva Cidadão passa a se chamar ‘Viva’. A decisão atende a forma como o órgão já vem sendo tratado pelos servidores e pelos maranhenses ao longo dos anos e busca aproximá-lo ainda mais do dia a dia do cidadão. 
Em fevereiro o ‘Viva’ completou 18 anos de prestação de serviços à população. A idade é simbólica e reflete o momento de amadurecimento que o órgão está vivenciando, com a reestruturação das unidades e ampliação dos serviços no Maranhão. “Estamos trabalhando para que o ‘Viva’ continue fazendo parte da vida das pessoas com mais qualidade, mais serviços e possibilitando mais dignidade aos cidadãos”, disse Duarte Júnior, diretor-geral do Viva. 
Neste momento é grande a expectativa pela inauguração da nova sede, localizada no prédio do antigo Casino Maranhense, na Avenida Beira Mar, marcada para 15 de março. Recentemente a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), órgão responsável pela reforma e adaptação do prédio realizou vistoria no local e afirmou que os trabalhos foram intensificados para o cumprimento do prazo de entrega. 
A nova unidade irá incorporar as unidades da Praia Grande e do Jaracaty no mesmo espaço, somando os serviços já oferecidos, e ainda ampliando a capacidade de atendimento atual que é de 45 mil por mês, passando a 90 mil atendimentos mensais. 
O projeto da nova sede prioriza a acessibilidade das pessoas com deficiência e oferece uma estrutura ampla, com mais conforto e segurança para os cidadãos e também para os servidores que atuam no órgão. Além da área dedicada ao atendimento, haverá um auditório que poderá ser utilizado para atividades do próprio Viva e ainda de órgãos parceiros, e um anexo para receber a área administrativa. 
Expansão e metas para 2016
No último sábado (27), em reunião realizada com os servidores do Viva no Teatro Arthur Azevedo, o diretor-geral, Duarte Júnior, apresentou as principais metas para o ano de 2016. Entre elas estão: organização financeira e administrativa do órgão; a humanização e qualificação do atendimento; e a implantação de novas unidades nos municípios do interior do estado. 
“A descentralização do atendimento é uma forma de garantir que os serviços do Viva sejam acessados por todo cidadão. Isto vale para a grande São Luís e também para as cidades do interior do Estado”, enfatizou Duarte Júnior. 
Para acompanhar as notícias do órgão, saber informações sobre o andamento dos projetos de reestruturação do órgão e sobre os serviços, acesse o site www.viva.ma.gov.br.

Após fiscalizações do Procon, agências bancárias garantem melhorias para clientes em São João dos Patos

Com o objetivo de humanizar e melhorar o atendimento ao consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) em São João dos Patos tem realizado semanalmente fiscalização nos bancos da cidade. As fiscalizações periódicas trouxeram melhorias no serviço bancário, como a instalação de bebedouro, as divisórias nos caixas de autoatendimento e a separação das cabines dos caixas.

De acordo com a coordenadora do Procon da cidade, Rayanna Sousa, o trabalho de fiscalização periódico e intenso da unidade do órgão tem conseguido resultados positivos. “Em pouco mais de dois meses percebemos algumas mudanças. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para alcançarmos resultados em benefício da população”, comentou.

Apesar dos avanços, algumas irregularidades ainda não foram sanadas. Nas últimas fiscalizações realizadas nas agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, a equipe do órgão verificou ausência da máquina de senhas, a permanência dos clientes por mais de 30 minutos na fila para serem atendidos, a falta dos informativos sobre a Lei das filas e do contato do Instituto para o consumidor formalizar denúncia.

De acordo com o presidente do Procon, Duarte Júnior, durante todo esse ano, os bancos serão fiscalizados de forma mais intensa. “Uma vez por semana todas as 20 unidades do Procon Maranhão já estão realizando fiscalização nas agências. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até a completa humanização desse serviço”, destacou.

Fiscalização em Sucupira do Riachão

Além das fiscalizações semanais nos bancos do município, o Procon de São João dos Patos fiscaliza, uma vez por mês, agências bancárias dos municípios próximos. Com aproximadamente 26 km de distância, a cidade de Sucupira do Riachão foi uma das localidades que teve as agências bancárias. Na ocasião, a equipe de fiscalização constatou que o Bradesco estava fechado e o não funcionamento ocorria há 15 dias devido ao período de férias do gerente. Devido a falha na prestação do serviço bancário a agência foi autuada e voltou a funcionar.

A iniciativa em vistoriar os bancos da região objetiva melhorar os serviços prestados pelas agências bancárias em cada município e, desta forma, diminuir a sobrecarga dos bancos de São João dos Patos. O Instituto em São João dos Patos vai realizar ações de fiscalização nas agências bancárias das cidades de Nova Iorque, Pastos Bons, Paraibano e Passagem Franca.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Marco Aurélio comemora implantação de “Linha Expressa” na Região Tocantina

O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) participou, na manhã desta quarta-feira (02), da entrega de 25 novos ônibus que irão integrar a frota do “Expresso Metropolitano”, que interliga os municípios da Região Metropolitana de São Luís. A frota começou a funcionar em agosto do ano passado e atende ao município de São José de Ribamar. Agora é a vez dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa integrarem o conjunto de intervenções para a expansão dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão.

O parlamentar acompanhou a entrega destacando a alegria com a implantação do programa nos municípios que compõem a Região Tocantina. “Estamos aqui hoje para constatar a grandiosidade deste projeto e ficamos felizes que até o mês de abril, estaremos recebendo igual serviço para a outra Capital do Estado, na região metropolitana de Imperatriz, entre Senador La Rocque - passando por João Lisboa - até Imperatriz.” Afirmou Marco Aurélio.

Para o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, o “Expresso Metropolitano” demonstra a organização e preocupação do governo do estado com o desenvolvimento dos municípios. “Fico feliz em ver esta articulação entre os trabalhos realizados por todos os órgãos do governo. A Sinfra vem desenvolvendo em todo o estado o trabalho de construção e recuperação das rodovias e vias com o objetivo de melhorar a trafegabilidade, obras que irão contribuir diretamente com a qualidade dos serviços de transporte”, ressaltou o secretário.

IMPERATRIZ

Imperatriz contará com 10 ônibus climatizados, assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes, além de uma rota com paradas fixas que assegurem agilidade no percurso. Os ônibus terão monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permitirá ao usuário saber, por meio do aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’, em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada.

A ação faz parte do processo de interiorização que a Agência de Mobilidade Urbana (MOB) vem implementando no Maranhão para atender as demandas do transporte coletivo, inicialmente, das maiores cidades do Estado. O objetivo da MOB é o de implantar, na Região Tocantina, uma linha Expressa Metropolitana nos mesmos moldes da que foi instituída na Região Metropolitana da capital.

“Parabenizo o empenho do governador Flávio Dino e das participações pontuais do presidente da MOB, Arthur Cabral, e do secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, pela eficiência e qualidade dos serviços. O Maranhão agradece!”, ressaltou o deputado.

Inscrições abertas para as Olimpíadas do conhecimento

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta estudantes e professores maranhenses sobre o período de inscrições das Olimpíadas de Biologia (OBB), Matemática de Escolas Publicas (OBMEP 2016), História do Brasil (ONHB) e de Astronomia - Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/ MOBFOG), destinadas a escolas de todo o país. 
Até o dia 13 deste mês, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio podem se inscrever para a XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e X Mostra Brasileira de Foguetes. A competição ocorre dentro da própria escola, em uma única fase durante o ano letivo. Para participar, basta preencher a ficha de cadastro que está disponível no link http://www.oba.org.br/site/index.php. 
Tendo com um de seus objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, a XII Olimpíada Brasileira de Biologia encerra as inscrições no dia 18 deste mês. O cadastro de escolas e professores para a 1ª Fase da OBB pode ser realizado no endereço www.anbiojovem.org.br e a realização da prova (1ª fase) será dia 9 de abril. 
Já a Olimpíada Nacional em História do Brasil, destinada a professores e estudantes de Ensino Médio e ainda o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada, está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril no site oficial da ONHB (http://www.olimpiadadehistoria.com.br). É necessário que cada participante realize um cadastro individual no site, tanto alunos quanto professores, para que então seja feita a inscrição da equipe. 
A Olimpíada é virtual, as perguntas são postadas em datas determinadas e as respostas devem ser enviadas também pela internet, sendo realizada em cinco fases online. Apenas a fase final é presencial e ocorre em um final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, São Paulo, onde ocorrerá a premiação. 
OBMEP 
As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) seguem até o 1º de abril no site da competição (http://www.obmep.org.br). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. 
Composta de duas séries de testes - a primeira prova neste ano será em 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro - a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores. 
Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase. 
No Maranhão, a OBMEP bateu recorde de inscrições de alunos e escolas. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, ocupando o 4º lugar no ranking de escolas inscritas entre os demais estados da federação, atingindo a participação de 100% dos municípios. 
O resultado da primeira fase da OBMEP 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.

Expansão da Linha Expressa Metropolitana ganha destaque na Assembleia Legislativa

A entrega de 25 ônibus para a Linha Expressa Metropolitana, que agora passa a atender os municípios de Paço do Lumiar e Raposa, repercutiu na sessão plenária, desta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa. Os deputados Levi Pontes (SD) e Marco Aurélio (PCdoB), que participaram da solenidade de entrega dos coletivos, destacaram a importância da iniciativa para o transporte público da Região Metropolitana de São Luís. 
O deputado Levi Pontes explicou que a Linha Expressa Metropolitana, que teve início em agosto do ano passado na ligação dos municípios de São José de Ribamar e São Luís, contou com mais de 90% de aprovação dos usuários. Segundo o parlamentar, por esta razão, o Governo do Estado decidiu ampliar o serviço para outros dois municípios da Região Metropolitana de São Luís, integrando os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. 
O parlamentar ressaltou, também, outros investimentos que o governador Flávio Dino anunciou durante a solenidade de entrega dos ônibus, como a licitação para o serviço de ferry-boat, entre São Luís e a região da Baixada Maranhense, a interiorização da Linha Expressa Metropolitana para a Região Tocantina e o projeto Travessia. 
“Hoje para nós é mais um dia de alegria de ver mais um programa de Governo voltado para aqueles que realmente precisam da ajuda pública, que precisam da sensibilidade de um governador no que diz respeito ao transporte público nesta capital”, ressaltou Levi Pontes. 
De acordo com o deputado Marco Aurélio, as linhas semiurbanas são uma conquista para a sociedade maranhense porque conseguem, em um tempo recorde, fazer o trajeto com segurança, conforto, comodidade e respeito às pessoas com deficiência. Ele ressaltou o fato da Região Tocantina ser a próxima a receber a Linha Expressa, que vai integrar a região central de Imperatriz aos municípios de Senador La Rocque e João Lisboa. 
“Dez ônibus irão dar dignidade nessas primeiras linhas. O serviço será, depois, ampliado com ligações entre Davinópolis até Imperatriz e Ribeirãozinho a Imperatriz. Então, parabenizo o governador Flávio Dino por essas linhas estarem sendo implantadas na Região Metropolitana de Imperatriz. Também fico feliz por estarmos descentralizando essa política acertada da mobilidade urbana, beneficiando todo o Maranhão”, declarou Marco Aurélio.

Consumidores poderão renegociar dívidas na Semana de Combate ao Superendividamento

Os consumidores maranhenses que estejam com alguma dívida terão a chance de renegociar o débito durante a II Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento promovida pelo Governo do Estado, por intermédio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA). O evento será realizado de 15 a 18 de março com ações em todas as unidades do Procon no Maranhão. 
As unidades do Procon em Imperatriz e São Luís oferecerão o serviço de balcão de renegociação de dívidas nos shoppings Imperial e Rio Anil, respectivamente. Os consumidores terão acesso a renegociação com empresas de telefonia fixa e móvel, bancos, TV por assinatura, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos. Entre os fornecedores que já confirmaram participação no evento estão SKY, CDL, Tim, Oi, Net, Claro, Embratel, TVN, Cemar, além de secretarias do Estado e mais parceiros que devem aderir à semana. 
Servidores do Procon irão acompanhar cada diálogo entre fornecedores e consumidores. Para ter acesso a renegociação da dívida, o consumidor deve ter em mãos todos os documentos que comprovem o débito (contrato, boletos bancários, comunicados dos órgãos de proteção ao crédito - como Serasa - etc), além de documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência). É importante também já ter em mente uma proposta de parcelamento que caiba no seu bolso para apresentar à empresa credora. 
Além de São Luís e Imperatriz, todas as 20 unidades do Procon em todas as regiões do estado também irão realizar ações integradas à II Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento. 
Conscientização 
Quem não tem nenhuma dívida para negociar, mas não consegue se controlar diante dor cartazes de liquidação, também pode participar do evento. Durante todo os quatro dias de programação, serão distribuídas cartilhas de conscientização sobre o consumo consciente e como administrar de forma responsável a renda familiar. Todas as unidades do Procon estarão engajadas em ações preventivas nesse período. 
Um balcão do Procon também estará disponível nos shoppings Imperial (Imperatriz) e Rio Anil (São Luís) para quem precisar de informações sobre como formalizar reclamações e denúncias de violações dos direitos do consumidor.
Cidadania
Os serviços do Viva também estarão disponíveis durante o evento. Quem precisar, poderá emitir documentos como RG, CPF e certidão de antecedentes criminais. 
Sobre o evento
A Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento marca as comemorações do dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, instituído pelas Nações Unidas em 1985. 
“A data é comemorada pelos consumidores de todo o mundo como forma de promover o consumo consciente e os direitos do consumidor. Nós enfatizamos o combate ao superendividamento para incentivar a melhoria de vida de todos os cidadãos maranhenses, a partir da boa gestão da renda familiar”, destacou o presidente do Procon, Duarte Júnior.

A IMAGEM DA SEMANA! Os 2 pré-candidatos vão se confrontar nas eleições de Paço do Lumiar. Josemar X Dutra



Após o sucesso da primeira linha que, desde agosto do ano passado atende ao município de São José de Ribamar, agora é a vez dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa integrarem o conjunto de intervenções para a expansão dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão.

Prefeitura de Paço do Lumiar reabre inscrições para seletivo da Semed

As inscrições para o seletivo que contratará temporariamente profissionais para a Secretaria de Educação (Semed) de Paço do Lumiar foram reabertas e vão até os dias 04 a 07 de março. O adiamento seguiu orientação do Ministério Público, que excluiu a vedação dos interessados com vínculo com a Prefeitura nos últimos 12 meses, de participar do processo. Agora, o fato de ter trabalhado no Município não é mais impeditivo para concorrer a uma vaga. O Edital n°001/2016, retificado pela Semed, já foi publicado com as novas datas das etapas do seletivo.
Com a determinação n° 001/2016 – 2° PJPL, do Ministério Público, foi excluída a vedação prevista no item 11, subitem 11.2, “f”, do Edital, que estabelece como requisito básico para contratação “Não ter tido contrato anterior com o Município de Paço do Lumiar nos últimos 12 meses”. A decisão de permitir que qualquer profissional habilitado concorra a uma vaga provocou alteração nas datas de todas as etapas do processo e permitirá que mais interessados se candidatem, aumentando o nível de qualidade dos selecionados.
As inscrições e entrega de títulos vão até o dia 04 a 07 de março, e o resultado do processo será preliminarmente divulgado no dia 21 de março. Consulte as novas datas no link abaixo:


quarta-feira, 2 de março de 2016

Governo do Estado entrega 25 ônibus da Linha Expressa Metropolitana. Luminenses comemoram conquista.



Na manhã desta quarta-feira (2), o governador Flávio Dino realizou, na Praça Maria Aragão, a entrega de mais 25 ônibus que farão parte da 2ª Etapa da Linha Expressa Metropolitana

Após o sucesso da primeira linha que, desde agosto do ano passado atende ao município de São José de Ribamar, agora é a vez dos municípios de Paço do Lumiar e Raposa integrarem o conjunto de intervenções para a expansão dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão.

 “Esse serviço não é um favor para a população. O transporte público de qualidade é um direito da população, e o Governo do Estado está zelando por isso”, afirmou o governador durante a entrega dos veículos. 

O prefeito Josemar Sobreiro (PSDB), e seu vice, Marconi Lopes (PDT) estiveram presentes na solenidade. Outro luminense presente foi o advogado Dutra, presidente do PCdoB, partido do governador.

Com a expansão, a Linha Expressa Metropolitana possuirá 35 ônibus semiurbanos climatizados, dez já estão em circulação para atender a linha de São José de Ribamar. Com passagem no valor de R$ 2,80, o usuário terá ônibus climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Para garantir agilidade, a rota dessa linha trabalhará com pontos de parada fixos e as viagens terão redução de tempo em mais de meia hora até o centro da cidade. Os ônibus terão monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permitirá ao usuário saber, por meio do aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’, em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada.

Itinerário Linha Expressa II – Paço do Lumiar


Ponto de Partida/Ida: 

Viva Maiobão, Avenida 13, Avenida 03, Avenida 02, Avenida 08, Avenida Contorno Leste, Avenida 01, Vila Epitácio Cafeteira, Vila Marly Abdalla, Avenida do Sindicato, Avenida Doihara, Conjunto Cidade Verde, MA-204, Avenida General Arthur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Rua Celso Paiva, Rua do Aririzal, Avenida Daniel de La Touche, Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Camboa, Avenida Wenceslau Braz, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Terminal de Integração da Praia Grande.

Volta:

 Terminal de Integração da Praia Grande, Anel Viário, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Avenida Wenceslau Braz, Avenida Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Via Expressa, Avenida Daniel de La Touche, Rua do Aririzal, Rua Celso Paiva, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Avenida General Arthur Carvalho, MA -204, Conjunto Cidade Verde, Avenida Doihara, Avenida do Sindicato, Vila Marly Abdalla, Vila Epitácio Cafeteira, Avenida 01, Avenida Contorno Leste, Avenida 08, Avenida 02, Avenida 03.

Itinerário Linha Expressa III – Raposa

Ponto de Partida/Ida: Porto da Raposa, Avenida Principal da Raposa, MA-202, Avenida dos Holandeses, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Ponte José Sarney, Avenida Beira-Mar.

Volta: Terminal da Praia Grande, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Ponte José Sarney, Avenida Castelo Branco, Avenida Colares Moreira, Avenida dos Holandeses, MA-202, Avenida Principal da Raposa, Porto da Raposa.

Torneio Muleke Bola acontece neste sábado na quadra do Viva-Maiobão, as 15:00hrs


Mesmo sem o menor apoio da prefeitura e nem do Governo, vamos fazer a nossa atividade. A juventude com certeza vencerá todas essas barreiras, a nossa hora vai chegar. Enquanto ninguém valoriza o esporte, vamos realizando da forma que podemos. #DeusNoComando!

Dep.Edilázio Sarney defende que Bia Aroso pode voltar a ser candidata em Paço do Lumiar

O deputado playboyzinho do Partido Verde, que agora está sob a direção de Thiago Aroso em Paço do Lumiar vem pregando uma absurda união de partidos, segundo ele, com o objetivo de "levar esperança de um futuro melhor para os moradores".

Em matéria veiculada no site de Rilton Silva, o quase-Sarney, tira como base para as suas afirmações absurdas, sua votação no município. “Se os grupos que proporcionaram expressivas votações para mim e para os deputados Adriano Sarney, Nina Melo e Manoel Ribeiro, se unirem, nós conseguiremos uma vitória tranquila". Relatou o parlamentar.

Ou seja, pra ele, é bem fácil enganar o povo de Paço do Lumiar de novo, e enfiar Bia Aroso também na jogada. Isso porque Edilázio sustenta que o bloco de oposição ligado ao grupo Sarney deve entrar em consenso sobre qual o melhor nome para disputar a Prefeitura em 2016. "A união dos grupos oposicionistas de Gilberto Arôso, Bia Aroso e Fred Campos podem ser determinantes para uma vitória na eleição em outubro". Disse o deputado.

É, ao que se ver, esse playboyzinho não entende nada mesmo de Paço do Lumiar, se jogar ele no Iguaiba, é capaz dele se perder, dando voltas e mais voltas....

Com aprovação de usuários, Governo amplia Linha Expresso Metropolitana para Raposa e Paço do Lumiar

“Muito mais rápido! Antes eram poucos os ônibus, agora consigo chegar no serviço sem nenhum atraso”, comemorou a estudante Carol de Oliveira que utiliza regularmente os serviços da Linha Expresso Metropolitana. Assim como ela, pesquisa divulgada pelo Instituto Exata, em setembro de 2015, indiciou que a Linha Expressa alcançou 90% de aprovação dos passageiros. Com a satisfação dos usuários, o Governo do Maranhão, lança nesta quarta-feira (2), às 9h, II Etapa da Linha Expressa Metropolitana e expande os serviços para os municípios de Paço do Lumiar e Raposa.

Serão 25 veículos semiurbanos com estrutura que vai garantir maior segurança, conforto, mecanismo de acessibilidade e melhor mobilidade ao usuário. Somados aos 10 veículos que atuam desde agosto de 2015, serão 35 veículos à disposição dos usuários da região metropolitana de São Luís.
Outra vantagem é a rapidez e agilidade, uma vez que o itinerário destas linhas conta com pontos de paradas fixos. “Este número reduzido de pontos faz com que cumpram o roteiro mais rapidamente”, ressaltou o assessor técnico da Agência de Mobilização (MOB), Rafael Santos Ribeiro.
Serão ônibus com ar condicionado, poltronas acolchoadas e plataforma para pessoas com deficiência. O veículo tem capacidade para transportar 70 pessoas por viagem. A identificação do roteiro será facilitada para quem utilizar o serviço. O letreiro é em led, sistema mais moderno que o dos veículos atuais, que garante melhor visibilidade. “É um serviço que vai oferecer também mais confiabilidade ao usuário e por um preço justo, considerando os benefícios agregados”, destacou Rafael Ribeiro. A passagem cobrada neste serviço é de R$ 2,80.
Para dinamizar ainda mais o serviço, os novos expressos serão integrados ao sistema do aplicativo ‘Meu Ônibus Mob’. Por este monitoramento remoto, feito a partir de GPS instalado no veículo, o usuário poderá visualizar, em tempo real, a localização do ônibus em relação ao ponto de parada.

terça-feira, 1 de março de 2016

Gilberto Aroso fica impossibilitado de disputar as eleições de Paço do Lumiar. Confirmação dada pelo tribunal de contas, via certidões emitidas

O TCE  impede a candidatura de Gilberto Aroso (PMDB). O fato é que Gilberto está condenado em primeira instância, cabendo assim recurso sobre o assunto. A Constituição Federal preza pela garantia da moralidade do candidato ao cargo público e disse que para esta análise deve ser levada em conta a vida pregressa do candidato.

A sustentação foi realizada durante o julgamento da argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF nº 144) proposta pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). O modelo legal instituído pela Lei complementar nº 64/90 contradiz o disposto pela Constituição ao afirmar que a inelegibilidade se aplica somente quando o candidato é condenado por sentença transitada em julgado. Que é o caso de Gilberto Aroso.

A necessidade de verificação da vida pregressa do candidato foi inserida na Constituição por uma emenda de 1994. A lei que especifica os casos em que os candidatos são inelegíveis é de 1990. O procurador-geral da República entende que a emenda revoga o disposto na lei complementar, no que diz respeito à exigência do trânsito em julgado, e se sobrepõe a ela por se tratar de texto constitucional.

Sendo que na verdade o ex-prefeito de Paço, Gilberto Aroso, está condenado pelo tribunal de contas, com isso fica impossibilitado de disputar o pleito que se aproxima, isso é confirmando pelo tribunal de contas, via certidões emitidas pelo órgão.


Deputado Edilázio Sarney Júnior chora a volta de Roseana Sarney na tribuna da Assembleia

Com o intuito de desqualificar o governador Flávio Dino perante a classe política, o deputado Edilázio Júnior (PV) marido da filha da desembargadora Nelma Sarney, acabou revelando o real motivo de tanto blá-blá-blá, em vez de falar sobre seus projetos para um Maranhão melhor.

Ocupou por quase 15 minutos a tribuna da Assembleia Legislativa (29/02) para chorar a volta de Roseana Sarney, dizendo que na época dela era tudo diferente.

Ou seja, diferente pra ele, que assim como todos os integrantes da derrotada oligarquia, tinham a velha manina de acharem-se donos do Maranhão.


O deputado ainda não entendeu, que a vez agora é do povo. O Maranhão é de 'Todos Nós'.

Detran alerta sobre obrigatoriedade de autorização para conduzir ‘cinquentinhas’


A partir de terça-feira (1º), passa a ser exigida, em todo o país, habilitação para quem conduzir motocicletas de 50 cilindradas, popularmente conhecidas como ‘cinquentinhas’. O condutor deverá ter Carteira Nacional de Habilitação na categoria A (motos) ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

A obrigatoriedade foi determinada desde 2004 pela Resolução nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em dezembro do ano passado, outra Resolução, de nº 572/2015, estabeleceu o prazo de 29 de fevereiro deste ano para que os condutores das ‘cinquentinhas’ se ajustassem às novas exigências.

Para obter a ACC, o candidato deve cumprir um processo semelhante ao exigido para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que possui uma carga-horária menor. O processo começa com a abertura do cadastro no Sistema de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach).

O condutor ainda terá que passar por avaliação psicológica, exames de aptidão física e mental, e fazer um curso teórico de 20 horas/aula, distribuídas entre as disciplinas de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, convívio sócio ambiental no trânsito e noções de funcionamento do veículo.

Após a conclusão das aulas, o candidato será submetido a exame teórico com 15 questões de múltipla escolha e, se aprovado, seguirá para o curso prático de 10 horas/aula, que tem o mesmo conteúdo da categoria A (motos), feito em circuito fechado. A última etapa do processo é a prova prática, também igual ao exame para quem quer se habilitar na categoria A.

A exigência da ACC tem como principal motivação a crescente incidência de acidentes de trânsito, em todo o país, envolvendo veículos de duas rodas. Em 2015, segundo o último boletim estatístico do Seguro DPVAT, 74% das indenizações por morte e invalidez foram pagas às vítimas de acidente com moto.

“É importante aplicar medidas que possam melhorar a formação do condutor de veículo, em particular o motociclista e condutores de ciclomotores. Independentemente da potência da moto, o motociclista sempre está mais vulnerável aos acidentes de trânsito”, analisa o diretor-geral do Detran-MA, Antonio Nunes.

Quem for flagrado conduzindo moto de 50 cilindradas sem autorização responderá por dirigir sem possuir habilitação, que é considerada uma infração de natureza gravíssima, gerando multa, sete pontos ao prontuário do condutor e apreensão do veículo.

Emendas de Roberto Rocha destinam mais de R$ 11 milhões para o Maranhão

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) indicou emendas ao Orçamento Geral da União de 2016 com destinação específica e de acordo com o contingenciamento anunciado pelo governo federal, totalizando R$ 11.198.438,00 destinados a municípios e entidades que atuam e projetos que beneficiam o Maranhão.
Das emendas, R$ 2.600.000,00 destinam-se à revitalização dos rios maranhenses, a maior parte desse valor será destinado à Codevasf para aquisição de equipamentos que viabilizem a elaboração do projeto de salvamento dos rios e R$ 600 mil irão para a Embrapa, em um projeto de viveiro de mudas de plantas nativas que serão usadas nas margens dos rios, a fim de conter o assoreamento.
A saúde receberá R$ 5.559.219,00 para aquisição de equipamentos e ampliação dos hospitais de Balsas e Codó. A orla do rio Balsas tem recursos previstos de R$ 1.699.219 e há previsão de R$ 700.000,00 para construção e recuperação estradas vicinais.
As emendas apresentadas pelo senador Roberto Rocha também destinam R$ 600.000,00 para a Universidade Federal do Maranhão a serem empregados em instalação de sinalização vertical e horizontal e investimento na Universidade da Terceira Idade.

Workshop com presença do ministro Aloizio Mercadante movimenta Ministério da Educação


A tarde desta segunda-feira, (29), foi movimentada no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Representantes de 22 municípios do Maranhão estiveram reunidos para um workshop a fim de tirar todas as dúvidas sobre o Plano Ações Articuladas (PAR 2016), um programa do MEC que planeja as ações ao longo de quatro anos para a política educacional dos estados e municípios.


O evento contou com a presença do ministro Aloizio Mercadante, que saudou a iniciativa do deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB-MA) em propor a reunião no ministério: “Agradeço o deputado Rubens Jr., atuante e parceiro do MEC, sempre nos ajudando em todas as horas”, elogiou o ministro. Mercadante adiantou ainda que irá ao Maranhão no próximo dia oito de março, para uma agenda com o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) e que levará técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tirar dúvidas sobre o PAR 2016.

Secretários de educação, prefeitos, representantes do setor educacional de municípios como Timon, Matões, Governador Eugênio Barros, entre outros, participaram de um workshop onde foi apresentado um passo a passo desse sistema do MEC que condiciona a liberação de recursos à prestação de contas ao Ministério.

Participaram do evento também o secretário da Representação do Governo do Maranhão em Brasília, Ricardo Capelli, o chefe da assessoria parlamentar do MEC, Leandro Cerqueira, a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, Juana Pereira.

Para a Juana o workshop é importante para integrar também ações na área de cultura: “A incorporação entre políticas de cultura e integração com o ambiente escolar, com o programa Mais Cultura, através do Pronatec Cultura, é um dos objetivos que queremos levar a todas as escolas públicas do Brasil”, pontuou.

Para Leandro Cerqueira, do MEC, o PAR 2016 é uma agenda prioritária para os municípios este ano, e que em breve se consolidará como política pública na área de educação, já que olha para a gestão e ajuda as políticas de desenvolvimento da educação.

O que é o PAR
O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece um roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher os dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades. 

A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Flávio avisa que vai pra campanha com seus aliados de 2014


Por Clodoaldo Corrêa

Durante o lançamento do “Diálogos por Paço”, o governador Flávio Dino não titubeou sobre a sua participação nas campanhas em 2016: vai pra rua em favor dos que estiveram com ele.

“Precisamos de prefeitos comprometidos com a mudança do Maranhão. Em 2016, este é o primeiro evento sobre eleição municipal que participo [em favor de Domingos Dutra, em Paço do Lumiar] e vou participar de outras. Vou ser leal com quem foi comigo. Meus aliados são os que andaram no sol e na chuva comigo. Quem chegou depois eu abraço, mas não tiro o lugar de quem esteve comigo no sol e na chuva”, afirmou ao discursar.

Questionado pelo Blog sobre em quais das maiores cidades estaria envolvido na campanha, o governador disse que a única exceção é São Luís. “Eu só não vou participar em São Luís porque todos os principais candidatos estiveram no meu palanque e eu fiz um acordo político em 2014 que não participaria. Com exceção desta cidade, a regra é que eu participe de todas, levando em consideração o critério que coloquei, priorizando meus aliados em 2010 e 2014. 

O governo não vai se envolver na eleição, mas eu sou militante político. Tenho o direito e o dever de participar em meu próprio nome. Vou opinar sobre o que acho o melhor caminho e pedir à população que, se possível, acompanhe esse pensamento”.